quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Alta Gastronomia em Lyon

A França é o pais da boa comida, pelo menos é o que dizem por ai. Lyon é a capital mundial da gastronomia, cof cof. Enquanto milhões de turistas viajam pra ca a fim de saborear queijos, vinhos e comidas tipicas, centenas de estudantes apaixonados pela arte de transformar comida em obra de arte chegam na França para aperfeiçoar seus dotes culinarios, depois retornam aos seus paises de origem diplomados e bem empregados. Algumas dezenas desses estudantes abrem mão da badalação das grandes escolas de Paris e escolhem Lyon como destino final. O motivo é simples: Paul Bocuse. Desde 1965, o chef de cuisine francês é destaque no guia mais importante e respeitado de hoteis e restaurantes do mundo, o Guia Michelin, com nota máxima: três estrelas. Caso único.

Ainda não sei como vou fazer para conseguir os 100 mil reais necessarios para pagar os 3 anos do curso de Artes Culinarias, mas em 2011 vou ser aluna no Instituto Paul Bocuse. No terceiro ano do curso, os alunos criam um percurso gastronômico diferente. Baseado nas inspirações e nas técnicas estudadas nas aulas, eles abrem as portas do Restaurante Experimental do Centro de Pesquisa do Instituto para poucos sortudos degustarem os pratos preparados por eles.

O Léo, ciente do meu encanto pelo Instituto, suou para conseguir dois lugares no evento super exclusivo. O menu era surpresa, a equipe seleciona os pratos e a cada etapa do cardapio, uma criação culinaria deliciosa pra gente descobrir. Um menu com aperitivo + entrada + prato principal + sobremesa + vinho + agua + café por 20€. No restaurante do Sr. Bocuse, a experiência gastronômica não sai por menos de 200€ por pessoa. Fotografei tudo o que nos foi servido para dividir com os leitores do bloguinho, os nomes dos pratos são chiquérrimos mas achei melhor traduzir. Não se assustem com as porções pequenas, de grão em grão o papo ficou suficientemente cheio.

Aperitivo:

Sopa de abobora com noz moscada e creme

Entradas:


Coquilles de Saint Jacques em crosta e amêndoas, salada de legumes crocantes, vinagrete com beterraba e oleo de trufas.

Patê de figado gordo de pato, cozido em terrine quente e envolvido em geléia de licor de maçã, condimentos de maçã e uva-passa e pão ao lêvedo torrado

Pratos:

Filé de peixe branco levemente crocante, polvo, cascos, mexilhões e brocolis cozidos ao molho de suco de mariscos acidulados

Lombo de coelho recheado com temperos verdes, lombo de porco longamente cozido e servido em uma tira de pão torrado e legumes cozidos aos sabores do Sul

Filé de peixe grelhado, batata palha e lentilhas temperadas com chouriço

Filé de novilho assado ao forno, nhoque de batatas, aspargos, espinafres ligeiramente entomatados

Sobremesa:

Bolo de chocolate com camadas de mousse, creme e base de biscoito crocante aromatizado com menta, raspas de ouro (!) e calda de maracuja

Esses e muitos outros pratos preparados pelos alunos podem ser saboreados no Restaurante Pedagogico do Insituto Paul Bocuse, não vai custar apenas 20€, mas o preço também é bom. Outra opção são as brasseries do Paul Bocuse, existem 5 espalhadas por Lyon. A ideia é oferecer uma cozinha inovadora e moderna, servida em um ambiente menos formal que o caro e renomado restaurante do chef. O menu do dia (entrada + prato principal + sobremesa) custa em média 22€. Comida com etiqueta.

Para conhecer outros restaurantes em Lyon, clique aqui
 

23 comentários:

Hismenia disse...

jesus 100 mil!!! to doidaaaa
Nossa figado de pato ecaaaa..credo eu vou passar fome nessa cidade....quando eu for ai quero arroz e feijão e guarana antártica...vcs vão ter que se virar nos 30!!! e vamos no chinesss..kk beijos

Mr. Lemos disse...

