segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Mãe, posso faltar à aula hoje?

O dia de hoje serviu para me mostrar que alguns sentimentos não mudam nunca. A idade avançada não me impediu de sentir o mesmo medo que tomava conta de mim quando eu ainda carregava uma lancheira dos Ursinhos Carinhosos na mão e usava tênis Bamba rasgado nos pés. Quem não teve frio na barriga quando chegou em uma nova escola? "Sera que vou conseguir aprender? O pessoal é bacana? Os professores são bravos? Vão gostar de mim? Sera que vou gostar deles?". Questionamentos tão bobos que tiraram o meu sono na ultima noite.

O despertador tocou e os 8 graus negativos pareciam uma otima desculpa para faltar ao primeiro dia de aula do curso de francês. Mas avisada pelo Léo sobre a cara fechada da diretora, substitui o medo do novo pelo medo do esporro e fui. No caminho, ainda tentava entender como posso ter entrado no nivel intermediario se eu falo bulhufas de francês. "Um sistema de ensino como esse não pode ser levado a sério, então as aulas devem ser tranquilas também", pensei. Comecei a lembrar que na infância, o pânico sempre dava lugar à calmaria. Depois da tensão desnecessaria, chegava em casa empolgada, contando vantagens da nova escola, da nova melhor amiga, da nova "Tia Margarida", achava o novo uniforme lindo! Todo ano a mesma coisa...

Tirando o fato de que meus coleguinhas não falam francês, português, nem inglês e que ninguém no mundo (além deles) é capaz de entender chinês, a situação de hoje era praticamante a mesma e, vejam so, acabou dando tudo certo no final. Tão certo que me senti à vontade para colocar em pratica meu vocabulario precario em plena aula de Civilização. Molière, coitado, deve ter se revirado no caixão.

Como eu sou muito legal, vou passar a dividir aqui no blog (com a frequência que as aulas permitirem) meus conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Você sabia que...?

1) Na França, 1/3 da população tem mais de 50 anos?
Leia o post anterior e entenda melhor os problemas que isso cria para o governo.

2) Casamento por aqui anda super fora de mora? A metade deles acaba em divorcio e em 2 a cada 3 casos, a mulher é quem pede a separação? Além disso, uma em cada duas crianças, é filha de pais que nunca se casaram. Em contrapartida, o numero de casamentos entre franceses e estrangeiros so aumenta.

3) Para minha surpresa o jornal mais lido por aqui não é o "Le Monde" e sim o "L'equipe", de esportes. Por que diabos eles não aprendem a jogar futebol então?

4) A França é o maior consumidor de alcool da Europa e acreditem, não é o maior consumidor de tabaco (Italia e Grécia). Ainda assim, a taxa de alcoolismo é baixa porque as bebidas são consumidas diariamente em pequenas quantidades no jantar, almoço e café. Sim, no café da manhã!

5) È também, o maior consumidor de produtos de beleza e perfumes. Seria loucura não consumir exageradamente, ja que os melhores são nacionais e vendidos em qualquer esquina.

6) O maior indice de acidentes de carros entre os europeus é daqui. Reproduzindo as palavras da professora "nos franceses, dirigimos mal". E como! Mas o item numero 4 deve ajudar as estatisticas também.

7) Pasmem: existem mais de 16 milhões de gatos e cachorros na França. Numero altissimo para um pais que tem apenas 60 milhões de habitantes.

8) Os franceses são os que mais adotam crianças em todo o mundo.

9) 76% da eletricidade é nuclear.

10) E para terminar, o pais que mais recebe turistas é a França. Desnecessario explicar o motivo né?

22 comentários:

Natasha Ulmer disse...

Entao foi legal o seu primeiro dia de aula!
Muitos chinas na tua turma? Hihihi E brasileiros?
E vc achou dificil? Pelo visto, acho que nao né? Entao te nivelaram certo!

Carol Saletti disse...

Colega, arrasou!!! Nota 10 para vc! Agora quero ver escrever tudo em francês, rsrsrsr
Bisus de ta nouvelle amie (será que está certo?),
Carol

Yu - Fella! disse...

