domingo, 2 de janeiro de 2011

O réveillon na França

Desde que cheguei na França escuto o discurso de que 'os franceses são fechados, mas quando viram amigos é pra valer'. Realmente, leva-se um tempo para conquistar a confiança deles. Nos, brasileiros, temos esse jeitão de falar com todo mundo, de chamar para ir em casa assim que conhecemos. Mal disse o nome e opa!, melhores amigos de infância! Mas aqui não é assim, não. Essa simpatia imediata nem de longe corre na veia dos franceses. Dai, a fama de antipaticos. Mas na verdade, eles não são. Quer dizer, são. São e não são, entende? Em um primeiro momento sim, são frios, mas depois... Por exemplo, é dificil sair para comprar pão e ser atendido com um sorriso no rosto, mas entre amigos a historia é diferente. E é justamente ai que mora o problema. Para virar amigo, minha gente, é chão que não acaba mais!
 

Depois de um ano conhecendo francês babaca (sim, porque idiota tem ai e tem aqui também), tive a sorte de tropeçar nesses dois caras ai da foto. E toda vez que vocês me virem escrever "meus amigos franceses", provavelmente eu vou estar falando deles. Claro que eles não são os unicos, felizmente existe a Maud, o Sébastien, o Antoine, a Valérie e tantos outros franceses bacanas que conhecemos até aqui, mas o Sylvain e o Raphael são especiais. Com eles o caminho foi mais curto. Eles não precisaram de tanto tempo para constatar o obvio: que eu e o Léo somos, além de irresistiveis, suuuper legais! Os meninos são tão bacanas, que ja viraram irmãos. Pois bem, fofos assim, é obvio que eles nos arrastaram para a festa de réveillon deles.

E assim viramos o ano: eu, o Léo, os meninos e mais uma penca de franceses esperando 2011 chegar. Preciso dizer que foi punk. Se eu tivesse ganho na euromilhão, comprava passagens para todos eles passarem o proximo réveillon na praia de Copacabana, onde se DeusJesusMariaJosé quiser, estouraremos nosso champanhe francês no proximo fim de ano. Acho justo que todo filho de Deus aproveite, pelo menos uma vez, aquela deliciosa muvuca carioca. Existe lugar melhor para aprender a festejar?

Por aqui, eu fui a unica mãe de santo da festa, ja que eles não têm a tradição de passar a virada vestidos de branco - alguns estavam de camisa branca, mas por puro acaso. Me enrolei toda para explicar o meu modelito monocromatico e fiquei ainda mais estranha (aos olhos deles) quando contei que o meu povo é chegado numa mandinga de final de ano.  Eh um tal de pular sete ondas pra ca, de comer lentilhas pra la... e claro, contei que à meia-noite todo mundo fica nu (mentirinha basica para botar pilha em festa de francês). Ao contrario de nos, eles não têm muitas superstições para a virada, o mais popular talvez sejam os beijos embaixo do visgo. Ninguém soube me explicar o porquê, mas parece que beijar as pessoas que você gosta à meia-noite, embaixo dessa plantinha, traz sorte. Eu nem sou muito chegada em tradições francesas, mas dessa vez fiz questão de abrir uma excessão.

29 comentários:

Celia na Italia disse...

Mirelle
Viver longe de casa não é fácil e isto nós já sabemos disto.
Mas como é bom descobrir as belezas deste outro mundo que optamos viver e compreender que as diferenças fazem parte e nos ajudam a ser pessoas melhores.
Um ótimo 2011!

Camila disse...

Feliz Ano Novo!!!
Que linda festa!
Aqui no Rio, Copacabana estava lotada, como sempre. Que este ano vcs possam estar por aqui tbm...
Muitas felicidades e mais sucesso com o blog.
Bjos

K∂riиє* Smith. disse...

Eiii Mi, feliz ano novo!!!
Pelo menos comemoraram né?
quanto a tradição ele não souberam te dizer, mas eu sei...hahaha
Ká.Entre.Nós é cultura...
http://www.kaentrenos.net/2009/12/mistletoe.html

beijooooo meu!

K∂riиє* Smith. disse...

eles* não souberam te dizer...cortei o "s"....hahaha

Leonardo disse...

Eh amor,

Eles são dois figuraças mesmo! E a festa de reveillon deles, pros padrões franceses, até que foi bem animada. Rs

Feliz ano novo, com muita saude e paz, porque o resto a gente corre atras!

