sábado, 11 de dezembro de 2010

Fête des Lumières

A Festa das Luzes é a festa mais famosa de Lyon, é quando a cidade - que ja é linda - fica ainda mais especial. Eu sou suspeita para falar de Lyon, faz mais de um ano que moro aqui e ainda me surpreendo com a beleza das ruas, prédios, parques e pontes por onde passo. Quando penso que é na primavera que a cidade fica mais bonita, vem o outono com suas cores envelhecidas para me mostrar que eu estava errada. E, depois, o inverno, cobrindo de branco todos os meus lugares preferidos. Porém, nenhuma noite é tão colorida e iluminada quanto as noites festivas da Fête des Lumières.


Conta a historia que na idade média, quando uma peste se espalhou pelo sul da França, os catolicos lioneses rezaram para que Nossa Senhora protegesse Lyon da epidemia. Milagrosamente ou não, Lyon foi poupada e pouca gente morreu. Então, todos os anos os religiosos faziam uma peregrinação até a Basilica Notre-Dame de Fourvière no dia 8 de setembro, dia do nascimento de Maria, para agradecer a Santa. No dia 8 de setembro de 1852 seria inaugurada uma nova estatua em homenagem à Virgem, mas choveu tanto naquele dia que a cidade ficou inundada e a festa de inauguração foi adiada para o dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Começava ai, a tradição de acender pequenas velas e coloca-las nas janelas no dia 8 de dezembro.
 

Hoje em dia são vendidos em Lyon cerca de 8 milhões de lumignons (vidrinhos recheados de velas coloridas) para serem acesos no dia 8, o melhor dia da festa. Eh lindo andar pela cidade e ver as varandas e sacadas iluminadas.























Espetaculos de luz feitos em cenarios tradicionais (como igrejas e prédios publicos) ou inusitados (como fontes e arvores) arrancam aplausos e suspiros de todos que assistem às apresentações. As noites são bem divertidas mesmo, vê-se de tudo: muitas cores, muita musica, muita gente. E quando eu digo muita gente, quero dizer muita mesmo, pra valer! São mais de 3 milhões de pessoas que passam por aqui durante os quatro dias de festa. Os hotéis ficam lotados, de tal maneira que para conseguir encontrar um quarto é preciso se programar com certa antecedência.
 

O vinho quente e as luzes coloridas são os responsaveis por tirar os franceses de casa nas noites geladas de dezembro. Os visitantes dão de ombros para as temperaturas negativas e saem caminhando pela cidade para contemplar os espaços publicos decorados por varios artistas.
 

Dizem que a nossa primeira Festa das Luzes é inesquecivel, pois tenho que reconhecer que a lenda é veridica. Fiquei emocionada com tudo o que vi e especialmente encantada com o Théâtre des Célestins. A projeção nos fazia acreditar que o prédio estava se quebrando, se contorcendo. Nunca imaginei que seria possivel dar tanto movimento a um teatro. O video que o Léo fez da apresentação esta incrivel!
 

Esta é a festa mais importante da cidade e uma das mais bonitas da França. Uma escapada certeira para quem estiver em Paris nesta época do ano.



25 comentários:

Gabi disse...

"Nunca imaginei que seria possivel dar tanto movimento à um teatro"

e eu nunca imaginei que pudesse ver tanto movimento em uma fotografia!!!! ameiiii! fotos lindas e as do teatro saíram perfeitaaaaaasss!! Me senti em Lyon!

Posta mais dessas!

Mirelle Siqueira disse...

Obrigada Gabi, tb adorei as fotos! :D
Mas ao inves de colocar mais, fiz melhor! Coloquei o video que o Léo gravou e que vai te fazer entender ainda melhor a loucura dessa projeção!!

Beijos

Laura disse...

Mirelle, so tenho a te agradecer por este post. Como ja disse, adoro Lyon, e claro ja fui na Fête des Lumières. A primeira vez foi em 2006, ano da minha chegada na França, e a segunda em 2007. Achei lindo, é de ficar boquiaberto com os efeitos de luz. Mas quando um evento tão lindo desse começa a ganhar mais fama, acaba atraindo muita gente e foi exatamente isso que me afastou da Festa: a multidão.
Da ultima vez que fui, passei por alguns "apertos" e fiquei com medo de morrer esmagada (exagerada!!!), sou um pouco claustrofobica e me sentia sufocada.
Beijos

carlos henrique disse...

O Célestin foi bem massa... e a Igreja de Saint-Lazare (?) tb...

hj acho q vamos no Tête d'Or e na Croix-Russe

no mais, ali no centro, acho q a unica outra coisa que valeu foi o jardim do Beaux-Arts

CH

Mr. Lemos disse...

Coisa linda demais, irmã. Tinha visto já no seu fb algumas das fotos (sensacionais, by the way), mas aqui com a história toda e o video ficou ainda melhor. Consegui até imaginar a sensação de vcs vendo de perto essa festa bonita. Well done pros dois. bjoca

Delma disse...

