sexta-feira, 9 de abril de 2010

Minha honra nas mãos do Dunga

Ainda faltam 62 dias para a bola começar a rolar, mas ja tem gringo me fazendo subir pelas paredes! E olha que dessa vez não estou falando de francês. Esses, coitados, so passaram a gostar mesmo de Copa depois que derrotaram os melhores do mundo em 1998, mas não vem ao caso.

Pela primeira vez, uma pessoa não falou com carinho de Pelé e Ronaldo ao saber que sou brasileira. Pelo contrario, fez careta e ainda falou mal do Kaka. Disse que o pobre menino não joga bem e so chegou onde esta graças ao seu rostinho bonito. Da para discutir futebol com um cara desses, português ainda??? Ora pois, Cristiano Ronaldo seguiu o mesmo caminho.

Não conheço muitos portugueses para afimar que eles são todos tão azedos quanto o vendedor do mercadinho português de Lyon, mas sai de la com a impressão de que até o final da Copa, a cena (descrita abaixo) vai se repetir um bocado, especialmente no final do mês, quando eu e o Léo visitarmos minha mãe em Coimbra:

Mirelle, em português:
- Bom dia, esse bacalhau com nata é o que?
Portuga, em francês:
- Bacalhau, obviamente.
Mirelle, em português:
- Sim, mas "nata" quer dizer o que? Tipo um creme de leite?
Portuga, em francês:
- Vocês não tem isso no Brasil não? Nata ué! Tipo um creme.
Mirelle (sem entender porque diabos o baixinho bigodudo responde tudo em francês) pergunta, em francês:
- Desculpa, você é português ou francês?
- Os dois. (responde ele em português - vai entender!)
- Hummm, saquei de onde vem o mau-humor... (brincadeira! Pensei isso mas não tive coragem de falar).

Comprei o maldito bacalhau com nata, so porque me dispus aqui no blog a provar comidas estranhas. No caixa, o baixinho continuava a me tratar mal. Não entendia porque o cara fazia questão de ser tão desagradavel comigo, ao mesmo tempo em que sorria e brincava com os outros clientes françolas.

- Esse feijão em lata aqui é parecido com o do Brasil?
- Esse feijão é português, feito em Portugal. Aqui é uma loja portuguesa, você sabia?

Eu, ainda em choque com a sinceridade agressiva do tiozinho e segurando um pacote de pão de queijo Yoki, respondi:
- Uai, isso aqui é português? Produzido no Brasil! Lê aqui, São Bernardo do Campo viu? Pertinho da minha casa, que até onde eu sei, fica NO BRA-SIL! - assim mesmo, quase gritando.

Dois franceses chegaram na fila e comentaram entre eles (em francês, obvio):
- Engraçado ver eles conversando em português né? Mas ela tem um sotaque diferente do dele...
- È porque eu sou brasileira e o sotaque do Brasil é muito mais bonito que o de Portugal! -
respondi, na lingua de Molière.

O Portuga, ja quase me colocando para fora, fez uma piadinha rapida que não entendi. Depois, foi quando falou mal do Kaka. O sangue subiu à cabeça, então tive que perguntar:
- Você não gosta do Brasil?
- Não muito. Principalmente agora que vamos nos enfrentar na Copa do Mundo.

Bingo! Como é que eu não tinha pensado nisso antes? O confronto, marcado para o dia 25 de junho, sera muito mais que uma disputa entre duas boas equipes. Trara à tona a rivalidade entre colonizadores e colonizados, entre povos que se amam e se detestam de maneiras muito peculiares. Os portugueses claro, vão perder. Dai, a hostilidade do bigodudo malcriado. Quando a ficha caiu, meu sorisso apareceu forte, quase que sarcastico, ao mesmo tempo em que meu coração se compadeceu com a angustia do torcedor apaixonado. Enfrentar o Brasil logo na primeira fase não deve ser nada agradavel. Assim como não é, lidar com português em véspera de Mundial.

- Nos vemos dia 26 (disse eu, agendando nosso proximo embate para o dia seguinte ao jogo). Prometo comprar aqui as cervejas da minha comemoração. - E sai.

Agora é rezar para que a minha protetora, Nossa Senhora de Fatima (que é portuguesa, vejam so) faça brotar nos pés dos convocados de Dunga, a garra que faltou em 2006. Senão, vai faltar pão de queijo no café da manhã aqui em casa...


