segunda-feira, 11 de julho de 2011

Viagem pelo interior da França - os castelos

No post anterior eu mostrei o chambre d'hôtes charmosinho onde comemoramos o dia dos namorados, faltou falar dos lugares lindos por onde passamos para chegar até ele. O nosso destino era Argentat, uma cidadezinha de 3 mil habitantes que fica no departamento da Corrèze, uma região do Limousin. 

*Pausa rapida para uma aulinha de geografia francesa. A França metropolitana é dividida em 22 regiões (enquanto no Brasil temos apenas 5: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Cada região é dividida em departamentos, que equivalem aos nossos Estados. A França tem 96 departamentos e nossa meta aqui em casa é conhecer todos eles antes de voltarmos para o Brasil, assim temos desculpa para não voltar tão cedo.


Para chegarmos até Argentat, saimos da rodovia e atravessamos a Corrèze de leste a oeste por estradinhas pequenas e vimos paisagens tipicas de uma região tranquila, com muitas vilas de 200, 500 habitantes no maximo. Rodamos quase mil quilômetros em dois dias para descobrir lugares incriveis, de deixar Paris morrendo de inveja.

No meio do caminho tinham castelos. Afinal, estamos na França, existem castelos em todo lugar! O Château de Val, apesar de lindissimo, não vale os 5€ cobrados pela visita (quase nada é original na parte de dentro). Mas visita-lo no verão é uma otima pedida. Em volta dele tem um lago imenso onde as pessoas andam de jet-ski, acampam e passam a tarde nadando.


Outro castelo que apareceu no nosso caminho foi o Château d'Auzers, construido durante a Guerra dos Cem Anos e que pertence a uma das familias mais antigas da França. O castelo é aberto para visitação, mas quando fomos estava tendo um casamento, então não pudemos entrar. Nada mal se casar em um lugar desses, né?


Como se vê, a França não é feita apenas de museus enormes, restaurantes caros e desfiles de moda. Ser francês não significa falar cinco linguas, ser elegante e morar em apartamentos de 20m2. Isso é ser parisiense. Confesso ficar bem incomodada quando alguém que so conhece Paris ou alguma outra cidade turistica vem me dizer que quando visitou a França encontrou franceses prestativos e que falam inglês. Sabia que metade das cidades francesas tem menos de 420 habitantes? A maioria dessas pessoas nunca esteve em Paris, nunca andou de metrô e muito menos se interessou por aprender outra lingua. São pessoas de habitos simples e trabalhadoras, que podem sim ser muito simpaticas com os viajantes que estão de passagem, mas que provavelmente vão ter dificuldades para aceitar aquilo ou aquele que vem de fora para ficar. E essa viagem nos fez descobrir esse outro lado da França, que infelizmente os turistas não têm tempo de descobrir porque estão presos na fila da Torre Eiffel.

Mais sobre o interior da França aqui

37 comentários:

Grazi disse...

Mirelle, lindo seu post, adorei as fotos!!!

Leonardo disse...

Amor,

So aqui mesmo pro povo farofar na represa ao lado de um castelo. Me lembrou Nova Ponte, so que com um monumento medieval ao lado.

Muito bom conhecer mais uma das muitas Franças que exitem dentro da França. Sera que um dia a gente consegue terminar de visitar todos os departamentos?

Bjim

Milena Fischborn disse...

Realmente na maioria das cidadezinhas não encontraremos ninguém que fale inglês... mas geralmente o povo é mais simpático e hospitaleiro, na minha opinião! Adoram mostrar a cidade, explicando cada detalhe, e o pedido de uma informação se transforma em uma longa conversa! Mas isso claro que a gente fala francês, pois se for outra lingua não vai ter conversa (nem explicação, pois se eles não entendem outra língua!)
Sempre fiquei surpresa pois na França tem office de tourisme em praticamente toda cidadezinha, mesmo que na nossa opinião não tenha "nada para ver". Ali sempre encontramos informaçéoes preciosas, mapas, e muitas vezes reduções para as visitas! O bolso agradece!

Milena Fischborn disse...

