quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Alugar um apartamento na França

Eu, que ja não sou muito chegada em nenhum tipo de mudança, fico de cabelos em pé quando preciso trocar de apartamento. Faz um mês que eu e o Léo estamos correndo atras de um canto novo para morar, não é facil. Ja comentei aqui no blog que trocar de apartamento na França da um trabalhão. Primeiro, temos que escolher com precisão a melhor época para mudar - no verão todo mundo viaja (então não sobra nenhum amigo para ajudar com as caixas) e no inverno... bem, tem que ser meio idiota para querer fazer mudança em pleno inverno. Feitas as contas, é preciso enviar uma carta para a imobiliaria informando que em 90 dias vamos deixar o apartamento. Sim, a carta deve ser enviada com 3 meses de antecedência e não, não tem essa de telefonar ou passar um email, tem que ser carta assinada e enviada pelo correio mesmo. So depois a cabeça fica livre para começar a procurar outro lugar.

Todos os dias olhamos anuncios na internet e, quando estamos na rua, ficamos atentos às placas de 'aluga-se'. Não bastasse a dificuldade de encontrar um cantinho legal, que não custe os olhos da cara e que seja razoavelmente limpinho, ainda é preciso casar as datas - os poucos aptos que nos interessaram até agora serão desocupados antes de dar os nossos 3 meses ou muito depois, ou seja, não servem pra gente. Claro que esse tipo de trâmite não foi feito para facilitar a vida do cliente, o importante é que os imoveis passem o menor tempo possivel desocupados, fazendo lucrar as imobiliarias e os proprietarios. Ja contei que na França cliente é tratado como pano de chão, né? Pois é.

Esse esquema dos 3 meses é absurdamente irritante. Durante esse tempo, somos obrigados a receber todos os interessados no nosso apartamento. O engraçado é que a imobiliaria nem entra no negocio. O interessado vê o anuncio, liga para eles e eles passam o telefone do Léo, que marca a visita. O Léo recebe as pessoas, faz o tour, responde as perguntas, leva na garagem, no bosque que tem no quintal, abre armario, fecha armario, fala sobre as despesas com conta de energia, sobre a barulheira que os vizinhos de cima fazem e até sobre o horario que bate sol na sala. So falta pegar na mão e sair para passear. Uma senhora francesa saiu daqui querendo adotar o meu marido, de tão gentil que ele é. Mas quando somos nos do outro lado da moeda, ai, meus caros, a coisa muda.

Infelizmente, ainda não encontramos ninguém que nos recebesse bem nas visitas que fizemos. Claro que é chato ficar abrindo a sua casa para um monte de gente desconhecida analisar (vocês não têm noção de como é desconfortavel!), mas, sei la, simpatia e generosidade vêm de berço, não? Pô, ja é um saco sair de casa sabendo que vamos atrapalhar o jantar alheio, precisa de cara feia para piorar a situação? Sério, é brochante. O mais "simpatico" até agora foi um cara esquisito que nos suportou por exatos 3 minutos na casa dele. "Aquela é a sala, ali é a cozinha, o banheiro fica à direita e os quartos, no fim do corredor. Au revoir!".

Oi? Sera que eu poderia pelo menos entrar?

34 comentários:

Anônimo disse...

Alugar apt no Rio de Janeiro e uma novela também. Você vê coisas que ate Deus duvida. "Enfin"!! Aluguel nao e um mar de rosas ai ou aqui...

Mr. Lemos disse...

E eu achando que era chato fazer isso aqui na ilha. Três meses é um absurdo! Rola um cachê para o Leo pelo trampo de agente imobiliário??
bjoca

Maíra Kimura disse...

Ai, ai... bon courage, Mirelle! Procurar apartamento é um saco mesmo! E olha que eu tive a sorte de ter um especialista pra ajudar e a maioria dos apartamentos a gente visitou sem as pessoas estarem em casa.

Tomara que vocês achem logo o cantinho novo de vocês!

bjs

disse...

Nem me fale dessa historia dos 3 meses.... na 1° vez que mudamos tivemos sorte pois foi o proprietario quem pediu o apê de volta. Nesse caso a gente sai quando quiser. Entao procuramos um apê e avisamos que iamos sair na data da da mudança. Perfeito.

