sábado, 27 de novembro de 2010

Ri♥

Acontece sempre a mesma coisa, basta falar que sou brasileira para ver um sorriso se abrir no rosto do meu interlocutor. "Que legal, você dança samba? Me faz uma caipirinha? No meu pais tem um jogador brasileiro que faz muito sucesso! Pelé! Ianomâmis! Oscar Niemeyer! Aleijadinho! Garota de Ipanema!". De maneiras muito diferentes (e até surpreendentes), todos fazem questão de mostrar que conhecem um pedacinho do meu pais.

O Rio de Janeiro é unanimidade. Quem nunca foi, tem vontade de ir. Quem ja esteve por la, não esquece as coisas boas que viveu. Uma vez, em um restaurante aqui em Lyon, um homem que jantava com a sua filha na mesa ao lado escutou o nosso sotaque e perguntou de onde éramos. Dissemos que do Brasil e a reação foi imediata: "Mas o que vocês fazem na França? O pais de vocês é o pais do futuro! Eu faria de tudo para morar la. Olha minha filha, você precisa conhecer o Brasil, viu? O Rio de Janeiro é a cidade mais incrivel do mundo!". Como negar?
Ontem fui jantar na casa de uns amigos, ao me perceberem mais calada que o normal, perguntaram o que tinha acontecido. Narrei, com lagrimas nos olhos, os ultimos episodios do Rio. Seus olhos se arregalavam à medida que eu ia falando sobre metralhadoras, mortes, carros queimados, invasões, BOPE... até que um deles falou: "Ahhh você não esta falando sério, ta brincando com a gente! Eu ja vi tudo isso em um filme brasileiro!". Quisera eu, meu amigo, que tudo não passasse da minha mente criando um novo roteiro para o 'Tropa de elite 3'.

Como explicar para franceses, chineses, arabes ou ingleses que a cidade que vai receber as Olimpiadas e a Copa do Mundo em alguns anos é assim, tão bagunçada? Como explicar que o povo mais bacana do mundo vive com medo, acuado em suas casas? Como explicar que toda essa merda existe não so por causa do governo podre que o eleitor brasileiro, comprado e ignorante, coloca no poder, mas também por causa de gente (como muitos dos que estavam ali me ouvindo) que sustenta o trafico com o baseadinho do fim de semana? Eu não sei. Tentei encontrar palavras no meu vocabulario francês que explicassem tudo isso, até perceber que elas não existem. Não existem em francês, não existem em inglês e também não existem em português. Em lingua nenhuma é possivel justificar ou fazer entender aquilo que simplesmente não tem explicação. Esqueçam as palavras, precisamos é de um ponto final.

35 comentários:

Luciana disse...

Seu texto é a mais pura tradução do que todos os brasileiros, em especial os cariocas, estão sentindo. Lençois brancos foram astiados. Ninguem tem mais palavras... queremos apenas paz!

Leonardo disse...

Eh amor,

A situação no Rio chegou num ponto que esta guerra contra o narcotrafico tinha que acontecer mais cedo ou mais tarde. Como carioca, torço para que ela não seja em vão e que traga a liberdade e a paz que a população tanto espera.

Bjo

Natalia disse...

Mesma coisa acontecendo comigo. No curso todos querem saber o que se passa, por que isso acontece, quando vai acabar. Tento sempre relativizar, mesmo sabendo que é muito difícil, dizendo que "a violência existe, mas não suprime as milhões de outras coisas boas que existem. Não se contentem em conhecer o meu país por essas notícias. O que tem por lá é muito maior (e melhor)."

Anônimo disse...

E mirelle mas a gente acredita que tudo isso vai passar e que o rio de janeiro essa cidade linda e maravilhosa que todos conhecemos e muito maior que aqueles que a querem destruir tenho familia bem no meio do furacao no bairro da penha e em olaria e sei que daqui a pouco vai acontecer aqui bem perto de casa nao quero falar em DEUS nessa hora porque a gente nao pode deixar todas as coisas nas maos dele seria muito simples acho que aentrevista mais sensta ue escutei por aqui foi do diretor de tropa de elite o padilha ontem na globonews beijos a voces e a lyon beth e o portugues do mercado como vai?????

