quinta-feira, 23 de junho de 2011

Avignon, França

Eu tenho a sorte de morar em um dos paises mais bonitos do mundo e, mesmo assim, sempre decido viajar para outros lugares ao invés de explorar mais a França - falha que eu ja comecei a consertar no ultimo fim de semana, quando aproveitamos a companhia do Nestor e do Vinicius para conhecer Avignon. 


Avignon é uma cidadezinha que fica na Provence, no sul da França (a 230km de Lyon), e é conhecida basicamente por dois motivos: por ja ter sido residência de varios papas no passado e por ter hoje o maior e mais importante festival de teatro da França (que acontece em julho). A cidade, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é bem pequena, mas é tão linda e importante para a historia da França que vale a pena passar uma tarde dentro das muralhas que cercam o centro historico.


As super bem conservadas muralhas têm 4km de extensão e foram construidas na época que o papa francês Clemente V decidiu, em 1309, transferir de Roma para Avignon a sede da Santa Sé. Sim, durante 68 anos uma cidade francesa foi a capital mundial do cristianismo. E, olha, essa historia de papas é uma confusão so! Ao todo, sete papas comandaram a Igreja Catolica residindo em Avignon. E os romanos, claro, não ficaram nada contentes com isso (ta achando que a rivalidade nasceu na Copa de 2006 quando o Zidane deu uma cabeçada no Materazzi?). O clima inseguro da vida religiosa no século 14 fez com que, em 1335, o Papa Bento XII começasse a construção do Palais des Papes, um palacio em estilo gotico que mais parece uma fortaleza, com 10 torres que protegiam o Palacio Papal de ataques.



Em 1377 os romanos finalmente conseguiram levar de volta para Roma a sede da Igreja Catolica, quando o Papa Gregorio XI deixou Avignon. Mas ele morreu no ano seguinte e então a Igreja elegeu um novo papa, italiano. Acontece que a parte francesa do clero considerou essa eleição invalida e decidiu escolher um outro papa: Clemente VII, que voltou a morar em Avignon. E é por isso que durante 30 anos a Igreja Catolica teve dois papas, um na Italia e outro aqui na França. O ultimo papa de Avignon foi Bento XIII, que foi perdendo o seu poder dentro da Igreja e ficou preso no Palais des Papes por 5 anos, antes de fugir em 1403 e morrer em 1409. 

Fiquei com a pulga atras da orelha quando vi a enorme praça que existe em frente ao Palacio e ainda mais encucada quando percebi que as construções mais proximas dali são recentes, bem novinhas. O que aconteceu com a vila que existia naquela época? O sobrinho do Papa Bento XIII conseguiu ficar no Palacio por 17 meses depois da fuga do seu tio, e para tentar evitar que a riqueza fosse saqueada, ordenou que todas as casas que ficavam em frente ao Palais des Papes fossem destruidas. Não adiantou muito, tudo o que havia de valioso ali foi roubado durante a Revolução Francesa, o que resta são as pinturas de Matteo Giovanetti nas paredes, um italiano. Irônico, não? A entrada do Palais des Papes custa 10,50€ e o monumento é um dos mais visitados da França.


Depois do Palacio, a ponte medieval St. Bézénet é a principal atração da cidade. Ela foi construida de 1177 a 1185, bem antes desse rolo todo entre os papas acontecer. A ponte ficou famosa na França por causa dessa pagação de mico canção aqui. Inicialmente ela tinha 22 arcos, mas acabou sendo danificada por diversas enchentes. Hoje restam apenas 4, ou seja, a ponte não leva a lugar algum. Ainda assim, são cobrados 5€ para subir nela.




Avignon tem mais historia do que lugares para conhecer, por isso um dia é suficiente para ver tudo. O legal é que da para fazer um bate-volta de trem de Lyon (1h de viagem) ou até de Paris (3 horas) e assim conhecer a Provence, uma das regiões mais lindas da França e mundialmente conhecida pela lavanda que produz. 