Bjos

vinicius disse...

a gente tinha visto esta planta para vender aos montes nas feiras, mas eu não tinha ligado que era visgo. nem sabia que os franceses tinham essa tradição. já tinha visto em filme, mas achava que era coisa dos estados unidos.

abraço
bonne année !

lovechips disse...

conheci seu blog pelo mundo pequeno
adoro ler a historia de brasileiros que vivem em outros paises
eu nunca sai daqui, mas sonho um dia em conhecer o mundo
eu não li o seu post, nem os que o precederam, mas eu li a historia de vcs, algo que sempre faço ao entrar num blog é ler o sobre, historia, algo do tipo
eu achei abosultamente linda linda a historia, ainda não consegui nem parar de chorar e ficar aqui sonho.
aaaaaah toda felicidade do mundo a vcs.
e sim, quero acompanhar seu blog, ja estou adicionando vcs no meu leitor de feeds que eh o que me organiza, hihih
mil beijos, vou voltar e ler mais um pouco do seu blog

Rapha Aretakis disse...

Mi, só nós sabemos fazer uma boa farra mesmo! Mas as boas cias também ajudam a festa a ficar animada e é sempre bom estar cercado dos amigos, mesmo que poucos.
Que seu 2011 seja tão lindo quanto foi 2010 :*

Brenda Tavares disse...

Por aqui ganhei um nome novo por causa do meu modelito branco: confetinho!
Eu tb correria logo pro visgo.

Feliz ano novo Mi e Leo!!

Oscar disse...

Apesar de Revellion ser uma palavra francesa, quem sabe fazer festa mesmo somos nos brasileiros.. Espero que ano que vem possamos passar o ano novo no Brasil.. Afinal morar fora e legal mas tem coisas que so no Brasil podemos ter..

Feliz 2011 para vcs ;)

Glenda Dimuro disse...

Aqui na Espanha o povo tb nãlo entende essa história de lentilha e orixás. Cor do ano novo? hahaha... Feliz 2011!

Suzala Moura disse...

Oi Mirelle...feliz ano novoo!!!

Vanessa disse...

A parte de todo mundo nu, foi a melhor, se fosse eu nao ia desmentir nuncaaaa.
kkkkkkkkkkkkkkk

e é por isso que vc nunca vai encontrar uma Vanessa CONDE made in France!!!

Mirelle Siqueira disse...

Celia vc disse tudo, e essa caminhada fica tão mais facil quando cruzamos gente boa pelo caminho né? independe de nacionalidade.

Camila do céu, quer me matar de inveja? Eu nunca desejei tanto a casa da minha sogra como nesse réveillon (ela mora de frente ao mar, em copacabana!). mas no fim do ano estaremos ai, se Ele quiser!

Ahhhh Ka, eu sabia que vc seria a solução dos meus problemas, obrigada por linkar a explicação aqui no blog!

Amor amor, tivemos sorte com os dois né? Tb, depois daqueles amigos toscos que encontramos no começo do ano, a gente bem que merecia né? ;) Te amooo!

Vinicius menino, quando vcs virem essas coisas estranhas pelas ruas, tem que perguntar pros françolas pra que servem!!! Mas eu tb achava que essa era uma tradição americana.

oi Lovechips, seja bem-vinda! A nossa historia é linda mesmo, tivemos sorte! Espero que vc tenha gostado do resto do blog e que volte outras vezes, ;).

Rapha querida, é vero! Brasileiro sabe festejar como ninguém! Eramos mais de 30 pessoas (todos franceses e nos) e a festa foi boa, mas fraquinha fraquinha... tipo aniversario de tia sabe?

Ei Branda, confetinho? Ai ai ai, essas italianas sem graça!

Oscar, o mais interessante é que usamos a palavra sem nem saber o que ela significa. Eu so fui descobrir que réveillon quer dizer "véspera" agora no fim de ano. Tudo aqui tem réveillon, no natal, na virada...

Pois é Glenda, esses europeus são estranhos. Nem uma macumbazinha de leve, pô!?

Suzala querida, obrigada, pra nos!!!

Eh Van, você tem razão. Você é unica e uma das piores coisas de viver na França é saber justamente que JAMAIS vou encontrar uma figura como você. Snif.

A todos, um super 2011! Obrigada por virem me desejar felicidades, espero que esse seja "O" ano das nossas vidas!!! muitos beijos!

Adriano Dolph disse...

A pedidos, faço o comentário aqui! Obrigado pela citação! Fiquei emocionado, pois você é uma amiga muito especial. Encho a boca pra dizer que conheço uma pessoa que mora na França, e que me orgulho muito!
Fiquei mais feliz ainda por ter amizades, leais e sinceras, e sabendo o quanto é dificil conquistar isso na França! Parabéns!
Feliz ano novo Pequena, mande um abraço ao Léo!

Adrielle Cândido disse...

Adorei o texto mais gostei também da parede atrás de todos nas fotos...
muito criativo ;D
feliz ano novo pra vcs ai!

Patty disse...