Glenda Dimuro disse...

E o pior de tudo é que esta guerra está longe de acabar. O problema é complexo e não exige soluções simplistas... O tráfico de drogas esta generalizado no Brasil inteiro, mas tem a sua maior expressão no Rio. Lá na minha cidadezinha, no interior do extremo sul, o pessoal ainda não anda de metralhadora na rua...ainda... mas o crack é um grande agravante da violência urbana, e a cada dia mais.
Enfim, é triste.E as mancehtes dos jornais mundiais? Mais sensacionalistas impossível! Aqui na Espanha sempre se relaciona com as Olimpíadas (pq Madrid perdeu pro RIo) e dizem que está é uma batalha "decisiva"...aham...será mesmo? É o que eu me pergunto...

Rose Araujo disse...

Realmente, é muito triste a realidade da minha cidade. Com essa onda de violência já programei o meu final de semana: em casa em frente da televisão e torcendo para que essa situação se resolva da melhor maneira possível.

bjo grande!
:)

ALVES DE MORAES, Gustavo disse...

Confissao de um Carioca:

Agora estou começando a ter orgulho do Rio. Finalmente os policiais estao tenho orgulho do que sao, e estao pedindo pra trabalhar em vez de "pedir pra sair" ou ficar recolhendo lanchinho o dia inteiro. Uma verdade é certa: isso poderia ter sido evitado se essas operaçoes tivessem começado ha alguns anos atras, mas ainda bem que começou. Vai morrer muita gente inocente, talvez até gente conhecida minha, mas sinceramente ja morreu amigo meu em blitz falsa, e muitos outros ja morreram por causa do trafico dos morros (seja diretamente ou indiretamente pela violência que "vient avec"). Gostei muito do teu ponto de vista, que compartilho ha muito tempo, quando vc diz que o maior culpado nao é o governo (q tb tem sua parcela de culpa), mas o playboy do baseadinho do fim de semana, que é o real sustento do trafico. Afinal, de q adianta ficar falando de mudar leis se o babaca continua comprando pra tirar onda e pagando com gosto o preço q pediram pra "fazer parte da galera". Na minha faculdade eram maioria, gente que nunca se desconfiou até aqueles classicos "doidoes". Pior era ver esse povo ser valorizado por so falar merda mas na viagem deles conseguir convencer muito professor! Mas bom, essa discussao pode render muito, e sinceramente nem vale a pena! Agora é BOPE neles!!! Invade mesmo e mata essas bactérias!!! Biologicamente falando: MATA ANTES QUE REPRODUZA!!!
E outro detalhe: Porque policial hj é heroi? Na minha opiniao: Obrigado Padilha, Wagner Moura e todo o elenco e equipe técnica! Obrigado Tropa de Elite! Quem diria que a chegada de tanques seria um dia aplaudida diante das câmeras pela populaçao de uma favela, o mesmo povo que ha alguns anos so sabia dizer que bala perdida so sai de arma da policia...
Ainda tem muito pra acontecer, mas pelo menos o mais importante ja esta acontecendo: o povo resolveu encarar!
Estou criando esperança de um dia voltar a cantar: Rio de Janeiro, gosto de vc...

ALVES DE MORAES, Gustavo disse...

E quebrando um pouco o clima:

Vc esta criando o roteiro do Tropa de elite 3? Eu nao tô nao, eu ja tô vendo, e sem ter que baixar. Afinal é um verdadeiro "Reality Show". E quem ta no Rio ainda vê em 3D!!!
Eu sei, foi horrivel, mas é uma verdade, vi esse comentario de uma amiga da Nat no FB, so acrescentei o 3D!

Natasha Ulmer disse...