O aperitivo parece ovo frito com a gema mole. A primeira opção de entrada lembra uma cocada e o foie gras parece um caldo knorr grandão. Né? Já sei, já sei... pobre é uma desgraça...

Leonardo disse...

Cunhado,
Quando o aperitivo foi servido nos pensamos a mesma coisa, ja que o menu era surpresa, mas felizmente não era gemada. A quantidade é que é pouca, na minha opinião de gourmand. Mas a experiência foi muito boa, ainda mais porque sei que quando for a minha Grande Petite Chef Personnel preparando pratos chiques pra mim, daqui ha alguns anos, eu não terei a mesma limitação de quantidade.

Fernanda disse...

Que luxo esse jantar! Começa a jogar no Euromillion pra garantir seu curso de gastronomia...

Sara Carine disse...

Cheguei a me babar...rs... adorei tudo, o visual, os nomes e fiquei morrendo de vontade de experimentar...tbem tenho um chefe em casa q inventa uns pratos gostosíssimos. Só falta achar uns nomes bonitos pra eles, rs.

Beijos!

Sara Carine disse...

Desculpe, eu quis dizer chef e nao chefe! hahahah

Mirelle Siqueira disse...

Hahaha Hismenia, vc é uma figurinha! A comida é gostosa,quando vc vier vai comer figado de ganso sim e ainda vai adorar, confia!

Irmao, pensei a mesma coisa da entrada, custei pra criar coragem de experimentar, mas nao eh que tava bom?

Amor, nao se preocupe, meu restaurante vai misturar a qualidade das comidas francesas com a quantidade dos pratos brasileiros! Vc precisa de sustancia p me aguentar ne?

Ai Fernanda, nem me fala dessa euromillion, meu sonho! De todos nos ne? Mas vou mexer meus pauzinhos e dar um jeito de pagar o curso, me aguarde!rs

Sara, deve ser otimo ter um chef em casa ne? O Leo eh que nao deve gostar muito, ele tem chef e chefe! rs

beijos em todos

Barcelona Expedition disse...

Parabéns, realmente deve ser uma excelente experiencia....e depois ainda conseguir fazer esses pratos, apresentaçao e tudo, pois muito melhor....

Muito sabor nos teus post!
Adeu,
Felipe

Iara Fonseca Schmidt disse...

pois é Mirelle.... e além das Brasseries o Paul Bocuse tem uma nova rede de restaurante de comida rápida (Ouest Express) e com qualidade.... falo isso porque o Caique trabalha lá.... e eu já esperimentei alguns dos sanduíches, massas e saladas.... simplesmente deliciosos... nada a comparar com esse "fast-food" da vida, é tudo com máxima qualidade... um pouco mais caro mas vale à pena ;)

Mirlene disse...

Filha, pensar que até bem pouco tempo você só comia arroz, feijão, carne moída e banana (marmelo) frita...

Ana Tereza Merger disse...

Oi Linda,
Fiz o link do seu blog no meu. Beijos! Ah! Como estao os preparativos do casamento?

Juliana Yonezawa disse...

Eu sou meio fresca pra comer, o pate de figado de pato eu dispensaria, mas os outros pratos parecem deliciosos!!

Fala a verdade, vc gostou de todos:::

Beijão, Ju

mauoscar disse...

Hmm esse Post deu fome!!
Estou adicionando todos os Colaboradores do Brazil com Z ao meu Blogroll, fazia seculos que tinha que fazer isso!!

Abraco

Oscar

L.M. disse...

Oi Miiii

nossaaaaaaa to babandoooo pelos pratos e nem parece ser muito caro nao...
Hummmm que delíciaaaaaaa

ahhhh, lembrei mto de vc ontem pq teu amigo Alex foi eliminado do BBB, que pena, estava torcendo pra ele...

bjocasssssss
lu
www.oguiadeparis.blogspot.com

artebaiao disse...

