sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Canicule

Que somos influenciados pelo meio em que vivemos a ciência ja provou. Calor forte para nos, brasileiro, é o quê? Uns 40 graus? Na minha terra, por exemplo, se faz 20°C no inverno, o povo sai com cachecol e blusa de frio. Aqui na França, basta fazer 14°C no começo da primavera que ta todo mundo de sandalia e pernas de fora. Sofri muito no primeiro inverno que passei em Lyon. O segundo foi melhor e acho que vou tirar de letra o terceiro porque meu corpo ja esta mais acostumado com o tempo que faz aqui. Se acostumou tanto, que até pede arrego quando os termômetros passam dos 30°C.

Não tenho ânimo para sair nem para comer, so consigo beber agua. Se eu, que sou brasileira, tô comendo o pão que o diabo amassou com o calor que esse final de verão trouxe para a França, imagina como estão sofrendo os franceses! Sério, é preocupante. Para o fim de semana estão previstos 38 graus, trinta e oito insuportaveis graus Celsius! Algumas regiões (incluindo a que eu moro) estão em alerta orange, o penultimo na escala de risco. E ai, as pessoas entram em pânico, como se fosse chegar um super furacão e matar todo mundo. 


Esse periodo de dias muito quentes é chamado canicule e a imprensa francesa so fala nisso. Até ontem estavam todos reclamando do verão de merde desse ano (choveu muito e até frio fez), mas agora que o pessoal ja voltou da praia e esta se preparando para a rentrée, a  preocupação é, principalmente, com os idosos. Isso porque eles perdem a noção de sede e, como a maioria dos velhinhos franceses mora sozinha, eles acabam se desitradando e, muitas vezes, morrendo.

A pior onda de calor foi em 2003, morreu tanta gente de uma so vez, que os necrotérios ficaram lotados. Em Rungis, na região parisiense (onde fica o maior mercado de produtos frescos do mundo), um hangar refrigerado chegou a ser emprestado para conservar os corpos até a hora dos enterros. Na época, o governo tentou amenizar a situação anunciando cinco mil mortos, mas uma associação de funerarias contestou dizendo que ja passava de dez mil o numero de caixões vendidos. Até o final daquele verão morreram 15 mil pessoas a mais que nos verões anteriores - a maioria era idosa.

Até existe um plano de ação para tentar evitar que a tragédia de 2003 se repita, com medidas e conselhos que todos devem seguir (tipo plano de guerra - quando as pessoas armazenam comida em casa ou correm para o porão ao escutar uma bomba). Mas um desses conselhos é evitar sair entre 11 da manhã e 9 da noite. Agora, me diz: como prender o povo em casa no penultimo fim de semana das férias, se o sol ta bombando la fora? Eu, por exemplo, ja combinei com o Léo de pegar uma corzinha na piscina publica. Acho que sendo brasileira eu corro menos risco de morrer por causa de sol, né?

31 comentários:

Leonardo disse...

Amor,

Nesse fds, se não for piscina, vai ser lago ou até banho de mangueira. Ficar nesse calor seco é que não da. O pessoal do escritorio que entrou de férias hoje tava todo contente com as previsões de sol e calor, ja os que voltam a trabalhar na segunda feira, ja devem estar morrendo de raiva.

Ainda bem que vamos viajar, pois trabalhar neste calor é uÓ.

Bjim

Anônimo disse...

Mi, ai que delícia! Eu queria muito o verão, aqui em SP está prevista uma frente fria daquelas! Tô até chorando rs.
Mas máximas assim deixam a gente indisposto mesmo.
Melhor mesmo é viajar e pegar uma corzinha!
Beijão!

Rafa Carrara disse...

Ai, esqueci de colocar meu nome, sou eu o Rafa ! rs . beijão again.

Milena F. disse...

