terça-feira, 30 de novembro de 2010

Oi e tchau


Eu ja tinha contado que nesse ano o inverno passou a perna no outono, né? Pois então era de se esperar que a neve também desse as caras assim, fora de hora mesmo. Desde 1946 não se registram na França temperaturas tão baixas no mês de novembro. Em 1925 os termômetros marcaram -9,4C° em Lyon, recorde que deve ser quebrado ainda essa semana, se a meteorologia acertar os -10°C previstos para sexta-feira. Até contei no twitter (segue ai! @13anosdepois) que nevou na semana passada, quase meio de novembro! Mas eram floquinhos acanhados, que derretiam assim que chegavam ao chão. Hoje foi diferente. Cheguei no curso toda empacotada (com luvas, bota, cachecol, meu casaco mais quentinho e um tesão enorme para ter aulas de ciências politicas) quando a neve estava começando a cair. 2h depois, quando terminou a aula, ja estava tudo branquinho!

Ja ja começam a aparecer os problemas tipicos dessa época do ano: escolas e estradas fechadas, vôos cancelados, ônibus parados, gente morrendo por causa do frio... A grossa camada de neve que ja se vê pelas ruas anuncia que não vem coisa boa por ai. As previsões nos jornais não são nada otimistas e o encantamento da população ja começa a ceder lugar à preocupação. Pessoalmente, fico mais preocupada quando o Léo começa a chegar tarde por causa do trânsito caotico e dos caminhões que rodam lentamente nas estradas jogando sal para derreter o gelo. Meu marido insiste em não colocar pneus de neve no carro e eu fico aqui, de mãos atadas torcendo para ele chegar inteiro em casa - em condições de me preparar o jantar, claro.

Mas nem tudo são espinhos. Os primeiros dias de neve são sempre muito esperados e comemorados, as pessoas na rua ficam mais felizes. Brincam com a neve, fazem guerrinhas, tentam abocanhar os floquinhos com a ponta da lingua... Juro que até francês rindo à toa eu cheguei a ver hoje à tarde! Da mesma maneira que ria a sueca, quando saimos da sala e demos de cara com o patio da universidade coberto de gelo. Perguntei se ela ainda se alegrava com a chegada da neve mesmo depois de tantos invernos gelados na Europa (sabendo que na terra dela 'gelado' tem um significado muito mais sofrido que na França, a pergunta me pareceu pertinente). "Claro que sim!", disse ela, "mas so nos primeiros dois dias". Pelo visto, esse pensamento é dominante por aqui. Em se tratando de neve, a alegria dura para os europeus o mesmo tempo que o ditado diz durar para os pobres: pouco.

A vista da minha janela



Uma atividade simples, como pegar o carro para voltar para casa, pode se tornar extremamente complicada quando neva, da uma olhada:

35 comentários:

Onor disse...

Legal seu blog. Mirelle, em abril estarei em lua de mel com minha esposa e passaremos por Paris e depois Roma. Devemos passar mais ou menos perto de Lyon. Pode me ajudar com dicas para um casal de turistas brasileiros na França? Obrigado e parabéns pelo blog!

K∂riиє* Smith. disse...

Aiii posso dizer que esse alô eu dei a neve quando eu a vi pela primeira vez de visita para esquiar aí no Sul da França a uns 8 anos atrás? Não gosto de neve, nem no primeiro dia, acho que o mau humor do europeu passa todo pra mim. :)

Aqui na Irlanda o negócio tá friiiiiiiiiio, um saco!

beijo quentinho na orelha

ALVES DE MORAES, Gustavo disse...

Mi, fala sério! Neve é muito bom!!! Eu devo ter nascido no lugar errado porque adoro neve e odeio calor. Até concordo que a gente acaba enjoando, mas eu levo bem uns 2 meses pra começar a me encher do frio. Agora fala sério que passar natal no ar condicionado como eu sempre passei no calor infernal do Rio nao tem nenhuma graça (principalmente pro babaca que se veste de Papai Noel)! Aqui eu coloco é o bonequinho de neve pendurado na madeira com a mensagem "Let It snow"!!!

