terça-feira, 11 de maio de 2010

Se depender da alma do negócio...

Sabe aquele papo de que confiança em excesso pode colocar tudo a perder? Ou os franceses levam o ditado muito ao pé da letra ou realmente estão se lixando para o Mundial. Fiquei chocada com o pouco caso dispensado à convocação dos jogadores que vão defender os Bleus na Copa do Mundo. Como o Brasil também anunciou hoje a sua lista, pude comparar as diferentes maneiras de midia e povo lidarem com essa instituição sagrada que é o futebol.

Do lado de ca do oceano, com minhas 5 horas de fuso horario, acompanhei o clima tenso em torno da lista mais esperada dos ultimos quatro anos. Na hora marcada, programação interrompida, apresentadores uniformizados e comentaristas à postos. Um verdadeiro circo. Eu roia as unhas, como se esperasse ver o meu nome entre os dos 23 guerreiros que vão defender o Brasil daqui a 30 dias. Francês nenhum entenderia.

Léo chegou do trabalho apressado, jogou sua pasta no chão e foi logo ligando o computador para saber quem eram os escolhidos ("Adriano, Adriano?" Perguntava o flamenguista apaixonado). Depois de constatar que seu imperador não vai entrar em campo, relaxou e disse: - As oito horas sai a lista da França, vamos ver quem o mané do Domenech vai chamar.

Parece que o tal treinador é um dos caras mais odiados por aqui. Lhe falta carisma, mas por sorte ele acaba conseguindo bons resultados, dai vai ficando no cargo. Qualquer semelhança não é mera coincidência. Dunga segue pelo mesmo caminho, mas sei la porque diabos, confio nele.

Oito horas e eu esperando o circo francês, que não chegou. O jornal entrou no ar e depois de uma duzia de matérias sem graça, o treinador apareceu sentado na bancada do "20 heures" (O 'Jornal Nacional' daqui) e durante sua participação, que não durou mais que 5 minutos, anunciou seus convocados. A aparição mais sem graça que ja foi ao ar, arrisco dizer.

Não teve coletiva, nem 500 jornalistas, nem telão como no Rio. O francês que levantou no final do jornal para ir ao banheiro, provavelmente não sabe até agora quem vai defender seu pais na Copa do Mundo. Talvez não saiba nem que vai ter Copa do Mundo. Ainda não encontrei um filho de Deus desfilando as cores da seleção francesa pelas ruas. Não tem faixas espalhadas pela cidade, não se fala sobre o assunto. A não ser nas campanhas publicitarias.

È verdade que minha area é outra e que entendo muito pouco de marketing, mas devo dizer que achei muito esquisita a criatividade francesa usada para aumentar as vendas em época de Mundial. Duas grandes redes de eletrônicos destacam em letras garrafais o anuncio mais ou menos assim: "Compre sua televisão ou computador aqui! Se a França ganhar, devolvemos o seu dinheiro."

Ahn????? Isso é que é suporte hein? Se eu fosse jogador, me sentiria obrigado a vencer so para dar prejuizo a essas empresas (ok, não so, mas também). Porém, como ninguém aqui em casa é boleiro, nos resta tirar de vez a França das nossas bolsas de apostas. Não que antes ela fosse uma das favoritas (afinal, se classificou na bacia das almas com gol de mão), mas se nem os proprios acreditam que é possivel, quem sou eu para discordar?!


*Para ver as listas, joga no Google pô!

27 comentários:

Leonardo disse...

Se bobear a Federação Francesa de Futebol esta financiando estas promoções pra ver melhora a popularidade do "sélectionneur".

Bjos amor

PS: Não teve Adriano, mas teve Kleberson, ta valendo!

Luana Cunha de Melo Bezerra disse...

É Mi...
Aqui no Brasil o jogo do bicho furou total: nem pato, nem ganso, nem baleia (Ronaldo!)rs...Ops! Vc ainda é corinthiana?
Só deu gato: Kaká como sp, figura confirmadíssima!Adorei! São-paulino de berço e coração!
Rogério Ceni: tá fora... de novo!Snif!
O importante é o clima de copa!
Adoro seu petit blog! Bjs, Luana

Blog da Pandinha disse...