28 comentários:

Leonardo disse...

Dia 26 de junho nos estaremos la amor, e devidamente uniformizados!
Mas a odio que ele esta sentindo do Brasil é até compreensivel, se lembrarmos que a recordação mais recente que eles tem da nossa seleção foi os 6x2 que eles levaram em Brasilia no ano que o Cristiano Ronaldo foi eleito melhor do mundo. hehehe

Beijos amor!!!

gabriela disse...

rii muito com esse post! kkkkk'
HAHA'
esse portuga sabe que vai perdeer!
Brasil! uhuuuul!
O/

K∂riиє* Smith. disse...

Não é atoa que seguindo os esteriótipos normalmente evitados por mim, português é burro.
Ou a gente é otimista demais? hahahaha


Menina, minha Chloe é sem acento mesmo, mas tem gente que pronuncia como se tivesse. :(

Karol Nascimento disse...

Eu teria tirado a maior onda desse portuga, só pra ele deixar de ser tão mal-educado.

Glenda Dimuro disse...

Bah!
Português é, na grande maioria das vezes, meio amargado mesmo. E com relação ao Brasil, sempre rola aquela invejinha... O lado bom, é que como são "estereótipos", nem todas as mulheres tem bigode e nem todos se chamam Manuel e são mau humorados! Conheço alguns legais...

Bacalhau con nata, na sua primeira chegada a Lisboa, vais perceber que não tem nada de estranho...hahaha... é um dos pratos mais servido em Portugal, pelo menos em Lisboa. Achei engraçado porque eu responderia a mesma coisa, bacalhau com nata, obviamente!!!! Mas depois me dei conta que nata, aqui na Espanha, é creme de leite (ou algo que parece, podemos dizer) e por isso já associo as duas palavras!

Beijos e boa sorte por ai!
Glenda

Thiago Crespo disse...

Pois aqui em casa não entraria NUNCA MAIS o pão de queijo vendido por um sujeito que não fala bem do Ronaldo. Ronaldo, aliás, é UM SÓ. O deles é Cristiano, não mais do que isso.

Parabéns pelo blog, pelo texto e pela sutileza em mostrar ao baixinho bigodudo que eles terão de brigar pelo segundo lugar - porque o primeiro já tem dono.

Beijos
: )

ps.: obrigado pelas visitas ao dublin que nunca conseguiu ser ao vivo, vou te linkar por lá. Aliás, "13 anos depois..." seria o título perfeito pro meu blog tbm!! =D

Mr. Lemos disse...

hauuhahahuahua
dá um desconto pro portuga. a dona maria tá deixando o bigode crescer e os pelinhos estão espetando o cangote dele. no fundo o sujeito é boa gente...

Mirelle Siqueira disse...

Ihhh irmao, daqui a pouco baixa a turma dos direitos humanos aqui te chamando de preconceituoso por causa dos esteriotipos! cuidado!!!

Mirlene disse...

Filha,
Adorei o post e dei risada com os comentários. Olha, este era um prato que eu queria lhe apresentar em Coimbra. Agora...não sei não.

Anônimo disse...

querida mirelle vou fazer uns comentarios nao sei se sao pertinentes mas e o que me ocorre no momento trabalhar no comercio nao e uma coisa facil ficar atras de um balcao tendo que agradar a gregos e troianos e cansativo e pelo que entendi ai na franca o pessoal nao se sente na obrigaçao de agradar a clientela nao e como aqui que o cliente tem sempre razao. os portuguese sao assim fechados grossos e mal humorados pelo menos a geraçao mais antiga sou filha de um e posso falar eles sao maravilhosos mas se tocamos na ferida a coisa fica preta portanto nao faça de um momento de uma situaçao um preconceito para sempre voce pode ter estado la num hora ma para ele apesar que voce falou que ele tratava bem os outros clientes bom eu so queria dizer a voce que portugal e os portugueses sao um pais e um povo maravilhoso basta voce nao ir para la ja achando que nao vai gostar de ninguem eu nunca comi bacalhau com natas na minha casa era bacalhau a portuguesa mesmo mas todos dizem que e uma delicia .beijos e nao deixe de frequentar o mercado de mais uma chance para ele senao au revoir va no chines certo beijos beth

Mirelle Siqueira disse...