Mi, até que enfim esta acontecendo essa guerra! Até que enfim que resolveram invadir os morros para botar pra fora os comandos de drogas. Eu vejo essas noticias e ao mesmo tempo que fico temerosa pela situaçao e pelas futuras vitimas, fico contente de ver que a limpeza esta sendo feita!
A politica que estava sendo feita a décadas, de deixar para la e ir enxugando gelo, nao ia obviamente reparar todo o caos do trafico de drogas no Rio. Muita gente morrendo vitimas da violência e o governo nao fazia nada!!!
Eu vejo essas noticias com empolgaçao, confiança, contente, assim como varios amigos meus cariocas, de saber que pelo menos a policia esta tentando trazer de volta para nos a cidade que tinhamos quando eramos crianças, quando ainda nao tinha arrastao, bala perdida, microondas, granada tacada de passarela, etc. A situaçao estava incontrolavel e essa guerra ia acontecer de qualquer forma, ou entao, o trafico ia dominar tudo! Me deu orgulho de ver policial de folga querendo ajudar, reservistas se colocando à disposiçao, tanque de guerra sendo aplaudido pela populaçao... Os cariocas estao de saco cheio de serem reféns das facçoes criminosas cariocas e a auto-estima deles esta aumentando com essa prova de que sim, ainda podemos acreditar que nossa cidade pode ter uma soluçao e ser novamente habitavel!

Natasha Ulmer disse...

Lembrei de um comentario que li numa reportagem, da leitora Claudia Martini, faço aqui um copiar/colar do que ela postou que é exatamente o que eu penso:

" surreal mesmo é saber que o que está acontecendo é porque pessoas cultas, informadas, descoladas, alimentam essa grande empresa. “Fumar unzinho”… ou sei lá qual o melhor jargão, alimenta esse terror que vivemos hoje… pessoas morrendo em ambos os lados… famílias despeçadas em ambos os lados… lágrimas em ambos os lados… infelizmente os GRANDES CULPADOS ESTÃO AÍ, SENTADOS VENDO O NOTICIÁRIO.
COMO UMA EMPRESA, O TRÁFICO PODE REALMENTE FALIR. Lei da oferta e da procura: só há venda, se alguém quiser o produto. Simples assim. Que tal começarmos um movimento SOU CARETA!!!…"

Tinha que ter um movimento no Rio "Eu tenho orgulho de ser careta" - ia ser muito mais veridico e menos hipocrita do que ficar fazendo caminhada vestidos de branco no calçadao!

Brenda Tavares disse...

Oi Mi!!

Vou repetir aqui o que ja disse em outro blog: eu estou esperançosa com essa açao, isso tudo tem o lado bom, a policia conseguiu entrar em um lugar que nunca havia entrado antes, a populaçao apoia a açao da policia (o que antes nao acontecia), o disk denuncia nunca recebeu tantas ligaçoes em seus 15 anos de vida como agora.
Estamos todos com medo? Sim, claro! Mas desta vez estamos todos confiantes de que as cenas horriveis que vimos e vamos continuar a ver por nao sei quanto tempo, podem ser o inicio da mudança que todos esperavamos, talvez a cidade que recebera os jogos olimpicos e a copa do mundo ja esteja se organizando para o tal evento, e que seja assim, a populaçao do Rio e do mundo agradecem!

PENSAMENTO POSITIVO!!!!!

Brenda Tavares disse...

ADOREI o comentario do Alves!

Mirlene disse...

Filha,

Muito bom o texto do post. Estou, como muitos de seus leitores, esperançosa de que as ações sejam eficientes o suficiente para restaurar a tranquilidade para o povo querido do Rio. Tenho orgulho de ser brasileira, de ter o Rio como Maravilha do Mundo e de ver que uma Tropa de Elite 3, ao vivo, toma o território dos traficantes para devolvê-lo ao povo do Rio.
Beijo, te amo e tenho muitas saudades...

Tati disse...

