quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Saint Valentin

O dia mais romântico do ano esta chegando e eu nem me dei conta. Sim, porque me adaptar ao frio, à comida estranha e aos banheiros separados dos franceses é uma coisa, mas querer que depois de quase 30 anos meu cérebro entenda que 14 de fevereiro é o Dia dos Namorados ja é demais né? Puta data sem graça!

Fevereiro é o mês da bagunça, do frevo. Não cabe romantismo no mês do Carnaval! E para piorar, este ano a data cai num domingo, dia sagrado de futilidades como assistir ao Faustão, cortar as unhas dos pés e planejar a nova dieta que (nunca) começa na proxima segunda. O frio também não ajuda, como fazer aquele passeio romântico à beira do rio com uma temperatura de -4°C? A imagem sensual da lareira + vinho também não funciona, por aqui todo mundo possui aquecedor elétrico e vinho, como vocês sabem, eu não bebo. Não da nem para ir ao motel, ja que na França eles simplesmente não existem! (Sim, também achei estranhissimo no começo e passei horas me fazendo essas mesmas perguntas que você se faz nesse momento.)

Propus então ao Léo que mantivéssemos a tradição de comemorar o Dia dos Namorados so em 12 de junho e ele, fofo, topou. Concordo que devemos nos adaptar ao maximo à cultura dos paises que nos recebem quando deixamos o Brasil, mas, contemporânea como sou, prefiro João Doria a São Valentim. Explico:

Valentim, coitado, foi um bispo que lutou contra as ordens de um imperador mal-amado que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. O danado continuou celebrando casamentos secretamente, foi preso e para completar o roteiro tradicional dos martires da Igreja Catolica, ainda devolveu a visão à uma mulher muito gentil. Foi morto em 14 de fevereiro de 269 e depois, declarado santo. O Google tem mais paciência para explicar as varias versões da historia, é so procurar.

Para ser sincera, eu nunca tinha nem ouvido falar desse tal São Valentim até chegar na Europa, padroeiro do amor para mim é Santo Antônio! È que brasileiro tem mania de querer ser diferente, então não poderiamos celebrar o amor ao mesmo tempo em que o resto do mundo né? Esperto e criativo que so ele, o publicitario João Doria percebeu que as vendas no mês de junho eram sempre muito baixas por não haver nenhum "feriado comercial". Para alavancar as vendas das Lojas Clipper, criou em 1949 a campanha “Não é só com beijos que se prova o amor” e mudou o curso da historia do comérico. O povo gostou, a data pegou e o dia 12 de junho entrou para o nosso calendario como o dia mais romântico do ano.

Aqui na França a data é menos comercial que no Brasil, a maior tradição é sair para jantar e os casais costumam trocar apenas cartões ou pequenos presentes, como caixas de bombons. Graças ao João, vou fugir dos restaurantes abarrotados no proximo domingo e aproveitar o dia para cortar as unhas dos pés do Léo. È o meu jeito torto de mostrar o quanto sou feliz por tê-lo todos os dias ao meu lado. Afinal, existe prova de amor maior que essa?

12 comentários:

Leonardo disse...

Realmente, o domingo de carnaval por si so, não la um dos dias mais românticos do ano, mas como com vc tudo é unico, tenho certeza que nosso Saint Valentin vai ser uma folia so. "Ô esquindô, esquindô..." Te amo!

Mirlene disse...

Filha,
Ainda bem que não fui passar este dia aí senão ia sobrar unha prá eu cortar também. Brincadeira. Tenham um ótimo domingo de valsa, vinho e unha aí porque aqui será samba, suor e cerveja!!!!!

vanessa disse...

Por isso dia 14 é dia de São Valentim e não dia dos Namorados, não é que brasileiro quer ser diferente é que dia 14 fevereiro pela lógica seria um dia santo, logo dia 12 junho seri profano...
huahuahauhauhau
brincadeiras a parte.

nem precisa de data pra comemorar o amor, e mto menos precisa esperar o domingo pra cortar unhas, viu?

de resto é ser feliz e pronto.

Mr. Lemos disse...

Cortar as unhas é sem dúvidas a maior prova de amor do mundo! Irmãzinha, adorei o post. Descobrimos recentemente que os restos do Valentine estão aqui em Dublin, a poucos quilômetros de casa. Se tudo der certo, domingo tem matéria...

Mirelle Siqueira disse...

Que isso hein?Marido, mãe, irmã e irmão postando juntos! Viva a sagrada familia!

Amor, vc ficou envergonhado por eu ter espalhado na rede que sou sua pedicure particicular? Te amoooo

Maaae, sempre tao bom quando vc escreve! Vc cortava minhas unhas quando eu era pequena lembra? to treinando no leo as tecnicas p cuidar dos meus filhotes no futuro!

