sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dia da mentira, invenção de francês

O francês é um povo muito orgulhoso das suas tradições, tão orgulhoso que custa a aceitar as novidades que vêm de fora. Foi por causa dessa teimosia que nasceu o dia da mentira. Em 1564, o rei francês Carlos IX determinou que o Ano Novo passasse a ser comemorado em 1° de janeiro e não mais no dia 25 de março como faziam os franceses antes de adotarem o calendario gregoriano (esse que a gente usa hoje). Até o senhor Carlos se mancomunar com a Igreja Catolica, os franceses eram bem mais animadinhos em se tratando de Ano Novo do que são hoje. A primavera começava no dia 25 de março, uma otima ocasião para começar também um ano novinho em folha com festas que duravam uma semana, até 1° de abril.  Entendam, francês gosta de flores (quem gosta de passar frio para estourar champagne aos pés da Torre Eiffel é brasileiro) então, por causa dessa novidade que traria o Ano Novo para o meio do inverno, muitos franceses torceram o nariz e continuaram seguindo o calendario antigo, começando o ano em 1° de abril - primavera.

Não existe nada mais francês do bater o pé para dizer que "non, não aceitamos essas mudanças de jeito nenhum!". Mas debochador, vocês sabem, é raça antiga que não perdoa. Os gozadores da época passaram a zoar os mais tradicionais, enviando-lhes presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Nascia então o dia da mentira - ou o poisson d'avril (peixe de abril), como eles dizem por aqui. A escolha do peixe se justifica. Naquela época o costume era trocar alimentos como presentes. Visto que abril era o mês da quaresma (onde o consumo de carne vermelha é proibido para os cristãos), peixes eram os presentes mais comuns. Na medida em que 1° de abril foi virando piada, uma das brincadeiras mais divertidas era oferecer peixes de mentirinha aos amigos proximos.

Eu sei, a sagacidade do humor francês também me fascina.

O poisson d'avril de hoje é pendurar um peixe de papel nas costas dos amigos tentando evitar que eles percebam que estão sendo carinhosamente feitos de bobos na frente da turma inteira, e depois gritar: "peixe de abril!". Todo ano a mes-ma coisa.


Se falta diversão na brincadeira entre amigos, sobra criatividade nas pegadinhas da midia francesa. A imprensa aproveita a ocasião para publicar noticias surreais e fica a cargo do leitor descobrir onde estão as pegadinhas. O jornal Métro anunciou o fechamento do Facebook em oito dias, um site sobre jogos eletrônicos publicou uma matéria sérissima dizendo que o Ministro da Educação deseja que o video game se torne uma das matérias facultativas do colegial. Um outro, de vendas de produtos de ginastica, criou um anuncio para vender um tapete voador (e eu tenho certeza que algum francês tentou comprar). Ja o portal de noticias do MSN noticiou em primeira mão que Londres perdeu os Jogos Olimpicos de 2012 para Paris. O mais engraçado são os comentarios. Muitos sacam que é pegadinha, mas tem gente que discute seriamente o assunto, como se fosse verdade. A noticia do Yahoo de que Kate Middleton tinha desistido do casamento com o principe William chocou muita gente e ja rendeu mais de 600 comentarios.

Tenho que admitir que pelo menos em um dia do ano os franceses não são tão mal-humorados assim.



*Atualizando: A pegadinha mais legal de 2012 que encontrei foi a noticia dada pelo Yahoo de que a partir de agora os cidadãos franceses terão que pagar 1euro para votar em eleições e referendos. Os milhares de comentarios raivosos contestando a medida estão me matando de rir.

24 comentários:

Camila disse...

Olá!
Adorei o post :)
Aliás, amo qndo vc faz posts sobre tradições e curiosidades dos franceses...
Engraçado q ontem na aula de francês o professor discutiu mesmo essa tradição francesa de ser do contra. Deu vários exemplos hehe
Fiquei feliz com sua volta ao blog e ao twitter. Senti falta dos seus comentários por lá :)
Bjinhos

Roberta Brasil Araujo disse...

Além dos posts de viagens, posts desse tipo (curiosidades da cultura francesa) são os meus preferidos!!! :-)

Suzani disse...

Adorei o post

Eu não conhecia esta história...adoro seus posts que falam da cultura deste país tão diferente que é a França.

Bjs

Maitê Oliveira disse...

Sem querer ser repetitiva mais eu tenho que falar que eu também amooo post sobre diferenças culturais...acho um máximo...

beijosss

Valéria disse...

Oi Mirelle!
Muito interessante seu post! Eles são bem humorados nesse dia e também muito criativos! Muito legal!

Anônimo disse...

Aff...hoje andei com o tal peixe grudado nas minhas costas pela rua durante o desfile de "caranval" da escola do meu filhote, rs! Às vezes eles conseguem ser "engraçadinhos". Beijocas, Emiliana

K∂riиє* Smith. disse...

E vc dona Mirele aprendeu bem direitinho a pregar peças nos seus amigos de fb, hun? hahahaha

Mas ó, pode dizer que a minha mentira foi bem mais cruel, né? HAHAHAHAHA

beijo

VBN disse...

Oi Mirelle!