Vocês já estiveram em Annecy? Fica pertinho de Lyon, geralmente é um passeio que os lyonnais adoram! Estive no inverno e fiquei apaixonada pela cidade, ainda quero voltar em outra época no ano. No verão parece que também é bem movimentada, pois o lago serve para a prática de diversos esportes. Escrevi sobre a cidade já há um tempinho no blog.
http://viverplenamenteparis.blogspot.com/2011/01/um-lugar-chamado-annecy.html

Mirelle Siqueira disse...

Obrigada, Grazi!

Claro que vamos conhecer tudo, amor! Eu não tenho pressa de voltar pro Brasil, vc tem? ;)

Vc esta coberta de razão, Milena! Nessa nossa pequena viagem conhecemos muita gente simpatica! Em Argentat eu estava tirando umas fotos e um senhor se aproximou, ficou batendo papo, perguntando de onde eu era, falando sobre o clima, sorrindo! Eu adorei! As pessoas em Lyon são absurdamente antipaticas, mais até do que em Paris (se bem que quando eu vou à Paris so encontro estrangeiro, não posso nem dizer que sei de verdade como é um parisiense!). Enfim, as pessoas de Lyon têm essa faminha de antipaticos ate entre os proprios franceses. Sobre os Office de Tourisme, otima dica! Eh isso mesmo, toda cidadezinha tem e quebra um galhão, mesmo se for para responder perguntas que a principio parecem bobas. Estivemos tb em Turenne e queriamos saber de onde dava pra bater uma foto que mostrava a cidade toda, do alto e que estava em todos os postais da cidade, dai fomos até o Office de Tourisme e a moça nos mostrou onde tinhamos que ir!

Beijocas!

Mirelle Siqueira disse...

Sim, ja fomos pra Annecy umas 3 vezes. Acho que bonita mesmo ela fica é na primavera, pq os moradores colocam muitas flores nas janelas. Mas não curti muito la não. Achei linda, mas muito turistica (com aquelas lojinhas todas e tal). Eu gosto mais de viajar para cidades que quase ninguém visita, dai não tem aquela muvuca e da pra conhecer melhor os habitos das pessoas, sabe? Em Argentat, por exemplo, eramos os unicos turistas naquela cidade, imagino! rs Enfim, mas achei Annecy bem bonita. Vou la ver seu post!

:)

Miller Mantega. disse...

Lindo, tudo lindo. Acho que a Fraça - digo as paisagens e as belas fotos - foram feitas para você, de tão belo que é tudo por aí né.
(Espero que o Leo não fique bravo com esse comentário, foi apenas um elogio) Rs!
E quanto ao que você disse sobre turistas que só conhecem Paris é verdade, quando fui para França fiquei 3 dias em Paris e uma semana fazendo toda a Cotê d'Azur que é fantástico. Ufa, não sou um dos turistas comuns! Huhuhu! :)
Beijo Mirelle!

Mariana disse...

Olá!! Adoro ver seu blog!
As fotos são lindas e você é muito divertida.
Gostaria de fazer uma pergunta, se pudesse me ajudar... estou um pouco confusa e já não sei onde recorrer. Já li e reli o site da voyages.sncf. Como mora na França talvez saiba.
Quero ir de Zurich para Paris, de trem. E gostaria de comprar pelo site da SNCF daqui do Brasil. Mas to com medo de não ser e-ticket e não ter como validar na hora de sair de Zurich.
O que você acha..???
Abraço!

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Delícia de blog, viu, Mirelle? Virei fã ;-)

Mirelle Siqueira disse...

Hahahaha, vc é muito engraçado Miller! Não tenho nada contra quem conhece so Paris não viu? Eu mesma so conheço em geral as capitais quando viajo pra outros paises. O que eu não gosto é de pessoas que so estiveram em Paris falarem sobre "os franceses", pq é como ir pro Brasil e visitar so São Paulo e falar que todo mundo tem a mentalidade de um paulistano, ou, sei la, ir so pra Salvador é falar que todo brasileiro é como o baiano, sabe? Parisiense é bem diferente do resto dos franceses!

