quarta-feira, 17 de março de 2010

Alguém pára o tempo por favor?

13°C la fora e eu brava porque passei um calorão durante a caminhada da escola para casa. O sol brilhou, o vento gelado não deu as caras e juro que vi até alguns franceses sorrindo pelas ruas. Mas justo eu que sou tupiniquim, não gostei da gota de suor escorrendo pela minha testa.

Foi a primeira vez, desde que o inverno mais inconveniente das ultimas décadas começou, que fez uma tarde tão bonita. Outro dia, o sol arriscou uma passeada pelos céus de Lyon, mas estava tão gelado que era como se ele nem nos fizesse compania. Coisa mais sem graça precisar olhar para cima para saber se o sol realmente esta la. Bom mesmo é senti-lo, certo? Errado. Hoje descobri que o sol foi feito apenas para ser admirado, assim como tudo o que reina de uma maneira ou outra no universo.

Quando eu era criança, minha mãe tinha o habito de intelectualizar sobre eventos de extrema importância para a continuação da especie humana, coisa de pesquisador maluco que Einstein adoraria escutar. Entre as teorias da dona Mirlene, a que fala sobre o tempo era a unica que não fazia muito sentido para mim: "Calor so é bom para quem tem dinheiro". Oras, se eu nunca fui rica, então por que me dava bem com o verão?

Agora entendi que a boa relação existia graças aos banhos nas piscinas dos vizinhos, aos sucos de frutas gelados que mães e tias serviam o tempo todo, à poder andar descalça sem ser chamada de louca, aos shortinhos e camisetas de malhas fresquinhas que não retinham o calor do corpo (se você tem mais de 25 anos, olha uma foto sua da década de 80 que você vai entender do que estou falando).

O verão ainda nem chegou, mas os dois digitos positivos no termômetro ja me tiraram do sério! Não sei se foi o meu corpo que se adaptou aos graus negativos ou se o meu cérebro é que absorveu informações demais sobre as ondas de calor insanas que visitaram vocês no Brasil, mas os 13°C de hoje à tarde pareciam 30°C. Devo ser a unica brasileira na Europa a reclamar do calor com tanta antecedência, mas é que por aqui não existem vizinhos legais com piscinas nos jardins, muito menos sucos de frutas.

Pois é, não existe suco natural na França. Em Lyon, apenas um quiosque no shopping descobriu que espremer laranjas e bater abacaxi com agua pode dar lucro. Quando como alguma coisa fora de casa bebo agua ou refrigerante, talvez este seja outro motivo para eu desejar tanto que o frio não va embora. Como usar roupas curtas como as que eu usava quando criança se 4 meses de Coca-cola fizeram muito bem aos furinhos na minha coxa?

Minha mãe é quem tem razão, enfrentar as altas temperaturas so com ar-condicionado no carro, casa na praia, helicoptero para não pegar trânsito na serra e mordomo para trazer muitos sucos. Como eu não tenho verba para nada disso, fiz as pazes com o inverno e deixei de lado o apreço pelo verão. Além do mais, casaco preto é chique meu bem!

11 comentários:

Leonardo disse...

Amor, tiro o chapéu pra você! Vc bateu o recorde de velocidade, se irritando com o calor antes mesmo do inicio da primavera. Eu ainda to esperando a otima sensação de sair de casa sem casaco e ver mais gente sorrindo nas ruas.
Te amo

Natasha Ulmer disse...

Vc é louca!!!! Hahahahaha!
Eu hj devo ter tido o meu dia mais feliz, deitada na grama do parque, sentindo o sol esquentar meu rosto sem ter aquele vento cortante que desanima qualquer passeio por Lyon!
Se vc ja esta reclamando assim, vou ter que te chamar de velha rabujenta nos meses de julho e agosto, se prepara! E torça para nao ter canicule!
E outra, quem disse que nao tem suco natural em Lyon? La no metrô Sans Souci, num certo apê, fazem uma otima limonada de liquidificador, otima para refrescar nesses dias de (ha?) calor!

Mr. Lemos disse...

mas vc não falou nada sobre aquele suquinho maravilha de Marrocos (com um cara atrás na foto e tudo)...