Luana me deixou tão feliz com suas lindas e sábias palavras que foi por água abaixo o que comentaria antes...

Paulinha disse...

Sua pequeninha, vc é ótima! Sempre me deixa orgulhosa!

Muitos beijos e saudade sempre!

Dani Neri disse...

Oie, af aqui no Brasil é um circo mesmo, acho incrível as pessoas falarem mal do Dunga e não respeitarem a decisão dele, só sei q se o Brasil perder ele será crucificado...e se ganhar será ovacionado... rs bjusssssss

Myria Cabanach disse...

Ouéééé, ces français sont très bizarres...

Senão, no que toca a seleção brasileira fiquei contente com a lista do Dunga, principalmente por ele ter "resgatado" o Grafite que é gente fina. Quando ele jogava em Le Mans sempre rolava churras com a galera brasileira por la e ele ia com a mulher, filhas, segurança, primo, sogra, cachorro e gato... se ele é bom jogador não sei, mas o cara é gente fina! :)
Infelizmente não conheço praticamente ninguém da famosa lista dos selecionados brasileiros, ja que nunca fui muito futebol. Maaaaaaaas, fiquei meio decepcionada por ele não ter escalado o Ronaldinho gaucho, powwww, quando eu sai do Brasil ele era O CARA!! Alguém explica??

Voilà, ja escrevi demais...
Mirelle, duvido que a Saturn venda mais televisão do que o normal... afinal os franceses são pé no chão e sabem que certo milagres não se repetem 2 vezes no mesmo século.

Brenda Tavares disse...

Como sempre no Brasil, todo mundo tem um Q de técnico da selação, critica, mas na hora que ganha esquece tudo o que havia dito e apoia kkk!
Concordo em parte com a lista do Dunga, queria saber por que Pato não foi chamado? Ronaldinho foi aquele drama e no fim das contas tá na lista de reservas...
Kaká eu acho que não deveria ir, tá meio bixado sem jogar direito no Real, sei lá, tenho minhas dúvidas quanto ao seu resultado.
Lucio aqui na Italia tá dando show, acho que será um excelente capitão, de muita raça!
Júlio meu goleiro lindo (meu marido me acaba), sou louca por ele. Espero que a gente consiga essa taça.
Aqui na Itália mesmo com a selação tendo sido a última campeã, não tem muito clima tb não, ruas pintadas, bandeiras, gente falando do assunto? O povo tem mais oq fazer... Mas eu gosto é do nosso jeito apaixonado de esperar pela copa. Sou brasileira 100%, adoro todas as nossas manifestações, sejam elas publicitárias ou não kkk
Tomara que nenhum time Africano nos dê dor de cabeça...
Xau!

Glenda Dimuro disse...

Aqui na Espanha tb tem dessa de devolver o dinheiro da compra de TVs se a seleção ganhar!!! hahaha...

Leandro Wirz disse...

Mirelle, sou marqueteiro e adorei o humor da campanha da loja de eletrônicos, embora seja irrealizável por aqui.

Como sugestão, leia o que escrevi sobre a convocaçao brasileira: "A pátria descalça"

O endereço é www.mardecoisa.blogspot.com

Amanda disse...

Eh verdade que não teve circo, mas teve recorde de audiência do jornal! Meu cheri passou a semana toda falando dessa tal lista... E parece que o cara tinha dito que ia dar a lista definitiva mas deu 30 nomes, em vez de 23, então a lista definitiva ficou pra depois.

carlos henrique disse...

como diria um amigo meu : "das coisas inuteis, o futebol é a mais importante" hehehe

vale lembrar que em 1998, a França tava um lixo (tipo agora) antes da copa...e ganhou o troço....

vale lembrar tb, q o Dunga ganhou tudo o que podia nesses 4 anos... vamos dar um crédito pra ele...

Meu colegas franceses do trampo estao todos comentando, e o comentario mais presente é "que merda de time é esse do Brasil"? hehhehehe

abraços

CH

Mirelle Siqueira disse...