Vc é uma figura...Falar que à meia-noite ficamos nus foi engraçado. Pior que não é difícil achar uns no meio da praia, da rua, da praça depois da meia-noite pq a "mardita cana"...Certa vez, voltando da praia vi um casal semi-nu deitados num banco da praça com uma garrafa de champagne ao lado. Parecia despacho, mas enfim...
Bom saber que conseguiu encontrar amigos tão bacanas, já que a fama dos franceses não é das melhores.

2011 alegrias pra vc e p/ o Leo e que venha mais e mais estórias para o blog :)

Cinthia disse...

Oi!
Posso falar que adoro seu blog?!
Conheci quando estava programando minha primeira viagem de intercâmbio para a Europa... e estava procurando coisinhas sobre a França (lugar que amo)... desde então sempre dou uma lida!
parabéns!
E adorei o post sobre as eleições, tbém não estava no Brasil, mas fiquei indignada com tanta agressão, o facebook virou lugar de guerra parlamentar!
é isso...
E feliz 2011...

Mirelle Siqueira disse...

Viu gente? Eu tenho que chantagear os meus amigos para eles darem pinta aqui no blog, rs. Dri querido, tenho saudades! Vem logo pra ca pra conhecer os meus franceses gente boa daqui, beijos!!!

Oi Adrielle! Eu tb adoro a parede deles. Eles são primos e acabaram de se mudar pra esse apto, por isso a parede ainda esta vazia. E ideia é enche-la com fotos dos amigos, massa né?

Oi Patty! Pois é, o povo adorou a nossa tradição, hehehehe. Vai ver esse casal que vc viu nu era gringo e alguma brasileira lesada falou pra eles que a tradição era tirar a roupa, hehehhe. Um lindo 2011 pra vc também!!

Claaaaaro que você pode falar Cinthia!Elogios são sempre bem-vindos, apareça mais vezes nos comentarios. (você viu que com a eleição da Dilma o debate idiota voltou? eh um tal de discutir mulher de vice pra ca, firulas pra la que aff, cansa. papo chaaaato.)

Muitos beijos em cada um de vocês!

Ana Paula Bertarelli disse...

Oi Mi. Feliz ano novo!!!!!!!!!!!!! Que seja ainda melhor que 2010. Desculpa o sumiço... to louca pra falar com vc no msn!

Beijos

Lorena Bezerra* disse...

Mirelle,
seu blog é um encanto!
É doce, acolhedor e lindo!
Não teve como, eu tive que "seguir"!! hehehe!
Feliz ano novo! ;)

Mirelle Siqueira disse...

Paulinha amada, que 2011 seja o SEU anoooo! me chama quando entrar pq tenho entrado pouco, fico off e so alguem falando cmg pra eu saber. beijoooos!

Oi Lorena, que bom que gostou do bloguinho e obrigada por seguir!!! apareça sempre,

beijocas

Mr. Lemos disse...

Ah, que coisa linda! Tô só començando a matar a saudade do seu blog e já me deparo com vc - quem diria - fazendo bons amigos franceses. Isso é que é jeito de começar o ano. Fiquei feliz, obrigado!! Super 2011 pra vc, minha irmãzinha amada! Precisamos nos ver pelo menos umas duas vezes antes de o ano acabar. bjos pra vc e pro meu cunha...

L.M. disse...

Mimi, adorei esse post e eu assim como vc pensava a mesma coisa, pensava nao, penso!!!

e essa do bjo na boca, caraca... eu tb tenho varios amigos q nao sao gays e fazem isso, mas vai tentar explicar pro pessoal daqui isso?hehe
bjs
lu

www.oguiadeparis.blogspot.com

nestor jr. disse...

Colocamos os preços medios no final. Pra quebrar um galho.
Valew a dica. OOhhhh, cade o post das Soldes?
Apagou ou ta editando?

Bjs

Patty disse...

Mi, vc poderia me dizer se essa coisa de blog, posts vicia??? Pq esse aqui virou vício. Sabe o que é? Entro nele todos os dias p/ ver se tem post novo...E aproveito p/ dizer que tô sentindo falta de um...hehehe.

Bjs

Mirelle Siqueira disse...

hahahaaha, ô Patty, vou botar a cabecinha pra funcionar, prometo!!! Tem dias que é foda, não sai inspiração de canto algum!!! Mas você falando assim, pô, vou me esforçar!!!!

beijos!

Patty disse...

Ain Mi, sei que não será tarefa difícil, pois suas estórias são um máximo. Mas não se sinta pressionada não, pq eu sei que vc está preparando um post bem legal pra contar pra gente. Uhu!

Bjim

Cidilan (@sepluganomundo) disse...

Acabei de achar, por um acaso o blog... E estarei acompanhando você! Brasileiro é brasileiro em qualquer lugar do mundo, pode tá a mil milhas de distância, mas festeja como se estivesse no Brasil. =D Abração

Leia também:

Related Posts with Thumbnails