quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Tudo a seu tempo

Finalmente minhas aulas de francês recomeçaram. Chegando la, advinha? Meu nome estava em uma lista na qual ele não deveria estar. Então fui correndo até a secretaria avisar que eles haviam cometido um erro. "Não madame, os professores se reuniram e acharam que o seu francês evoluiu muito em pouco tempo e que você conseguira acompanhar tranquilamente as aulas do C1". Oi? De onde foi que brotou esse francês todo que esse povo enxerga e eu não?

C1 é a penultima etapa do nivel mais avançado no aprendizado da lingua francesa. O basico é o A, dividido em A1 e A2, depois vem o nivel intermediario B, com o B1 e B2 e por fim, o nivel avançado C, C1 e C2. Semestre passado eu cursei o B1, ou seja, pulei o B2. Quer dizer, me pularam, né? Porque eu continuo falando bulhufas de francês. Ok que eu tirei notas altas no semestre passado, que me esforcei para fugir dos textos basicos nas provas e que gastei todas as 50 palavras do meu vocabulario no teste oral, mas, meus amigos, o meu francês não é fluente.

Engraçado é que nem ruim o meu curso é. Pelo contrario, é um dos mais puxados e reputados de Lyon, um centro de estudos da lingua francesa que fica dentro de uma universidade linda e super tradicional. Por isso, contente com tantos elogios, corri para pegar a primeira aula na turma dos avançadinhos. A alegria durou pouco porque, chegando la, não vi nenhum dos meus amigos chineses do semestre passado. No lugar deles encontrei um argentino, duas mexicanas, uma venezuelana, quatro japoneses, uma egipcia, uma americana, uma chilena, uma peruana, uma russa e um cara da Arabia Saudita chamado Sultão!

A grade do curso me assustou um pouco: ciências politicas, economia, historia da arte e literatura moderna se misturam às aulas de compreensão oral e expressão escrita. Oras, estou gastando o meu rico dinheirinho para aprender a lingua francesa e não sobre a literatura ou economia desse povo. Se eu quisesse estudar esse tipo de matéria, não teria me inscrito em um curso de francês, né? Claro que são assuntos que me interessam, mas antes eu quero aprender a conjugar os verbos usando forma e tempo corretos, a formar frases bem articuladas e a escrever esse tipo de texto que escrevo em português, em francês. Não quero ser mestre em ciências politicas. Pelo menos não nesse momento.

Por isso ja decidi, vou pedir para me juntar novamente aos meus camaradas chineses. Tenho certeza que as lições intermediarias do nivel B2 serão mais uteis na minha vida pratica do que as aulas requintadas do C1 - pelo menos nesse momento. De que me adianta saber tudo sobre os movimentos literarios do século XIX, se eu mal consigo conjugar o verbo 'querer' no subjuntivo? Tem horas que é preciso voltar um pouco para avançar ainda mais depois ."Reculer pour mieux sauter", como dizem por aqui.

26 comentários:

Mirlene disse...

Filha,

Parabéns pelo texto e pela clareza com que analisa seus objetivos. Para quem quer trabalhar com gastronomia talvez ciencia política esteja fora de foco. Entretanto, para quem pretende retornar à telinha conhecimento algum é periférico. Pense nisso...
Beijo, te amo.

Mirelle Siqueira disse...

O problema mãe, é que, apesar de eu ter vontade de aprender um monte de outras coisas que nada têm a ver com a profissão que eu escolhi, preciso optar. Porque no nivel avançado eles não ensinam partes da gramatica que eu ainda não sei muito bem. São escolhas né? Eu escolhi caminhar de acordo com as minhas necessidades. Mas que é bacana saber que me passaram direto para outro nivel, isso é!

te amo!

Juliana Yonezawa disse...

Que orgulho de vc, menina!! Muito bom! Não só pelos avanços, mas principalmente por manter o foco no que interessa. Brindemos a isso! Vc merece! bjoca

Leandro Wirz disse...

Parabéns! E fique de olhos abertos...
às vezes o que parece supérfluo pode revelar-se fundamental.

Mr. Lemos disse...

Caraio, que sacanagem. Não tem nada de Juliana Yonezawa. Quem deixou aquele comentário ali em cima fui eu, Ernani Lemos. Maldito Google. Humpf!!!

Kity disse...

