sábado, 28 de novembro de 2009

Malandragem solidária

O fim do ano chegou e la fomos nos para as comprinhas de natal. O problema é que a data, celebrada por brasileiros, franceses e todo tipo de gente, torna insuportavel a procura por presentes. Lojas lotadas, filas enormes nos caixas, vendedores sem paciência, sacolas e mais sacolas ocupando os lugares onde gente mais velha ou chata como eu, deveria estar descansando os pés.

No meio da bagunça toda, uma ideia tão interessante que merece ser divulgada. Não sei se acontece por toda a Europa, mas a solidariedade dos lojistas franceses (acompanhada de uma pontinha de malandragem) deveria ser copiada imediatamente no Brasil. Olha so:

Você vai até a loja, faz suas compras e depois de pagar se dirige até uma bancadinha precariamente montada, para fazer seus embrulhos de presentes. Até ai nada de novo certo? Mas aqui o povo foi mais esperto. Ao invés de gastar dinheiro com a contratação de funcionarios temporarios para embrulhar os presentes, as lojas decidiram investir na solidariedade. Cada uma escolhe uma instituição para ser beneficiada e essa instituição envia voluntarios que vão passar o dia todo se ocupando de deixar os seus presentes mais bonitos. No final, o cliente deposita no vidrinho que fica em cima da mesa uma pequena doação. Não existe quantia minima, vai da bondade de cada um. A loja fornece o material e pronto, economiza uma grana preta na folha de pagamento e ainda sai bonita na foto como empresa solidaria!

Nossos trocadinhos de hoje vão ajudar a escolarizar crianças do Congo. Pelo menos era isso que dizia o cartaz...

7 comentários:

Mr. Lemos disse...

Opa! Li esse quase em tempo real. Viva a inteligência. Curti!!

Leonardo disse...

Engraçado foi a pose de solidaria da gerente desta loja. Parecia a Madre Teresa.

Mirlene disse...

Pode não ser verdade que o dinheiro da caixinha ajudará uma ONG. No entanto, essa criatividade européia é menos perversa do que o engodo mundial de fazer crer a todos nós que a emissão de gas carbônico é uma das principais causas do aquecimento global. Pena que os cientistas saibam menos sobre este assunto do que os políticos e empresários.

Mirelle disse...

Olha so! So tem fera pintando nesse post...

mae a senhora precisa entender que a verdade nao vende! hihihi... o povo gosta de maquiar as coisas... tai as lojas francesas que nao me deixam mentir!

amo vcs!

Maju disse...

Nossa achei essa ideia bem bacana, pena q aqui dariam um jeito de desviar algum dinheiro da caixinha...

K∂riиє* Smith. disse...

Aqui na Irlanda isso já funciona nos supermercados, os empacotadores normalmente são pessoas de alguma instituição e você ajuda com moedinhas depositadas em um cofre.
De qualquer maneira essa idéia de empacotar os presentes de Natal é bem bacana, não me lembro de ter visto isso por aqui por Dublin, mas, ainda não fiz minhas compras de Natal portanto não tenho certeza...

beijooooooo
p.s.: comprou presentinho pra mim? eeeeee

Flora disse...

O truque do bem...gostei.

Beijão

Leia também:

Related Posts with Thumbnails