sexta-feira, 7 de maio de 2010

Alugo-me eu!

Fico admirada com a criatividade do povo. Ainda no Brasil, assisti a uma reportagem sobre um tiozinho que se auto-alugava para dançar com velhinhas animadas em bailes da terceira idade. Acho genial toda vez que um malandro consegue arrancar dinheiro dos outros com trabalho honesto.

Esses dias recebi a dica de um site no minimo interessante, que parte do mesmo principio. A idéia veio de uma brasileira (claro) que enquanto morava em Londres vivia recebendo emails com pedidos de dicas de turistas que viajavam pela cidade. Muito esperta, ela logo percebeu que sua boa vontade poderia render algum dimdim. Tempos depois, ela montou esse site oferecendo um punhado de "amigos de aluguel" pelo mundo.

O conceito até que é bacana: Se você não tem um amigo no seu destino de viagem, alugue um! Assim você podera conhecer a cidade com uma pessoa que mora aonde você passa suas férias. O "amigo local" vai te mostrar aqueles cantinhos que geralmente so os nativos conhecem. Isso evitaria aquelas ciladas que nos, turistas, sempre encontramos pelo caminho. Além disso, é esse "amigo" que monta todo o itinerario, sempre de acordo com os interesses pessoais do contratante.

Teoricamente, o tal "amigo" não seria exatamente um guia turistico porque ele não tem formação na area nem esse oficio como fonte de renda principal. Pode ser um estudante que esta de bobeira, uma dona de casa em busca de reforço para o orçamento ou brasileiros solitarios que, com saudades de casa, se divertem por ai com seus compatriotas viajantes.

Confesso que acho meio bizarro precisar pagar para ter um amigo, mesmo que durante as viagens. Mas quando lembro que nesse momento minha mãe esta rodando sozinha por Roma, a idéia até que deixa de ser tão estranha. Dona Mirlene bem que ia adorar ter um coleguinha para acompanha-la aos museus, tomar um café e fazer umas comprinhas. Assim como as senhorinhas que pagam para ter a compania do pé de valsa.

Sem falar que estou dando bobeira. Depois que comecei a escrever por aqui, ja vesti os sapatos de guia, meteorologista, paginas amarelas e consultora de moda (Que tipo de roupa eu levo para passar 3 dias em Paris?) e não vi nem um tostão chegar até o meu bolso. Com todas essas informações em mãos, estou pensando seriamente em acabar com a mamata dos leitores do bloguinho que me escrevem pedindo dicas.

E então? Topa ser meu amigo?

20 comentários:

Luciene disse...

hahaha... boa Mirelle :) tem q faturar... nao esquece os 10% da amiga aqui q mostrou a ideia e o site hehehe ;)

Dani Neri disse...

Muito engraçado isso...
Bjsss

Dani Neri disse...

Mi, minhas amigas adoraram seu vestido...vc fez o maior sucesso no meu blog :)

bjusssssss

K∂riиє* Smith. disse...

HAHAHAHAHA
Vou roubar sua idéia , ou melhor, a da brasileira espertona, porque eu também recebo kilos de emails, até pedindo pra eu arrumar emprego, acredita? aposto que sim! hahahaha

Já tô pensando aqui no nome:
Ká.entre.Nós...só pagando! hehehehe

beijooooo

Mr. Lemos disse...

Putz! E eu que já estava preparando a viagem para Lyon... vou ter que esperar e juntar mais grana...

ALVES DE MORAES, Gustavo disse...

Se fosse assim ja estaria rico. Nao me incomodo de ajudar as pessoas, e ainda tenho aquele brasileiro dentro de mim que quer ser gente boa e ajudar todo mundo, mas a idéia da graninha extra nao é nada mal (tb como bom brasileiro que sou), afinal porque nao juntar o util ao agradavel!!!

O q incomoda nao é ajudar, é o provérbio "vc da o anel e o povo quer o dedo". Lembro de uma pessoa que pediu ajuda, eu ajudei e a cada vez queria mais, e eu desisti quando ela me pediu para ir aos orgaos publicos pra ela (sim, nao é pra ir junto com ela, isso nao me incomoda, mas NO LUGAR DELA resolver as pendências), isso ja é exagero, e pior, ficou p... da vida qdo disse que ela teria que ir e nunca mais falou comigo!! Como diria nosso amigo Rodrigo, hehe désolé!!!

