quinta-feira, 24 de junho de 2010

Fim de semana à la française

Entre os meus inumeros defeitos, o que mais atrasa a minha vida talvez seja a preguiça. Levantar da cama é um drama tão grande quanto sair do sofa nos fins de semana. Me convencer de que la fora existe algo mais interessante que ficar de pijama no sofa com o maridão é dificil. Cansada de ouvir minha mãe falar que eu sou muito nova e preciso aproveitar melhor a vida, decidi me jogar em aventuras inéditas - pelo menos em solo francês.

La fomos eu e o Léo aproveitar o calor tropical de 30°C do fim de semana. Na falta de praia, fomos para a beira do rio. Os franceses adoram juntar a familia para fazer esse tipo de farofada, seja em parques, em campings ou em lugares como esse que conhecemos hoje. Tirando as pedrinhas e as algas, me senti no Brasil.



Outra grande aventura foi aceitar o convite para um churrasco na casa de campo de um amigo francês. Fomos avisados que a propriedade ficava bem longe de Lyon e que a casa estava em reformas, portanto, bagunçada e suja. Além disso, ela não tinha banheiro (o que ilustra a informação que eu dei aqui sobre a falta de banheiros nas antigas residências francesas). Para quem não gosta muito de carne nem de bebida, como eu, churrasco por si so ja é uma furada, sem privada então...

Mas o passeio delicioso pela propriedade antiga não so rendeu uma tarde gostosa de risadas, como me apresentou às esquisitices que podem pintar em um churrasco francês. Claro que ele é diferente do nosso, ora bolas, estamos na França! Portanto, se você for convidado para comer uma carninha assada na casa de um francês, saiba que "assada" para eles tem outro significado. A começar pelos temperos. Nosso anfitrião deixou de lado o sal grosso para colocar ervas colhidas no proprio jardim sobre os bifes, linguiças e peixes.

O ponto das carnes por aqui também é bem peculiar: queimado por fora e cru por dentro. Considerando a larga experiência do nosso cozinheiro, que quase colocou fogo na casa, até que ficou bem gostoso.


Nada de arroz, feijão tropeiro, batata frita, mandioca cozida, maionese ou pão com vinagrete como acompanhamento. Comemos picles, salame e pão artesanal e, claro, queijos. De sobremesa, iogurte natural, morangos com limão e uma torta bem leve que eu amo, chamada Tropezienne. Mas a maior diferença talvez seja mesmo a bebida, churrasco sem cerveja não parece meio esquisito para você? Pois o Léo gostou.






27 comentários:

Vini Carvalho disse...

muito engraçada a maneira como vc escreve. Adoro!

Ei Mirelle, sou uberlandence aqui do interiorrrr..
Então vc fazia programa de índio com farofa lá no Parque do Sabiá?!

Anônimo disse...

Mirelle, adoro acompanhar suas histórias aí. Já morei na França e me divirto demais!
Aproveite mesmo: sua màe tem razão! Estes são os anos de "wine and roses.."( conhece a musica? ..."those daaaaaaaaaays of wine and rooooooses......"o filme, de mesmo nome, é muito triste, e antigão- mas a musica é linda.
Bjs para voce e o maridão.
Solange

Joana disse...

O carro também merecia uma historia para ser contada!!

Juliana Yonezawa disse...

Mi, este post saiu em tempo real:::

Nao acredito que vc levou o computador pro rio heheh

Quanto ao churrasco, eu fui comer morango com limao pela primeira vez aqui. Achei estranho antes de provar, mas é uma delícia!!

Eu tb nao sou muito chegada a carne, mas churrasco brasileiro é imbatível!! tanto pelo gosto da carne quanto por todos os acompanhamentos...

beijao e continuem aproveitando o verão :)

Aline disse...

Oi Mirelle! Vim conhecer o blog! Amei as fotos, e amei o churrasco! E os acompanhamentos então? Olha, se não estava bom, as fotos fizeram um serviço espetacular, pois estou salivando :) Ah, eu amo os pães franceses! Beijos, Beijos! Aline.

Cecamt disse...

Oi,legal teu blog, tenho acompanhado atraves do blog da Glau :)
nossas vidas de brasileiras em solo estrangeiro...
vou ser uma das tuas seguidoras na lista do teu blog...
espero q vc nao se incomode,bjs

Leonardo disse...