Querida Beth, o preconceito veio dele, que ao ouvir o meu sotaque brasileiro tratou logo de fechar a cara para mim. Eu não tenho preconceito com ninguém! Narrei apenas um fato exatamente como ele aconteceu...so isso. Mas vou voltar la sim! Dia 26, com a camisa do Brasil. E volto aqui no blog para contar como foi.

Sobre o povo português, ja ouvi coisas boas e coisas ruins. Devem ter caracteristicas fortes de ambas as partes, como todos os povos. Mas como eu disse no texto, realmente não posso falar nada deles, so do moço sem educação que me atendeu.

Relembrando à todos os leitores do bloguinho: vamos rir mais que ta fodaaaaaaaaa viver nessa marra toda gente!

Beijocas

Anônimo disse...

É por ideias destes que as rivalidades e o preconceito continua. Porque para o brasileiro é tudo na boa, né?? Tudo legaal...mas as coisas são efectivamente ditas e eu como portuguesa não gosto de ouvir que português é burro ou retardado. Não vejo a piada nisso. O meu sentido de humor é um pouco mais requintado. E se na vossa percepção os portugueses são assim mesmo, porque é que estão aqui??
Bom, acho que nem tudo pode ser justificado com o argumento do humor e do engraçado e os limities existem.

Mirelle Siqueira disse...

Onde foi que eu disse que português é burro ou retardado? Aonde foi que eu fiz piada com português? Eu disse que um cara, português, foi grosseiro comigo. E deixou claro que estava sendo pq eu era brasileira, você ainda não percebeu que EU fui vitima de preconceito?????? Se o caso tivesse acontecido com brasileiro, russo, egipcio, eu contaria da mesma forma.

O texto era sobre futebol! Sobre o quanto a paixao por um time pode fazer as pessoas se comportarem como idiotas as vezes. Esse cara foi um babaca pq eh torcedor apaixonado! E nao porque é português! Talvez se eu visse um argentino em vespera de Mundial; eu tb fizesse cara feia pra eles...

Por isso que digo para pegar mais leve gente. Nem sempre tem preconceito onde vcs forçam para enxergar.

Se falo de francês, sou preconceituosa. De português tb. Se eu falar aue as baleias azuis sao feias os protetores dos animais virao aqui me criticar tb??? Eu hein!

Aviso: Os proximos meses virao cheio de posts sobre futebol. Criticas, piadas, tiraçao de sarro e xingamento sobre todos os times que enfrentarem o Brasil. To avisando pro leitor que nao gosta desse tipo de assunto (futebol) nao aparecer por aqui até o fim da copa do mundo.... pelo bem da minha sanidade mental!!!!!

Sidnei disse...

Mirelle,

Que seulement les bons vents t’accompagnent !

Garde toujours effilé le verbe et aigue la plume, ce sont tes meilleurs atouts.

Ma prévisibilité ne te dit pas, toutefois, quand je passerais te faire coucou dans ton blog, même si elle te rassure que j’y passerai . . . rsrsrs

Ça a été un réel plaisir « échanger » avec toi dans cette commu que tu quites !

_____
SRJr®

Juliana Yonezawa disse...

Afff!!

Mi, adoro seus posts e consegui imaginar direitinho a situacao que vc passou.

Como nem ligo muito pra futebol, nem teria sacado que o portugues tava de cara feia por isso heheh

PS: as críticas sao de quem nao te conhece e por isso nao entendem seu jeito de se expressar.

Sou portuguesa, nao achei preconceituoso enao fiquei ofendida!

Mr. Lemos disse...

Caralho!! Tô orgulhoso de tanta polêmica! hehehehhee

Juliana Beaup disse...

Mirelle, dia 26 o tempo vai fechar aqui em Villiers....acima do mercadao portugues estara hasteada minha bandeirona do Brasa!

Ontem um amigao franco portuga me perguntou porque nao somos "amados" por la (Portugal) e porque ele como portuga françola tambem nao é......rola tese? hahahaha bjao

Maíra disse...

Boa, Mirelle! Vou lembrar disso e beber uma cerveja em homenagem a esse português recalcado no dia que a gente ganhar de Portugal! :-)

Glau Nott disse...