Hummmmmm!!!
Que saudades destas delícias!!!

Mirelle Siqueira disse...

Oi Felipe, que coincidencia vc aparecer com seu blog, cheguei hoje de Barcelona, pena que nao pude aproveitar das suas dicas para curtir melhor a cidade.

Iara que dica boa! Eu e o Leo ja estamos doidos para conhecer, sinto falta de lugares assim aqui em Lyon, em SP sempre tem comida rapida de boa qualidade em qq bairro.

Oi mãe, que honra um comentario seu por aqui! Viu so como eu melhorei? Agora como de tudo, mas nada se compara ao seu arroz, feijao e bananinha frita...te amo!

Oi Ana Tereza! Tb ja adicionei seu blog no meu e sobre o casorio, vai ser tudo bem simples, alias, simples mesmo, ja que os amigos e familia estao no Brasil ne?

Ola Oscar, seja bem-vindo! Gostei muito do seu blog tb, depois vou ler com calma mas ja adianto que adoro blogs bem organizados! Parabens e volte sempre!

Oi Luiza, pois eh menina, não é caro viu so? Reserve uma mesa quando vier a Lyon. Sobre o Alex, nem me fala, fiquei triste... mas Deus sabe o que faz ne? To toda orgulhosa dele, sempre fui alias!

Pô Jaime, eu troco por um prato de feijoada agora, topa?rs...

Beijos em todos!

Leticinha disse...

Mi, depois que vc virar uma grande chefe, vc ainda vem comer arroz, feijao e carne moida na minha casa?? hihihihihihi tive que copiar a dona mirlene...

fiquei com vontade dessas comidinhas!!! suculentas e peculiarissimas!!
beijos mil!!!!!! amu

Jarid Arraes Singh disse...

Menina, você quer é me matar com esse post! Hahahaha! =D

Deixa eu dizer uma coisa: essa semana estou indo ao Dilli Haat pegar encomendas do pessoal. Se você quiser o guarda-chuva, envia um e-mail pra mim (atchaonline@gmail.com) pra acertarmos como você manda o dinheiro pelo Paypal, tá? Ele é carinho, R$ 70,00. =(

Beijos!

Millena disse...

Olá Mirelle...eu estudei no Paul Bocuse, mas infelizmente só 4 meses...super recomendo vc fazer o curso de tres anos, vale muito a pena!!!
É tão bom encontrar um blog de alguem de Lyon, pois sinto muita falta dessa cidade e não vejo a hora de voltar para morar aih...
também tinha um blog quando morava aih...
farofaemlyon.blogspot.com

Mirelle Siqueira disse...

Leleca, nao troco o nosso arroz e feijao por nada, ainda mais se vier acompanhado das delicias mineiras que conhecemos bem! Ai que vontade de banana frita, hummmm...

Jarid, obrigada pela oferta mas 70 ta caro pra um guarda-chuva, rs.

Oi Millena, jura que você estudou la? Dei uma olhada no seu blog e achei divertido! Me passa seu email pq tenho mil perguntas sobre o Instituto p te fazer! Volte sempre ao bloguinho p matar saudades!

Beijocas em todos!

Izakeline disse...

Mirelle,

Estou apaixonada pelo seu blog! Estou lendo desde o começo e já tô viciada! Escrevo sobre gastronomia e sonho poder estudar na França. Parabéns mesmo e muito sucesso!

Laetitia Valadares disse...

Sou doida pra ir! Bora uma segunda vez???

Mirelle Siqueira disse...

Segunda? ja fomoso outras 4, pelo menos! fica tranquila que o leo sempre recebe os emails e a gente reserva uma mesa pra 3. o probema e que quando escrevi este post eu nao sabia que eu ia encontrar um outro resto do Bocuse, a brasserie ouest, que eu vivo te falando, e agora acho esse bem melhor que o dos estudantes. e o preço em um é o mesmo do outro.... acho que vale mais a pena gastar o dinheiro la. hahhah

Leia também:

Related Posts with Thumbnails