quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Feliz Ano Novo!

Não, eu não estou antecipando os fatos, o ano realmente acabou de começar para os franceses. Claro que eles brindam a noite de 31 de dezembro, mas o Ano Novo deles começa mesmo é em setembro. Quando um francês diz que no ano que vem vai começar a frequentar uma academia ou que a partir do proximo ano vai parar de fumar, ele esta falando de setembro e não de janeiro, como nos, brasileiros. É mais ou menos assim em toda a Europa. A Glenda comentou no blog dela que foi comprar uma agenda e ficou surpresa quando viu que também na Espanha as agendas e calendarios começam por setembro e não pelo primeiro dia de janeiro.

Ontem fui à reunião de boas vindas do meu curso de francês e a senhora que apresentou o programa veio me elogiar pelas otimas notas que recebi no ano passado. Ano passado eu ainda estava no Brasil, minha senhora! Demorou alguns segundos para entender que, na verdade, ela se referia ao semestre passado. Ainda me enrolo quando vejo uma noticia ou escuto alguém falar de algo que aconteceu no "ano passado". Nunca sei se foi realmente no ano de 2009 ou no primeiro semestre de 2010.

Também tenho dificuldades para me fazer entender quando preciso situar o tempo. Semana passada fomos almoçar no Insituto Paul Bocuse e, conversando com um cara que trabalha la, eu disse que no ano que vem  também vou estudar naquela escola. "Então você ja começa nas proximas semanas?", perguntou o rapaz. "Não querido, no ano quem vem - começo de 2011". Como me referir ao ano que vem se não posso chama-lo de "ano que vem"? Ainda não me acostumei com essa coisa de primeiro semestre de 2011, segundo semestre de 2010...

A culpa é do sol, tudo gira em torno dele. Não da para estudar nem trabalhar nos dois meses mais quentes do ano. Como o sol não da muito as caras por aqui, quando ele aparece é preciso aproveita-lo intensamente. Por isso, os meses de julho e agosto são, definitivamente, os mais esperados e amados pelos franceses. O ano escolar termina no final de junho e so recomeça em setembro. Afinal, que graça teria se as férias aqui fossem em dezembro/janeiro como no Brasil? Para onde viajar no inverno rigoroso, com temperaturas tão negativas? Passear como, se as ruas ficam cobertas de neve? No Brasil estamos acostumados a ter sol o ano todo, então não fazemos dele um personagem tão importante, como fazem os europeus. Achei super engraçado uma amiga escrever que depois das férias de verão, estava preparada para a rentrée.

Rentrée é como eles chamam esse comecinho de setembro, quando a festa acaba e a vida entra nos eixos novamente. A expressão, que significa retorno/recomeço, é usada quase sempre em tom melancolico: "E ai, pronto para a rentrée?". Traduzindo: pronto para as aulas chatas, depois de 60 dias curtindo o sol? Pronto para encarar o trabalho estressante, depois de viagens tão legais? Pronto para tirar os casacos do armario, depois de ir ao parque todo domingo fazer picnic? Os franceses estão cobertos de razão, depois de bronzear a pele e lavar a alma no mar, fica bem mais facil começar tudo de novo.

36 comentários:

Myria Cabanach disse...

Otimo texto sobre a "rentrée" que é realmente tudo isso ai.
Abraços pra ti e bonne rentrée a nous tous.

Pati disse...

adorei o post! depois de descobrir a "rentrée", o mais triste foi não poder trazer uma agenda de janeiro a dezembro pra usar no Brasil!

Mirlene disse...

Filha,
Interessantes essas informaçOes. Recebi e-mail de um colega portugues referindo-se ao quanto foi cansativo o ano e como as férias que terminaram o ajudaram a reencontrar energias para o próximo ano. Agora entendi...

Renata disse...