Clap clap clap clap!!!
São meus aplausos pra você Mirelle! Brasileira que aí da França se sensibiliza com oque acontece aqui... enquanto tantos outros brasileiros que vivem aqui de perto os acontecimentos, não se sensibilizam com isso... talvez por isso continuamos vendo cenas como estas! Uma pena!

Mr. Lemos disse...

Sempre achei o Brasil um paraíso por não ter terremotos, furacões e tsunamis. Mas honestamente já não sei se morrer de surpresa numa tragédia natural é pior do que viver com medo de levar um tiro em meio aos conflitos causados pelo homem. Não dá pra não sofrer ao ver o que fizeram daquele lugar lindo onde o Leo e tantas outras pessoas ótimas nasceram....

Honey disse...

Seu texto é perfeito e concordo com voce.
Morei 7 anos no Rio, nunca vi como minha cidade natal,porque fui pro Brasil ja grande. Mas tenho um amor e um carinho enorme por aquela cidade! Para mim sem sombra de duvidas é uma das cidades mais bonitas que eu ja conheci, porque tem uma beleza natural. Eu me senti mal,fiquei triste e preocupada,ja que tenho familiares e amigos la. Espero que isso se resolva logo, porque doi ver gente que nao tem culpa dessa situaçao,correndo risco de vida!

Conheço gente que a primeira coisa que faz é dar a culpa no governo,mas sao esses que nao dispensam um baseado no fim de semana!!

Vai entender...

Anônimo disse...

Eu moro no Rio, mas afastada dessa bagunça toda. Não sou carioca, vim pra cá há pouco tempo, e no geral, o Rio é um lugar pacífico, você vê pessoas se divertindo em lugares públicos nas ruas sem medo de violência. Os barzinhos põem mesas nas ruas a noite, sem medo. Mas a violência aqui no Rio é como um acidente de avião: não acontece todo dia, mas quando acontece, a coisa é feia. A gente se sente ilhado enquanto isso tudo não passa. É melhor ficar em casa, se for possível.

Anônimo disse...

Oi Mirele, espero que receba meu comentário com todo respeito, acho muito legal e pertinente tudo o que escreve no blog, e sigo diariámente, o que esta ocorrendo no rio sem dúvidas é muito triste, porém acho que o narcotrafico vai muito além de: "mas também por causa de gente (como muitos dos que estavam ali me ouvindo) que sustenta o tráfico com o baseadinho do fim de semana" comentário postado por você no blog. O narcotrafico deveria ser discutido de uma forma descriminalizada e não tão preconceituosa e pejorativa,não estou aqui defendendo nada, só acho que os termos deveriam ser bem usados e melhor explicados, e não colocados no senso comum, para quem lê. Com todo respeito... beijos!

Mirelle Siqueira disse...

Sim, o narcotrafico vai muito além dos que fumam o baseadinho no fim de semana, mas tb passa por eles. Isso não é descriminalização, é fato.

Bjo!

K∂riиє* Smith. disse...

Concordo com seu texto Mi, mas prefiro acreditar que o que eles estão tentando fazer é dar um passo para trás , pra poder dar 2 para frente, infelizmente gente inocente morre, mas sempre morreram, melhor que a faxina seja feita e que a paz volte a reinar.

Oscar disse...

Me pergunto porque nao comecaram a faxina antes?!?
O processo vai ser longo e talvez um pouco doloroso, mas somente assim que as coisas se resolvem... Bem depois do Rio a proxima faxina deveria ser em brasilia... Corrupcao no Brasil deveria ter o mesmo tratamento que teve em cingapura...
So assim e com um plano estrategico que envolve educacao e geracao de empregos e oportunidades para fazer uma das nacoes mais pobres do mundo como era Cingapura 60 anos atras se transformar numa potencia economica

Luanna disse...

Concordo com o que o Leo disse!
tudo isso não foi feito antes pq nenhum governo se interessava em articular as 3 esferas do governo para combater o trafico e rolava a guerra de interesses politicos esquecendo do principal que era o combate ao trafico, pelo que estou vendo não esta ocorrendo uma carnificina e as operações estao sendo com organização e estratégia!