Vinicius e Nestor, os mais divertidos companheiros de viagem!

50 comentários:

nestor jr. disse...

Delicia de passeio e compania.
E o melhor foi a viagem de volta e as
lembranças musicais. hahah
Beijos

Leonardo disse...

Amor,
E que sorte com a metéo! So faltou mesmo fazer o nosso remake do clip da musica.
E aqueles paparazzis também te alugaram um monte, né?
Bjos

Camila Navarro disse...

Mirelle, que bom que você liberou o feed completo! Li tudinho no Google Reader, mas fiz questão de vir aqui deixar um comentário! ;)

Beijos!

Mirelle Siqueira disse...

Oi Camila! Liberei com o pé atras, porque fico morrendo de medo das pessoas lerem por la e não virem comentar aqui(coisa que vc gentilmente fez). Eh que não me importo que muita gente leia o blog, o que eu gosto mesmo é dessa troca entre mim e os leitores. o bate papo que rola com quem lê os meus textos é muito legal, e eu fico com medinho de essa troca diminuir.... vamos ver.... Bjo!

Nestor, so tenho uma coisa pra te dizer: Eôeô, bobeou dançou!


Amor, se não fôssemos tão pão duros, eu pagaria pra subir na ponte so pra ver (e gravar e depois jogar no Youtube) vc fazendo a dancinha dos françolas. :)

Beijinhos!

Grazi disse...

Você já leu As Brumas de Avalon ? Se não leu, leia pq tem varias coisas sobre Avignon.
Adoro seus posts, parabéns!

Camila Navarro disse...

Mirelle, não se preocupe! Quando o conteúdo é bom, os comentários sempre aparecem. :) Mas sabe que eu acho que o twitter é o grande responsável pela diminuição dos comentários? As pessoas dão RT, comentam por lá, mas bom mesmo é comentário no blog, né? ;)

Renata Inforzato disse...

Mireille, vc é jornalista, não? Vc tem alguma carteira ou identidade que comprove? Pq eu tb sou e não pago absolutamente nada pra entrar em monumentos, museus e até em alguns eventos...Isso proporciona uma baita economia e dá pra viajar bem mais (ou comprar bugigangas, heeh)

Mirelle Siqueira disse...

Ainda não, Grazi. Eh romance? Pq se for, eu não curto não. Vou procurar pra dar uma olhada, obrigada!

Claro, Camila! Tb acho! Quando eu comento, é direto no blog. Os comentarios em Facebook ou Twitter ficam pra tras, se perdem...
comentando no proprio post fica tudo arquivado. Vira e mexe eu leio os meus posts antigos, e leio também os comentarios de todos, fico rindo com quem escreveu algo engraçado, dou mais risada de quem fala umas bobeiras, gosto das discussões sérias que alguns posts geram, enfim, fica tudo la arquivado. Vamos lançar uma campanha, Camila: Comentarios sobre blogs devem ser deixados nos blogs! heheheh

Oi Renata, sou jornalista de intrometida (é que sempre fui contratada para cargos de jornalista), mas formada mesmo eu sou é em Radio e TV. Mas posso conseguir o meu documento sim, preciso até ver isso com calma quando eu for pro Brasil. Mas eu soube que ela não é aceita em todos os lugares, é?

Bjim meninas!

May Stéphane disse...

Lugar bonito, pessoas idem. =)

Malu disse...

tem sorte meeesmo,Mi! fico com medo de querer ficar aí forever qdo eu for.....meda!!!!
vcss pensam em voltar para o Brasil?!?se sim,qual cidade ideaal para os dois?!?
e esse céu..... tava azulziiinho e mára desse jeito ou corrigiu um pouco?!?
beijoos!!!!

Anna Karine disse...

Nossa! Sou louca pra ir conhecer Provence! Depois de suas fotos entao...

Mirelle Siqueira disse...