Oi Mirelle,
A rentrée é dureza, né? Vc não vai mais trabalhar com aquelas crianças? Eu também buscava um garotinho na escola e resolvi dar um tempo esse ano, pq no fim de 2011 eu vou embora para o Brasil com o meu maridinho, (fim do doutorado dele aqui), então quero sugar o máximo de Paris, aproveitar para ir aos museus que a gente não vai quando mora aqui, ver as expositions, etc. Que chique estudar no Paul Bocuse!!!! Vc quer trabalhar com gastronomia ou é só por hobby?". Ixi, quantas perguntas!!! Adoro seu blog. Bjs.

Mirelle Siqueira disse...

Oi Renata,
Eu so fiquei um mês e meio com as crianças, pq tava de férias e queria praticar o francês antes de ir pro Brasil passar férias. Mas confesso que morro de saudade dos meus pestinhas e queria ter horarios flexiveis no curso so p poder brincar com eles. O curso é mais necessidade do que hobby, nao sabia que curso fazer e ja que estou na França, nada melhor que gastronomia ne? Vamos ver o que da! hehehe

Beijos!

carlos henrique disse...

essa rentrée é psicologica.... fizemos as contas outro dia aqui, e com todas as férias que eles tem no ano, dao 6 meses de aula e 6 meses de férias !!! uhauhauhaahuauha que beleza !!!!

K∂riиє* Smith. disse...

Eu comecei a sentir isso na Irlanda por causa da escola do Breno que começa um "ano novo" em setembro e quando a gente vai se referir sobre a última série, mesmo essa tendo acabado em junho nos referimos "ao ano passado", esquisito, né?

Ahhh, o rosinha adorou o comentário, o convite já está feito e o seu, está super aceito!

beijitos

Leonardo disse...

Amor,

Eu acho a rentrée meio deprimente pois eles contam das férias recém acabadas com tanta nostalgia que parece que sera necessario esperar anos para as proximas. Ainda bem que o nosso esquema é muito mais de pegar varias pequenas férias pras nossas viagens, né amor?

Outra coisa engraçada é que la pelo inicio do mês de abril, ja tem gente que começa a adiar grandes decisões para esperar a rentrée, quando as coisas realmente ficam sérias.

Ja na academia, nunca vi tanta gente visitando como nestas duas ultimas semanas. Devem ser as tais "resoluções do ano novo". Rs

Bjos

Mirelle Siqueira disse...

Pois é amor, tb prefiro mil vezes o nosso esquema! (é o seguinte pessoal, o Léo não é obrigado a pegar as férias todas de uma unica vez, como temos que fazer no Brasil. Então ele pega uns 4 dias, depois mais 5, depois outros 2 e assim, fazemos varias pequenas viagens ao longo do ano.)

Caique, eu fiz as contas tb, e nao é nao viu? No Brasil acho que pegamos até um pouco mais do que eles...

beijocas!

Mr. Lemos disse...

Irmãzinha, adorei o post. Mas me sinto tão distante dessa realidade. Setembro pra mim não só é mês de férias, como é o mês das melhores férias de todos os tempos. Por outro lado, é tb praticamente o início de um novo ano pra mim. Ou de uma nova vida... bah, esquece tudo. Acho que tô meio embriagado... Te amo!

Blog da Pandinha disse...

Ai Mi, qd vi o título até tremi. Pensei no porquê de vc estar comemorando o ano novo judaico. Relutei em passar por aqui para ler, e agora que sei que nada tem que ver com algo que me lembra imensamente a Cyrela, FELIZ ANO NOVO EUROPEU!!!!!

Sabia que por conta deste ano novo europeu, a Isabela está adiantada um ano na escola? Ela tem 10 anos e cursa o 6o ano. Assunto para um post, que te conto outra hora! Bejokinhas

Sue Ellen disse...

ainda não tinha comentado o blog mas leio faz um tempo já! sou apaixonada pela França, estive há pouco tempo em Paris e morro de saudades da Europa.. com certeza,lyon está nos meus planos para uma nova viagem! hehe engraçado, embora aqui não tenha o ano novo em setembro, eu sempre tenho essa mesma sensação! hehehe achava que era por causa do aniversário, mas talvez, eu tenha um "quê" europeu.. rss parabéns pelo blog, adorei!!