Amor,
Adoro nossos programas de indio! Com você até o "Piscinão de Ramos" de Lyon é divertido! Ja no churrasco, eu fiquei foi com medo da casa pegar fogo com aquele fogaréu todo que eles usam pra "assar" carne. Pena que o jesus não saiu na foto...
Bjos

PS: Vc viu como é, Ju? Essa minha blogueira não se separa do seu fiel companheiro nem na "praia".

Patrícia Yamamoto disse...

Hahaha...adorei!!!
Aqui também está na época de fazer piquenique na beira do rio. Meu marido teve que me convencer a pedalar um bom trecho com a bagulhada na mochila para passar o dia em templos e no final o tão esperado piquenique depois de 3 anos morando aqui!!!
Ah e esse buraquinho no lugar do vaso é bem utilizado aqui no Japão, no começo estranhei. Me sentia fazendo xixi no matinho, mas agora já tiro de letra.

Continue fazendo os seus "programas de índio" para nos trazer mais histórias legais como esta.
Beijinhos.

Tudo de um Pouco e Muito Mais disse...

Mirelle,
Só tenho uma coisa a dizer: ainda bem que você fica grudada no seu computador, porque a cada post seu eu me divirto mais e mais!!!!
Curto dos pães e comidinhas deliciosas aos comentários futebolísticos absolutamente perfeitos! rsrsrsrs
Tudo uma curtição por aqui nesse blog!
Continue aproveitando todas as oportunidades, sejam gastrônomicas ou com programinhas de índio, pois suas experiências transcritas é que nos fazem curtir por aqui!
Parabéns!
Beijinhos

Gabriela Cristal disse...

Me diverti lendo este post, bem parecido comigo! Também não gosto muito de sair de casa, prefiro receber os amigos em casa.
O programa pode ter sido de índio, mas deve ter sido bem divertido...
Bjinhos.

Blog da Pandinha disse...

Bom, VEMCHA e Mi, quero comer morango com limão, rola uma receita? Gente, fala sério, como é comer morango com limão?

Mi, qd o marido trabalhava no Carrefour, e morávamos fora do Br, meu maior calvário era comer na casa dos françolas. Sou filha de mineiro, gosto de comida farta, e bem basiquinha... já teve dia de eu passar mal com as comidas. Por isso, adotei a dieta do chocolate com bolachas. E engordei MUITOS quilos...rs

Repito o que a VEMCHA disse: vc levou notebook no rio??? Só vc mesmo.

Beijos

Leonardo disse...

Essa receita eu domino e posso te passar, Ursula:
- coloque uns morangos na panela
- corte um limão ao meio e esprema sobre os morangos
- Tente comer sem fazer cara de azedo

:-)

Iara Fonseca Schmidt disse...

O piscinão de ramos à la française eu só encaro novamente se vc me der carona.... pq não enfrento o ônibus nesse calor, mais uma vez, nem que a vaca tussa e o boi berre juntos....hehehe... é pior que pegar metrô lotado em São Paulo às 18h rs

Sobre o churrasco francês já sabia do ponto da carne.... mas o vinho é novidade...rs... Deve ser pq sempre estive num churrasco onde o anfitrião era um francês e um brasileiro...huahuahua....

No mais... fico só aguardando o convite ok ? rs

carlos henrique disse...

isso é meio programa de indo, garra num frances ai e vai fazer randonnée !!! te desafio uahuahuuha isso é programa de indo, andar so por andar, sem chegar a lugar nenhum heheehehehehe

ah, vai no lago la pro dia 15 de julho e depois me conta hehehee e pra fazer esse programa de indo completo, va de onibus heheehehe

bjos

CH

ALVES DE MORAES, Gustavo disse...

Miribel é a parada!!! kkkk. Nos gostamos muito de ir la, é calmo e a farofada até que é divertida.

Chez Vincent é muito bom, isso pq vc nao passeou de 2cv, é algo unico, nos faremos isso outras vezes. Tb tem umas trilhas pra fazer randonnée perto da casa dele, alias, o Beaujolais é show de bola!!!!

Glau Nott disse...

morangos com limao? que diferente!

Leonardo Blanco dos Santos disse...