Primeiro Parabéns!!! Como disse, não é uma escola chinfrim, então eles sabem o q fazem.
Mas pensando no seu objetivó, acho q acertou. Um passo de cada vez.
E não querendo discordar da sua mãe (longe de mim, pelo amor de Deus!) Não é q vai deixar de aprender isso. Vai aprender, mas na proxima unidade, né? Pq não vai parar quando acabar o B2 não, né?
E seus amigos de olhos puxados, estão no B1 mesmo? Já olhou se tem vaga na turma? Concordo e entendo essa coisa de turma chata. O que mais me desmotivou na aula de frances q fazia aqui em bh era a turma mesmo.
Quando começam as aulas de culinária? Vai dar p conciliar a aula de frances?
Bjs e tô q tô achando q isso aqui é email kkkk daqui a pouco vou ter q implementar o uso de 140 caracteres kkk
Bom meio de semana. E não esquenta c a multa p causa da bicicleta, antes multa do q esbarrar c aquele brutamonte que te agrediu (bate na madeira 3 vezes)
Abç p Léo (gastando intimidade q não tenho hihi)

Leonardo disse...

Amor,

Eu concordo com os seus professores. Seu francês evoluiu de maneira surpreendente neste pouco tempo de estudo! Você merece todos os méritos! Eu que vivi esta evolução bem de pertinho, sei bem do que estou falando. Mas dai achar que você é obrigada a estudar todas as maracutaias politicas e econômicas da historia França, isso ja é pra quem realmente quer. Ja pensou obrigar os estudantes françolas no Brasil e estudar a "Era Vargas" ou o "Plano Bresser"?

So me confirma que não é você que ta enforcando o coitado do chinês na foto! Rs

Bjos

K∂riиє* Smith. disse...

Ta certo, tem que priorizar.
Mas que esse upgrade deu uma levantada no ego, voce nao pode negar!!!
By the way...parabens!
Por te avancado por merecimento e recuado por opcao!

beijoca

Mirelle Siqueira disse...

hahahah, não se preocupa irmão, eu sabia que era você! esse papo de tomar um não combina com a carinha m
meiga da sua esposa!

Oi Leandro! os olhos estão arregalados! Tentando apenas dar prioridade para o que é fundamental agora. Alias, nada nessa vida é superfulo né? :)

Ei Kity! Na verdade eu estudaria no B2 agora e ano que vem entraria direto na facul de culinaria. Eh que o nivel minimo que eles exiegem de francês é o B2, e isso eu ja teria. Infelizmente, é impossivel conciliar dois cursos aqui na França pq os horarios são apertados. Se Deus quiser, esse ano eu termino a fase do francês para no ano que vem partir para outros desafios!

Kaaaa, obrigada pelos parabens tb! Gostei demais do que você escreveu!

Amor,você é mais coruja que a minha mãe, então é suspeito para falar. Ah! Não sou eu enforcando o Juo Juo não, a mão é dele!rs

beijocas pessoal!

Rafael Carrara disse...

Parabéns, MirelLe !
O progresso está sempre ligado com a reflexão. Muito obrigado pelos textos maravilhosos que você tem escrito.
Um dia quero estar falando francês do mesmo modo que você!
Tudo de bom, e até o próximo post!

carlos henrique disse...

agora é abrir a boca e sair falando hehehe

valeu pela dica do curso de frances do lado da faculdade, vou ver isso sexta feira

bjos

CH

Emiliana disse...

oi Mirelle! Eu estou contigo na decisão! Muito importante ter foco!!! Eu vou pro A2 esse ano....mas já tenho que "gastar" meu pobre linguajar no dia a dia do trabalho!!! Dependendo do meu grau de cansaço do dia me enrolo toda na hora de falar e pra conjugar os verbos então!!! Vira um rolo! Engraçado é que quando eu fico sozinha pensando como vou falar tal coisa eu conjugo os verbos direitinho, mas na hora de falar é um Deus nos acuda!!! Bem, mas vou me virando: com meu chefe eu falo em inglês, com o pessoal que trabalha comigo falo em francês e se vejo que não entenderam solto logo meu português pra ver se a palavra é sememlhante, rs (e muitas vezes dá certo!). Bem, e assim vou aprendendo meu francês a duras penas! bjão

Juliana Yonezawa disse...

Hahah eu não ia falar pra gente encher a cara, mas também fiquei orgulhosa!!

Parabéns, Mi! :)

Priscilla Aranha Pinheiro. disse...

Huhauahuhauhauhauhauhauhauha!
Morri de rir com o último post!
Tá muuuito engraçado!
Vc sempre fooofa!
Parabéns pelo avanço!
Espero seguir o seu exemplo!
Um beijão, Sá!

Blog da Pandinha disse...