Luana Luana, ja chega me esculachando ne? heheheh O pior é que eu gostei da lista do Dunga... e sobre o clima da Copa, adoro tanto que to indo ver as finais no Brasil, espero que o Brasil as dispute ne?

Ursula, mala! hehehe, quais eram os comentarios?

Paulinha amor meu, fico toda contente de ver vc por aqui!

Oi Dani, vamos torcer então para que ele seja ovacionado ne? Eu gosto do jeitao marrento do cara.

Ahhhh Myrian, quer dizer entao que vc é amiga do boleiro hein? MAssa demais. O Leo conhece o Cris que joga aqui no Lyon mas que nao foi convocado. Em compensaçao o Michel Bastos foi, mas esse a gente nao conhece...ou seja, nada de churrascos, rs!

Brenda, fique tranquila. Se algum time africano nos der dor de cabeça eu desisto do Brasil e passo a torcer pro Japao. Serio, a primeira fase ja ta garantida. Ah! Tb sou fanzona do Lucio!

Glenda, jura? Eu tava ate achando que a Espanha corresse por fora. Pelo visto, os marketeiros nao acreditam muito ne? Menos mal, um a menos para atrapalhar a seleçao canarinho.

Oi Leandro! O humor eu gostei tb, mas gostei ainda mais de ver os proprios assumirem que nao sao capazes de chegar a final.(sim, pq ngm gosta de rasgar dinheiro a toa ne?)

Oi Amanda! Jura que teu cheri fala sobre o assunto? Po, manda o email dele, to doida p bater um papo sobre futebol com algum frances que se empolgue com o assunto e que saiba falar outra coisa que nao sobre a copa de 98!

Caique, nao vou esquecer nunca essa frase linda que vc mandou! SENSACIONAL! Melhor falar de futebol que sobre o tempo que faz la fora ne nao? Hj no elevador a senhora me disse que estava frio, eu logo mandei, pois é, a senhora viu que o Benzema nao foi selecionado? Ela ficou me olhando com cara de assustada... hahahahah

Mirelle Siqueira disse...

Amor, voce ta no lucro. Nao tem sinal nenhum de corinthians nessa seleçao...snif.

te amo!

Glau Nott disse...

vixi so muito leiga nesse assunto futebol, copa.. minha empolgacao eh zero hehehe, soh sei q eu sou palmeirense haha.

Bom mirelle se vc pediu um conselho de amadora e apaixada por fotografia la vai: as melhores sao Canon e Nikon, ja usei outras marcas genericas e estou satisfeita de ter escolhido a Canon, principalmente pq o poder da lente eh mt bom. Escolher tambem vai depender do seu bolso, tem varios modelos otimos por precos bacanas.

bjo

ALVES DE MORAES, Gustavo disse...

A pedidos da autora, seguem meus comentarios:

Antes de tudo, o melhor momento de cada convocaçao:
Brasil: A sequencia de foras que o Jorginho deu nos jornalistas devido as perguntas que foram ridiculas!!! O Cara é foda, mandou muito bem!!!
França: A apresentadora comenta "Entao, estamos com Domenech em sua ultima participaçao como treinador da seleçao francesa..." e ele imediatamente arregala os olhos e diz: "Ah bon???" do tipo "Ah é???"... kkkkk, LOL, MDR, hahaha, etc.....


