terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Superstição de ano novo

Final de ano chegando e você faz o quê? Envia um monte de mensagens desejando um feliz natal e um otimo 2011 a todos os seus amigos, certo? Na França, não. Todas as mensagens que recebemos de franceses até agora foram para desejar um feliz natal e ponto. Ja comentei aqui no blog que eles não desejam "feliz ano novo" antes do novo ano realmente começar. Pura superstição. Nessas horas que eu vejo como nos brasileiros somos preguiçosos praticos. Dois coelhos e uma cajadada so: "Um feliz natal para você e para toda a sua familia e que 2011 seja um ano repleto de paz e prosperidade!". Assim nos livramos da trabalheira de felicitar cada um dos nossos queridos duas vezes no intervalo de uma semana. Mais logico, não?

Parece que não. Um amigo francês me ligou no natal e eu, sabendo que não o veria até o ano que vem, ja engatei um "feliz natal pra você também e um 2011 maravilhoso!", mas ele ficou p. da vida! "Ta de sacanagem né, Mirelle? Não se deseja bonne année antes do dia 1° de janeiro, da azar!". Ai, gente, eu ri. Na verdade eu ja sabia da paranoia deles em relação a isso porque o Léo tinha me contado que no escritorio onde ele trabalha é sempre a mesma coisa. O final do ano é um prato cheio para os franceses reclamarem dos costumes alheios. Os funcionarios das fabricas do Brasil e de Portugal mandam os desejos de boas festas e feliz ano novo em um so email e então os franceses bufam: "Onde ja se viu isso? Desejar feliz ano novo se o ano ainda nem acabou?!". Sério, eles bufam! Mas diz se não é automatico? O 'feliz ano novo' vem naturalmente colado ao 'feliz natal', como se fosse uma expressão so. Esse meu amigo disse que nem mesmo se você encontrar alguém às 20h do dia 31 de dezembro você deve desejar feliz ano novo, no maximo um "bom restinho de fim de ano", mas "bonne année" mesmo so a partir do dia 1°!

Se os desejos de meilleurs vœux (melhores votos) têm data para começar, também têm para acabar. Os franceses costumam cumprimentar os amigos até o final de janeiro. Se encontrar um colega la pelo dia 28, ele vai dizer: "Como ainda não nos vimos esse ano, gostaria de te desejar um feliz ano novo". No começo desse ano fiquei com cara de paisagem quando um retardatario gentil cavalheiro veio me desejar os meilleurs vœux pertinho do carnaval começar. Nessas horas os estrangeiros passam por sem educação porque eu, por exemplo, so me lembro de cumprimentar as pessoas até ali pelo dia 5, depois disso a vida segue e ja nem me dou conta de que o ano virou.

Mas ja que o blog não é feito para francês ler, fica aqui o meu desejo de um SUPER 2011 para todos vocês que me acompanharam em 2010!!! Feliz ano novo, bonne année!

23 comentários:

Leonardo disse...

Amor,

Pior que isso so o meu colega de master que mandou um email pra nossa lista de discussão dizendo: "Feliz Natal e até o ano que vem para o desejo dos votos". Vai entender...

Mesmo depois de tantos anos, eu continuo sem me conformar com este habito estranho.

Mas como ainda não sou françola, eu desejo que o nosso ano novo sera ainda melhor (se é que é possivel) que este ano de 2010!

Bjos

Maíra Kimura disse...

Eu não sabia disso, não... acho que já dei uns foras sem saber, mas ninguém me corrigiu. Hehehe! Meio sem sentido eles ficaram aborrecidos. Mas cada um com seu cada um, né?

E como somos brasileiras, feliz 2011 pra você!

beijos

Lívia Carolina Fabi disse...

Os franceses e suas excentricidades... rs Adoro saber disso tudo por aqui! rs

Desejo um 2011 lindo prá vocês aí na França!

Super beijo e até 2011 com muito mais história prá contar!!!

Rose Araujo disse...

Como também não sou francesa, um Feliz Ano Novo para vcs também!

bjos
:)

Juliana Yonezawa disse...

Acho que eu ja desejei isso junto com o Feliz Natal, mas vou desejar feliz 2011 de novo pro casal e p todos os leitores do seu blog!!

Beijao, Ju

Vanessa disse...

Não acho que os brasileiros são preguiçosos, afinal "nós" desejamos um bom ano muitas vezes, pelo menos eu acabo por falar com as pessoas no natal e depois na virada, e alguns dias depois..hehehe!

ps:. vc tinha que desejar um SUPER 2011 tbm pra quem não acompanhou no ano 2010 =P

Mirelle Siqueira disse...