Que susto! Fazia um tempinho que não via o blog e, do nada, vi FIM escrito bem grande. Quase tive um treco. Ontem mesmo estava falando sobre seu blog para uma amiga, mencionando um post seu...

Que bom que você voltou e que está tudo bem.

O blog é seu. Escreva quando quiser... =) Se não quiser mais, ficam os textos lindos que nos foram presenteados pelo seu talento.

Um grande abraço,
Virginia

Juliana disse...

Mi, vou sugerir essa matéria no DE! Beijos pequena

Mr. Lemos disse...

Aqui eu fiz minha parte com a japs... falei que estavam servindo feijoada de graça no trem. Claro que sua cunha acreditou...
Viva a França!
bjo

Mirelle Siqueira disse...

hahahaha, feijoada no trem em Dublin é demais! nem eu que sou mais bobinha cairia, jura que a japs comprou essa? Esse foi o primeiro ano que consegui pregar uma peça nos amigos, todos os anos eu caio mas dessa vez levei vantagem! é o humor francês me dominando, rs.

beijocas em todos!

Raquel disse...

Rs. Adorei.

Leonardo disse...

Oi amor,

Essa dos jornais e sites darem noticia absurda é muito interessante. E não é qualquer besteira. Eles escrevem como que fosse sério mesmo. Uma dessas noticias que tb gostei muito foi de que ontem o Youtube festejava 100 anos pois foi fundado em 1911 (?!).

Otimo texto, pra variar! Não te falei isso ontem pra vc não achar que era mentira. :)

Te amo

Myria Cabanach disse...

Ola Mirelle,
Que post interessante. Não fazia ideia que essa historia tinha começado em terras francesas...

E vamos e convenhamos, esse tal de Carlos IX foi o maior pé no saco, por quê é que ele tinha que mudar a data do reveillon?

Abraços,

Patty disse...

Adorei o post. Bem interessante. Não sabia que o "primeiro de abril" nascera na França.
Já disse antes: esse blog não tem só uma carinha bonita não, tem muita cuca no lance tb! hehehe
Bjs

Débora disse...

Morria e não sabia que primeiro de abril começara na França. Vivendo e aprendendo... Aliais saudosismo lembrar desta brincadeira. Na minha infância e adolescencia isso era certo, depois de adulta não lembro de "comemorar" essa data.
Bj pra vc!

Mirlene disse...

Filha,
Adorei saber da invenção dos franceses. Para eles uma brincadeira para nós brasileiros dia em que a fala dos maus políticos poderia ser comemorada com ovos neles e não com peixinhos!
Beijo, te amo.

Bárbara disse...

Ola Mirelle, Tb não sabia que começara na França, a muito tempo que não se comemora esta data por aqui, moro no Rj, só mesmo as crianças que adoram pegar peças, meu filho pegou uma em mim logo cedo antes de ir para escola.
Meu esposo que é Francês, e nem eu sabiamos que tudo teve início na França, acabei me contagiando pelo blog, e peguei uma mentira nele tb, que caiu, eu disse -c'est le poisson d'avril, rs. Até ele ficou surpreso, pois acho que ele já tinha se esquecido dessa tradição francesa, rs. Por isso que gosto de vir aqui, estou sempre me atualizando com o blog.
beijos

Muri disse...

Muito legal saber disso!!!
E legal saber que até a midia participa, imagine aqui no Brasil??? Seria uma BAGUNÇA! auiahaihaihaihaiahiah!!! Cada noticia bzarra q a gnt le td dia q sria necessario muita criatividad!!!
auihaihauiah

Elisabeth disse...

Minina! Vc conseguiu me explicar uma coisa que nem meu namorado - francês, diga-se de passagem - do porquê desse bendito peixe!!!

"Poisson d'avril?! Que raios de peixe de abril é esse rapaz?" e "qual é a graça de colar peixe nas costas dos amigos???"
Ele até tentou, tadinho, dizer que era engraçado colar peixe nas costas dos outros, fazer de bobo. Depois eu pensei, melhor deixar quieto, esse ai é francês mesmo... hihihihihi

Adorei o post! Agora tenho uma na manga! (ou um peixe p/ colar na proxima vez :P)

Anônimo disse...

Que bom que voltaste! abs Juliana
www.nossaparis.blogspot.com

Vanessa disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk

ano novo em 25 de março, bem coisa de francês mesmo, prefiro 25 de março de Sampa, muuuuito melhor...

E descordo de uma coisa, brasileiros podem ate gostar da torre e da champagne, mas do frio?! duvido!

nossa, contei nenhuma mentirinha nesse dia, acredita??

bjm

Idiótica. disse...

Hm, adorei saber sobre esse costume deles, e o legal é disso que os jornais anunciam reportagens enganosas, seria legal que aqui fosse assim também. Pois aqui não acontece nada de interessante, a não ser as mentiras descaradas que nos contam. Ótimo blog. Invejinha de você morar na França, daqui a 5 anos estou indo também rs.. Beijos.

Fernanda disse...

Adorei o post!!! Eu conhecia o poisson d'avril, mas nao entendia muito nao achava meio bobo...agora vc me ecslareceu tudo;
Beijao

Leia também:

Related Posts with Thumbnails