quinta-feira, 2 de junho de 2011

Monte das Oliveiras: o que ver?

O Monte das Oliveiras é um daqueles passeios que ninguém dispensa em Jerusalém. Pensamos em subir até la com o pessoal do free tour que nos mostrou a Cidade Antiga. Eles se reunem diariamente no Portão de Jaffa e não é dificil reconhecê-los, eles ficam na frente da entrada principal vestidos de vermelho e segurando uma placa, basta se apresentar.


O passeio pela Cidade Antiga dura 3 horas e é gratis mesmo, mas você pode deixar uma gorgeta no final se gostar. So que o passeio para o Monte das Oliveiras (assim como os outros passeios que eles fazem) é pago. Pão duro que somos, preferimos economizar subindo sozinhos. Não é nada complicado chegar até o Monte, da para ir de ônibus ou de taxi, mas fomos caminhando mesmo.

Tumba da Virgem Maria

Aos pés do Monte das Oliveiras esta a Tumba da Virgem Maria e foi por la que começamos o nosso roteiro. Não que eu não tenha ficado emocionada em muitos outros lugares em Jerusalém, mas esse foi de longe o que mais me marcou. O clima muda logo que a gente entra na "igreja". Pelo caminho existem varios altares com imagens diferentes de Maria, o clima é bem intimista. Acredito que o principio seja o mesmo da Igreja do Santo Sepulcro: dividir um espaço sagrado entre muitas religiões. O ponto mais visitado é a capelinha que abriga uma redoma de vidro, colocada para proteger a pedra onde o corpo de Maria teria sido velado.


Os outros pontos que queriamos visitar ficavam la no topo do Monte. Poderiamos ter subido a pé, mas estava tarde, então negociamos com um dos taxistas que ficam na porta da igrejinha e ele nos levou por 50 shekels. Se fosse dia, teriamos subido sozinhos mesmo. Ele nos deixou la em cima e nos descemos caminhando, apreciando a vista. Enfim, foi super tranquilo.


Igreja do Pai Nosso

Era aqui que Jesus ensinava a oração do "Pai Nosso" aos seus discipulos, bem em cima dessas pedras, que ficam dentro de uma gruta (e, obviamente, era muito diferente na época).


Do lado de fora é bem agradavel, nas paredes estão expostos mosaicos com a oração em mais de 60 linguas. So que, apesar do nome, não vi nenhuma igreja por ali, é mais uma area tranquila para orações (a entrada custa 7 shekels - mais ou menos 4 reais).



Capela da Ascensão

Esse talvez seja o lugar mais singelo que eu visitei em Jerusalém. Uma capela tão pequena e simples, mas que representa muito para os cristãos. Nela esta a rocha da ascenção de Jesus e a marca do seu pé cravada nela. Segundo a doutrina da Ascensão, o corpo de Jesus, depois de quarenta dias da sua Ressurreição, subiu aos céus aonde se encontrou na presença de Deus, não só em espirito, mas também em sua pessoa humana. O local é cuidado por uma familia muçulmana, que cobra 5 shekels pela entrada.  



Cemitério Judaico

Se tem um lugar que eu gostaria de esperar pelo fim do mundo, é ali viu? Esse cemitério existe ha mais de 3 mil anos e tem mais de 150 mil tumulos. O que tem de personagens importantes descansando ali não é brincadeira! A familia do Hezir, Davi, Ovadiah... até ganhador do prêmio Nobel tem. Ha milênios os judeus procuram ser enterrados nesse cemitério.


Por que ele é tão importante? Porque a tradição judaica diz que é la que vai acontecer o Juizo Final quando o Messias vier e os que estão enterrados no Monte das Oliveiras seriam os primeiros a serem julgados, antes mesmo dos que estão enterrados em Jerusalém. E como tem gente pra caramba nesse mundão nosso de Deus, arrumar uma vaguinha ali - assim, so por garantia - não seria ma ideia.


Segundo o taxista judeu que nos levou até la, as pedrinhas em cima dos tumulos têm a mesma função das flores que estamos acostumados a levar aos cemitérios, so que flor morre rapido e pedra dura mais, assim os mortos ficam mais tempo na "presença" de quem foi visita-los. Bonito, né?


Leia mais:

22 comentários:

Mirlene disse...

Filha,

Que bom, serei a primeira a comentar o seu post! Mais uma vez voce descreve muito bem o clima dos lugares sagrados de Jerusalem. Tenho vontade de voltar la mais uma vez. Mesmo aqui de Mykonos nao me esqueco de voce.
Beijo, te amo.

Leonardo disse...

Amor,

Eh engraçado que eu tava esquecendo a importância dos lugares que visitamos por la. Fiquei a minha infância inteira ouvindo falar do monte das oliveiras no catecismo e agora posso falar que ja fui la. Como o mundo ficou pequeno depois que a gente resolveu cair na estrada, né?

Bjim

Mirelle Siqueira disse...

Familia é tudo né? Obrigada marido e mãe pelos unicos 2 comentarios do post, hehehe! Delicia ter feito essa viagem com vcs e mais delicia ainda saber que vcs tb sentem saudade de Israel como eu!

Amo muito!

Nasce um novo amor... Enzo! disse...

