quarta-feira, 2 de junho de 2010

Criança tem sempre razão

Não tenho escrito muito sobre a minha mais nova empreitada profissional porque, fala sério, não ha muito o que dizer. Todo dia é a mesma coisa: buscar os pentelhos na escola, leva-los ao parque e vê-los cair do bendito balanço umas 15 vezes, tentar fazer a irmã mais velha parar de dar tapas na cabeça do irmão de 4 anos, leva-los para casa. Dai, vem o pesadelo. Convencer uma criança a entrar no banho é mais dificil que conseguir os gols do Campeonato Baiano com a TV Aratu de Salvador, tarefa que eu mais odiava nos meus tempos de produtora de TV. Depois, é so me jogar no chão com eles (como se eu ja não fosse uma velha de 30 anos cheia de dores nas juntas) e desenhar até os pais chegarem. Parece facil? Não é.

Não que as minhas crianças sejam ruins, são apenas crianças hiperativas (a maior principalmente, o pequeno é so manhoso mesmo). Mas eu não sabia que uma pessoinha recém chegada ao mundo podia ser tão inteligente. Ja vi muitas crianças espertas, bebês inclusive. Mas a danada é inteligente mesmo, no sentido mais amplo da palavra. Negociar com ela da mais trabalho que convencer o Léo de que eu preciso de uma bolsa nova para sobreviver, mesmo tendo mais de 20 jogadas no armario.

Faz apenas duas semanas que estou com eles e ja gastei todos os argumentos que meu vocabulario francês é capaz de produzir. Todos os dias preciso inventar desculpas novas (e boas!) para convencê-la de que banho so é banho quando todas as partes do corpo são lavadas. E que lavar significa juntar agua + sabão em movimentos circulares, sob pressão. Sera que é so ela ou toda criança tem mania de achar que o rosto não se inclui no pacote?

A pequena é praticamente a dona da casa. Quando estamos so nos três, é ela quem manda em mim e no irmão. A mãe disse que sou eu quem decido quando lavar os cabelos dos dois, também depende de mim, saber se as roupas estão sujas ou se podem ser usadas mais algumas vezes antes de irem para o cesto. Ué, cabelo e roupa de criança que corre o tempo todo e que rola na areia todos os dias vivem sujos, não?

Segundo a menina, não. Se tento lavar seus cabelos duas vezes na mesma semana, ela diz que não posso porque shampoo estraga os fios. Se coloco a bermuda encardida do irmão para lavar, ela diz que não é hora, porque eles estão acostumados a usar a mesma roupa três vezes seguidas... Ou seja, eu não decido porcaria nenhuma!

Semana passada eu estava arrumando o menor para um aniversario. Orientada pela mãe, que me disse que não era preciso dar banho no menino antes da festinha (bastava lavar o rosto e pentear os cabelos - ahn?), fui "aprontar" o garoto para se divertir com seus amiguinhos. Chegando no banheiro, abri a torneira da pia e quando ia começar a ensaboar o rosto e tirar as melequinhas do nariz dele, a menina chegou gritando com um lencinho umedecido nas mãos: "Não, não! Não é assim que a gente se lava de manhã, é com isso aqui!". Não dei muito papo e continuei o meu serviço. Ela bateu o pézinho e emburrada falou: "Vai ver que de onde você vem, os costumes são diferentes".

Viram isso? Ela tem apenas 8 anos e ja sabe que em algum lugar abaixo da linha do Equador, existe um pais onde a maior parte da população toma pelo menos 2 banhos por dia e escova os dentes apos todas as refeições, e que nesse lugar, lenço umedecido serve para limpar bumbum de bebê e so. Ou seja, habitos de higiene COMPLETAMENTE diferentes! Eu não disse que a bichinha era inteligente?

35 comentários:

Natasha Ulmer disse...

Hahaha, Léa Marie é fogo!

Juliana Yonezawa disse...