O que é bem legal também é que vc tem as 4 estaçoes, mesmo se nesse ano o outono foi realmente mais curto do q o previsto. Isso é muito importante pra tudo, desde o ser humano e plantas, que fazem seu ciclo completo, até o comércio que pode sempre oferecer produtos e serviços novos. Ta na hora de começar a pensar em qual estaçao de ski vc quer ir (La Clusaz, La clusaz!!!), tomar chocolate quente na Regal Glace (lembra?), comer choucroute e tartiflete, fazer raclette (q é muito bom, pra quem gosta), e acho melhor eu parar de falar de comida, se nao vou começar a babar!!!

Vc tem uma paisagem nova, novas coisas pra fazer (e comer), novos assuntos (afinal, faz quase um ano que ninguém reclama de frio!!! LOL), e por ai vai!!!

Mas Léo, toma vergonha e joga um pneu de neve, ou pelo menos um mixto, porque arriscar ja é demais! (é verdade que tem q pensar no "budget", mas tu ta com moral!). Faz como alguns franceses e guarda os pneus no fundo do armario e troca qdo acabar o inverno!!!

ET VIVE LA NEIGE LES ENFANTS!!!

Blog da Pandinha disse...

Ai...será que eu só amo o frio pq não moro nele? Gente, que coisa mais linda. Só conheço a neve da Cordilheira dos Andes, é muito turístico e nada real. Quero morar na neve e ser a Adorável Mulher das Neves!

Rose Araujo disse...

Não dá para negar os problemas causados pelo frio e a neve, mas a
paisagem fica linda,né?

bjos
:)

Celia na Italia disse...

Mirelle
Aqui em Milão virou lei, ou vc usa pneu de neve ou tem que ter catena e saber montá-la, isto a partir de 28.11.
Até pq é muito perigoso andar na neve sem algum destes.
Mas mudando de catena para vista, a que vc tem é linda!
Um abraço

Glenda Dimuro disse...

Eu queria que aqui em Sevilla nevasse, nem que fosse um pouquinho! Ano passado nevou depois de mais de 50 anos! Mas eu estava no Brasil!!!! Como esse ano promete ser beeeem frio, quem sabe, né?

Anônimo disse...

Mirelle, dá uma dura no maridão, que homem não tem juizo mesmo: pneus cloutés já!!!!! Ele está correndo riscos desnecessarios. Já moramos aí, e falo por experiencia.....lindo o inverno! ( na foto).

carlos henrique disse...

esse video é muito engraçado... eu tb nao sou muito fa de neve nao, mas é melhor que chuva hehehehe a neve, no dia que cai é bem bonita, mas depois de dois dias, vira lama, dai tem que ter um bom tenis para nao escorregar e paciencia para andar na rua hehe

mas é divertido ir no parque e ver tudo branquinho... e fazer boneco de neve :)

bjos

CH

Patty disse...

Que linda paisagem!
Pudera eu morar no frio pq amo! Mas também me pergunto se digo isso só pq não moro...
Podíamos fazer o movimento: "Léo, bote os pneus de neve!" (risos). Brincadeiras a parte, desejo a vocês um inverno quentinho e romântico. Ah, e com comidinhas gostosas pra gente babar do lado de cá...hehehe.
Bjos!

Rosely disse...

Bom demais olhar essa imagem do frio e da neve em Lyon.
Eu aqui no Rio de Janeiro " morrendo " de calor, com o sol que chega bem cedo e fica até mais tarde... uma luz intensa. Muita praia, cachoeira, agua de coco, sorvete e outras frescuras para amenizar esse calor.

Mirlene disse...

Filha,
Estou ansiosa para chegar aí. Aqui estou passando mal com o calor de 36 graus e morrendo de medo das inundações depois das chuvas fortes que caem quase toda tarde. Adoro frio. Diga ao meu genro querido que compre pneus para neve. Onde já se viu ignorar regras de segurnaça em estradas????!!!
Beijo, te amo. Você parece uma criança nessa paisagem francesa.

Adriana Pessoa disse...

Mirelle,
acabei de ver as fotos na Folhaonline da neve em Lyon. Me lembrei de vc.
Depois que vc mudou o layout do blog, estou com muita dificuldade de abrir ...alguém mais reclamou?
Bjs.