Mas na 2° vez foi outra historia. Comecei a procurar apartamentos como quem não quer nada, so' para ter uma idéia do que tinha pelo bairro, mas eis que me apaixonei pelo 1° apê que vi! Que é o que moramos atualmente. Apê otimo e um preço correto. No fim das contas nos forçaram a assinar logo o contrato do novo apê, mas nao conseguimos alugar o outro. Durante 2 meses pagamos 2 alugueis!!! Foi f... Ainda mais que eu estava em congés parental. Grana curtissima. Mas deu tudo certo e estamos muito felizes no apê atual.

Espero que vcs tenham mais sorte que a gente!

Glenda Dimuro disse...

Que saco isso! Aqui não tem essa história dos 3 meses, com um tá bom...mas tem tanta outra coisa chata... Boa sorte! :)

cintia disse...

gente, esse post me deixou pra baixo. que chateacao, ne? aqui na inglaterra eh um pouquinho diferente, mas o saco da mudanca deve ser em qualquer lugar. boa sorte!!!!!

Rapha Aretakis disse...

Nossa, quanto abuso! Deve ser uma tarefa e tanto organizar uma mudança. Vai com fé, Mi. Vai dar certo!
:*

Mirelle Siqueira disse...

Pois é anônimo, procurar apto não deve ser bom em canto nenhum do mundo né? Cada lugar tem os seus perrengues... bom mesmo deve ser ter dinheiro para comprar a casa propria e colocar ponto final nesse troca-troca imobiliario. mas ainda não é o meu caso... :(

Rola nada irmão! Mas descobri um lado de vendedor no Léo que eu não conhecia. Falei pra ele que fome a gente não passa, ja que ele se sai muito bem nessa profissão, rs.

Que sorte Maira! Um cara so pra ajudar vocês? Ai que inveja! E esse serviço custa muito mais caro? Pq vou te falar viu, dependendo do custo, vale a pena mesmo.

Pois é Dé, ja percebemos que pelo andar da carruagem vamos ter que pagar 2 aluguéis por um tempo tb, pq é tão dificil achar algo bacana que quando eu encontrar, vou querer pegar logo, mesmo nao batendo as datas. Agora fala que isso não é uma puta sacanagem?

Brigada Glenda! Sorte é uma coisa que não estamos dispensando! :D

Oi Cintia! Você me lembrou que a pior parte nem começou.. ainda tem a mudança que, ai, merece um capitula a parte.

Oi Rapha, TEM que dar certo né? Vai dar! Obrigada

Beijocas no irmão e nas meninas!!

Suzala Moura disse...

Mirelle, espero que vcs encontrem algo logo, logo...não tem jeito, nós brasileiros somos uma simpatia mesmo...minha amiga que mora aí fala que os franceses tem uma cara de quem "comeu e não gostou" Por que será, heim?

Mirelle Siqueira disse...

Ah Suzala, essa é facil! Com tanta comida ruim nesse lugar, a unica cara que alguém pode ter é a de quem "comeu e não gostou" mesmo. Tai, nunca tinha pensado nisso, francês tem cara de cu pq come mal!!! Faz sentido! rs

Beijos!

Bel! disse...

Ai, bon courage mesmo >< Eu lembro que assim que eu cheguei fui ver alguns studios pra alugar e fui atendida sempre com esse jeitinho peculiar dos franceses, do tipo, olha aí e vai embora...fiquei meio chocada, mas né, vou fazer o que se eles curtem tratar e ser tratados assim =/ Mudança é sempre uma bagunça, e num país que nem a França que faz a maior questão de complicar a vida com todas essas burocracias doidas, fica ainda mais complicado né?

Ana Luiza (Blog pelomundo.org) disse...

oi Mirelle, aqui na Suíça é mesma novela. Dos 3 meses e das pessoas indo na tua casa para conhecer o apto. É desagradável mesmo. Mas aqui é tão comum para eles realizarem mudanças, que existem 2 dias no ano (em abril e outubro) que as empresas "dão" para o funcionário realizar a sua. Você escolhe um dia somente do ano para fazer isso.
Abraços e boa sorte na procura!
Ana Luiza

Juliana Yonezawa disse...

Mi, seu ape é tão lindo (pelas fotos). Por que vcs vao mudar? Acabou o contrato e vcs tem que sair??

Achei um absurdo o esquema de aluguel daí. Da ate um desanimo de mudar... ja pensou achar um lindo, perfeito e com preco justo, mas nao poder ficar por causa da data:: GRRRRRRRRR!!

Leandro Wirz disse...

procurar apê aqui no Rio tb é uma via crucis. A gente vê cada lixo que não sabe como alguém era capaz de habitar aquela nojeira. E tudo a preços extorsivos, graças à Copa do Mundo, Olímpiadas e ao delírio coletivo que parece ter assolado o mercado imobiliário.
Enfim, boa sorte pra vc e Leo em sua busca. Beijos.