Oi Mariana! Olha so, antes de vc efetuar o pagamento pelo site, ele pergunta como vc quer os bilhetes (enviar pelo correio, bilhete eletrônico ou retirar na estação) a opção de enviar pelo correio so é valido pra frança, então selecione e-ticket e ta tudo certo, é so imprimir o bilhete! :)

Obrigada, Mari! Seja bem-vinda!

Beijocas!

Camila Navarro disse...

Com certeza viajar por lugares menos turísticos nos rende boas supresas. Geralmente as pessoas são mais receptivas e vão puxar papo nem que seja para saber o que você está fazendo lá! rsrs

Espero que vocês consigam atingir a meta. Mesmo morando no Brasil, acho que vai ser difícil conhecer todos os estados, então imagina se fossem 96! ;)

Beijos!

Glau Nott disse...

lindas fotos e o lugar tb! Por aqui temos muitos castelos, venha visitar! Vi q vc comprou uma canon, gostou dos resultados?
bjo

Erika disse...

Mirelle,

Que post mais encantador!
Concordo que para conhecer um país de verdade temos de visitar as pequenas cidades, longe da área turística. Mas confesso que nas duas vezes em que estive na França fui apenas a Paris... :(((
Deu uma vontade de largar tudo e arrumar as malas pra conhecer esses castelos tão lindos e essa paisagem bucólica e romântica...beijoss

Brenda Tavares disse...

Mi, quando cruzei a Italia inteira para chegar até a França de carro, e depois cruzar também a França porque eu queria chegar até a Normandia, pude ver bem o que vc falou aqui no post. Idosos, casas, jardins, castelos, pessoas que nem falam outra língua (inclusive nos "hoteis" por onde passamos). Foi tudo tao magico e lindo, em um lugar assim eu poderia nao pensar em voltar pra casa.
Bjo!

K∂riиє* Smith. disse...

Isso acontece muito com quem vem estudar aqui, a gente acaba deixando o próprio país pra lá e só quer saber de viajar pela Europa sem conhecer o que está bem diante do nosso nariz!

Nem sabia que na França existiam tantos castelos!!!
Lindo mesmo :)

beijo

Glenda Di Muro disse...

Eu vivo numa cidade super turística, mas quem vem mesmo pra cá é Europeu. Brasileiro acaba vindo pra Madrid e Barcelona e nem chega a conhecer a cidade mais linda da Espanha!!! Hahaha... mas é no sul do sul onde está a Espanha profunda. Também adoro pegar o carro e sair por ai conhecendo os "pueblos"... a gente encontra cada coisa! Mas claro, isso só quem mora aqui consegue fazer, ou quem já fez os passeios "tradicionais". Bjs!

Mallu disse...

Mirelle adorei esse seu post, eh examente isso que penso da franca, no interior da franca existe tantas pessoas caivantes, lugares nao muito conhecidos e que sao maravilhosos, quero muito num futuro breve poder ir morar na franca e poder conhecer esses cantinhos especiais, ainda nao sei como irei fazer, mas eh algo que sempre sonhei toda minha vida.
Parabens por aproveitar sua e nao perder as oportunidades que a vid alhe traz, vejo tanta gente que vai morar no UK, Franca, Espanha, enfim na Europa, e soh vive naquela cidadezinha, nunca vijaa, nunca explora, soemnte junta dinheiro para ir ao brasil uma vez por ano e perde a oportunidade conhecer lugares maravilhosos!!!
Tow seguindo vc no twitter. hahaha
abracos!!

Mirelle Siqueira disse...

Eh Camila, não vai ser rapido não! Mas os departamentos são bem pequenos, da pra ir em uns 2 ou 3 de cada vez... Vai ser uma delicia gastar o nosso tempo descobrindo os cantos da França!

Oi, Glau! Ja faz um tempinho que compramos essa maquina. Eu gosto dela, mas ja tô achando os recursos limitados pras fotos que quero fazer, agora estamos querendo comprar uma lente mais potente, mas so quando eu tiver tempo pra entrar em um curso pra conseguir mexer em tudo. Não adianta nada ter uma super maquina se não souber mexer nela, ne?