Mirelle, tem meu voto pra montar a microempresa e ganhar dinheiro no mundo!! Ainda mais na França, onde vc pergunta algo um dia, eles dizem que nao pode ser feito, vc vai no dia seguinte e pergunta à mesma pessoa e ela resolve na hora e nem lembra da tua cara!!

Mirelle Siqueira disse...

Luciene, fechado! Manda uns "clientes" p mim que eu te repasso a comissão, hehehe!

Oi Dani! Ai que bacana, fico feliz de saber que fez sucesso. Demorei 15 minutos para escolher e foi uma pechinca.Diz ai pras suas amigas que ficar doente por causa de vestido de casamento nao esta com nada, rs.

Karine, te dou a maior força! Alias, bota a Japs e meu irmao ai na sua empresa e bora ganhar uns trocados em Dublin!

Ernani, o conceito é alugar um amigo se vc nao tiver um no seu destino de viagem. Nao é o caso, ja que sua melhor amiga mora em Lyon!!!:D

Gustavo, vc me deu uma outra ideia, porque a inicial era cobrar pelas dicas de turismo e para passear por ai com o povo, mas vc ta certo. Resolver problemas alheios tb pode render uma graninha boa, tipo o cara que dorme na fila do serviço publico pra guardar lugar pros outros ne? Tai, gostei!hahahahah


Beijocas em todos!

Leonardo disse...

Quanto dinheiro eu ja não deixei de ganhar, amor...

Pois depois de ir mil vezes nos mesmos lugares, a gente acaba aprendendo não so todos os detalhes do lugar, mas também as "estorias", as lendas e até as piadas. Coisas que quem vem pra passar um dia ou poucas horas, jamais conheceria. Fora a mão na roda que é conseguir se proteger das "pièges à touristes".
Otima idéia dessa garota!
Vi também que ela ainda não tem correspondente em Lyon, pelo menos por enquanto. Rs

Bjos

anabretas disse...

Nossa! Se eu pudesse ia agora correndo!!!!
Sabe que achei essa idéia maravilhosa!
E olha, se vc estivesse em Paris e não em Lyon eu teria já uma clinte para você!
Sério mesmo!
Minha avó todo ano vai para Portugal, de onde é nossa família e ela (que fala somente português mesmo), morre de vontade de ir à Paris, mas não tem coragem por conta da língua e falta de companhia. Como na época em que ela costuma ir pra lá (agora a partir deste próximo mês), ninguém consegue acompanhá-la, ela acaba não realizando esse pequeno sonho que pode parecer muito fácil para os mais jovens (que via de regra, hoje em dia, sabem falar alguma outra língua), mas que para ela (apesar de ser muito jovial e ativa), fica difícil...
Sua idéia é incrível e acho que dá jogo hein? rsrsrs
Beijos

carlos henrique disse...

Existe esse projeto tb

http://www.couchsurfing.org/

as pessoas oferecem o "sofa" para que outras possam dormir...mas nao é um "hotel" gratuito, a troca de cultura, amizade, faz parte do pacote... e mesmo que vc nao possa hospedar as pessoas, vc pode se oferecer pra sair com elas, tomar um café, enfim, fazer tudo isso que vc falou...sem pagar... é muito interessante e legal... conheço muita gente que ja fez(a Iara ficou em Montpellier assim)...

outro legal é o freecycle... é um grupo do yahoo, vc se cadastra (eles aprovam) e vc pode oferecer ou pedir coisas...quando cheguei aqui, consegui um colchao, uma mesa e duas cadeiras assim...é muito legal tb...

isso tudo ai faz a gente refletir as relaçoes de consumo e etcs...

abraço

CH

Mirelle Siqueira disse...

Amor, precisamos desenvolver nossa empresa. Somos bons amigos, temos boas dicas de Lyon e estamos prestando serviço de graça. Maos à obra!!

