segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Os banheiros

Uma coisa que bagunçou um pouco as minhas idéias quando cheguei na França foi essa mania que europeu tem de não jogar lixo no lixo, pelo menos no banheiro. Mas agora não imagino falta de higiene maior do que o trato que nós brasileiros damos ao nosso papel com cocô. Coisa mais estúpida limpar a bunda e jogar o papel no lixo né? Aquilo fica dias por ali. Fedendo, contaminando... eca eca! Joga na privada e pronto, foi-se embora!

Aliás, o banheiro na França contradiz um pouco a fama de fedidos que eles tem. Os espertinhos usam um sistema infalível de organização para o toilette. Um lugarzinho só para a privada e outro para o chuveiro e a pia, cada macaco no seu galho. O único problema é que não dá para eliminar a feijoada e disfarçar o cheiro com o vapor do banho. Fora isso, é uma ótima idéia. Estranhei no começo, mas quando fui visitar minha mãe no Brasil estava tão desacostumada a fazer tudo no mesmo lugar, que saia do banheiro procurando a pia para lavar as mãos e cadê?

O que eu realmente não gosto por aqui são as cortinas de banho no lugar dos boxes de vidro. Parece casa de vó, antiiiiigo. E o pior é que todo mundo usa e ainda acha bonito! Tá, concordo que pode dar um charme ou até divertir o ambiente, mas elas não são nada práticas e me cansa ter que ficar trocando de tempos em tempos para não feder. Tirando a minha avó, nunca vi no Brasil quem preferisse as cortinas aos boxes. Sem falar que ter chuveiro na França é super raro. Eles usam uma torneira com uma espécie de cabo que da uma trabalheira enorme para segurar durante o banho. Junte isso às cortinas que vira lambança na certa. O Léo fez uma gambiarra para pendurar a nossa na parede, imitando os chuveiros do Brasil.

Para compensar, existem banheiras na maioria das casas, se é que você gosta delas. Encontrar um apto com box e chão no lugar das banheiras é tarefa dificílima! Quase tão difícil quanto se equilibrar dentro delas para tomar banho. O pior é que eu e o Léo quase nunca enchemos a nossa... É aquela velha história de não ter piscina e querer nadar todo dia na casa do vizinho.

6 comentários:

vanessa disse...

Acho que cada um pode fazer o que bem quiser com seu papel com cocô, apesar de concordar com história do mal cheiro e da contaminação.
E sobre a cortina ao invés de box, acho que tirando sua vó ngm gosta mesmo...(só os franceses)

Leonardo disse...

O que me incomoda mesmo é a ausência de pia no toilette, pois ja vi muito françola sair do toilette e voltar direto pra mesa.

Ana disse...

Fiquei pensando em um tanto de coisa ao ler esse post. Primeiro: não entendi a do papel pq acho que francês deveria usar bidê ou pelo menos duchinha pra limpar as partes íntimas, já que eles demoram séculos pra tomarem banho. Fico imaginando no frio, aquele tanto de macuco lá atrás..rs. Segundo: concordo com a vanessa ao lembrar que só sua avó deve gostar da cortina ao invés do box. A presença da banheira se explica pelo fato de eles terem que ficar de molho, já que pra tirar o tal do macuco se leva horas. E se não tivesse a banheira, seria uma lambança já que todos sabemos que o box aqui no Brasil serve pra não molhar o banheiro inteiro.
Agora, o lance da pia separado da privada... só Francês mesmo! PelamordeDeus!!!!

Mirelle disse...

macuco foi ooooootimo ana! huaauahah


tadinho, eles tomam banho sim.. vez ou outra!

pior mesmo é isso que o leo falou, o povo nao lava as maos! eca eca...mas ca entre nos, brasileiro tb nao ne?

beijo em todos!

Mr. Lemos disse...

huahuahuhuahu
"eliminar a feijoada" foi clássico! bom demais.
sair do banheiro sem lavar as mãos é foda, mas já vi acontecer muito, principalmente nas baladas por aqui. tem sempre uma espécie de gerente do banheiro, que fica lá pra espirrar sabão na mão e depois dar papel para secar. como tem que dar uma caixinha, o povo prefere ficar sujo e evitar o gerente...

Maju disse...

nossa fiquei pensando... se frances usa a banheira pra tirar o macuco q ficou grudado, imagina como fica essa água.... errrr q nojo...hahaha
bom eu tb não gosto de cortina no banheiro, mas to sendo obrigada a usar, por pouco tempo, até chegar meu box q está encomendado!

Leia também:

Related Posts with Thumbnails