Hahaha vai treinando, mas não deixa isso acontecer quando for a vez dos seus filhotes, hein!! heheh

Blog da Pandinha disse...

Amiga, só pra detonar os tontos que vem aqui defender os françolas: E DESDE QD FRANCÊS TEM HÁBITO DE HIGIÊNE? Fala sério, a menina está é te passando as ordens da mãe disfarçadas... faço MUITO isso, deixo as ordens com eles, assim preservo as benditas... boa sorte, vai treinando. bejus

Mirelle Siqueira disse...

agora vc me deixou em duvida Ursula. Nao sobre o comportamento da pequena, mas sobre a palavra higiene,rs. Tem acento é?? Morro de medo de vc, professorinha!!!! hiihih

Myria Cabanach disse...

Essa boyzinha é hardcore...
ja fui fille au pair 1 ano ai mesmo em Lyon e também cuidava de dois guris, mas eles eram pequenos ainda e quem botava moral era eu. E so pra endossar teu post, nunca vi uma criança francesa que goste de tomar banho... porque sera hein????

Mesmo os adultos, eles so tomam banho uma vez ao dia, que é pela manhã, antes de ir ao trabalho. Salvo aqui em casa, porque eu também botei moral.

Boa sorte com teu kidergarden e veja o lado bom da coisa, afinal eu nunca tive tantos musculos durinhos como quando fui fille au pair, pois correr atras dos guris é muito esportivo.
heheheh
bjoca

Rapha Aretakis disse...

O hábito de higiene do europeu é BEM duvidoso! Vez por outra a gente cruza com alguém bem fedidinho por aí...
As crianças são um negócio a parte! Na seção de brinquedo das lojas você já sente o nível, são joguinhos mega inteligentes. Acho o máximo esses pequenos gênios! hahahhahah

Beijos,
http://raphanomundo.blogspot.com

Catherine disse...

C'est une horreur ! Ces enfants sont sans foi, ni loi !
Je pense qu'il faut prendre le temps de s'assoir avec eux avant toute autre activité un soir et poser les règles : "avec Papa et Maman c'est comme ça, mais avec moi voici comment les choses vont se dérouler ....". Il faut penser à les récompenser s'ils font des effrots et surtout ne jamais céder à leurs caprices. Les méthodes de "Super Nanny" n'étaient pas si mauvaises face à des petits monstres pareils, et je sais de quoi je parle : j'ai élevé 4 enfants ! ;)

Tout de même, je trouve beaucoup de parents actuels "démissionnires" : c'est beaucoup plus facile de rentrer tard et laisser la nounou gérer tous les problèmes du quotidien ! Dommage pour ces enfants !:(

Mr. Lemos disse...

Eu acho uma puta sacanagem vc chegar assim e querer mudar a cultura de um povo tão famoso e tão encardido! Humpf!!

Mirlene disse...

Filha,

Coisa estranha... Há alguns anos eu conheci uma menina que também batia o pé e somente fazia aquilo que considerava certo. Eu era a mãe, portanto, o roteiro de vida que ela defendia era elaborado por ela mesma. Eta menina inteligente! Olhe que ela tinha apenas três anos e já sabia e decidia (quase) tudo...

Mirelle Siqueira disse...

Isso é verdade Mae, ate comentei com o Leo que a pequena se parece muito comigo, por isso tenho tido paciencia. Mas se me lembro bem, a senhora sempre nos fez tomar banho antes de ir para a escola e antes de dormir, no minimo 2x por dia ne?heheheh

ALVES DE MORAES, Gustavo disse...

Concordo com o Mr. Lemos, uma "puta falta de sacanagem" mudar costumes milenares!!! hehehe

Vai treinando, Mirelle, vai treinando!!!

O pior é q depois que vc sair de la, vc vai sentir falta, lembro da Nat!! Até porque o Raphael foi seu grande inspirador!

Hismênia disse...