So de vc dizer que ja ta com vo,tade de conhecer esses outros cantinhos eu ja fico feliz, Erika! A ideia é justamente despertar nos leitores essa vontade de ir além de Paris! Quem sabe numa proxima vez vc nao se anima a fazer uma pequena viagem pelo interior da FR, hein? :)

Uau, essa viagem deve ter sido incrivel, Brenda! Não sei se vc tem a mesma sensação quando vê cantinhos assim, mas eu queria registrar tudo como os meus olhos vêem pra mostrar pra todo mundo, queria que todo mundo visse o que eu tive a oportunidade de conhecer. Mas foos e blog não passam a sensação real do que é estar la, infelizmente.

Eu tava até agora nessas de so viajar pra fora da França, Ka. Mas dai resolvi conhecer melhor o pais onde eu moro e agora eu e o Leo ja programamos outras viagens como essa. O problema é que viajar pela FR é muito caro, os bilhetes de trem são carissimos e viajar de carro tb custa uma grana preta pq tem muito pedagio, além do combustivel. Eh mais facil comprar um bilhete Easyjet de 10€, mas mesmo assim vamos nos esforçar mais para conhecer outros departamentos da França.

Ta certissima, Glenda! NO interior de qualquer pais é onde encontramos as raizes do povo, da cultura... eu to doida pra conhecer Sevilha, quem sabe a gente nao da um pulo ai quando formos pra Madrid?

Oi Mallu! Olha, eu tb não sei como vc vai fazer pra realizar o seu sonho de vir pra França, mas sei que vc vai conseguir, pq so essa sua determinação e vontade ja mostra que vc nao vai desistir facil, não e mesmo? E, acredito eu, pra realizar sonhos o mais importante é ter força de vontade! Tente se informar sobre o maximo de coisas que puder pq existem inumeras maneiras de vir pra ca legalmente, como au pair, como estudante, pra fazer faculdade (sem pagar quase nada), enfim, vai fuçando os blogs, olhando os sites e tirando suas duvidas com quem ja esta por aqui. Tb tem comunidades de brasileiros na França que ajudam muito (no Orkut). Boa sorte!!!

Beijos, meninas!

Nasce um novo amor... Enzo! disse...

Oi Mirelle!
Mais uma vez, delicioso viajar pela França através de vc!!!
Incríveis as fotos... Amei!!!
Beijocas pra vcs!

Patty disse...

Mi, amei o post!
Sou louca por castelos e belas paisagens como estas.
Quando comprar meu brinquedo, já sei para quem vou pedir umas aulas de fotografia ;)

Bjos.

Bárbara disse...

Ola!
Estou adorando seu blog, alias sempre acompanhei, mas nunca postei.
Mirelle vc já esteve na Alsace, se sim qual a impressão que teve de lá? Sabe pq, estou indo para lá em dezembro que a região do meu noivo (Strasbourg), bom ate lá já estaremos casados, pois nos casaremos aqui no Brasil em setembro. Pena que vou no inverno, apesar de que vou ficar uns dois meses dezembro e janeiro, nem sei se vai dar para curtir tanto, mais como vou mais com o proposito de conhecer a família dele, pois passarei o natal e o ano novo, deixo para uma outra época do ano para poder conhecer melhor a França.
Continuarei sempre vindo aqui para ficar sabendo das novidades e dicas no seu blog.
beijos

Karol Nascimento disse...

Eu quero morar na França!! Ai Jesus, quanto lugar mais lindo. Tô organizando uma viagem pra Europa, quem sabe a gente não se encontra. beijos

Michelle Depenbrock disse...

Delicia de post. Acho que essa mentalidade de generalizar um povo atraves de um local apenas eh uma mentalidade provinciana. De pessoas que viajam 1x na vida e se acham experts no assunto. Moro nos EUA e me da tanta raiva quando me perguntam como consigo viver nessa terra em que todos sao frios, arrogantes, consumistas e competitivos. Acho q esse eh o meu primeiro comentario, mas sempre dou uma passadinha aqui. Bjs e parabens pelo blog

Mr. Lemos disse...