Vamos a seleçao do Brasil: Sinceramente, com o Dunga fomos campeoes da Copa das Confederaçoes, Copa américa e 1° lugar nas eliminatorias, acho que o anao mudo merece pelo menos a nossa confiança!!! Tudo bem, nao merece confiança na lingua portuguesa, dava pena do cara falando e até ele reconheceu isso!!! Outra opiniao pessoal, a Dupla Dunga/Jorginho foi, na minha opiniao, o centro da inteligencia dentro de campo em 94, o que o Dunga comentou sobre alguns jogadores dessa seleçao durante a entrevista foi exatamente o q aconteceu, ou seja, o cara sabe o q faz, se nao der certo nao deu, mas ir sem a confiança da propria torcida é foda!!
Tb acho chato demais ficarem perguntando por quem nao foi, principalmente por motivos de indisciplina, o q parece meio obvio. Tb é chato ficar so perguntando sobre quem A MIDIA (foi mal, Mirelle apresentadora de jornal esportivo) ficou garantindo presença e acabou nao indo, como se ela decidisse tudo. Porque nao perguntaram ao Dunga o motivo dele nao escalar o Zequinha Boca de Caçapa, do Clube recreativo dos pés descalços da Vila Mocoronga, o cara tb ta fazendo muito gol na Copa da Varzea la em Deus me livre do bagaço do Norte, acho isso tao injusto com um craque como ele!!! E o cara tem 17 anos, e se o Pelé foi em 58 e o Ronaldo em 94, todos os dois com a mesma idade, porque nao ele??

Vamos ao Marketing na França (até pq to desinformado se no Brasil existe algo parecido): A Saturn foi é esperta, o MAUVAINECH (apelido carinhoso que dei pro técnico da França na época da Eurocopa) gosta de convocar colegas da turma dele de colégio, e até que desta vez ele resolveu chamar a criançada pra ir pro parque, nao conheço todos, mas (com exceçao da falta do Benzema na lista) quem conheço foi bem convocado, levando na zoeira da pra dizer até que tem bastante diversidade quanto aos jogadores(até jogador de handball na equipe), mas venhamos e convenhamos, a França nao tem equipe nem pra chegar nas quartas de final, ja vai ser dificil chegar nas oitavas e voltando ao assunto inicial a Saturn nao vai ter prejuizo algum na promoçao dela. No entanto a Go Sport reembolsa (em forma de vale compras) um percentual do valor da compra da camisa de qualquer equipe se esta chegar pelo menos nas quartas de finais, chegando à 100% do valor se for campea. Isso sim é um risco, e logico que tive que participar!!! hehehe

Agora sinceramente, é parar de reclamar porque o imperador (que ta mais pra rei mômo) da indisciplina e novo protagonista da cançao "treinar pra que?? se eu ja sei o que fazer" ou porque nao chamaram o garoto Neymar (nao vai faltar oportunidade pra ele e jogar bem no Santos nao significa jogar bem na seleçao, se bem que acho que seria uma grande revelaçao) nao foram e comemorar que a seleçao esta teoricamente definida e torcer pela copa, afinal quem foi é capaz de ganhar e pronto. Mas quem nao quiser torcer tem todo o direito, porque sinceramente estamos querendo decidir futuro de quem? Desses sujeitos milionarios que so sabem jogar bola? E os outros problemas, com certeza mais importantes que a convocaçao do Dunga, acabaram? é so ter algum evento no Brasil pra tudo ser esquecido... Mas bom, isso é polêmico demais, nao pode ir pro blog... BRASIIIL, ê ô!!! Ainda me lembro da dificuldade do Casseta e Planeta pra criar musicas pro Hexa: Essa copa a gente anexa, rumo ao hexa! A coisa esta complexa, rumo ao hexa!!!

Nossa, obrigado à quem aguentou ler até aqui, que porre!!!

Luana Cunha de Melo Bezerra disse...

PARA SABER MAIS SOBRE AS CONVOCAÇÕES DO DUNGA, CLIQUEM NO MEU BLOG. LÁ VCS ENCONTRARÃO UM TEXTO ENGRAÇADINHO SOBRE O TEMA:
http://luanices10.blogspot.com/2010/05/rumo-hexa-confusoes.html
BJS
AGUARDO COMENTÁRIOS

Lara disse...

Sinceramente, poderia ter uma campanha desta aqui no Br, eu nem ligaria de comprar uma nova TV. Por isso que eu adoro os franceses (momento satcástico).

Bom, muito bom, seu blog. Parabéns.

Mr. Lemos disse...

Acho que eu vou morrer e não vou ter cansado de comemorar cada derrota da França no futebol. Se tivesse dinheiro, eu daria tv de graça pra todo mundo ver os bleus se f*****! Depois de assistir da arquibancada os cornos matarem o Brasil em 2006 e ter visto no pub os malditos roubarem a Irlanda esse ano... só me resta torcer contra...