Eu acho que o problema é que muitos imoveis, antigos e nem tão antigos assim, são preparados para o frio, mas não para o calor! Vc jah andou de metrô em paris no verão? Se está fazendo 25º na rua, no metrô deve passar dos 40! Uma vez fui a um teatro e desmaiei! estava friozinho e eu com uma blusinha leve de manga comprida sob o casaco, não tinha como tirar a blusa!
E no trabalho, chega a fazer 35º dentro do prédio! Eu que nunca suei na vida (quase não transpiro) estava lá toda "brilhosa" e "me arrastando", reclamei do calor e uma colega me disse "mas vc é brasileira, deve estar acostumada com o calor"! Pois é, mas nós no Brasil vamos ao trabalho no ar condicionado, na empresa o ar condicionado estah ligado a mil que podemos até ficar de terninho de manga comprina no verão com 38º lá fora, e em casa tb tem ar-condicionado... Shoppings são bem "fresquinhos", e no cinema eu sempre leva um casaquinho! Então a gente sente o calor quando estah na rua ou quando não tem essa infra-estruta toda... Mas aqui... Muita gente constroi uma varanda toda envidraçada para recuperar um pouquinho de sol no inverno, mas quando esquenta, vira uma verdadeira estufa!

Helen Harris disse...

Rsrsrsrrs Ri muito com esse post. Engraçado que clima é relativo mesmo, né?! A gente se acostuma com a temperatura ambiente e depois qualquer calorzinho a mais é de matar!
Mesmo com o calor de 35 graus, aproveite muito o último fim de semana do verão.
Beijinhos!

Fernanda disse...

Nossa meu departamento esta em alerta vermelho "Tarn e Garone" 40° amanha. Todo mundo me fala "Haaa vc é brasileira tira de letre né, não sofre nada com o calor". To aqui quase morrendo, desmanchando, prostrada. Minha cidade parece uma estufa, não tem um arzinho, um ventinho, nada. Meu marido coitado, trabalha de terno e gravata...ta sofrendo.
Espero que vc não sofra muito...só com muita água pra curar...a despedida quentíssima do verão!

Mirelle Siqueira disse...

Pois é, meninas, eu acho que até nos, brasileiras, sofremos tanto com o calor daqui por dois motivos: 1° pq acho que o nosso corpo realmente se adapta às temperaturas do meio em que vivemos. Se ele fica mais resistente ao frio, tb fica menos tolerante com o calor. E 2° pq a França é bem mais seca que o Brasil, em geral. Pelo menos aqui em Lyon é horrivel, tb não venta. Lavo roupa e 1h depois esta td seco. E isso ajuda a piorar, né?

Mas, oh, tem gente muito pior do que nos. Imagina como esta a situação pros arabes que estão fazendo o Ramadã e nem agua podem beber, credo!

Bjim e bom fds ensolarado pra nos!

Lulu disse...

POxa entao soh eu q to na M... rsrs

Aqui em Lille nao passa de 25 C nem a pau rsrs

Eu querendo esse calorao!! Eu sou carioca, 40C é normal no Rio rs

Milena nao vale, ela é gaucha, rsrs

Eu to querendo ir à praia esse sabado, mas deu 24C nas praias do norte rsrs... vou ver se meu marido se anima rs ou vou acabar o verao e ainda mais branquela.

Vanessa disse...

olha sinceridade de amiga... gostei desse post não:
1- calor ai, frio aqui
2- vc arrega com calor??
3- já que arrega no calor, e eu morro no frio, nunca poderei visitar vc.
4- franceses=mentirosos, diferença de 10.000 é mta coisa, não?
5- muitas muitas mortes...credo
6- melhor parar por aqui né?

Mirelle Siqueira disse...

Ah, Luciene, seu corpo ainda nao afrancesou! 24°C pra mim é o tempo perfeito pra pegar uma praia, hahaha! Acho que essa temperatura ja equivale aos 35°C pra mim. Vai ser o seu primeiro inverno aqui né? tadinha, vai sofrer! (mas depois melhora!) aposto que no verão do ano que vem vc ja vai correr pro mar quando fizer 20°C!