Amiga, estou sempre por aqui, ao vivo e a cores, mas ando com uma preguiça tão grande de ligar o computador, que só me conecto por um mísero iPod, de onde é muito difícil comentar. Aproveitei que hoje ia blogar e vim falar com vc... MORRENDO DE ORGULHO do seu francês. Vc já parou pra pensar que poderá dar aulas para os Lemos Hummel que precisam aprender francês? Acho francês a língua mais bonita do mundo, e ano que vem, retomo meu curso!!!! Beijos no coração

Liana disse...

ahahahaha
tenho fé que isso ainda vai acontecer comigo.
bjos

Mr. Lemos disse...

Ei!! Peguei vc falando bem de mim pelas costas! Linda! Vc já é minha irmã. E isso não tem preço...

Anônimo disse...

Legal seu texto! Volte pros Xong, melhor negocio! ha ha ha
Bjs
Adriano Dolph

Vini Carvalho disse...

De qlq forma, parabens pelo C1! Ta expert!
Ontem fiz meu nivelamento... Peguei B2. To feliz. :)
Cara, to amando essa cidade!
E vamos tomar um café semana que vem.. Aproveitar que ainda tem como sair de casa.
Meu email: vinicius.ufu@gmail.com
Bjus

Mirelle Siqueira disse...

Ihhh Rafael, não deseje falar como eu não, senão vc vai falar mal!rs obrigada pelos elogios de sempre!

Caique, juro que da proxima vez em que eu estiver no meio de um monte de frances como na sua casa, vou falar mais. é que num primeiro momento a timidez fala mais forte, mas depois vou ficando a vontade!

hahahah Emiliana, eu sou como vc! Fico em casa pensando alto em francês, falando comigo mesma e consigo fazer os rs, os biquinhos, conjugar os verbos. quando chega na frente de alguém, some td! aff

Ju, Prscila e Ursula, obrigada meninas!!!;)

Liana, eu não tenho fé, tenho certeza que jaja vc vai escrever o mesmo tipo de texto!

Hahahahaha, pô irmão! Não se pode mais nem falar bem dos outros nas costas que todo mundo ja fica sabendo, eu hein! te amo tb!

Dri querido, vc por aqui! Merci!

Oi Vini, a cidade é o maximo mesmo hein? E vc vai estudar onde? B2 hein? Uhu, parabééééns! Pra quem acabou de chegar na França é o maximo! Bora tomar o café sim que o inverno jaja bate à nossas portas, ta preparado?

Beijos em todos!

Dan disse...

ola, milene,

ja te escrevi antes e havia comentado que em breve estaria em LYON.... Pois estou, li sua materia sobre o curso dr lingua francesa.... VC faz Na LYON 2, pelo CIEF? vi na voto o Batiment Bélenos, é isso mesmo?.... Bom toda a minha curiosidade é pq devo começar o curso de lingua francesa para estrangeiros na Lyon 2, pelo Cief, e gostaria de saber sua opinião.
Vi q tem um curso na catholic, mas achei muito caro.....pelo menos na atual conjuntura, rsrsrsr.
Sempre leio suas materias, e enquanto estava no Brasil, me deliciava de lembrar de situaçoes q eu tb ja havia passado....
um beijo e quem sabe um dia a gente se conhece pessoalmente....
Bom aguardo seu retorno....

Hismenia disse...

Que gracinha!!!
Muito orgulhosa de vc,continuo a dizer: Te admiro muito!!
Da próxima vez que te ver, quero ver vc falando em francês e cantando tb...rsss

nayguedes disse...

Ola..

Descobri seu blog por indicação de outro, o conexãoparis.
Bom, sei que você mora em Lyon e estou aqui nesta cidade tb estudando frances. Vou embora dentro de 4 dias.

Preciso de um "help" em lojas de renda francesa. Minha irmã vai casar e quer que eu compre a renda aqui.

Será que voce pode me ajudar? Me indicar alguma loja especializada aqui em Lyon?

Muito obrigada desde ja.
Nayara Guedes

Mirelle Siqueira disse...

Oi Nayara, desculpa, mas não sei dizer. Nunca vi (mas tb nunca reparei muito) em lojas de tecidos ou rendas por aqui... talvez na vieux lyon ou na prequ'ile? não sei... desculpa e boa sorte! bjo

mel disse...

ola, qual sua escola em lyon??

Mirelle Siqueira disse...

oi mel, eu estudei francês na universidade lyon 2, no departamento de francês pra estrangeiros que é o CIEF.

Leia também:

Related Posts with Thumbnails