domingo, 23 de maio de 2010

Metallica em Lyon

Eu nasci no tempo certo. Nasci no tempo do Metallica, do Nirvana, do Iron Maiden, do Guns. Nasci a tempo de conhecer musica boa. Por causa desses cabeludos metaleiros, minha adolescência foi mais bacana. Um outro cabeludo também contribuiu muito para a minha felicidade aos 15 anos, com paixão e musica. Quando namorei o Léo pela primeira vez, em 1996, ele tinha os cabelos grandes, dois brincos na orelha esquerda e fazia cover das melhores bandas de rock quando se juntava para tocar com os amigos. Nunca faltavam Enter Sandman, Nothing else matters nem Fade to black no repertorio.

Hoje, o Metallica acordou Lyon. A cidade, geralmente morta aos domingos, recebeu a banda que marcou a minha vida e a do Léo. Pudemos escutar todas essas musicas mais uma vez.

As performances incriveis de James Hetfield e companhia me fizeram voltar no tempo. A pegada continua forte e eles ainda são os melhores. Não fossem as ruguinhas do James, eu nem me daria conta de que passaram-se tantos anos.

Se ele não é mais o mesmo, eu também não sou. O tempo passa na mesma velocidade para todo mundo - embora uns o aproveitem melhor que outros. Ja não tenho o mesmo fôlego para pular duas horas sem parar nem para sacudir a cabeça durante os solos de bateria. Mas não fui so eu quem perdeu o pique. Poucos arriscaram tirar os dois pés do chão. A maioria balançava gentilmente a cabeça enquanto tocava suas guitarras imaginarias.

Dei falta dos pirralhos cabeludos e cheios de espinhas que eu costumava encontrar nos shows de rock 10 anos atras. Ao meu redor, so tiozinhos barrigudos, com sapatênis nos pés e uma tatuagem ou outra meio apagada nos braços. Também vi muitos protetores de ouvidos, mas isso eu acho que é frescura de francês, ja que nunca vi no Brasil alguém se atrever a ir a um show de metal protegendo as orelhas.

Tanto sapatênis significa que o rock esta envelhecendo. Quando lembro que no MP4 do meu sobrinho, de 14 anos, tocam as musicas que estão na novela das oito, isso fica ainda mais evidente. Outro dia perguntei se ele queria vir para a Europa em outubro para ir conosco ao show do U2 em Roma e ele me perguntou quem era U2. Eu quis morrer! Meus idolos não são os dele e parte da culpa é minha, que permiti que os lixos modernos tomassem conta dos ouvidos do menino. Existe tanta porcaria por ai que tem ficado cada vez mais dificil apertar o play. Ainda bem que os "velhotes" seguem firmes e fortes (uns nem tão firmes assim) na estrada. Apesar de me lembrarem que eu também estou envelhecendo, eles mantêm viva de alguma forma a menina que colecionava posters nas paredes do quarto.

22 comentários:

Leonardo disse...

Amor, nossa viagem no tempo de hoje foi sensacional! So é estranho ver que não existem mais moleques cabeludos metaleiros, como este da foto, nos shows de rock de hoje. :-)

Conto com vc pra continuar essa caça aos shows dos nossos idolos de adolescência enquanto eles ainda tem saude pra subir nos palcos! Que venha o U2!

Te amo!

Nina disse...

Adorei o seu blog! Moro na Suiça e gostei muito da forma como você escreve e descreve tudo por aqui! Recomendei o seu blog no meu twitter e formspring, tem problema? Felicidades para você! :)

Alania Caroline disse...

Muito bacana este post, Mirelle. Realmente é uma grande vergonha alguns jovens nem sequer ouvirem falar de bandas tão bacanas como as que você mencionou.

Apenas devo discordar de um ponto no comentário do Leo: talvez não existam mais metaleiros cabeludos no sudoeste ou centro-oeste do país, ou até em Lyon mas... aqui nos cursos de engenharia da UFCG em Campina Grande, PB é praticamente regra ser metaleiro, e cabeludo. rsrrsrs

Ser e amar metal é o que nos torna diferentes dos forrozeiros dos cursos da área de humanas. Tribos e mais tripos que se formam na universidade e também nos colégios pela cidade...

Hoje ser roqueiro, no Nordeste, é romper barreiras dos estériotipos. Não que eu seja fã da Pitty, mas já é um grande salto ter entre os baianos alguém que não cante axé ou pagode (argh!).

Sniff queria ver de perto Metallica.

ihuuuuu

Grande abraço ao casal mais lindo (Mi e Leo).

carlos henrique disse...

Poisé, perdi essa :( quando fui comprar a entrada, ja nao tinha mais... deve ter sido um show e tanto !!! passei minha adolescencia inteira ouvindo e tocando metallica, ir a um show seria massa de mais... mas bom, deixa pra proxima hehehe

abraços

CH

K∂riиє* Smith. disse...