Obrigada, May!

Oi Malu, voltar pro Brasil a gente pensa sim, mas é so ler as noticias dai pra logo desistir. Na verdade não temos planos de voltar por enquanto, mas a França nunca vai ser a nossa casa de verdade e acho que uma hora isso cansa, ne? Sobre o céu, tivemos sorte pois estava um dia lindo, quente, sem nuvem alguma, com céu aberto e azulzinho assim!

Anna, isso foi so um aperitivo! A Provance tem cidadezinhas ainda mais lindas que eu espero conhecer logo logo!

Beijos meninas!

Anônimo disse...

mirelle escreviontem mas me enrolei e a mensagem nao entrou estive emlyon e avygnon em maio e tudomuito lindo foi a segunda vez que estive na cidade mas nao tive vontade de entrar no palai de papes fui ao museu de belas artes emlyon com sue lindo jardim peguei uma ventania na cidade e vi umcasamento nos jardins na subida para o albergue de lyon acho que eram ane e sebastien qu estavam casando tudo lindo

Anônimo disse...

mirelle o anonimo sou eu elizabeth guttler nao sei colocar de outro jeito por isso a mensagem nao entrou ontem beijos tudo de bom beth

Kladina disse...

Nossa, deu muita vontade de conhecer Avignon agora!!! =p tai, uma boa ideia =p

cintia disse...

que passeio gostoso. adorei as fotos. que camera eh essa? :)

Miller Mantega. disse...

Tudo muito lindo! E realmente, a câmera é maravilhosa heim?
Beijo Mi.

Hismênia Keller disse...

Tá certinha em conhecer o lugar em que mora...Depois da viagem que fiz, cada um que eu encontro e fala que quer ir para os lugares mais conhecidos na Europa, me da um desânimo!! Lembro de um post seu sobre ter que enfrentar filas, turistas e tal...e é verdade!! Tem tanto lugar bonito, legal,com história e bem pertinho da gente...

Mirelle Siqueira disse...

Ai, gente, posso morrer? A Hismênia comentou um post meu!!!! :D

Anônimo disse...

Que lugar mais lindo! Até parece um tesouro de história escondido pela França... E é uma pena que não escutamos falar de Avignon com tanta frequência que escutamos de tantas outras cidades da França.
Ótimo texto Mirelle, parabéns. :)

Brenda Tavares disse...

Eu estava lendo sobre justamente porque la no blog to começando a escrever sobre Roma, ainda na série de Férias com Mainha. Por isso quando vi o teu tt achei incrivelmente divertido a coincidencia.
Bjos!!!!!! Vou por link do seu post la!!

Gabi disse...

adorei saber um pouco sobre Avignon! faça mais viagens pela França mesmo e depois conta tudo pra gente!!!

Mirelle Siqueira disse...

Eu tb não entrei no Palcio, Beth. O dia estava tão lindo e estavamos tão cheios de vontade de caminhar que resolvemos deixar de lado. Mas confesso que me arrependi de não ter entrado mais no final da tarde, é que empolgamos e fomos ocnhecer uma outra cidade perto... Agora, os jardins do Museu de Belas Artes de Lyon é gostosinho né? Vc chegou a ir tomar um café no terrasse do museu? Eu adoro aquele lugar!

Gente, não é a camêra! Eu é que sou uma super fotografa! hehehe (brincadeira, é uma Canon EOS550)

Pode linkar, Brenda! :)

Deixa comigo, Gabi, vou fazer posts de todos os cantinhos que eu conhecer por aqui!

beijocas!

Mirlene disse...

Filha,
Que texto agradável e informativo! As fotos sempre lindas como você e Leo. Acho que irei ainda à França no verão...
Beijo, te amo. P

Anônimo disse...