Simone - blablabla 2Go disse...

Oi Mirelle, gostei muito do seu blog e da maneira que voce escreve, vou linkar ok?
Eu moro atualmente na Holanda e antes daqui morava em Paris, ler o seu blog da ainda mais saudade, saudade boa.
Bjos e tudo de bom.

Mirelle Siqueira disse...

Eita Gustavo! Isso é que é comentario hein? hehehe, nao sei nem por onde começar, mas acho que em geral eu concordo com vc. Esse papo de ficar famando mal do Dunga nao ta com nada.

Lara e Simone, sejam bem-vindas ao bloguinho e voltem sempre!

Irmao, to contigo e não abro. Torcer pra França não rola!

Beijocas!

Mirlene disse...

Filha,

Por aqui em Portugal existe uma propaganda de um banco ironizando a esperança dos portugueses vencerem o Brasil dia 25/6 e mostrando que certeza mesmo é o rendimento que tal banco oferece aos aplicadores, usando o Ronaldo (deles) para tal marketing. Mesmo assim, já ouvi comentários de populares que o Ronaldo (deles) vencerá o Brasil. Sonhos de conquistadores!

Grupo Mãos Dadas disse...

olá!
muito obrigado pela dica de Roma, vou acompanhar o site
abraços
(e boa sorte na Copa, ainda estou perguntando: ronaldinho? ronaldinho?????)
Adriana Dias

K∂riиє* Smith. disse...

Eu odeio o futebol frances, por razões brasileiras e agora principalmente irlandesas, espero do fundo do meu coração que o time da frança (assim na minúscula mesmo)se ferre.

Quanto ao Brasil minha amiga, apesar de não entender( e nem querer)quem merecia ou não entrar a gente fica na torcida e se eliminar o seu país aí, tá de bom tamanho.

Alessandra Mosquera disse...

Olá! Como disse a Glenda, aqui na Espanha também existe a mesma promoçao, e se eu nao me engano, na mesma loja, a Saturn. Nao sabia que aí também tinha Saturn!
Nem sei se aqui já anunciaram os jogadores escalados... fala-se muito pouco sobre a Copa, ainda estamos em clima de Liga, entao... mas olha, essa coisa de brasileiro, de encarar a Copa do Mundo como o Mega Evento do Ano, só existe aí, eu acho. Coisa de quem ganhou cinco vezes, hehehe.

VISION DE ARLEQUÍN disse...

viva México

un gran saludo desde algún insípido lugar de México...

Bonito blog.

ciao

"La vida es un gran circo, pero sin espectadores"

Hismenia disse...

Só nos brasileiros que somos malucos mesmo!
Aqui teve até outdoor da campanha do Dunga contra as drogas: "Faça como o Dunga, não use craque"..

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2010/05/grupo-ironiza-tecnico-em-outdoor-faca-como-o-dunga-nao-use-craque.html

Mirelle Siqueira disse...

Mãe, tai mais uma prova de que portugues nao é la o povo mais esperto do mundo ne? Que viagemmm! Te amo!

Po Adriana, que outra seleçao tem tantos craques que pode se dar ao luxo de deixar Ronaldinho de fora? Bom pra ele deixar de ser estrela. Eu gostei da nao convocaçao do cara.hehehehe

Karine, entendo e divido com você o inconformismo da classificaçao roubada da França sobre a sua Irlanda. Faço suas as minhas palavras, que os Bleus se fod*m!

Pois é Alessandra, em epoca de Copa Lula deixa de ser o presidente do Brasil, passa a ser o Dunga.

Oi His sumida! Se deixar craque de lado faz vencer, como nossa seleçao tem vencido, entao que assim seja. E outra: o que é ser craque? Ser o cara mais famoso, mais em destqaue na midia? Pra mim, Julio Cesar e Lucio sao craques e foram convocados.

Beijinhos em todos!

Leia também:

Related Posts with Thumbnails