Gisley Scott disse...

Nossa, essa foi super interessante. Vim visitar o seu blog através do blog da Karine(Irlanda). Começar a contar o ano letivo em setembro tb seria um choque pra mim, mas cada povo com sua cultura:)

Bjos

Carol disse...

Muito legal o seu blogger, adorei, ainda mais pq quando visitamos a França notamos várias diferenças do Brasil mas certos detalhes a gente só descobre msm quando mora no lugar pois passam batidas em uma visita,201 seguidores!
Bjos

Leandro Wirz disse...

bonne rentrée !
esses franceses...

Ana Paula Bertarelli disse...

Você é realmente ótima! Um post melhor que o outro!

Muito orgulho! Amiga babona eu!

Muito beijos!

Boas "novas entradas" aí pra você! haha

Fernanda disse...

Ai, também acho isso super engraçado! hahaha
To morando em Annecy há duas semanas, vou passar um ano aqui por programa de intercâmbio e acho SUPER engraçado quando as pessoas falam, na escola por exemplo, "ano passado eu estudava nessa sala" ou "você vai estar aqui ano que vem?", sempre respondo coisas do tipo "fico até agosto" e eles me olham com cara de "mas isso é esse ano". RISOS
Ah, conhece o meu blog sobre o intercâmbio: www.waystoseetheworld.tumblr.com falo todo dia sobre minhas aventurinhas aqui, hahah
beijos, ótimo blog!

Juliana Beaup disse...

Mi, eu costumo dizer que aqui o ano todo gira em torno de julho e agosto.....trabalhamos para ter ferias, mal acaba uma o povo ja esta pagando e planejando a proxima, é no verao que a maioria se casa, se muda, sao 10 meses de luta para dois meses de proveito!!! Bonne rentree.....bjos!

Rafa Carrara disse...

Olá! Descobri seu blog há alguns dias e estou simplesmente encantado!
Sou professor de inglês e estou aprendendo francês, está sendo um verdadeiro prato cheio de cultura, e de aprendizado, apesar das dificuldade em se morar fora, a língua, e a diversidade cultural são gigantescas! Estou adorando as histórias, me divirto muito!
Obrigado por compartilhar conosco as coisas agradáveis e não tão agradáveis como o caso da agressão.
Um grande abraço pra você e para seu marido e o seu afilhadinho Lucca.
Saudações,
Rafael Carrara

Mirelle Siqueira disse...

Quanta gente nova e comentarios bacanas por aqui! Coisa boa! Obrigada pelos elogios e bom ano novo para todo mundo!

Sue Ellen, venha pra Lyon sim, vc vai amar!

Rafael, obrigada vc por gastar um tempinho lendo as minhas linhas tortas!

Paulinha querida! Quanta saudade! Amo quando vc passa por aqui!

Vale o mesmo pra mamãe, Leandro, Pandinha, irmão, karine! meus leitores mais assiduos! uhuuuu!

Fernanda, dei uma olhada no seu blog! Pelo visto ta curtindo ao maaaaximo essa cidade linda que é annecy ne? Estou indo passar a proxima sexta ai! Nao vejo a hora!

hahaha, Juliana, é bem isso né? Os franceses vivem para esses meses mesmo. Mas eu e o Leo preferimos o nosso esquema picado de férias!

beijocas em todos!

anne disse...

Uffaaaa te encontrei rsrs, ja estava acostumada a fuçar teu orkut e acessar automaticamente teu blog, quando de repente cadê??? Sumiu rsrsr...
Adoro teus textos, ja estava sentindo falta!