Jade disse...

Não gostei nada nada desse esquema de mudança... e os franceses neste ponto são bem educadinhos, né?! (Percebeu a minha irônia?)
Mas eu não entendi uma coisa... se você achar um apartamento legal, e tal, você tem que esperar 3 meses para desocuparem?
Tchau e boa sorte,
Jade.

Delma disse...

Nossa, pra que isso? Para mim, deve ser muito esquisito abrir a sua casa pra um monte de estranhos....rs.
Tomara que a sua procura termine logo.

Beijinhos

Patty disse...

Se sorte é uma coisa que vcs não estão dispensando, então vamos lá: Boa Sorte! Não, pq pra lidar com francês, sorte é pouco! Na verdade eu desejo que vc tenha um puta saco de Jó. Sem brincadeira, lendo estes posts sobre franceses, me dá nos nervos de como eles são mal-educados, tá louco. Engraçado é como a gente trata qualquer gringo bem e os fdp fazem essa cara de cú! (Ahhh, desculpa, mas tive que falar!).
Tenho absoluta certeza que vcs encontrarão o apê ideal pra vcs e que serão muito felizes. Vc vai ver, vai cair como luva esse apê que está por vir. Pensamento positivo sempre!
Tô aqui, de dedinhos cruzados!
Bjs

Mirelle Siqueira disse...

Patty do céu, nao fala isso! A turma do politicamente correto vive me enchendo por eu passar essa imagem tão tão...como dizer? tão negativa dos franceses no meu blog. Juro, eles são bonzinhos e legaizinhos, eu é que sou rabugenta e não gosto de ngm.

hahahahhahahahahaaah!

Luciene disse...

Mirelle, aqui dois sites q podem te ajudar nessa busca www.leboncoin.fr
e www.seloger.com

Boa Sorte!

Patty disse...

Ain Mi, desculpa, mas é que foi mais forte do que eu. Não quis dizer que vc fala mal deles não, mas é que já vi vááários tratando as pessoas como se fossem qualquer uma, tipo, o tal da cara de...Deixa pra lá...rs. Sem contar a arrogância, mas enfim.
Tô torcendo para que consigam um cantinho super bacana, em todos os sentidos.
:)

Mirelle Siqueira disse...

Obrigada pelos sites Luciene, vou passar a olha-los tb! :)

Patty, Patty... não seja preconceituosa menina, eles não são nada disso! Os franceses são perfeitos, os seres mais incriveis e sociais e simpaticos do mundo! E mais inteligentes e cheirosos e bonitos e ....e.... e tudo de bom que existe! Quem enxerga o contrario é preconceituoso e implicante e devia morar no Brasil pra sempre por não saber dar valor em um povo assim, tão acima de todos os outros!!! ( acredite, é praticamente esse tipo de coisa que eu escuto de vez enquando). heheheh menina, nossos olhos é que vêem td errado! ;)

beijocas!!

Laura disse...

Mirelle, que coincidência!! nesta segunda-feira enviei a tal da carta para a agência dando o pré-aviso de 3 meses para sair do ap. Cansei de morar num ap pequeno e decidi que podemos nos permitir morar num lugar maior. Enfim como tu disseste, toda a função de mudança, procurar apartamento não motiva muito, mas tem horas que se imaginar num lugar mais legal fala mais alto.
Eu acesso varios sites de locação:
leboncoin.fr
vivastreet.fr
pap.fr
entreparticuliers.fr
topannonces.fr

te desejo boa sorte na procura, eu tb estou precisando hehe.

Beijos

K∂riиє* Smith. disse...

Que horror né?
aqui na Irlanda por causa da crise a historia mudou um pouco, mas antes era quase isso aí...
Boa sorte na procura, e aluga um maior, vai que a vontade de procriar volte? hahaha

beijo meu

Tudo de um Pouco e Muito Mais disse...

Ai ai...acho que procurar apê e fazer mudança é chato em qualquer lugar do mundo!
Mas essas burocracias aí tão bemmm malas, hein? rsrsrs
Mas no fim das contas tudo dará certo!
E o melhor de tudo, é que seja como for, a inspiração para ótimos posts tem sempre brotado, não é mesmo???!!!
Continue assim! rsrsrs
Beijinhos
Ana Brêtas

Pr. Junior disse...

