segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Natal - decoração da arvore

Eu adoro o natal! Acho que é a segunda vez na vida que falo assim, de boca tão cheia, que eu A-DO-RO o natal! Talvez quando eu era muito criança também gostasse, não me lembro. Até aonde vai a minha memoria, sempre tive preguiça das musicas irritantes, da familia que vinha, dos presentes toscos que eu ganhava deles e do arroz com passas que minha mãe me obrigava a comer. Concluindo, a noite de 24 de dezembro não era apenas uma noite como todas as outras, era pior. Mas, ironicamente, a melhor lembrança que tenho da minha familia existe justamente por causa do natal.

Naquela época não era muito comum comprar arvores de plastico e as naturais custavam os olhos da cara. Como nunca tinhamos dinheiro, improvisavamos. Meu irmão, meus pais e eu entravamos mato adentro em busca da arvore perfeita. Não, claro que não cortavamos pinheiros alheios para levar para casa. Procuravamos por arvores mortas, com galhos fortes o suficiente para segurar todas as bolinhas de natal. Chegando em casa, pintavamos os galhos com spray prateado e depois envolviamos parte deles com algodão. A cereja do bolo eram as bolinhas coloridas que sobravam do natal anterior. (Sim jovens, ja houve um tempo onde as bolinhas não eram feitas de plastico e por isso, se quebravam).

Para manter a velha arvore em pé, a enfiavamos em um latão vazio de tinta embrulhado com papel de presente. A falta de luxo era justamente o que obrigava minha mãe a ser criativa. Ela precisava inventar uma maneira de, com pouco dinheiro, tornar magico o natal dos seus filhos. Procurar e montar a arvore era de longe a parte mais legal do natal la de casa. Era com a mão toda prateada que eu esquecia que nos outros 364 dias do ano a minha familia era como outra qualquer, cheia de problemas.

Mesmo sem mato ou mãe por perto, a parte da arvore continua sendo a minha favorita, por isso fiz questão de caprichar esse ano! Deixamos de lado aquela historia de comprar pinheiros reciclaveis e investimos em algo mais duradouro, de plastico mesmo. Também parei de controlar o meu vicio em bolinhas e sai comprando varias por ai. Juntei tudo e pronto, achei lindo! Ainda não sei como vou decorar a mesa da ceia, mas assim que decidir, eu mostro para vocês. No ano passado eramos so quatro e fiz assim. Mão na massa pessoal, inspirem-se! Essa desculpa de não gostar de natal porque é uma data comercial demais so serve para quem não tem nada de gostoso a oferecer. Se minha mãe, por acreditar nisso ou por não ter muito dinheiro, desistisse de criar o que não existe, eu não estaria tão feliz como estou agora, olhando para a arvore mais linda que eu ja tive na vida.















































21 comentários:

Enzo a caminho... disse...

Oi Mirelle!!!
Ficou muito linda a árvore de vcs!
Eu e meu marido vamos montar a nossa hoje...
Que delícia!
Tb amo o natal...
Beijos pra vc, adoro o Blog.
Samira

Leonardo disse...

Amor,

Eu tô MUITO orgulhoso de você. Não so por ter caprichado tanto na nossa arvore que ficou perfeita, mas por cuidar com tanto carinho e dedicação do nosso natal. Eu sempre gostei desta data. Minhas lembranças de criança sempre foram muito boas: casa cheia, presentes, MUITA comida, muita animação e claro, barracos familiares pra gente ficar lembrando o ano inteiro.

Pensar no natal me faz lembrar de detalhes muito gostosos da minha infância: o cheiro que a nossa arvore de cipreste deixava na casa, o gostinho da rabanada da minha mãe, a alegria de assistir o programa especial de natal dos Trapalhões e a frustração por mais uma vez não ter visto o papai noel colocar o meu presente na arvore.

Ainda bem que você gosta tanto de natal também!

Te amo

Brenda Tavares disse...

A arvore ficou linda! Parabens!
Aqui em casa a nossa so toma forma no dia 8.
Bjo!! E Boas Festas!!

Honey disse...

A arvore ficou linda!!Aqui em casa nao vai ter arvore,porque vamos comemorar no Brasil o natal!=)
bjo,
Mel

Glenda Dimuro disse...

Oi Mi! Sua árvore ficou 10! Que linda! A daqui tá meio capenga...como pretendo nunca mais passar o Natal com frio, nem vou investir em bolas! Hahahaha... eu já tinha dito isso na primeira vez e olha nós aqui de novo!

Gabriela disse...

ficou lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!parabéns!!!!
eu amo deecoração de natal e vc arrasou!!!

Luciene disse...

uau... ta muito show a arvore! Parabens.

Anônimo disse...

realmente, uma árvore muito bonita! A minha tá tão chinfrim... :-)

Valéria disse...

Oi Mirelle!
Sua árvore ficou linda!
O que me admirou foi você tão novinha ainda falar do seu natal de criança como eu lembro do meu, quando minha mãe envolvia uma árvore seca com algodão e colocava as blonhas que quebravam(o suspense era para saber se tinham ainda algumas intactas). Isso é maravilhoso, esse resgate que forja a nossa história.

Rosely disse...