Oi, Mirelle,

Como sempre, adorei o texto. Aliás, sempre gosto de ler os seus textos.

Agora, essa estorinha de marcar com as pessoas e não ir, pelo amor de Deus, hein! Feio...

:-D

E viva os programas de índio. Aqui, na cidade pequena onde moro, teve show do Roberto Leal nessa quarta-feira. Mas eu resisti bravamente e não fui!

Bjs,

Leo

Leonardo Blanco dos Santos disse...

Oi,

Mais uma coisa.

Achei demais levar o computador para o rio.

Adorei a foto do Léo com sacolinha de farofeiro e também adorei o seu biquini, achei bem bonito, mas levar o computador, ah, não! Não posso aceitar isso!

Bjs,

Leo

Mirelle Siqueira disse...

Oi Vini, daqui uns dias to chegando ai em Udi p matar saudade! Eu ia muito no Parque do Sabia com meus pais quando era pequena, fazer pique nique e tal, mas a farofada maior mesmo era na beira do rio das velhas e nas caxoeiras bacanas que tem perto de Patrocinio, conhece?

Meninas que apareceram elogiando o blog e a historia, valeu! Vou começar a contar mais os programinhas que fazemos por aqui ta? Tem cada um...

Iara, Caique e Gustavo, boa fazer bate e volta no Miribel todos juntos! O sol finalmente apareceu, o verao chegou e ta na hora de praticar a farofada com mais frequencia!!!!

Leonardo, Ju e Ursula, o meu marido me chama pra ir pra beira de rio passar o dia, eu precisava de algo que me distraisse po! Alem do mais, nao consigo me separar do "trequinho" nunca (sim, o meu comp tem apelido!). Larguem do meu pé!! hehehehh

Beijocas em todos!

Adriana Pessoa disse...

Mirelle,
a-do-rei seu programa, as fotos e seu texto cheio de humor!
Bjs.

Ana Paula Bertarelli disse...

Adorei mais uma vez! Me sinto na França junto com vc...

Como é a moda dos biquinis na França? Fiquei curiosa. Pequenos ou grandes?

Vc comeu oq nesse churrasco? Levou uma barrinha de cereal no bolso? heheh
Beijos

Mr. Lemos disse...

huauhahuauhhauha
Meu favorito foi o Piscinão de Ramos de Lyon. Adorei, irmã.
Mas essa ausência de banheiro explica tb a ausência de cerveja. Melhor não atiçar a bexiga....

Mirelle Siqueira disse...

ihh paulinha, aqui na europa os biquinis sao grandoes, como as calcinhas!!! atras cobre todo o bumbum, nada de fio dental!!! O estranho é que aqui na França rola muito topless! muito mesmo, em qq lugar, o tempo todo. ver uma mulher de peito de fora (velha, nova, casada, solteira...) é tao comum quanto ver fio dental em Copacabana... um dia faço topico disso. Mas tive que comprar um biquini grandao p andar aqui, pq quando usei o meu brasileiro quase morri de vergonha, o povo me olhava como se eu fosse ET na praia da Grecia.... credo! rs

A marquinha fica um horror!!!

FER disse...

Que riqueza esse seu blog!
Encantou-me!
Estou indo para Paris em setembro e encontrei seu blog no Conexão Paris!
Estou seguindo.....rs.

Fernanda disse...

Oi Mirelle! Mais uma vez adorei! Pra eu que sou muito sozinha vc preenche meu tempo com muito humor. Adoro!

Vi que vc adora moda!!!
Me manda seu email para que eu te envie uns sites de compra que vc vai adorar! fernandaornelass@yahoo.com.br

Abraços

Mirelle Siqueira disse...

fernanda, meu email é mirellesiqueira@hotmail.com

me escreva!

Oi Fer, seja bem-vinda ao bloguinho e espero que volte mais vezes!!

beijos meninas!

Hismênia Keller disse...

Ah nem, cada vez mais gosto do Brasil....acho que eu seria muito infeliz, não por causa do lugar e das pesssoas, pelo contrário, tudo aí é muinto lindo....mas gosto "demais da conta uai" de um churrasco com arroz, feijão e picanha temperada com sal grosso e entupida de alho!!! Em breve comeremos isso aqui né??
beijos

Leia também:

Related Posts with Thumbnails