Declaração de amor ao rock bom, que como se vê, envelheceu, mas não morreu.

Esse nunca foi meu estilo favorito, mas gostava de uma música ou outra e continuo gostando, tenho sentindo uma mudança bem grande na qualidade musical nos dias de hoje, okay, new kids on the block sempre existiram, mas acho que agora o negócio tá demais.

Vamos rezar para a alma dessas crianças e que com um milagre eles tenham contato com música de melhor qualidade.

P.s.: Adorei a mãozinha de vocês ! hahahah

beijoca

Glau Nott disse...

nossa amo metallica tambem, eles vieram em newcastle ano passado e foi mt mt show, tb so fa desde pequena, eles sao 10! uma pena q n pode entrar com camera em shows aki, dai tirei foto do celular bem de longe =(

Myria Cabanach disse...

Metallica rocks!!!! Os vi em Recife e foi super delirante.

Esse sabado também estivemos em um concerto de rock: SCORPIONS!!!! Que estão fazendo a ultima tournée deles antes da aposentadoria. Foi super legal, ver os carinhas ao vivo e toda energia que Klaus Meine, do alto de seus 62 anos ainda tinha, sem falar nos outros.
Senão, no concerto tinha bastante criança com protetores de ouvidos enormes, muitos adolescentes e claro, a galera da meia-idade que não deixa o rock morrer.

O rock não pode morrer minha gente.

Valeu pelo post Mirelle, abração pra vc.

Fernanda disse...

Eu tbm passei por esse periodo METAL. Amo Metalica, Guns, Skid Row... mas nao tenho a sorte que vc tem de ter o seu marido nascido na mesma época rsrsrs pra curtir esses monmentos juntos.O meu marido alem de ser Frances anti-americano tem 11 anos a mais do que eu e nem conhece essas bandas...tem dia que fico olhando os clips no youtube...nostalgia total rsrsr

Blog da Pandinha disse...

Acho que foi um dos posts mais engraçados. Mas engraçado para mim, que detesto rock, quanto mais tranquilinha for a música, melhor. É um dos meus lados "sou mais velha que minha geração". Gosto de MPB, gosto de samba de raíz, gosto de música caipira (não de sertaneja, caipirona mesmo, do tipo INEZITA BARROSO)...kkkkk... meu som dançante favorito? ANOS 70. Mas marido e filhote AMAM rock. Nem tudo precisa ser perfeito...rs... beijokas, até o próximo show!

Mirelle Siqueira disse...

Caique, nos tb nao conseguimos comprar no dia, ja tinha acabado. Dai fizemos a loucura de comprar pelo Ebay pagando o dobro do preço inicial. Valeu a pena, nao é todo dia que os deuses tocam no quintal de casa ne?

Ursula, eu tb amo tudo isso ai que você falou!! Alias, eu curto todo tipo de musica menos reggae. tenho implicancia com musica de maconheiro vagabundo, nao sei pq, rs. Mas se o seu filhote curte rock é sinal de que o pai dele esta fazendo um bom trabalho e nem tudo esta perdido!!

E que delicia ver que tenho tantas leitoras apaixonadas pelo metal como eu!! Bons tempos, diz ai galera?

beijocas

Mirelle Siqueira disse...

Ops, esqueci de perguntar Myria, SCORPIONS??????? Deus do céu,isso ainda existe? Hahaha, que maaaximo!!! O bom de morar aqui no velho continente é poder aproveitar esses shows incriveis diz ai? Mas falando serio, o que diabos são os protetores de ouvido??? Eu nunca tinha visto isso em SP! Entao é mesmo comum em todos os shows? Meu ouvido ta zonindo ate agora, uma merda. MAs pelo menos me faz lembrar o tempo todo que ontem eu curti um show de rock, faz parte do pacote né nao?

Alania, nao sabia que a rixa entre cursos chegava ao ambito musical tb, hehhe. Eu sou de humanas mas nunca escutei forro, mas o Leo que tb é de exatas, diz aqui que o metal domina nessa area mesmo! Ainda bem que casei com um engenheiro de bom gosto ne?rs


Glau, no nosso ingresso tb tava escrito que nao podia levar maquina, ficamos com receio, mas acabamos arriscando e entramos de boa! Fizemos videos incriveis!! Ainda bem que deu certo!

Fernanda, 11 anos nao é muito. Se ele nao conhece essas bandas deve ser pq nao curte o tipo de som, nao pela idade. Aumenta o volume do youtube ai e bota o velho pra pular!!!rs

Karine, New kids ainda era melhor que essas boybands cretinas de hj em dia. Nao deixa teus filhotes ouvirem musica de modinha nao, toca Raullllllll!!!


beijocas meninas!