Nossa...jornalista(COF...COF...) e trabalhando de babá...te acho muito metida a besta sabia!? é que trabalhar de Babá na Europa é chique né..kkkkkkkkkkkkkk
SUSTENTADA PELO MARIDO MELHOR AINDA...KKKK

Não sei porque minha irmã vive lendo esse blog...

Anônimo disse...

Nossa...jornalista(COF...COF...) e trabalhando de babá...te acho muito metida a besta sabia!? é que trabalhar de Babá na Europa é chique né..kkkkkkkkkkkkkk
SUSTENTADA PELO MARIDO MELHOR AINDA...KKKK

Não sei porque minha irmã vive lendo esse blog...

Juliana Yonezawa disse...

Ignora esses comentários toscos por aqui!!

Mi, achei a cidade linda. Tão bom viajar no "nosso país", né?

E aquela dancinha na ponte?? Que mico... mas é mais mico ainda pagar pra usar a ponte até a metade. Eu tb não teria ido (somos duas pão-duras entao!! hehe)

beijão, Ju

Milena Fischborn disse...

Otimas informações... Jah que irei à Avignon em setembro!
Mas quero conhecer o Museu Caldet, e atualmente está ocorrendo uma exposição sobre o Egito, já que Calvet coleciou esse tipo de arte tb.
Vcs visitarão os jardins do Rocher
des Doms? Quero muito ver, assim como ruas antigas como a dos Teinturiers, sem contar os conventos, igrejas e capelas! Nos ficaremos dois dias, pois um só saindo de Paris é muito cansativo!
E o que se come em Avignon? sempre que viajo procuro especialidades da região!!!

Renata Inforzato disse...

Mirelle, Rádio e Tv é jornalismo, sim. Olha, viajei já bastante aqui dentro da França e até agora aceitaram a carteira em todos os lugares....Na Bèlgica tb...Agora ainda não testei nos outros países....Pq não faz muito tempo q tirei a minha...bjsss

Mirelle Siqueira disse...

Vem logo mãeeeee! Te amo!


Anônimo, eu não tenho vergonha de trabalhar como babah enquanto espero o meu curso de Ciências Politicas começar, você vê algo de errado nesse trabalho que eu não vejo? Divide ai com a gente esse seu ponto de vista que eu tô curiosa pra saber, porque, né?, esse tipo de raciocinio tão pequeno me deixa sempre com vontade de saber de onde vem.

Ju, não paguei nem a pau! Fazer o que la em cima se ponte é td igual não é mesmo? Hahahha, além do mais, as melhores fotos são as feitas la debaixo! Vem logo pra ca pra gente visitar umas cidadezinhas assim!

Oi Milena! Visitamos os jardins sim, foi la de cima que tiramos essa foto da ponte. Eh uma graça la em cima, da pra ver uma panoramica da cidade, os telhadinhos e tal. Eu vi mesmo cartazes dessa exposição, mas não entramos, tinhamos pouco tempo pra ficar na cidade. Mas caminhamos muito pelas ruazinhas e entramos em algumas capelas (na verdade não vi nada de muito diferente de todas as outras capelas da França não). Sobre comida, almoçamos em um restô numa pracinha perto de uma capelinha famosa, mas de frente ao Carrossel tem muitos restaurantes e cafés. O restô que fomos eu não gostei, acabei comendo so as fritas do meu prato, mas é que eu não curto a comida francesa, então não teve nada de diferente.

Obrigada por responder, Renata! Assim que eu for pro Brasil vou providenciar a minha carteira!

Beijos!

Glenda DiMuro disse...

Achei a cidade linda...pena que qdo foi as lavandas já tinham ido pro beleléu.

Glenda Dimuro disse...

Quando fui!Quando fui!

Leandro Wirz disse...

Adoro seus textos de guia de viagem!

Anônimo disse...

o mundo seria um lugar bem melhor se as pessoas guardassem seus comentários maliciosos, motivados por inveja, só pra elas e abrissem a boca para reclamar do que realmente importa não? tem muito bandido, político corrupto, machista e similares por aí! deviam pegar no pé deles e não no seu! =) li o comentário do anônimo acima e definitivamente não gosto de gente atoa assim! visito seu blog qndo tenho tempo e adoro! seus textos são ótimos e as fotos incríveis! felicidades!