Leonardo disse...

Amor,

Eu ja gostei mais da neve. Lembro de uma vez em que eu estava no escritorio e começou a nevar muito. Eu fiquei tão impressionado com o tanto de neve (uns 20 cm pelo menos) que sai sozinho pra bater foto e fiquei andando na neve quase meia hora. So qdo voltei pra dentro do escritorio percebi que os françolas estavam todos na janela rolando de rir da minha "descoberta". Eles disseram que eu tava parecendo criança. Sera que é pq eu tava comendo neve? Rs

A paisagem nos primeiros dias é realmente maravilhosa, mas pra mim neve também quer dizer muitas outras coisas bem menos interessantes: ter que racletar o vidro do carro todo dia (como o coitado do video), andar a 30km/h em rodovia, não poder ultrapassar, correr risco de escorregar em qualquer lugar, etc.

Como disse o Gustavo, uma das melhores coisas desta época são as comidas. Temos que marcar logo um raclette pois esse do carro ja ta me enchendo.

Em minha defesa, eu até hoje so não comprei pneus de inverno pois não costuma nevar tanto por aqui. Mas se ja esta nevando deste tanto em novembro, acho que eu vou ter que repensar esse assunto. Ainda mais depois de toda esta campanha. Rs

Bjo

Leandro Wirz disse...

A-há! Eu sabia que era só pelo jantar que ele prepara! rsrsrsrs Brincadeira, lógico.

Mas vem cá, não é vc que estuda para tornar-se chef?

Beijos e curta a neve, mesmo que só por dois dias. Aqui no Rio, o calorão do verão chegou forte. E eu não consigo gostar disso nem por dois minutos...

Oscar disse...

Tenho acompanhado pela midia e pelo twitter dos amigos Europeus que esse ano esta super frio ai... Ate agora por aqui o maximo que tivemos foi uma chuvinha de granizo e uma chuva misturada com neve...
Eu ja tinha visto essa propaganda no inverno passado.. Gracas a Deus temos garagem coberta.. Imagine vc tirar toda a neve e o gelo e nao serr seu carro...

Bjs

Bruna Lago disse...

oi Mirele,
Ahhh adorei a neve, nem acredito que esta nevando ainda,fiquei o mês inteiro me lamentando que iria embora de Lyon e não veria a neve novamente. Agora só espero que ela nao atrapalhe minha volta, heheheh.
Bjus e parabéns pelo blog!

Juliana Yonezawa disse...

hahah nao tinha visto esse vídeo ainda.... muito bom!!

Tb gosto de neve só por uns dias. Ela podia chegar so no Natal, ne??

beijao, Ju

Mr. Lemos disse...

Compartilho dessa opinião aí, irmã: neve só por um dia ou dois. Pra mim a pior parte é quando a temperatura sobe um tiquinho e começa a derreter tudo. Andar na rua fica quase impossível. Todo mundo escorrega e começa a andar feito pato e penguin...
Mas que é bonito... é indiscutível.
bjoca

ALVES DE MORAES, Gustavo disse...

Tenho a impressao de ja ter visto esse video antes, nao sei porque!!! LOL

Bom, eu tb ja comecei a pesquisar sobre pneus de neve, afinal, a coisa ta braba!!!

E a raclette, a gente vai combinar sim, pode deixar!!!

Luciene disse...

Poxa, kd o aquecimento global?? soh to vendo q ta cada vez mais frio rsrs
Meu primeiro ano na França morando... nao to aguentando de frio e ainda nem chegou oficialmente o inverno :(

Isabela Fleury disse...

Ola
descobri seu blog pela minha mae e adorei!
Adorei principalmente quando vc falou do frio agora!
ADOOOOOOOOOOOOOOOORO FRIO!
Estou com passagem comprada pra Lyon em janeiro. Vou estudar dois meses.
Mal posso esperar pra chegar por esses lados.
Sou estudante de Publicidade na PUC e já cursei jornalismo, mas larguei :P
Estarei acompanhando suas notícias =)
Um beeeijo

delezuk disse...