Nao sei pq tanta richa gente! por causa de futebol? poxa! Mas e ai essa receita q vc provou eh boa ou nao? ta uma cara boa!

Mirelle Siqueira disse...

Sidnei, merci! De coração desejo o mesmo pra você.

Japinha, não sabia que você era portuga não!!! Que povo chique esses meus amigos metade europeus!

Juliana, você mora em cima de um mercadinho português, serio??? Estende uma bandeira das grandes e desce gritando CHUPAAAA quando Kaka fizer o primeiro gol combinado? Sobre a pergunta do seu amigo, não sei responder. Me da um tempo p conhecer melhor nosso colonizadores que eu volto pra responder...

Maira! Cheers, beba por mim ai!!!

Pois é Glau, eu que sou fanatica por futebol entendo bem a cara de cu do portuga... mas pra ser sincera eu nao gostei do tal bacalhau não...

Beijocas!

Dryka Sales disse...

Oi, passando pra dizer que adorei seu blog! Me segue? Eu te sigo também *-* Beijos :*

Natalia disse...

KKKK Mi... tem gente que leva tudo a ferro e fogo hein... bem polemico o seu post !

No entanto... quem sempre sofre o preconceito fora do Brasil, somos nós brasileiros que temos: fama de prostitutas, arruaceiros, ladrões, vagabundos, burros, pobres... e por aí vai...

E como sempre, to adorando seu blog!!!

Felicidades no seu marriage!!!

Bjss mil

Hismênia disse...

kkkkkkkkkkk

Mii..vc ta ficando mais paciente ehein..é o amorrr...
Se fosse eu já tinha jogado a lata de feijão na testa dele e o pão de queijo no chão...kkkkkkk
adoreiiii o post...

beijos

Vanessa disse...

Como portuguesa, sinto-me obrigada deixar o meu comentário:

Eu acho esse Sr "TUGA" da treta, um maior idiota com dor de cotovelo!

Se quiseres, eu própria dou-te a receita do "Bacalhau com Natas" (risos!);

E acredita, felizmente existem muito poucos portugueses nesse género. Enfim...

Neide disse...

Que portuga desaforado hein? até que vc teve muita paciência!!! beijos Mirelle

anabretas disse...

Olá Mirelle!
Acabei de descobrir seu blog e estou encantada! Estou me acabando de tanto rir com seu relato (que na hora estou certa de que não deve ter sido nada engraçado)...
Realmente os franceses tem uma capacidade de serem mal humarados e o Portuga pelo visto quis incorporar o personagem local! rsrsrs
Na verdade, em Portugal o tratamento não costuma ser nada assim...em especial no norte de Portugal, quando vc diz que é brasileiro ficam logo encantados e querm vir falar com vc! Uma delícia!
Em Lisboa, por outro lado, alguns locais meio "metidos à besta" já não são assim tão calorosos com os brasileiros. Não sei bem ao certo a razão, mas já escutei algumas conversas sobre como muitos brasileiros acabam levando empregos dos locais e daí uma certa rixa...mas sei lá...
O que posso afirmar é que as risadas foram muito gostosas e que apesar de não ser devota, vou torcer para que o Brasil garanta seu retorno lá na loja do tal camarada "très sympatique"!
E olha que falo isso, mesmo tendo Portgal como meu segundo país!
Um grande beijo e parabéns

Thais disse...

Hahahah muito bom! Mas nao é todo portugues que é assim nao. Um portugues amigo meu, muito gente boa (muito mesmo, pessoa incrivel) é de Coimbra e sabe tudo do Brasil e ADORA (sem nunca ter estado por la). Acho que ele nao esta muito preocupado com o jogo, sabe por que? Porque nos vamos ganhar com certeza. Nao se preocupe que eles ainda vao ter que comer muito bacalhau pra ganhar do Brasil.
Bjs

Mariana Carrilho disse...

Como em todo o lado, existem pessoas simpáticas e outras nem por isso..
Sou Portuguesa, e moro em Coimbra.
E já referiram duas vezes aqui que gente de Coimbra é simpática :)
Coimbra é a cidade dos estudantes, por isso anda tudo sempre numa boa.

Leia também:

Related Posts with Thumbnails