Manu Maia disse...

Concordo com seu texto, Mirelle... Mas ainda assim, como todo brasileiro, que ama seu país, mesmos abendo de suas deficiencias, torço muito para que estejamos perto de um ponto final para toda essa guerra.
Infelizmente pessoas de bem morreram, mas pensando bem, quantas centenas de outros já não tinham sidos executados sem a esperança de paz?

Beijos, fica bem. :*

Anônimo disse...

Oi Mirele

É muito triste ver uma das cidades mais lindas do Brasil em GUERRA.
Me desliguei completamente esse final de semana, posso de sido até egoísta, mas já não estava aguentando ver tudo aquilo sem poder fazer nada.


Abs
Sônia

Thais disse...

acho que nao tem palavras para explicar nem o sentimento da gente que nasceu la e hj tem que olhar isso tudo e tentar entender, mas acho que a esperança nao pode morrer!beijos

Luciene disse...

Como carioca, tb vim dar meu pitaco rs
Realmente é muito triste tudo isso, mas ia acontecer cedo ou tarde. O governo ja ta até atrasado em fazer isso.
Porém, oq fico indignada é o ibope q a midia vem dado a isso... é um sensacionalismo explicito. No Rio agora tem até programa de TV especial pra ficar o dia todo dando noticia disso, aff... Gente, o povo fica aterrorizado pq a TV coloca terror... a imagem q passam é uma guerra civil na cidade toda..; e nao é bem assim, o Rio é grande, nao tem soh favela do alemao nao.
Mas é isso q os bandidos querem... causar terror e a midia soh ajuda. Ontem tava na globo passando o reporter no meio do tiroteio fazendo a reportagem, como se fosse uma cobertura espetacular... ridiculo... arriscando a propria vida pra fazer o show dele... e ainda colocando a cara dos policiais na TV, oq acho perigoso, e mostrando até como o BOPE agia, oq acho de informaçao boa pros traficantes. Enfim... ta tudo virando um "tropa de elite" na midia, e a imagem do Rio q se ferre...
Vamos orar pra a paz reinar no Rio! E abaixo ao terrorismo das midias!

Anônimo disse...

O problema de segurança no Rio não vem deste governo. Lula diminuiu as desigualdade sociais. O governador atual do Rio está combatendo o crime a ferro e fogo e então estamos enfrentando a reação dos traficantes revoltados. Não faça pouco caso dos eleitores brasileiros os chamando de ignorantes porque votam em alguem diferente do que você julga ser correto. Fabiano Martins

Mirelle Siqueira disse...

Brasileiro nunca votou bem Fabiano. Nem no governo do Lula, nem nos anteriores, simplesmente porque não ha gente competente pra votar, nem na esquerda nem na direita. Ou vai dizer que é competencia deixar as coisas chegarem nesse ponto? Brasileiro não sabe votar, e essa é a MINHA opinião, ponto final.

Mirelle Siqueira disse...

Luciene, sou jornalista e trabalhei em TV por quase 10 anos. Acho dignissimo o que os reporteres fazem. O cara não entrou no meio do tiroteio para aparecer, entrou pq ta na veia dele ir em direção ao perigo e não fugir dele. Assim como eu fui pro meio da praça quando teve as manifestações aqui em Lyon. Não pq eu queria aparecer, mas pq é o meu dever e vocação ir pro meio da "guerra". Concordo com vc que a midia brasileira é sensacionalista. Mas não é a imprensa que mancha a fama do Rio, o Rio faz isso sozinho e a midia mostra.

Patty disse...

Mi, concordo com tudo, inclusive pelo fato de brasileiro não saber votar. Outro dia no salão de beleza a manicure virou pra mim e disse: "Votei no Tiririca por protesto". Ok, querida. Só que agora vc colocou ele e mais um monte de bandidos que ele levou junto. Deu vontade de "parabenizá-la" pela ignorância de pensar desse jeito, mas é bem por aí, não é? Pq será que os políticos não investem em educação? Pra ter pessoas pensando assim para votar neles.
O narcotráfico vai além do playboy que compra a droga, realmente.
É lamentável o que estamos vendo, mas antes agora do que nunca!
E que haja paz de uma vez por todas!