Mirelle, que bom ser a primeira "não da família" a comentar, rs...
As fotos estão incríveis, e a forma como vc conta sobre a importancia dessa terra é ótima!
Sou louca pra conhecer Israel... Um dia, se Deus quiser, faremos essa viagem tão importante para nós, cristãos!!!
Mais uma vez, adorei o post.
beijos.
Samira

K∂riиє* Smith. disse...

Nossa amiga! Muito bacana, deve ter sido emocionante, né?
Morro de vontade de conhecer Israel já pelas fotos posso sentir a energia do lugar.

Super interessante o cemitério também!

Beijos

Mr. Lemos disse...

Irmã, já comecei o post com vergonha... vc sabe que eu estive em Jeru e não subi ao Monte das Oliveiras, né? Mas nem foi porque eu dispensei. Só faltou tempo mesmo. Um dia foi pouco pra conhecer tudo o que tem de lindo por lá. Mas sabe o quê? Depois de ler seu post, é como se eu tivesse sim visitado. Tudo tão bem descrito em emoções... viajei junto. Parabéns!!!
bjoca

Mirelle Siqueira disse...

Oi Samira! Faça isso, se programe e leve o pequeno Enzo para passear na Terra Santa, é o tipo de lugar que todo mundo deveria conhecer! Da uma saudade de la quando escrevo esses posts...

Ka; a senhora tb viu? Trata de arrastar o Rosinha pra la, tenho certeza que vcs vao curtir muito!

Olha irmão, vou ser sincera, vc nao conheceu Jerusalém! E isso é até bom pq nao lhe faltam motivos pra voltar com calma e ver tudo o que ficou faltando (eu tb tenho um monte de coisa nova pra ver la e ja to programando uma outra viagem!)

Beijocas em vocês!

Somebody disse...

Deu até vontade d viajar pra lá!
Amei o post, e como sempre, as fotos estão maravilhosas!

Bjs

Isabela disse...

Mirelle nem sou católica, mas realmente não tem como se emocionar com esses belos lugares que vc descreve. Israel é realmente encantador.

Beijos,

ps: vc está acostumando muito mal a gente hein? toda hora um post novo. rsrsrs
Muito bom esse seu ritmo hein. rsrs

Fernanda disse...

Como sempre vc descreve tudo com muita emoçao...é como se viajassemos através das palavras. Adorei o post!

Mirelle Siqueira disse...

Meu objetivo é justamente esse, Somebody, deixar todo mundo cheio de vontade de conhecer Israel!

Você viu, Isabela? Inspiração é assim! Tem hora que vem e tem hora que teima em passar longe! Quando a minha aparece, eu aproveito!


Oi Fernanda! Que bom que gostou! :)


Beijos!

Isis Sabino disse...

Olá Mirelle!!!! Lindas as fotos de Israel! Quero muito visitar a Terra Santa um dia. Adoro ver seu blog, muito bacana! Deixa eu te perguntar... vc recebeu meu e-mail??? Mandei no endereço do blog blog13anosdepois... estou curiosa para ver suas sugestões de nomes debbs tipicamente franceses que vc acha interessante colocar rssss rsrsrs !!!

bjs linda!!!!

Isis

http://fofurisis.blogspot.com/

Mirelle Siqueira disse...

Oi Isis! Não recebi não, manda de novo pro mirellesiqueira@hotmail.com . beijos!

Leandro Wirz disse...

Vc devia investir em escrever guias de viagens. Faz isso muito bem. E ganhar uma grana com isso seria ótimo, não? Belas fotos tb.
Bjo

Maíra Lopes disse...

Ai que linnnndo amei essa postagem, além disso amei seu blog por inteiro...
vou colocar teu blog em minha lista de blogs, e te seguir, se você poder fazer o mesmo no meu fico muito agradeçida Beijossssss.
Meu Blog: http://mairaantuneslopes.blogspot.com/
VEJAM VOCÊS VÃO ADORAR!!!!

Isis Sabino disse...

Oi Mirelli!! To te mandando o e-mail de nocoentão. Bjs

http://fofurisis.blogspot.com/

Patty disse...

Mi, tenho alguns comentários a fazer. O primeiro é que me encheu os olhos de lágrimas quando vi a foto da Virgem Maria. Linda demais!
Mais uma vez, vc soube com categoria descrever esse lugar incrível que depois da Itália, é meu sonho conhecer. Que caminhos incríveis vc percorreu nesse lugar...
Segundo comentário é que vi ao lado que seu sogro fala que vc é a cara da Paula Fernandes e há tempos estou para te dizer, é a cara mesmo!!! rsrsrs

Olha, parabéns por mais um post encantador que me transportou e me emocionou.

;)

Malu disse...

\o/ quem queer um post noovo levanta a mãoo!!!! \o/

Luiz disse...

Não desista, eles são muito importantes pra mim!
Obrigado, então!

Leonardo disse...

Ja to com vontade de voltar la.

Vamos?

ilma disse...

Achei os lugares muito bonitos e belas fotos tb.

EDD.FCOUTO@HOTMAIL.COM disse...

BOM DIA, Gostaria de agradecer vc e seus familiares por dividir um passeio tao rico conosco,me emocionei muito confesso que muitas fotos nao consegui segurar as lagrimas, (obrigado)ADONAY QUE DEUS ESTEJE NO CONTROLE DE SUA VIDA ,DIEGO FONSECA, BH MINAS GERAIS, GLORIAS A DEUS..

Leia também:

Related Posts with Thumbnails