Mas vc é mala hein Vanessa? Fica um ano inteiro sem vir aqui e quando vem, ja reclama! Não, feliz 2011 so pra quem foi parceiro em 2010. Os outros, que se danem!!! hihihih, besta. :P

Luciene disse...

Dessa eu nao sabia. Nunca percebi isso. Vou fazer o teste com alguns franceses por aki.. hehe.

Gabi disse...

não passei por aqui antes do Natal, mas já desejo logo um Feliz Ano Novo para vocês e que em 2011 o blog tenha cada vez mais posts, um melhor que o outro, como sempre!
bjos

Suzala Moura disse...

Achei graça!!! kkk...é isso mesmo, eu mandei feliz 2011 pratodo mundo junto com o cartão de natal...francês é um bicho estranho mesmo, viu...

Ana Paula Bertarelli disse...

FELIZ ANO NOVO siiiiiim!

Para você, o Léo (que segundo ele "ainda" não é françola hahaha e quando vai ser, Léo?), pra todo mundo que lê o blog e para os queridos franceses e sua cultura que dão pano pra manga aqui no blog!

Muito beijos! E espero vê-los em breve!!
Muitos beijos!

Paulinha e Cris

Leandro Wirz disse...

Já eu prefiro desejar Feliz Ano Novo do que Feliz Natal. Questão de matemática: 365 dias X 1. rsrsrsrs
Excelente 2011 pra vc e Leo e que role uma ponte Rio-Lyon ou vice versa.

Valéria disse...

Oi Mirelle!
Já desejei junto com o Feliz Natal, mas como não sou francesa vou retribuir desejando um 2011 mágico para vocês!

K∂riиє* Smith. disse...

Eu também que não sou francesa sem nada jea começo a abrir o bocão no início de dezembro, just in case...

Um lindo 2011 pra você e para o Léo!

beijo meu na ponta do nariz

Patty disse...

Mais uma que fiquei sabendo. Esses françolas...
Sendo ou não uma francesa, acho que nunca é demais desejar (verdadeiramente) um feliz 2011. Sendo assim, um mega e super feliz 2011 para o casal!

cintia disse...

Isso eu nao sabia :) Feliz 2011!

Delma disse...

OI Mi

Acompanho o seu blogue há bastante tempo...adoro o jeito que vc escreve e gosto de conhecer os hábitos e as culturas de outrso países....e Paris está mais do que nos meus planos...
Feliz Ano Novo repleto de muita felicidade, saúde, paz e harmonia na sua vida!

Beijinhos,

Delma

Mirelle Siqueira disse...

Adoro quando me chama de Mi!!!

:D

feliz ano novo pra todos vocês tb, meus BRASILEIROS queridos!

Su disse...

que delícia é ler seu blog, Mirelle. Tô indo pra lyon em fevereiro e em um dia devorei todos os seus textos. PARABÉNS! Adorei os roteiros de barcelona, veneza e roma. Procurei Paris e não encontrei! "/ Mas vou seguir suas dicas nas 3 cidades! Obrigada mesmo, tem sido muito útil pra mim que estou aqui na fase de construção dessa viagem! ^^ FELIZ ANO NOVO SIM, PQ SOMOS BRASILEIROS! auhauuhahauua

P.S.: Que história linda a sua com o seu marido. Me identifiquei, afinal lá estou indo eu atravessar o atlântico pra reencontrar metade do meu coração que está ai em Lyon! :)

Anônimo disse...

FELIZ ANO NOVO MI!!!!!!

Beijos de Massachusetts/EUA

Adriana + Elise Marie and Bill.

Vanessa disse...

1- vc me obriga a comentar todos os post's!
2- vc não responde nenhum!
3-não sou mala e muito menos "os outros"!
4-não fiquei 1 ano inteiro sem vir aqui!
5-não foi uma reclamação, foi uma reivindicação...haha!
6-esse blog ta mais popular que o programa do Silvio Santos!

era isso!

FELIZ 2011 PRA TODO MUNDO!

Iara Fonseca Schmidt disse...

Dentro da "etiqueta francesa" venho te desejar feliz 2011 ! Que vc tenha sonhos e que possa realiza-los ao longo desse novo ano :)

Precisamos nos encontrar ... desde o ano passado que não nos vemos né?! hehehe

Beijos festivos procê e pro Léo !

Iara

Mr. Lemos disse...

haha... olhando agora acho que nós somos uns vagabundos mesmo! até faz sentido esperar o ano começar pra desejar que ele seja bom. não é assim que se faz no aniversário, afinal???

Leia também:

Related Posts with Thumbnails