Olá Mirelle
A neve em Lyon está, como dizem os franceses, SUPER! :)
Vim para o lab trabalhar cedinho e o jornal do metro ja avisava sobre a neve, mas achei que seria igual da semana passada apenas alguns floquinhos, mas não foi bem assim, caiu muita neve mesmo.
Verdade nunca vi o pessoal do lab e na rua tão felizes, como estavam no dia em que nevou, nem pareceriam franceses.
Legal mesmo foi ver a difrença da paisagem que mudou em apenas poucas horas depois de começar a nevar. Quanto ao transinto dá para imaginar né, pois Francês já dirige mal e ainda com neve para piorar...é melhor sair de perto.

Abraços

Onor disse...

Neve eu nunca vi na vida. No máximo aquele gelo que se forma em excesso no congelador de geladeira antiga, e imagino que isso nem chegue perto de neve.

Só posso invejar aqueles que reclamam de neve, hehehe XD

Kladina disse...

Aqui em Paris ontem nevou de 14h até quase meia noite. No meio da madrugada tb. Resultado: tudo branquinho de manhã, apesar da neve fraca ;)
Eu particularmente adoro, não so pq isso é novidade pra mim, mas pq o frio diminui um pouquinho quando neva... ;)

Gabriela disse...

Mirelle,

vi a notícia e lembrei do seu marido!
http://news.fr.msn.com/m6-actualite/france/photo.aspx?cp-documentid=155404003&page=5

Gabriela disse...

Olha Lyon aí Mi!

http://news.fr.msn.com/m6-actualite/france/photo.aspx?cp-documentid=155404003&page=11

Gabriela disse...

Mas as temperaturas vão melhorar:

"Selon Météo France, l'épisode neigeux ne se poursuivra pas la semaine prochaine et les températures devraient redevenir positives en journée dès ce week end."

ps. deu pra ver que eu amo a neve né!!! prefiro o frio do que o calor que estamos passando por aqui!

.../.. disse...

Olá! passei por aqui e 'roubei' um post para publica-lo no blog 'sem ralo' ( semralo.blogspot.com). se v. nao achar legal ou nao quiser, é só entrar nos comentarios do blog e pedir para retirar, ok?
comentando esse post, acho que as pessoas ficam alegres com a neve somente por dois dias é porque a partir do terceiro começa a encher o saco... sem falar no lamaçal, nos escorregoes e no trafego infernal! pelo menos para mim é assim.
abçs

Mirelle Siqueira disse...

hahahaha! como é que eu posso proibir a reprodução de um texto meu em um blog que se dedica exclusivamente aos ralos de chão? um detalhe mega master importante que dificulta minha vida aqui por não existir na França! so posso apoiar e dar parabéns aos que tiveram a ideia! hehehehehe

povo doido!

Fernanda disse...

Oi Mirelle eu vi na TV o frio que esta fazendo ai...aqui na Corse é o departamento mais quante da França, nesse momento, e eu ja estou congelando com os meus 9°. Nossa eu nao gosto do frio. Nessa epoca corro pro Brasil. Mas so pq esse ano nos nao vamos eu ganhei esse "presente de grego". rsrsrs
Beijos

L.M. disse...

MimI

O blog ta arrasando heim!
to gostando de ver!!!

um gd beijo querida!
lu

Anônimo disse...

oi mirelle escrevo para desejar uma linda festa das luzes para voces ai em lyon acho que nunca vou participar de uma nao tenho muita vontade de passar por esse frio todo e encarar essa neve ainda prefiro o nosso verao lindo aqui do riode janeiro mesmo derretendo como ja estamos beijos beth

Ana Tereza Merger disse...

Oi Sumida, passei para lhe desejar um otimo Natal e um excelente Ano Novo! Beijos e até 2011.

L.M. disse...

Oi Mimi,
nossa ainda bem q vc me disse q o layout tava igual ao do pedalando em Paris, já modifiquei...
então, essa foi uma noticia que a minha tia me enviou, dá uma olhada:
http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/2010/12/02/brasileiro-ultrapassa-russo-e-se-torna-o-maior-comprador-estrangeito-da-galeries-lafayette/

cara, queria te perguntar uma coisa, como vc coloca la embaixo as noticias que tem a ver com a postagem principal?

bjusss
lu

Leia também:

Related Posts with Thumbnails