Doce Design disse...

Mirelle

amei seu blog...temos a mesma idade (eu acho) e eu amava metallica e chorava ouvindo One com o Bono rsrsrsrsrs agora esse negocio de protetor de ouvido..aff. pura frescurice né?
bjs
to te seguindo
Lila

Mr. Lemos disse...

Boa, irmãzinha. Engraçado que eu sempre soube que vc curte rock, mas nunca consigo te imaginar ouvindo. Assim como o Léo tem uma voz que não é do corpo dele (acho que ainda não contei isso pra vcs), vc tem um rosto que não é do seu gosto musical. Ou vice-versa.

Mr. Lemos disse...

PS: eu gosto de tudo isso que vc e a Ursula falaram, plus música de maconheiro vagabundo...

Leonardo disse...

O cunhado, que historia é essa de voz que não pertence ao corpo?

Vini Carvalho disse...

Que blog badalado, hein!

Dá-lhe Metallica, dá-lhe U2!
Quero ver se vou no show do U2, o foda é que tá 200 euros!
=/
Tomara que quando eu estiver aí ainda tenha ingressos...

Ana Flávia disse...

Meu Deus! Adoraria assistir o show do U2 com vcs! Q inveja das boas..rs.
Qdo tiver o show do Coldplay aí, avise, quem sabe um dia não dá certo e eu tento compensar com muita satisfação o show que perdi aqui no Brasil..snif!
Grande beijo com saudades!
Ana Flávia

Mirelle Siqueira disse...

Oi Lila, seja bem-vinda. Idade é o de menos, toda menina apaixonada ja chorou ouvindo One!!!

Irmaozinho, eu e o Leo ficamos encafifados aqui com esse seu comentario. A minha parte eu ainda entendi, mas a do Léo...

Oi Vini, vc esta procurando ingressos pra que show? Nos vamos em Roma pq viajar aqui dentro eh barato.Mas nao pagamos 200€ no ingresso nao, foi mais barato!

Aninha, saudade de vc por aqui, sumida!!! Vc curte Coldplay é? uai, vou cruzar os dedos pra eles tocarem logo por aqui entao, dai a gente mata essa saudade!!!

beijocas!

Jessica Scaléa disse...

Nunca fui fã de Metallica, mas hoje ouço bastante com o meu marido que ama... Em compensação sempre adorei U2, ao passo que ele gosta, mas nem tanto assim.
Mas em outubro do ano passado pudemos satisfazer o gosto dos dois.
Fomos a um show em NY que foi em comemoração pelos 25 anos do Hall da Fama do Rock. No mesmo show cantaram: Aretha Franklin, Jeff Beck, Metallica e U2.
Com participações especiais de: Lenny Kravitz (com a Aretha); Buddy Guy e Lou Reed (com Jeff Beck); Ozzy Osbourne e Sting (com o Metallica); e Annie Lennox, Bruce Springsteen, Black Eyed Peas e (nada mais nada menos que) MICK JAGGER (que cantaram com o U2).
Com essa descrição, já dá pra ter idéia do que foi o show, né?! Inesquecível mesmo!

Mirelle Siqueira disse...

Ai Jessica, to me roendo de inveja aqui!!!! Que deliciaaa de show! Eu vi o U2 em Sp em 2006, mas ve-los em Roma é mais divertido, acho. To doida pra que outubro chegue logo. TB estou à caça dos shows do Iron e do Guns, quem sabe ne?

bjo

Renata Bertolucci disse...

Fiquei com MUITA inveja de vc, garotinha malvada!!!!
Mas o bom é isso: ingressos do show do Metallica - xx euros; passar inveja virtual aos probres mortais - NÂO tem preço rs,rs!!!
Olha, também fiquei de cara qdo seu sobrinho comentou quem era U2??
Tem que "aplicar" este garoto hein, antes que seja tarde demais rs,rs
Tenho uma filha de 11 anos. E ela escutava Red Hot aos 7 anos e hoje AC/DC e neste fds ela comentou comigo que "Metallica é bom demais",rs,rs..
E olha que sou da terra dos sertanejos: Goiânia rs,rs..
Como qualquer criança, basta deixar música boa perto que logo,logo elas se interessam!
beijos
ah,sempre li seu blog mas este é o 1º comentário. putz vc pegou pesado com Metallica

Mirelle Siqueira disse...

hahahahaha, oi Renata! Po, sua filha é do meu time! AC/DC e Rer Hot desde pequena? YEAH! Sobre goiania, isso ai é bom demais, e ate de sertanejo eu gosto sabia? So o tal do Reggae que nao me desce mesmo!
ÔOOO trem bão o tal do goias sô! (mineirinha falando).

Escreva sempre! beijos

Leia também:

Related Posts with Thumbnails