Mirelle
Que coisa fantástica este vídeo.Com sua licença vou postá-lo no meu Blog,com os devidos créditos
Bjs

Ben Harries disse...

nunca tinha ouvido falar da festa ou festival, achei muito legal. o interessante é se ver fazendo parte da cultura dele né?

como vc começou a morar por aí? trabalho, estudo...?

bjos

http://benjaminharries.blogspot.com

Leandro Wirz disse...

Uau, linda mesmo! Preciso ir aí. rsrsrsrs

Liana disse...

que leeeeeendo! tb quero conhecer lyon!

Kladina disse...

Nossa, que máximo!!!
Preciso tentar isso ano que vem!!! =D

Fernanda disse...

Nossa que coisa mais linda!!! Ja tinha escutado os comentario pela tele mas, suas palavras contam tudo com muito mais emoçao!

Lindissimo!

K∂riиє* Smith. disse...

Tudo muito, muito lindo, apesar de algumas fotos não terem aberto pra mim.
Quem sabe eu não vou a Lyon nessa época next year?

Amei sei coat by the way...

beijooo meu

Sue Ellen disse...

Fantastique!!!!! é mesmo incrível!!
o video é sensacional!!!

Mirelle Siqueira disse...

Vixe, mais alguém teve problemas para abrir as fotos? Para mim aparece td certinho...

Laura, o segredo é ir no dia certo. A festa esse ano começou na quarta, dia 8, claro que nao fomos. OS amigos que foram reclamaram muito da multidão, não conseguiram ver quase nada. Tb nao iamos sexta nem sabado, que logico, sao os dias mais lotados. Deixamos para ir na quinta e foi otimo. Muita gente, mas nada comparado aos outros dias, foi perfeito!

Caique, não vimos o jardim de Beaxu-arts, a fila era imensa, não tive paciência, mas ouvi mesmo que tava lindo! Fizeram fotos? Sobre a igreja, é a Saint-Nizier, tb adorei o que fizeram la!
Delma, é lindo mesmo! Pode conpiar!!:D

Ben, eu vim por causa do maridão, que ja mora em Lyon ha 8 anos.

Leandro, Ka, irmão, estão todos convidados pra vir no ano que vem!!

:D

beijocas!

elizabeth guttler disse...

obrigada mirellle pelas lindas fotos gosto muito de lyon e acompanho voce e como seu amor por essa cidade foi aumentando parabens a voces dois essa linda familia brasileira na frança muito carinho beth

Paula disse...

Muito lindo!
Adicionei também o canal do youtube, pra encher meus olhos por lá tb!

Brenda Tavares disse...

Parabéns pelas fotos, estao realmente lindas!
Nao sabia dessa festa em Lyon, fiquei com vontade de ir um dia. Alias a minha passagem por ai foi tao rapida que nao vi nada, meu objetivo naquela viagem era a Normandia e os Castelos do Loire.
Vi o video, achei o maximo!!!

Leonardo disse...

Amor,

Nos demos muita sorte mesmo com esta Fête des Lumières. Apesar do frio, nos escolhemos muito bem o dia de ir. As projeções no Théatre des Célestins e na Eglise Saint Nizier foram muito legais mesmo. Também gostei muito dos hologramas da République.

Ano passado foi bem frustrante você estar no Brasil bem nessa época. Eu estava ansioso pra gente passear junto na Fête des Lumières. Maintenant c'est chose faite! Vivement la prochaine!

Te amo!

Patty disse...

É realmente incrível!
Sem palavras para descrever tamanha beleza. Estou encantada...

Bjs!

Mirlene disse...

Filha,
Que linda ficou Lyon! Suas fotos estão incríveis. Aproveitei dia 13/12, última aula do semestre, para mostrar um pouco de cultura francesa aos alunos do Mestrado em Administração, por meio do seu blog. Eles adoraram o prédio em movimento filmado pelo Léo. Aproveitei, é claro, para ser um pouco "coruja" sobre minha filha e meu querido genro. Todos acharam vocês um casal "lindo".
Beijo, te amo e em janeiro, se Deus quiser, estaremos juntas.

Jade disse...

Caramba! Que incrível!! As fotos saíram perfeitas! E o vídeo então?! Muito incrível... estou encantada... Quero ir conhecer Lyon! :]
Beijo!

Camila disse...

Que lindo!!
Dia 8 de dezembro e o melhor dia do ano pra mim. Foi nesse dia, em 2001, q meu marido me pediu em namoro. Bobinho, mas e muito especial pra gente ehheeh
Quem sabe ainda nao passo um desses muitos 8 de dezembro curtindo a festa de Lyon?!
Amei!!!
Bjos

Vanessa disse...

adorei as fotos, ficaram perfeitas, deve ser realmente lindo de ver!

sobre a festa ter se tornado comercial, bem-vindo ao clube... já reparou que todas as datas comemorativas são puramente comerciais, mas ainda assim muitas valem a pena ser apreciadas!

CarlaZ disse...

Ah que legal! Se por acaso algum dia eu conseguir ir a França em dezembro, vou fazer de tudo pra ir a Lyon no dia desse 8.
Já vi um evento com projeções incríveis em Sydney, agora imagina em prédios históricos.

Gostei ;)

Tânia Barreira disse...

Que espanto!! fiquei com muita vontade de conhecer!!

Leia também:

Related Posts with Thumbnails