J'ai lu votre commentaire, mais j'utilise un Portugais de Nice

1°- oque vc tem contra com quem tem mais de 50 ?

2°- Nós não entendemos mulheres de nenhuma parte do mundo, quanto mais as nossas
3°- Zidane é melhor que Ronaldo

4°- Bebo sim , e vou vivendo, tem gente que não bebe e tá morrendo. Bebemos pq somos românticos e a fossa não passa assim fácil, só afogando as mágoas na mardita

acho que é só. Vou voltar a descansar.

Um beijo: Molière

Leonardo disse...

Amor, essa do trânsito eu até ja desconfiava (rs), mas a do tabaco me intrigou, pois depois que proibiram o cigarro em lugares fechados, o que eu mais vejo é francês se congelando do lado de fora dos lugares pra alimentar o vicio do cigarro.

Sara Carine disse...

Oi Mirelle... tentei te deixar um recado no orkut, mas quando eu enviava o recado aparecia uma mensagem dizendo que parecia spam e por isso seria encaminhada pra sua pasta de spam... vc recebeu?...

Myria Cabanach disse...

Ola Mirelle,
achei teu blog através do blog da Juliana e me diverti bastante lendo suas linhas, especialmente com o novo post da escola.
Quando vim morar na França também comecei em uma escola de francês ai em Lyon (L'Institut Lyonnais) e como levei patada de uma certa professora Maga Patolagika que fazia o terror de todos. 5 anos depois nada melhorou, vou pra faculdade e ainda sofro com o mal humor dos outros e com alguns professores realmente "vielle France" que são horríveis... enfim, de vez enquando eu dou voz a minha preguiça ou falta de coragem e fico em casa mesmo, sem peso de consciência.
Voilà, boa sorte pra você.

Fernanda disse...

Oi Mirelle,
Bacana de dividir seus aprendizados. Como dizemos aqui na França " Ce soir je vais dormir moins bête " rs!
Boa sorte com as aulas, as temperaturas negativas, o mau-humor e o mau cheiro!!

Leticinha disse...

O começo do post me fez lembrar os velhos tempos... como eu era preguiçosa... o bruno era o primeiro a levantar... e eu, pedia pro sr. joao faltar, pq a dona suely, era muito brava... e como eu faltava... rsss

dados surpreendendes.. estaria feliz ai, sou fumante, sou piloto, jogo bola (quanta modéstia!!), chapo o globo.. enfim!!

Bons estudos!!! Beijos mil!! Amu!!

Mirelle Siqueira disse...

Natasha, até que consegui acompanhar tudo certinho mesmo, sera que francês tb se aprende por osmose?rs

Carol coleguinhaaa! Ajudou o primeiro dia a ser menos traumatico ne? Jaja, com as aulas de escrita criativa vou conseguir escrever posts bem legais em francês, mas sera que fica a mesma coisa? Je ne sais pas...

Yunes, figurinha! Não entendi muito o seu post, hehehehe

Oi Sara! Nao recebi nenhum recado no orkut nao , o que era? QQ coisa escreva pro meu email: mirellesiqueira@hotmail.com

Oi Mirya, seja bem-vinda ao bloguinho!Adoro quando aparece brasileiro reforçando minha opiniao sobre o carisma(ou a falta de?)dos françolas! Ainda não entendi em que canto da França vivem os brasucas que acham eles bem-humorados! hihihi, escreva sempre!

Fernanda, obrigada! Um pouco de sorte nunca faz mal a ngm ne?

Leleca perereca! Você por aqui? Que honra! Consegui imaginar Joao e Sueli botando Lele e Bruno p levantar e corre pro Objetivo de manha! hihihi, dê beijo nos 3!

Beijocas em todos que escreveram!

Mirelle Siqueira disse...

Amor, ainda bem que você não fuma ne? O beijinho e seu cheirinho ficam ainda mais gostosos! Te amo

Mr. Lemos disse...

o item 4 é o melhor, sem dúvidas. vou ter que largar a irlanda...

Cláudia Acourt disse...