Credo com essas crianças! Lavar o rosto com lenço? Usar uma bermuda 3 vezes?? O cheirinho dessa casa deve ser uuma beleza!!!
Mi, ensina essas crianças a tomarem banho e ter hábitos de higiene..credo viu!! Imagina o nariz delas?? cheio de caquinhas pulando para fora!! aff....
Aqui mesmo no frio, é banho no mínimo 2 vezes ao dia...antes do trabalho e quando chego em casa...
Detalhe: saio de casa às 6h30 e volto as 20h...
Como sempre adorei o post!!
beijos!

Mirelle Siqueira disse...

Olha so hein? Vocês é que estao falando da limpeza dos franceses e nao eu! Eu so contei um causo.

Gente, viram que chique? O primeiro comentario de um francês aqui no blog, ou melhor, de uma francesa!!! vou gastar todo o meu frances agora pra tentar responder a altura!

Catherine, soit la bienvenue! J'ai adoré recevoir votre message! C'est la première fois qu’un français écrit ici! Mais les enfants ne sont pas méchants, ils sont vraiment polis. Ce que je trouve un peut différent sont les habitudes hygiéniques. Au Brésil, on se douche 2 fois par jour, au minimum, même les enfants. Un enfant ne porte jamais le même vêtement plus d'une fois. Mais, ce sont ses différences qui font les découvertes plus intéressantes, n’est-ce pas ?

A bientôt!

K∂riиє* Smith. disse...

Mirele a obsessiva compulsiva por banho...já até fiz um slogan pra você !!!

Menina, eles dizem que banho faz mal a pele porque a água que eles usam é escaldante, já notou ? Se eu entrasse viraria canja, na hora.

Mas você tá certa, vai ensinando pra essa gurizada, vai que eles aprendem a gostar de água (ou você a des-gostar?) HAHAHAHAHA

Leticinha disse...

hahahahaaha to rachando o bico!!!!
a gente tb era esperta, bem esperta. hahahaha

beijo e muita saudade!

Gabriela Andrade disse...

O tal mito dos franceses, hahahaha.
Certa vez, no meu intercambio ainda Mi, conheci um frances que estava fazendo viagens pela Europa, conheci ele dentro de um trem, indo para Bruxelas.. ele me disse que tomava banho 3 vezes na semana, e que usava um casaco de frio por umas 2,3 semanas sem lavar. EU HEIM! HAHAHAHA
beijos

Leonardo disse...

Amor, eu acabei me acontumando com os lenços pra limpar as coisas (o que ja é uma porcaria bem grande), a inexistência de ralo obriga. Mas lencinho pra limpar criança é foda. Criança vive pra se sujar. Acho que nosso rebento vai achar bem estranho qdo ele chegar na escola e ver que é o unico cheiroso, mas disso eu tb não abro Mão.

Bjos

Blog da Pandinha disse...

Mi, vc é muito figura! Como vou saber se higiEne tem acento ou não, se estou 20 hs acordada? Agora quem ficou encanada fui eu!!!

Anônimo disse...

Gostei de ver, Branca!! Achou uma bravinha!! Todo mundo cruza com uma. Não sabia da sua atividade, parabéns e não deixa a bravinha fazer bico!

CACÁ VILELA disse...

vc e suas histórias que ensinam.

Mel disse...

Que medo dessa menina!!!
Tiro o chapeu para voce, ja ajudei a cuidar de crianças,so por algumas horas e posso confirmar, que é uma tarefa mtooo dificil!!!=)

lindo seu blog, vou te add no meu blog.

bjooo

Melanie (da Suiça)

Mirelle Siqueira disse...

Nada como a desgraça alheia para fazer os ilustres aparecerem hein? So os grandes por aqui, gostei de ver!!! Leleca, Mestre Vilela, Vinicius e até Hismênia que andava sumida, muito bom!