Tatiana disse...

Caramba Mi...que coisa engraçada!! Deve ser dificil se acostumar mesmo!!!
Cada coisa que nos deparamos vivendo em outros países,né?
Quanto ao reveillon em Cancun, aqui,nao tem muito tititi nao, as festas sao nos hoteis, acho que estilo mais romântico,ou nos bares tipo Carlos and Charlie com festas!!
O clima aqui é mais ameno em dezembro, bem gostoso,nao é o calor dos infernos que tem no verão!!!
Beijocas!!

Priscilla Aranha Pinheiro disse...

Mirelle, hoje foi a primeira vez que visitei o seu blog! Li do primeiro ao último post em 2 horas!
Estou encantada! Amei suas dicas e sua forma de escrever!
VIREI SUA FÃ!
Faço Moda na Universidade Federal do Ceará e sei que o curso tem convênio com uma faculdade da mesma área em Lyon. Sonho morar na França desde pequena!
Estudo francês e sempre procuro artigos que descrevam fatos do cotidiano da França para que um dia eu possa me realizar!
Obrigada pela ajuda!
Você deve ser uma mineira muito fofa!
A partir de agora, acompanharei o "13 anos depois..."!
Beijão, Sá!

Mirelle Siqueira disse...

Como assim Anne? O orkut continua la, assim como o endereço pro blog! hehehehe, pode tb me seguir no Twitter que eu sempre aviso la quando tem post novo na area! Muitos beijos querida!

Obrigada Tati! To desesperada atras de um bom destino pro reveillon!

Oi Priscilla, seja bem-vinda!!! Que recado mais gostoso de ler! Eu tenho uma amiga que estuda aqui na ESMOD, é essa a universidade que a sua tem convenio? Vc ainda nao ta aqui pq? Aproveita essa chance do intercambio e vem realizar teu sonho menina! A gente vive é pra isso, realizar sonhos!! Espero te ver por aqui (no blog e em lyon!)

Beijocas meninas

Priscilla Aranha Pinheiro disse...

Você é muito fooofa!
ADOREI!
Sigo o site da ESMOD direto, mas não sei se é com ela que a minha faculdade tem convênio! Preciso me informar disso!
Pireeei quando vi o tanto de cidade da França quem tem ESMOD! Moraria em todas!
Apesar de ter 23 anos, comecei a cursar Moda agora! Larguei o Direito pra seguir o sonho de um dia estagiar na Chanel da Champs-Élysées...
;P
Ainda tô no começo do curso de francês, preciso ter mais fluência no idioma e 50% da facu cursada pra poder morar aí!
Tá chegando!
Em breve, a gente se encooontra!
Um beijão, Sá!

aLiNe disse...

Confesso que também ficaria confusa com essa coisa de "dois anos passados"... Aliás, como eles se referem ao que nós chamamos de "ano passado"? Pra isso que existe "semestre" nas Línguas, né?

Mirelle Siqueira disse...

Sim Aline, é tudo na base dos semestres. ao inves de dizer "ano passado" para falar de 2009, eles falam no "primeiro/segundo semestre de 2009". "ano passado" realmente significa o primeiro semestre de 2010.

povo doido! hehehehehe

Avatar Rennan disse...

Eu sou um leitor novo, passei a ler seu blog pouco depois q fiz o meu. Queria dizer que estou adorando ler seus posts e que você escreve muito bem e um dia eu vou escrever tão bem ou até melhor que você e que seus textos servem de inspiração e apredizado para mim. Espero poder ler muitos outros textos seus. Que sua vida seja cheia de alegrias e seus sonhos sempre se realizem, é isso que eu lhe desejo de ano novo, feliz ano novo.

anne disse...

Mirelle preciso de um help rs, estou pensando em fazer hotelaria e restauraçao, no Instituto Bocuse, vc ja se informou de toda parte administrativa?? Ja visitou pra ver se é bacana mesmo??
Me add no msn annekristy@hotmail.com, ou me passa um fixo que te ligo.
Bjocas

Mirelle Siqueira disse...