Puta lugar lindo, irmã. Aliás, todos eles. Gostei daquele castelinho onde dá pra fazer farofa no lago... hehe.
Seu final foi ótimo... nada a comentar!
bjoca

Fernanda disse...

Ola Mirelle,
Você tem razão de querer desvendar as belezas da França. Tem tanto lugar bonito pra ver!
Semana passada fui pra Montpellier com meu marido. Qdo passamos por Avignon lembrei do seu post e pedi pro meu chéri parar na volta. Obrigada pela dica, adoramos a cidade!! Pena que estava tendo o Festival de Teatro e tinha muita gente nas ruas.
Quando quiserem visitar a Franche Comté me avisem ;) Besançon fica a 2h de carro de Lyon, da tranquilo pra vir passar um fds.

Rafaella Nogueira disse...

AH, A FRANÇA É PERFEITA!
Flor, me identifiquei muito com você.
Eu estou no 2º ano ainda, mas já estou decidida de fazer jornalismo. E pretendo morar na França. EU AMO A FRANÇA. Parabéns, as fotos estão lindas..

jana disse...

Olá, Mirelle!
Ando feito pesquisas de blogs brasileiros falando da França e devo dizer que o seu está entre os meus preferidos!!
Leve, informativo, interessante; muito bom!
Moro em Nice e adorei o objetivo de vcs, pena que vou partir em setembro e não vou ter tempo nem de começar! Rs.
Bom, trabalho numa escola de francês que anima um blog super bacana sobre a cultura francesa, do qual deixo o link a seguir, espero que possa dar uma passada: Cultura francesa
Voilà!!
Vocês já vieram à Nice??
Abraços!

Fernanda disse...

Linda a reigiao heim! Vc tem que ir a Carcassonne é muito lindo (apesar de ser muito comercial). Perto da minha cidade, Monatuban, tbm tem muitas cidadezinha com seus castelos da época medieval, Corde sur Ciel, Bruniquel, Saint Antonin Noble val entre outras vale a pena visitar. Beijos

Mirelle Siqueira disse...

Coitada de mim, Paty! Sei tirar foto direito não, não uso nem 5% dos recursos que a minha maquina tem, snif.

Oi Barbara! Não conheço a Alsace não, mas tenho muita vontade! Não se preocupe pq a FR toda é linda, entao la deve ser tb! Você bem no inverno? Uau, eu sofri muito no meu primeiro inverno aqui, o segundo foi mais tranquilo, mas no primeiro a gente pensa que vai morrer (mas nao se preocupe, nao morre!). Boa sorte no casorio e volte sempre!

Eh tudo lindo demais né, Karol? Tive muita sorte de vir parar bem aqui!E essa viageml ai, ja sabe o roteiro? Põe Lyon na jogada!!! :)

Oi, Michelle! Adoro quando os leitores saem da toca! Eu não acho que seja cabeça de gente provinciana, mas de gente com pouco conhecimento sobre um determinado local, talvez (afinal ngm sabe tudo sobre todos os paises ne?). Confesso pra vc que eu tenho um pé atras com os EUA. Nunca fui e tb não esta nos meus planos ir, tb tenho uma certa antipatia pelo estilo americano que a gente vê nos filmes, mas se vc ta dizendo que na vida real é diferente, eu fiquei curiosa pra saber! Sera que mudo de ideia?

Vem fazer farofa no lago comigo, vem irmão!?

Oi Fernanda! Fico feliz de saber que um post meu te incenivou a fazer uma paradinha extra na viagem, rs! Gostosinha Avignon, né? Vc achou cheia por causa do festival? Pois eu morri de doh por nao ter ido na época dele, dizem que a cidade fica mais viva!!! E pode deixar, quando eu pintar por aieu aviso você!

Ei, Rafaella! Que decidida! Boa sorte no jornalismo e nos seus planos de vir morar na França! São duas coisas que me aconteceram e que me fazem muito feliz!