Amor, pode ficar tranquilo pq nossos filhos vao ser os ETzinhos da escola, as professoras vão nos chamar para pedir explicaçoes sobre a limpeza dos pequenos!

Karine, o povo aqui nao usa aqgua quente nao. Os meninos alias, tomam banho ate geladinho, mesmo no frio. Eu eh que sou f~de agua escaldante. Sei que faz mal pra pele e tal, mas nao resisto. O Leo fica chocado pq eu sai do banho todos os dias com a barriga vermelhinha!

Gabi, esse cara que vc conheceu era limpinho!! Lavar o casaco a cada 3 semanas??? Incrivel! A maioria so lava uma vez, quando começa o inverno e depois so no ano que vem, quando ele voltar. Nao estou brincando.

Oi Mel, seja bem-vinda! Criança da mesmo um trabalhao ne? Ainda mais filho dos outros. Ainda bem que minha experiencia so vai ate o fim do mês, eu nao aguentaria por mais tempo!rs

Beijocas em todos!

Renata disse...

Oi Mirelle,

Bem vinda ao universo das crianças francesas! Como eu te disse, cuido de um garoto de 4 anos, isso já há mais de 1 ano. O bichinho é espertinho demais, sempre dá um jeito de me convencer a fazer as coisas que ele quer, mas quando eu percebi que ele estava tomando conta do pedaço, eu comecei a ser dura e a dar a última palavra. Funcionou, hoje ele me respeita mais e me entende só pelo olhar, criança gosta de ter limite, pra se sentir mais segura e amada. Sobre o banho, se vc visse a salle de bain da casa dele, o rejunte da banheira está todo preto, parece que eles não sabem usar eau de javel (água sanitária), eu fico tentada a limpar, mas não quero que eles se acostumem e pensem que é a minha obrigação, mas colocar o menino ali pra tomar banho é difícil...Ele também não gosta de lavar o cabelo depois de chegar do parque, fala que "le shampooing pique les yeux" e já me contou também que nem sempre ele tomar banho no fim de semana, ou seja: ele toma banho mesmo quando eu cuido dele, então eu capricho!!! kkkkk

Tati disse...

Mirelle Você precisa ver na creche..as crianças chegam todas sujas cheias de melecas no nariz, cabelo pra cima um cheirinho de anteontem...um horror!!!!

Fernanda disse...

Quando eu morava em Marseille, trabalhava de vez em quando em um Centre Aéré como voluntaria. Se vc visse como as crianças chegavam sujas, era um horror.
O povo aqui é meio porco mesmo...se eu começo a contar o que eu ja vi, passarei o dia escrevendo rsrsrsrs
Mas falando da inteligencia das crianças vc tem razao. Elas nos dao rasteira de vez em quando viu! E nao temos nem como argurmentar...

Fernanda disse...

hahaha lembrei que minha sogra (francesa) deu um livrinho pra minha filha onde a personagem tomava banho de gato... a famosa "toilette de chat" dos franceses "avec le gant de toilette".

Dani Moreno disse...

ninguém merece!!! kkkkk

beijinho
DaniMoreno (Moça de família)
www.danimorenoartes.blogspot.com

anabretas disse...

Olá Mirelle! Uma delícia ler suas experiências ainda que meio mal cheirosas....hehehe
Realmente acho que o que piora a falta de banho é também a falta de limpeza adequada das roupas....a "nhaca" fica colada nas roupas e daí o mal cheiro reina! Duro de aguentar!
Me lembro quando tive que fazer uma viagem ao Canadá de ônibus quando estudava em Boston e tinha um grupo de franceses que ficavam isolados no ônibus pois ninguém queria ficar nem próximo deles....imagina só pq...rsrsrs
Parabéns pela força no trabalho higiênico com a duplinha francesa e pelo post delicioso de sempre!

Hélio disse...

hahaha eu sinceramente não sei como você ainda não afogou essas duas crianças ou enterrou a cabeça delas no parquinho. se o primo brasileiro mesmo você fez comer areia quando pequeno imagina esses dois francesinhos! estão correndo perigo de morte. to brincando?