Van, chorei de rir com seu comentario, mas vc tem razao...rs

Irmao, vcs nasceram com o dito cujo virado pra lua ne? Sempre tem coisas p fazer nessa sua ilha! Capricha na materia e pede pra ju cortar as unhas do seu pe, o leo adora!

amo muito vocês 4!!beijocas

Leticinha disse...

Se Saint Valentin estivesse no Brasil nesse 14 de fevereiro, iria rever seu conceito sobre o amor hihi. Carnaval, isquindolelê!

Agora, as provas de amor são como essas ai... cortar as unhas dos pés, tirar macuco das costas, procurar carrapato em lugares quentinhos.. rsrsrsrrss

Enfim! Com essa foto ai, não há oq dizer sobre o amor... simplesmente linda e cheia de emoções.

Explode coração na maior felicidade... je t´aime!

Anônimo disse...

oi mirelle tenho acompanhado voce nos seus escritos porque minha filha esta em lyon ha um ano na verdade esta voltando agora em março para recomeçar os estudos no brasil foi aqui que vi o retrato do mercado do portugues que ela tinha me falado bom essa semana fiz questao de lembrar a ela o dia dos namorados ai na europa tudo de bom para voce e sua familia beth

Aline Mariane disse...

nao vou comemorar nem o Saint Valentin (namorido viajando), nem o Carnaval (adiaram o Carnaval daqui de Angers pra março, pode?! Gente doida!), nem as férias de inverno (porque, fala sério, pra quê servem férias de inverno?!!).
Boas sorte ae com as unhas, hehe.
Bjss!

luiza disse...

Oi Mi...tudo bem? que engraçado vc falar sobre esse post eu tb fiz um post sobre saint valentin, mas essa data é super conhecida em todo o mundo nao soh na França. Eu acho q só os brasileiros q modificaram a data para 12 de junho (acredito q o carnaval tenha sido uma das razoes principais para mudar a data)

bjs querida e aproveite bastante com o Leo

bjs
lu
www.oguiadeparis.blogspot.com

Sara Carine disse...

Oi Mirelle!

Bom, a minha sugestão é que comemorem nas duas datas (assim as unhas ficam pra outro dia), rs...

Essa foto de vcs é simplesmente maravilhosa! "Explicação nenhuma isso requer"...

Um abraço bem quentinho em vcs dois, já que por aqui, calor é o que não falta...

Beijos!

Iara disse...

Oi Mirelle,

Eu e o caique tínhamos decidido ontem que o dia 14 seria como os de todos os anos... simplesmente 14 de fevereiro... mas daí hoje de manhã voltando da padaria (comprar a baguette tradition que vc dispensa pelo pão frncês brasileiro), O Caique me trouxe um doce lindo...hehe... presentinho simples... só pra não deixar passar em branco =/

Vou ter que usar minha criatividade agora pra recompensar né? rsrsrs.... Mas concordo com uma amiga sua que disse aí pra cima que não precisamos de ter data pra comemorar o amor!

ps: essa foto é realmente linda!

beijos e feliz Valentine's Day :)

Mirelle Siqueira disse...

Leleca, vc tem toda razao! Muito isquindolele no seu carnaval!!! Te amo!

Oi Beth, que bom saber que você visita o bloguinho com frequencia, e que sortuda é sua filha hein? Vai comemorar 2 dias dos namorados este ano, ja que em junho ela ja vai estar de bolta ao Brasil! (que inveja!). Escreva sempre!

Oi Aline, você tem toda razão, pra que diabos servem essas feias de inverno? Sobre o carnaval,faça como eu fiz ontem, junte uns brasileiros animados, baixe umas marchinhas no computador e substitua a cerveja pelo vinho, é praticamente como estar em Salvador!

Nãaaao Luiza! Os brasileiros não modificaram a data! Foi o João!!! Grande João, brasileiro né? Então ja sabe...

Ei Sara!Pois é, vocês ai no caranval, no calorão, a gente aqui congelando e inventando maneiras de comemorar com alegria o caranval que não existe por aqui. Mas não tem jeito, dia dos namorados é so em Junho mesmo!

Oi Iara, como esta a ressaca?rs. Que bom que o Caique é fofo e fez a surpresinha ne? Vi a foto no Orkut. São essas pequenas coisas que fazem o amor valer ser celebrado todos os dias mesmo!

Agora preciso correr porque o dia ta acabando e as unhas do Léo continuam grandes!

Beijocas em todos e celebrem o amor hoje, amanhã, em Junho, sempreeee!

Leia também:

Related Posts with Thumbnails