Oi, Jana! Obrigada. Ainda não conheço Nice não, mas o maridão ja passou por la. Em breve devemos fazer um roteiro pela Cote d'Azur e passaremos por ai. Vou dar uma olhada no site da escola! :)

Pois é Fernanda, eu tô afinzona de ir pra Carcassone mas essas cidadezinhas cheias de vendas turisticas e que se transformam pra receber muita gente me cansam um pouco, prefiro descobrir cidadezinhas que ngm vai (falou a mais anti social, né?rs). Mesmo assim eu quero passar uma tarde por la sim!

Muitos beijos em todos!

Hismênia Keller disse...

Que lindo esses castelos! Fiquei aqui admirando a primeira foto e pensando em séculos atras como era a paisagem aí, dentro do castelo, as pessoas..e por ai vai..coisa de gente doida...kkkk.
Acho muito legal essa ideia de vocês visitarem outros lugares, além de ser diferente, é uma grande oportunidade de aprender mais sobre a história e a cultura daí...dúvido que tenha muita gente com esse pensamento...

Beijos e aproveite muitooo...

Celinha disse...

Delícia de post, lindas fotos! Já entrou na nossa lista para visitarmos quando voltarmos a França.
Bjo.
Célia (@regina26)

Anônimo disse...

Eu moro nos Estados Unidos, confesso que nao gosto muito daqui, porem estou deixando a vida me levar. Vivo em Massachusetts,ha quase 10 anos. Acho os americanos, arrogantes, muitos nao tem essa nossa nocao de higiene como e ensinado no Brasil, a maioria nao tem boas maneiras, sao grossos e muitos preguicosos. Adoram descrever outros paises sem nunca terem ido la. Os americanos sempre nos misturam com outros povos da America Latina. Eles tem essa tendencia.De falar do que nao se conhece. Se voce falar que no Brasil existe brasileiros descendentes de alemaes, eles logo respondem: ah...sao todos descendentes dos nazistas que fugiram apos o fim da Segunda Guerra Mundial. A maioria dos americanos sao semi-analfabetos. As escolas publicas daqui estao no mesmo nivel que as escolas publicas de paises de Terceiro Mundo. Paises como a Polonia e Estonia conseguiram melhor desempenho no ultimo PISA do que os Estados Unidos. Sao consumistas SIM, muitos que estao desempregados, estao chorando porque vao perder o carro, e etc. Mas, adoram aumentar a conta no Cartao de Credito. Competitivos, acho que nao. Pois, sao super-desleixados no trabalho. Ainda, prefiro a cultura europeia, quanto a americana nunca me impressionou apesar de viver aqui, nao por opcao.

Anônimo disse...

Mi, por que voce nao faz guias de viagem(roteiros turisticos) para vender sobre o interior da Franca, ja que voce tem o dom de escrever bem. Sobre lugares que estao fora dos roteiros turisticos comuns, tais como, Paris, que nos brasileiros nem sonhamos que existem.

Mirelle Siqueira disse...

hahaha, eu tb sempre dou umas viajadas assim quando vou nesses lugares, His! Meu sonho é poder fazer um tour desses com vc e a van do meu lado!

Lindo mesmo né, Célia?

Pois é, anônimo, é mais ou menos essa a imagem que eu tenho dos EUA - embora eu não conheça nem um americano nem nunca tenha ido até la.

Que boa idéia, anônimo 2! rs. quem sabe quando eu tiver rodado a França toda eu não faça um livro de viagem? Tô precisando mesmo dar um jeito de começar a ganhar dinheiro! :)

Beijocas!

GUIA ESTRADA disse...

Adorei as dicas do teu blog!

Você mostrou um lado da França que eu desconhecia!

Abraço,

Renata Espeschit disse...

Uaaaaauuuu maravilindos!!! e q fotos hein!!
os castelos da irlanda tb são maravilhosos ne...estive por la ha um tempinho...da saudades
AMEI seu blog, super bacana!
Fica o convite para conhecere meu blog
bjinhusss
http://www.versattille.blogspot.com/

Su Alves disse...

Muito lindo! Parabens pelas fotos! Seu blog ja foi adicionado a minha barra de favoritos!

Leia também:

Related Posts with Thumbnails