David disse...

Ola Mirelle,

Eu e minha esposa estamos morand em Grenoble, pertinho de Lyon. Eu ja to aqui ha dois anos, ela chegou ha poucos meses. Ela ta afim de ser babysitter tb. Achamos alguns sites para nounous mas nunca retornaram nada. Vc tem alguma dica para encontrar emprego nessa area mais facilmente? Site ou dicas mesmo.
Valeu

Mirelle Siqueira disse...

Oi David! Na verdade eu hnem procurei o emprego, uma amiga brasileira ja tinha sido baba dessa mesma familia e me avisou que eles estavam precisando, dai me indicaram. fui la, conversei com os pais e eles gostaram de mim. olha que eu nem falava franc~es direito (ainda nao falo bem, mas antes era pior!). mas ja ouvi dizer que esses sites de nounou sao bons sim, se bem que lyon é maior que grenoble entao deve ser mais facil achar emprego ne? uma dica é sua mulher fazer aquelas folhas com o telefone dela, se apresentando e colocar nas escolas, tem varios assim, ja viu? dai as mamaes interessadas pegam o numero e entram em contato.

boa sorte!

alalas disse...

É...vi que esta tradição de não tomar banho é fato e começa desde pequenos...caramba, minha admiração pela cultura francesa diminui à medida que mais descubro sobre fatos inusitados como esses!
Depois os subdesenvolvidos somos nós...como se diz aqui na minha terra: 'Nóis é pobrim, mas limpim!'
Belo blog! Parabéns!

* disse...

Ola, moro na França faz mais de 2 anos, e todo esse choque cultural entre nos brasileiros é TOUT A FAIT NORMAL. Os franceses têm suas particularidades, mas nao é uma unanimidade entre todas as familias, nem todas as casas têm o mesmo costume,como no Brasil. Uma caracteristica tipica entre os franceses (80%)c'est "L'arrogance". A maneira de falar é como se estivessem em um filme falam falam e depois da aquela bela bofetada na cara, com palavras é claro, fazem tudo para deixar o outro estressado ou deixar outra pessoa se sentindo um besta. Obrigada, espero voltar mais vezes. Espero que vc vai ficar aqui por muitos anos, dai vc vai fazer um balanço ta muito cedo ainda, como para eles que pensam que nos brasileiras ficamos 24h de biquine sambando e tomando caipirinha ou correndo dos bandidos. O nosso Brasil tem tanta coisa boa, humana e bonita para descobrir como aqui na França tem tb.

cicibela disse...

oi Mirelle, a alguns meses atrás.. eu encontrei seu blog na internet.. e li em uma madrugada vários e vários e vários posts !!
Seus textos são uma delícia de ler...
Na época nem imaginava fazer um intercâmbio ...
Meu notebook deu um pau daqueles que vc perde tudo.. inclusive o link do seu blog que estava favoritado. Aí agora quase um ano depois, pesquisando sobre coisas de intercâmbio, o destino me levou ao seu blog novamente...

diane disse...

Oi Mirela,
Estou na França ha 3 meses morando com o meu namorado que é Frances na cidade de Castres, proximo a Albi. Eu leio o seu blog desde que morava no brasil e gosto muito. Bom, somente agora resolvi escrever para te pedir uma ajuda sobre este post.
Eu falo muito pouco o Frances e gostaria de trabalhar aqui, pode ser de baba ou qualquer outra coisa. Vc acha que eu consigo arranjar um emprego falando pouco a lingua? Ja vi muitos brasileiros que vao para o exterior e conseguem trabalho sem falar a lingua.
Eu sempre trabalhei no Brasil e de repente ficar sem trabalhar aqui esta me deixando louca. Desde ja agradeço pela informaçao. Obrigada

Leia também:

Related Posts with Thumbnails