Ana, esse projeto do amigo de aluguel existe em Paris viu? Da uma olhada no site deles pq eu realmente acho a ideia genial. Minha mae tinha o mesmo medo da sua avo, mas um dia cansou, comprou uma passagem e desembarcou em Paris. Ela conta que ficou horas e horas sentada num banco no aeriporto pq nao sabia como sair dali nem como comprar um croissant. Dai ficou observando ocmo os outros faziam, o que eles falavam ate conseguir criar coragem p pedir um pra ela. Depois, pegou um taxi, mostrou o endereço pro moço e foi pro hotel. Sem falar nadica de frances. Ela ainda tem um medinho de viajar por ai, mas agora ta tendo coragem e esta na Italia. Falando serio, ajude sua avo a realizar o sonho dela, entra la no site pra ver direitinho o esquema.

Caique,o CouchSurfin é bacana mesmo, ja escrevi um post sobre ele aqui no bloguinho:
http://13anosdepois.blogspot.com/2010/01/ofereco-meu-sofa.html

beijocas em todos!!

Karol Nascimento disse...

Esses brasileiros são "foda""". Adorei a idéia!!!

Juliana Yonezawa disse...

Sensacional a idéia!!!

Eu ja poderia estar milionária...

Nao deixa isso ser so um post, nao! Ponha a ideia em pratica porque aposto que depois tera mais um montao de historias legais pra contar!!

Beijão, Ju

Natasha Ulmer disse...

Quem diria que sua mae um dia ja ficou sentada num banquinho do aeroporto em Paris por horas porque nao sabia falar francës... Nem parece a mesma que encontrei alguns meses atras falando francês com as senhoras da brocante! Ela tentando falar francês, as senhoras prestando atençao e no final se entenderam e ficavam batendo papo! hehehehe

Paulinha disse...

Eu quero! Eu quero ser sua amiga! Qto vc cobra de mim??? heheh

Mirelle Siqueira disse...

Ju, nao pões pilha que eu acabo cedendo hein?

hahaha, bem lembrado Nstasha, minha mae agora é praticamente uma francesa. Ja ja vira italiana, espanola, hungra e vai conquistando o mundo..ô belezinha!

Paulinha, eu é que devia pagar pra ter vc como amiga. Hoje em dia, gente como você é raro existir!!!

beijocas meninas!

Gianna disse...

Mirelle vou fazer propaganda deste teu serviÇo na proxima ediçào do meu blog: http://dicasitalianas.blogspot.com (eu sou tb mais uma guia turistica non profit)
Jà haviam comentado comigo esta idèia mas achei o titulo de alugar um amigo super original. Boa Sorte

Claudia disse...

MIRELLE,
Estou sempre por aqui desde que descobri seu blog no CP.Adorei sua love story, e as fotos não tenho palavras... Pena não ter visto in loco, que dia foi o casório. Vimos um casamento em uma pequena praça em frente ao Carnavalet,toalhas na grama, convidados em perfeita sintonia, os noivos dançavam e para completar o quadro apareceu um violonista e ficou tudo ainda mais perfeito. à saída uma lambreta cor de rosa toda enfeitada, aguardava os noivo. Temos um grupo que estuda Cultura e Civilização Francesa. Acabamos de chegar (7 mulheres) de uma viagem 9 dias em Paris, 9 dias no Perigord. Alugamos um Gite e todo dia saíamos pelos 4 cantos da região. Planejamos durante um bom tempo esta viagem e foi tudo excelente. Estamos pensando em ir para Lyon em nossa próxima empreitada que deve ser em abril de 2011. Você poderia nos dar umas dicas de cidades, enfirm ajudar como e quando puder?.

Ana Terra Borboleta disse...

Eu topoooo... aliás... eu e meu namorado estamos indo pra França em Agosto... não conhecemos nada, não temos amigos aí e nems equer falamos Francês... quer ser minha amiga??? Hehehe... (falando sério)!!!

Esse é meu blog: www.pararoseparaloucos.blogspot.com

Mirelle Siqueira disse...

Gianna, a idéia é bacana mesmo ne? e merece ser espalhada!

Claudia, obrigada. Mande seu email que te encaminho um email com algumas coisas interessantes para fazer aqui em Lyon. Você vai adorar a cidade!!!

Oi Ana! Vc e seu namorado vao passar so por Paris? So viagem ou morar? Meu serviço ainda nao é sério mas o site do Rent a local friend oferece serviço em Paris, entra em contato pq eu acho que vale muito a pena!!!

Beijos meninas!

Leia também:

Related Posts with Thumbnails