Poxa!! sou consultor imobiliario no interior de São Paulo , se pudesse iria até ai ajuda-los... alias vou pegar o próximo vôo :/ .rs, abçs.

Mirelle Siqueira disse...

Oi Laura! No nosso caso é o contrario, o nosso apto é enoooooorme p/ nos dois, não faz o menor sentido ficar gastando tanto dinheiro com aluguel em um apto que mal aproveitamos. prefiro economizar uma graninha pra viajar mais! heheheh. Boa sorte pra nos e obrigada pelos sites, tô indo ja fuçar!

Ka, querida, esquece essa historia, bebê não vai rolar! hehehe

Ana, sumida! Que bom que vc voltou e ja me elogiando, ho ho ho, obrigada!

Pr. Junior, vem jaaaaaaaaaaaaaa!

beijocas!

Ana Paula Bertarelli disse...

É de enlouquecer heim?!

Fernanda disse...

Mirelle,
Eu também tive uma "ajuda" para encontrar o meu apartamento através de uma agência especializada nesse tipo de ajuda para quem esta mudando de cidade por causa de mudança do local de trabalho. A agência se chama CSE Mobilité, eles procuram apartamentos com os critérios que você determina e organizam as visitas. Os serviços custaram 1800€ (que na verdade eu não paguei porque minha empresa participa do 1%Logement, então eles reembolsam). Não sei se eles tem algo parecido para quem não esta mudando de cidade, você pode tentar perguntar.
Abraço

Dani disse...

Nossa, não sabia disso...

Só posso te desejar boa sorte na sua busca!!

Aliás, adorei o blog e estyou te seguindo!!

Dani

Patty disse...

Ain Mi, vc é uma figura! rs
Uma coisa é fato: preciso ser mais tolerante, inclusive com outros povos, mas sei que isso é uma questão de tempo e prática. Prometo praticar esse meu lado...hehehe.

Bjão!

Milena disse...

Essa história de 3 meses é uma loucura! Tem muita gente que consegue negociar, mas no meu caso não consegui e acabamos pagando dois alugueis por quase 3 meses, pois tinhamos muito medo que os proprietaios do outro apartamento desistissem, pois pagando uma multa contratual eles poderiam desistir até o último momento!
Mas já aqui em Paris sempre tivemos sorte, todos os apartamentos que visitamos sempre foi em companhia do agente, mas eu me sentia desconfortavel com os moradores na sala asssitindo tv e eu ali abrindo todas as portas e armarios (embutidos). E as visitas do nosso antigo apto sempre foram com a presença do agente tb, a gente não fazia nada, mas era um saco. Se saissemos, tinhamos que deixar a chave com o guardien, pois alguém poderia visitar todos os dias entre 17 e 19h, e sabados de manhã!

Fernando disse...

Muito esquisito isto! Pois como bem vc sabe, aqui no Brasil o cliente sempre tem razão.
Achei seu blog superlegal, cheio de idéias e com excelente conteúdo. Olha tornei-me seguidor de seu blog, e claro se vc quiser me dar a honra, ficarei muitíssimo lisongeado de ter vc seguindo também o meu blog. Inclusive o tema central, se dedica lamentávelmente a tragédia no Rio. Onde tem a relação de desaparecidos e lamentavelmente das pessoas mortas.Abraços e até o próximo comentário.
Ah! meu blog! www.vamoscaminharjuntos.blogspot.com

brunahagemann disse...

Oi, te encontrei no blog da Ká!

Aqui na Alemanha também a gente tem que ir no apê com o inquilino pra mostrar. Acho tão deselegante, rs.. E aqui é uma loteria do cão. Vimos 2 apês lindos numa sexta a tarde e quando fomos responder pro proprietário na segunda de manhã, os apês já tinham sido locados!
Se sabem que os imóveis são locados rapidamente, qdo não esperam o inquilino sair né? Mas como diz o ditado alemão, "pra que facilitar de podemos dificultar?" hehehe
Beijos!

Marcio disse...

Olá Mirella,

Acompanho seu blog algum tempo e hoje não me contive e decidi fazer um comentário.

Moro na Suíça, na parte francesa, e por aqui é a mesma coisa quanto à locação. Mas estou curioso em saber como será a sua vistoria de saída.

Por aqui é ridículo. Eles verificam tudo, mas tudo mesmo. Acredita que o agente da imobiliária vistoriou o ralo do banheiro para ver se havia cabelo?

Abs,
Marcio

Leia também:

Related Posts with Thumbnails