Malu disse...

eh Mi, acho tbm que uma hora caansa...deve ter taanta saudades,dos pais, amigos,.....né?!?

COF...COF...pra vc anônimo que deve tá roeeendo os dedos de inveja.....pq né....dá para ver que tu nuunca saiu do buraco de onde veio.....
Mi,morre de dó dele comigo e nem liga!!!!

Isabela disse...

Além das fotos lindas e uma boa aula de história tbm. Espero q tenha bastante história nas ciencias politicas Mirelle,pq isso vc já sabe bem.

Beijoss

Priscila disse...

Acabei de voltar da Franca e Espanha e Provence eh sem duvida a regiao que mais amei.
Nadamos em varios calanques, fomos a Gordes, Les Beaux, St Tropez, Nice entre outros tesouros.

Aqui na Australia eh muito comum as pessoas trabalharem fora de sua area tambem. O proprio Australiano eh enfermeiro, baba, depois vira professor, conhece o mundo, comeca outra vez como recepcionista e por ai vai. Aqui ninguem eh especial (tirando a Nicole Kidman neh)!

Da pena de gente com cabeca pequena...

Parabens pelo seu blog !

Mirelle Siqueira disse...

Mesmo sem lavanda as fotos do Paulo ficaram lindas, Glenda!

Bom é te ver por aqui, Leandro!

Oi Anônimo! Eu não esquento com esses comentarios não, acho graça. Sério, eu dou muita risada e deixo ai, porque se a pessoa não faz questão de esconder que é babaca, não sou eu que vou fazê-lo, não é mesmo? :)

Oi de novo Malu! Sabia que nem é tanto saudade das pessoas? Eu sou meio estranha, sinto mais falta de cheiros e sons e sabores do que de gente. Sobre o comentario do tal Anônimo la de cima, sabe o que eu acho mais estranho? Como a pessoa vem até aqui dizer que eu sou metida se eu vivo dizendo que sou babah, que so consigo viajar tanto pq compro meus bilhetes com meses de antecedência na Easyjet (mais pobre que isso, impossivel!), que pago minha câmera em 36x sem juros... enfim, onde é que se declarar tão dura é ser metida, minha gente?!?

Obrigada, Isabela! Tenho certeza que as aulas do curso serão interessantissimas, as de historia principalmente! :)

Oi Priscila! Pois é, esse pensamento é bem nosso de brasileiro mesmo, mas sabe que não me incomoda? Eu tb pensava mais ou menos assim quando morava la e nunca tinha saido pra ver o mundo. So quando a gente conhece as coisas é que tem noção de como funciona no nosso proprio pais, não da pra querer que todo mundo que esta la pense como nos pensamos estando fora, ja que são vidas tao diferentes. Mas, sabe, você me deu uma boa idéia, vou fazer um post pra falar melhor sobre isso pq acho que fui super confusa nessa resposta, rs! (deve ser pq ja é madrugada e eu acabei de chegar do bar!)

Beijocas!

Mari disse...

Oi, Mirelle! Adorei as fotos lindas e o céu azul maravilhoso! E tive uma imensa surpresa ao ver os meninos que acompanharam vcs na viagem. Eu morei em Blumenau por um tempo e me lembro de vista de um deles, que dava aula lá na AF onde eu estudei por uns 6 meses com outra professora. Lembro que as pessoas comentavam que ele estava lá provisoriamente pois estava para viajar para a França. Muito legal ver que tudo deu certo pra ele e que vocês se encontraram nessa viagem lida. Super beijo direto de Floripa, Mari.

Mr. Lemos disse...