Mirelle,

Aqui no Brasil, com o calor de rachar, papai Noel continua com aquela roupa toda e o algodão, que representa a neve, continua em cima dos pinheiros...
Estar num lugar onde existe neve e pinheiros cobertos dela é mágico!! No ano passado quando estava em Besançon(FRANÇA) senti isso muito de perto, foi maravilhoso. Mas independente da cultura do lugar onde estamos, o natal tem suas cores, sua beleza, seus ritos, sua alegria.
Parabéns pela sua árvore, ficou linda!! A minha ainda está desmontada.

Manu Maia disse...

Aii, que árvora linda Mirelle!! Parabéns mesmo.
Aqui em casa, ainda tá tudo devagar pro natal. COnfesso que ainda nem pensei em decoração pra árvore por causa do final da universidade. :)
Natal, apesar de sempre ser estressante, no dia em si, pelas comidas a fazer, ajeitar ultimos detalhes pra receber a família etc etc, é sempre onde teremos os assuntos mais divertidos ou polêmicos durante o p´roximo ano. =P
Um natal abençoado pra você e pro Léo.
Beijo.

Patty disse...

Mi, realmente a árvore ficou perfeita e linda! Parabéns!
Faço jus as palavras do Léo em relação a muita comida, assistir os programas de final de ano, casa cheia, barracos devido a italianada aqui falar alto, beber muito, gritar, enfim (risos), e a frustração de acordar no meio da madrugada e ficar de plantão na sala para ver se o bom velhinho coloca seu presente na árvore...Muitas das vezes, ficava até escondida debaixo da escada para ver se ele não me via e assim entrasse p/ colocar os presentes. Era frustante não ver nada...snif.
Minha mãe coleciona enfeites de Natal, então ela aproveita para fazer aquela decoração pela casa inteira. Fica lindo! Já a decoração da mesa fica por minha conta - adoro!
Um lindo Natal pra vocês, repleto de muita mágia, alegria e esperança! E que o ano de 2011 seja só sucesso, seja SUPER!

Bjs!

Tudo de um Pouco e Muito Mais disse...

hahaha
Essa parte das bolinhas era igual lá em casa! A cada ano sobravam menos bolinhas, pois se partiam com a maior facilidade....às vezes até enquanto estávamos pendurando, alguma se estorava em nossas mãos!
Aproveitando, não posso deixar de elogiar sua árvore que está linda!!!
Parabéns e beijinhos
Ana Brêtas

Emiliana disse...

Oi Mirelle!Nossa...tô aqui emocionada com o seu relato de como vcs faziam a arvore, pq nós faziamos EXATAMENTE a mesma coisa que vcs...lata revestida, galhos de ávores que procurávamos no mato, spray, bolas quebradas...poxa, obrgada por resgatar esse momento que foi tão legal na minha vida e eu nao me lembrava mais. E eu ADORO Natal tb e nao montei a arvore aqui em Paris, pq estamos indo pra Ubrlândia depois de amanha de pois de 1 ano sem ir!!! Um maravilhoso natal pra vc e seu marido! Bjs

K∂riиє* Smith. disse...

Mal posso esperar pra amanhã!
Aqui a tradição é no dia 8 e já está quase tudo separado, só falta a árvore que aqui em casa será de verdade como sempre, já que aqui na Irlanda tem gente vendendo em cada esquina, só quero ver o estado das pobrezinhas depois de tanta neve...:/

A sua ficou linda como você !

beijoo

Mirlene disse...

Filha,

A árvore ficou linda! Sei o quanto você é caprichosa com essas coisas. Obrigada por resgatar fatos tão simples de nossas vidas e que me deixaram emocionada. Gostei muito do texto do Léo também. Capriche na comida para a noite de Natal: peru, rabanada, salpicão, etc, etc...
Um grande beijo. Te amo.

Hismênia Keller disse...

Mi, ficou linda a árvore parece ate árvore de shopping!!! Que orgulho de você, admiro muito a sua dedicação e zelo que tem com as suas coisas... deu até vontade de montar a da casa do Sílvio, já que ele tá me chamando tem 3 semanas e ainda não fui lá!!!
A da minha casa já ta montadinha, e ficou legalzinha, só o pisca-pisca que meu avô comprou que tá me irritando com umas musiquinhas esquisistas e que não deixam a gente ver tv, mas tá valendo!! É o espírito de natal né...rssss....
beijos...

fla disse...

Menina que coisa linda, ficou parecendo arvore de resvista...linda linda, linda...Que pena que não tenho tanto habilidade!!!!
Parabéns..!!!

Rapha Aretakis disse...

Linda, linda, linda essa árvore! Que o seu natal seja de muita luz e muito amor!
:*

Mr. Lemos disse...

Ah, irmã... eu continuo não gostando muito de natal. Acho que pra mim não tem jeito. Mas sua árvore tá linda demais. O que me deixa triste é saber que eu fui convidado pra vê-la há um ano e não fui capaz de dar um jeito pra estar aí com vcs. Me consola saber que vcs terão um fim de ano gostoso numa casa linda e com pessoas queridas por perto. bjo enorme
Te amo!

Uni ver sos disse...

Oi Mirelle!

Chego aqui através do Ká.entre.nós e encontro um blog lindo, Paris continua a me encantar depois de já alguns anos de volta,

Gostei muito do que vi e li, é difícil mesmo não entrar no clima do Natal,

logo, logo farei uma postagem de Natal para colocar meu link tb na lista da Ka..rs

Beijos,
Ξ ѕ t є я ツ

Leia também:

Related Posts with Thumbnails