Mirelle Siqueira disse...

Amor, a culpa é toda sua! Quem mandou escolher morar na França? Fui contaminada pelo mau humor! Agora me aguenta!

Hahahahha! Natasha eu sou mesmo do contra né? O pior é que o sol inesperado realmente atrapalhou minha rotina. Tive que tirar cachecol, luva, dois casacos e ficar carregando tudo aquilo juntos dos cadernos e apostilas! Um porre. Se pelo menos essas previsoes do tempo acertassem... Ah! Quem dera em Lyon algum lugar fizesse suco como os que fazemos aqui em casa! Seria tao bom! :D

Irmão, tiro o chapéu pra sua esposa viu? Escrever posts de viagem é a coisa mais chata do universo, não consigo! Ate agora não saiu o de Barcelona e o de Marrakech vai demorar outra década...

Beijocas nos 3!

Natália Vaz disse...

Aqui fez 20 preciosos graus e eu adorei a novidade! Seguindo a observação dos dias anteriores, que não foram tão frios, já arrisco sair de casa sem cachecol, luvas e aquela veste que vai por baixo do casaco. Coloco mesmo só um casacão por cima da blusa e me jogo no dia ensolarado. Mas sempre fugindo do sol, claro. Aproveito só a quenturinha. hehehe

Cintia disse...

Muito bom seu blog :)

Juliana Yonezawa disse...

Ei franceranzinza, eu to louca por um solzinho...

Não aguento mais ver minha pele tão branca :(

Ah, eu sempre achei que o inverno era coisa pra rico. Pensa só: tem que comprar casacos, luvas, cachecóis, ter aquecedor, lareira, tomar chá, chocolate quente...

Por falar em suco natural, fruta é caro aí??

Beijão, Ju

Carol Saletti disse...

Mirrrrrelle,
hahahahahahahahaha
Vc é francesa!? Pode falar a verdade. C'est pas grave. Falta só fazer biquinho e revirar os olhos soltando um jato de ar pela boca, rsrsrsrs
bj

Mirlene disse...

Filha, com frio ou com calor você sempre acha um modo de brincar com as palavras de forma muito agradável. Nunca imaginei que minhas "teorias" ficaram tão vivas em sua memória. Olha a responsabilidade de ser mãe: falou, gravou. Te amo muito...

Mirelle Siqueira disse...

Natalia, onde é que você mora mesmo?Esqueci, desculpa. Hoje fez 18° aqui, mas não foi tão ruim. Eu ja estava esperando e tb sai sem a trolha toda de inverno. Sem precisar carregar tanta coisa,o caminho de volta p casa ficou mais tranquilo, mesmo com o sol brilhando forte!

Oi Cintia! Que bom que gostou! Obrigada e volte sempre!

Ju! Como assim? E a H&M? E a C&A? O que mais tem é luvinha quente e barata para os durangos aproveitarem o inverno! Aqui não tem suco e as frutas são horriveis! Maracuja preto, limao e laranja azedos, banana madura demais, melão super diferente do Brasil. E por ai?

Hahahaha, viu como eu vim parar no lugar certo Carol? Estou ficando diplomada em reclamar! Ja ja começo a fazer greve tb!

Mãeeee, adoro quando vc comenta os posts! Tb te amo muito e ainda tenho muitas boas teorias para contar por aqui, todas suas! Saudade

Beijocas em todos!

Barcelona Expedition disse...

pocha e eu pensei que o que te animaria era o calor....
eu acho que o problema dos europeus nao é preparar o suco, parece mais falta de liquidificadores mesmo :-)
Uma amiga minha foi inventar de beber um suco "natural" na boqueria, a agua de coco deles, é o nosso leite de coco, vamos, nojento...
E com relaçao ao frio com certeza ainda vai poder se despedir, mesmo em primavera, 2 ou 3 dias ainda vamos ter....
Eu tb to subindo a neve agora semana santa para aproveitar essa gotinha de frio antes do calor que vamos passar...
até, beijinhos,
Felipe

Leia também:

Related Posts with Thumbnails