1) As cores nas fotos estão incríveis.
2) A história é interessante e o lugar é lindo.
3) A ponte sem destino é sensacional!
4) Finalmente vc voltou a aparecer nas fotos.
5) Bom saber que fica pertinho de Lyon....
6) Te amo

Mirelle Siqueira disse...

Eita mundo pequeno, né Mari? Nestor e Vinicius são uns queridos que eu e o Léo conhecemos tarde demais, pois eles ja estão voltando pro Brasil (snif). Eh sempre assim, as pessoas mais legais vão embora muito cedo.

Lindo é você, irmão! Vem logo pra ca, vem?

Bjim

Anônimo disse...

MIRELLE EU NAO FUI NO CAFE DO MUSEU DE LYON PORQUE PARECIA SER TUDO MUITO CARO OUTRA COISA QUE QUERIA TER FEITO E NAO CONSEGUI ERA CONHECER O SUPERMERCADO DO PORTUGUES E O DO CHINES TB MAS NAO TINHA O ENDEREÇO FICA PARA A PROXIMA VEZ A GENTE NAO PRECISA FAZER TUDO TEM QUE DEIXAR ALGUMA COISA PARA TER QUE VOLTAR BJS BETH

Adriana Pessoa disse...

Mirelle,
lindas fotos, texto delicioso como sempre.
Este post foi especial, pois foi em Avignon que comprei um daqueles brinquedinhos que ficam em cima do berço, quando ainda nem tinha meu filhote, que hoje está com 13 anos!!
Bjs.

Patty disse...

Mi, adorei ;)
Tudo ficou 10!

Bjos.

Flávia disse...

Oi Mirelle!
Me surpreendi ao ver que você foi conhecer Avignon porque ela é uma das cidades francesas de que pouco se ouve falar. Morei nela em 2006 e sinto saudade do jeito pacato dela.
A Pont d'Avignon (Saint Benezet) merece uma visita pela vista que proporciona da cidade (assim como uma ida à Île de la Barthelasse - é só pegar um barquinho que faz o trajeto em questão de minutos e gratuitamente - para um piquenique). O interior do Palais des Papes também merece uma visita, assim como os castelos da vizinha Villeneuve lez Avignon.
Sou suspeita pra falar, mas é uma região belíssima e bastante acolhedora! Recomendo!
Parabéns pelo post! Abraço!

Karol Nascimento disse...

Adorei! Simples assim. BJ

Anônimo disse...

Adoro quando chego aqui e tem post seu!!! Adorei!!!
Beijos, Emiliana

Webeatriz disse...

Muito lindo o post , o lugar ainda faz parte do proximo roteiro de viagem! Ahhh todo estyudante d francês não passou impune ou imune pela musiquinha : sur le pont d'Avignon on y dance , on y dance

Verônica disse...

Olá,

Encontrei seu blog em "A vida em um miniestúdio" de um de seus amigos, como gostei muito das fotos lá vi ler um pouco sobre a cidade aqui.
Gostei muito das historias e suas fotos que estão muito bonitas complementaram.

Abraços,
Verônica
http://www.falaturista.com.br/destino/hotel-rio-de-janeiro

Turismo a la Carte disse...

Estava preparando meus textos sobre as viagens para o ano que vem Provence 2012 e cai no seu blog. Muito bom Mirelle.Acho mesmo que vc tem que explorar mais a França e Se gostou de Avignon, se gostou da Provence, saiba que ali ao redor, mais ao sul, tem muitos tesouros; Desde que morei no sul da França me apaixonei pelo charme provençal e hoje organizo viagens para la para festa de Santa sara e fico o mês de junho para receber quem precisa de meus serviços. Sabe, a cada ano descubro mais tesouros. Parece que nunca vai acabar! Qdo vc tiver tempo, da um pulinho em St Remy de Provence, Baux de Provence, Gorde e Roussillon. Vai adorar, tenho certeza. Um abraço e boas viagens

Leia também:

Related Posts with Thumbnails