Olá Mirelle!
Descobri o seu blog hoje e, no pouco que ja li, me vi em varias situações.
Vou concordar com vc, os italianos fumam muito. Da até raiva em saber que não tenho escolha: sou uma fumante passiva.
Bem, boa sorte e bom divertimento com o frances.

Juliana Beaup disse...

Opa, maneirissimo as curiosidades que voce postou!
Quando cheguei aqui, passei quatro meses ralando pra ter um lugar num curso e quando tive, descobri que estava gravida.....como passava meu dia no banheiro chamando o Raulll, desisti do curso!

O Legal é conhecer a galera dos outros lugares, culturas, na minha sala tinha gente de toda parte.....

L.M. disse...

Oi Mimi,

E aí, depois vc relaxou na sua aula, nao foi? Que ótimo!!!

respondendo sua pergunta... esse restaurante asiatico q te falei é o melhor de todos q eu fui, conte com uns 20 a 25 euros por pessoa (comendo entrada, prato principal, sobremesa e vinho)

Zbauco disse...

Concordo com o Véio Zuza (ernani Lemos) a 4a. é a melhor... Bom mesmo, é deixar o vinho ficar "na temperatura" apenas alguns minutos fora de casa... Saudades de Annecy,saint Hilaire e Chamonix ...

Hismenia disse...

oiee adoreiiii!
mi ta de parabéns pelo blog..ta bombandoooo!!!!
Gostei do post tb! lembrei de mim na minhas aulas de inglês! beijos

Mirelle Siqueira disse...

Irmao, quando a professora perguntou qual era o pais europeu mais alcoolatra eu logo gritei: IRLANDA! em sua homenagem!

Oi Claudia, seja bem-vinda. Se vc mora na Italia deve sofrer mesmo com o cheiro ruim ne? Ai tb eh proibido fumar em locais fechados como na frança e brasil? se for, menos mal ne? Escreva sempre!

Oi Juliana! Pois eh,fico contente de bater papo com os chineses (tentar), na minha sala ainda tem uma americana, 2 brasileiras e uma polonesa! E advinha quem fala melhor? Os chineses, ve se pode!

Oi Luiza, depois do primeiro dia ficou mais facil, as aulas sao pesadas mas ta dando tudo certo, ainda bem ne? Obrigada pela dica do rest!

Zbauco, vc eh amigo do Ernani tb?Seja bem-vindo ao bloguinho. Ainda nao conheço as cidades que vc falou, mas ja estou a par da tecnica ninja de esfriar as bebidas na varanda de casa, rs.

His amor meu, viu so que bacana? O mundo conhecendo o bloguinho! Vc precisa eh começar logo seu curso de frances tb bobona!

Beijocas em todos!

França Brasileira disse...

Muito bom artigo, obrigado por compartilhar essas informações ! Abraço.

Dan disse...

oi, Mirelle.....
antes de ir pra França vc fez o TCF??? e quanto tempo vc estudou antes???? faço o meu no fim de maio.. se tiver umas dicas da prova me dáum toque, ok???
beijo!
Danielle

Mirelle Siqueira disse...

Oi Danielle, vou ficar devendo. Nunca fiz teste nenhum. Cheguei aqui sem saber falar Bonjour. Foi foda. Vendo o avonço que fiz nesses dois meses e meio de aula, nem acredito!

Bjo

Dan disse...

Entendi, em algum momento vc falou de "francês intermediário" pensei que vc tivesse feito alguma aula antes...

Valeu... deseje-me boa sorte, então!rs
bjo

Mirelle Siqueira disse...

Eh que eu realmente estou no nivel intermediario, o B1. Fiz duas semanas de aulas quando cheguei aqui em novembro, depois estudei em casa, sozinha (mas nem tanto assim). Em janeiro fiz o teste na nova esola para saber o nivel que eu entrearia e fui logo pro intermediario. Eh que o basico é basicão mesmo, e isso eu aprendi estudando sozinha. Fazendo os cursos aqui você não precisa fazer o teste, so quando nao faz cursos que dão os certificados, entendeu>?


Boa sorte!!! Você esta no Brasil? Vai fazer ai ou aqui na França?bjo

Leia também:

Related Posts with Thumbnails