Bjs

Cadinho RoCo disse...

Coloco-me solidário à sua dor que também é minha com mesma carga de inconformismo.
cadinho RoCo

Luciene disse...

Mirelle, tb sou da area de comunicaçao, e admiro a profissao de jornalismo. Nao acho q seja facil... mas oq eu vi na tv foi uma inrresponsabilidade... ele nao tava cobrindo uma reportagem somente... ele tava do lado do BOPE metralhando traficantes e falando no microfone normalmente, como se qkilo fosse uma cena de filme... achei apelativo demais. Arriscar a vida pra dar ibope, nao acho isso coerente. Mesmo por paixao à profissao. Ele podia estar cobrindo a açao do BOPE, mas nao ali do lado deles.
A imagem do Rio nao é culpa da midia, claro, mas q ela aumenta o terror, isso sim, na minha opiniao.
Qndo vi q até programa extra 24 horas estavam fazendo pra cobrir isso, ficou claro. Cada noticia era um boom. Era convidados pra comentar, pra ser intrevistados, imagens de operaçoes da policia... etc.
Mas bom, o papel de informar eles estao fazendo... soh acho desnecessario o modo como estao passando na midia.
Bjim

Mirelle Siqueira disse...

Sim Luciene, eu entendi bem a sua opinião e concordo em partes. o que eu não gosto na nossa midia é a criação de historias que não existem, a mentira, inventar coisas pra dar ibope, ou então a baixaria sexual que ja reinou um dia e que hoje melhorou um pouco (em relaçao por ex ao começo dos anos 2000). mas gosto bastante quando ela mostra os fatos existentes de forma exagerada. acho que do jeito que esta sendo feito (pelo menos o que eu acompanho pela globo internacional), ta bacana. estao tentando colocar o cara rico dentro das favelas, sentindo de perto o terror que é a vida la dentro. nao vou nem falar sobre os programas policiais do fim de tarde pq, né, nao compensa. nem é jornalismo,então melhor deixar pra la. curto bem a onda do jornalismo verdade, real, aquele que nos incomode na cadeira, que nos mostre que o mundo nao é tao fofinho quanto a gente gostaria que fosse. pelo menos, eu gosto. minha opinião...

Nina disse...

Somos o que somos gracas a nós mesmo, Mirelle. Nao tem jeito, nem vejo mt saída, somos mt hipócritas no Brasil, uma nacao falsa, com base podre.

Espero de coracao ver mudancas ali, mas perco as esperancas com mt frequencia. Basta ver o noticiário. Todo dia um absurdo.
Vim de lá da minha última viagem verao (europeu) passado tao estressada, ohh paisinho estressante, cara, vc nao confia em ninguém ali! e tenta falar a verdade, vixi, o povo fica puto contigo... minha filha voltou arrasada, um dia sentou comigo e desabafou, chorando de solucar ela dizia: mae por favor, nao me deixa mais ir ao Brasil nao quero, nao gosto, o povo la é mau mae!

é de patir o coracao de uma mae brasileira que ama seu país Mirelle, ouvir isso da sua filha de 17 anos e que nasceu no Brasil que mora na Alemanha somente ha 4 anos mas que nota a grande e absurda diferenca entre os paises...
...

Aqui as pessoas tbm reagem como vc disse,qd digo que sou brasileira, sempre abrem um sorriso, os alemaes amam o Brasil e mts conhecem, mts mesmo. E mts assim como os franceses, sao ingênuos.
C´est la vie! :-)

Luíza disse...

Triste realidade, Luciene! a mídia aumenta, mas não inventa...
Tô fugindo pra Lyon tbm.

Leia também:

Related Posts with Thumbnails