Oi Rennan! NOssa, quanta honra servir de inspiração pra alguém!!!! Claro que um dia você vai escrever melhor que eu, não é tão dificil assim! Pratique muito, escreva tudo o que vier na caveça e o mais importante: leia! Lendo a gente aprende muito a escrever! Eu tb tenho o meu blog inspirador, mas sei que nunca vou conseguir escrever tão bem quanto o cara que faz o tal blog, ele é demais!

Oi Anne, sim eu ja estive na escola, conheci tudo, conversei com os professores. Fui nas "portas abertas" como eles chamam o dia que apresentam a escola para os interessados. mas daqui uns meses vou de novo para tirar as ultimas duvidas. mas o seu curso é diferente do meu, que é artes culinarias ne? pega o meu email e escreva que eu te respondo ok?
blog13anosdepois@hotmail.com

beijos!

Ana Luisa disse...

Pois e, nao importa em qual continente estamos: quem nao ama as ferias de verao e as torna um evento importante? Realmente somos sempre regidos pela forca da Natureza, nao importa quantos Solsticios e Equinocio se sucedam, o ser humano muda tambem, mas sempre relutando. Abracao, Ana Luisa

Marcia AL disse...

Pois é, falei sobre isso no meu curso na Aliança Francesa e até a Prof que estudou em Paris, veja só !! ficou sem entender..rsrs...combinei de levar o seu texto prá ela ler...hehehe...viva vc querida, adorei !! Obrigada, viu ? Parabéns pela nova 'cara' do blog, continuo amando como sempre. Beijão !

Mari Hallak disse...

Ahh, só agora eu entendi porque tava cheio de agendas lá no Tesco mês passado. Que legal!

Anônimo disse...

Pois é Mirelle, isso acontece em quase todos os países da Europa e em Portugal também é assim - o ano divide-se em várias partes: vai de setembro a dezembro (pausa para Natal e passagem de ano,)recomeço em Janeiro e nova pausa na páscoa e depois é daí até ao verão. Isto é válido para as escolas e para ritmo de trabalho. E a sua lógica está certa, este "calendário maluco" é porque só temos tempo realmente bom entre Junho e Outubro (em especial Julho e Agosto) e é por isso que aproveitamos esses meses para as "férias grandes". De qualquer forma posso garantir que não deixamos de fazer várias escapadinhas ao longo do ano ;)

beijo, Vera

Tânia Barreira disse...

Não pude deixar de comentar que na verdade em Portugal não é bem bem assim. Em portugal existem 2 conceitos:
Ano, que têm o mesmo significado que no Brasil, só é habito dizer ano passado se estiver mesmo a referir-se ao ano (numérico) passado
Ano Lectivo, este conceito é usado mais para estudantes e profissões ligadas a este meio, onde ai sim, quando se fala em notas do ano passado se fala do ano lectivo passado, não do ano de calendário.

Contudo as agendas começam sempre em Janeiro, a não ser especificas para professores/alunos (essas sim em Setembro e algumas até vão só até Julho)..

Alexandre disse...

Estou em uma pequena vila de Aix-en-provence, Puyricard.
Hoje a tarde (uma quinta-feira, 14:30) fui à padaria. Qual não foi minha surpresa, estava fechada. Assim, como estava o supermercado, o açougue, a imobiliária.
A farmácia estava aberta.
Quando perguntei a uma mulher na rua, ela me disse era hora da siesta. Ao olhar nas portas desses comércios, vi que eles abrem das 8 às 13. Depois fecham e retornam às 16. Exceto a padaria, que fecha às segundas e quintas depois do almoço.
Achei interessante você falar que eles voltam para o trabalho estressante. ;)

Leia também:

Related Posts with Thumbnails