Van, nenhum dos seus argumentos me convenceram. arruma as malas e vem logo pra ca que a gente se diverte de qq jeito, frio ou calor.

bjim meninas!

K∂riиє* Smith. disse...

Pode ser terrível Mi, mas sinto falta desse calorzão, não precisa ser uma semana inteira e tals, mas uns 3 dias por ano com temperatura bombante seria muito bacana pra esquentar o animo desses irlandeses!

beijoca e se refresque!

Grupo Mãos Dadas disse...

aqui no sul do brasil tá 8oC, e previsão turística de neve na serra, pra todo mundo ir a Gramado
gente, já passamos da metade de agosto...
eu adoro frio e vou curtir muito este último fim de semana de inverno
Adriana dias

Tati disse...

Moro em Campinas, interior de SP. Aqui estávamos vivendo o "Veranico" que é este período de estiagem comum em agosto, mas com temperaturas elevadas (entre 25 e 35°C) e baixa umidade relativa do ar. Pra ser considerado "Veranico" essas características tem que se prolongar por mais de 5 dias...
E hoje, graças a Deus, acordei no comecinho da manhã com barulho de chuva!!! Que São Pedro nos mande mais!!!
Bom findi pra vocês!

Grazi disse...

É isso ai, aproveita o sol para se bronzear !
E agente aqui em SP com frio e chuva(bom, chover precisava).
Então o verão na França é seco? bem diferente daqui né?
bjs.

Carla V disse...

Aqui na Italia esta igual, impossivel aguentar tanto calor. So que ao contrario dai, aqui a umidade é altissima o que faz a sensaçao de calor ser ainda pior. Vc esta parada e começa a pingar de suor. Triste! Achei que esse ano passariamos sem um verao de verdade.

Mr. Lemos disse...

Irmã, mal consigo imaginar qual é a sensação de 30 graus. Ja estou sofrendo demais com os 4 graus a mais que londres tem em relacao a dublin. É muito foda!! Dá medo só de pensar nesses números todos que vc falou aí. Cuidado, please! E leva um ovinho pra fritar no asfalto... ;)
bjoca

elizabeth guttler disse...

mirelle feliz final de verao e ferias pra voces minha irma esta em roma e ela que adora o calor que pode vestir short e camiseta disse que esta induportavel bom minha filha julia parte dia 29 semana que vem ja passei o teu email e ela disse que vai te mandar mensagem ela vaimorar na place bellecour mirelle eu estou estudando frances na aliança consegui entrar no terceiro periodo e estou adorando a professora a turma a aliança francesa bom vou torcer para que voces se tornem amigas quando a julia estudou ai tinha muitos amigos mas agora todos ja se foram nao sei direito sempre tem alguem indo e voltando beijos mirelle beth

Lulu disse...

E ai? como passou o sabado quete? Tomou banho d emangueira? rs
Eu acabei nao indo pra praia :( meu marido desanima por ser longe rs

Mas sai um pouco, tava um tempo gostoso, solzinho bom com brisa. Pena q nao vai durar :/

Nao é meu primeiro inverno nao, na verdade, todas as vezes q eu vinha de férias era sempre no inverno. Mas esse foi meu primeiro verao frances, e me decepcionei um pouco rs.
Nao desejo os 40C do Rio, mas uns 28 C tava de bom tamanho :)
Aproveite por ai!

Bjim

Mirelle Siqueira disse...

Ih, Luciene, que região mais fria que vc foi arranjar! aqui ta um calor infernal, chegou a fazer 39°C de trade. eu, como combinado com o Léo, fui pra piscina publica e adorei! nao tem isso ai nao? depois vou escrever um post pra falar sobre o assunto. bjo

Lulu disse...

Oi Mirelle,

é, vc ta assando por ai rsrs
engraçado q a França é do tamanho do estado de Minas (se nao me engano) e com essa diferença tao grande de temperatura entre as regioes.

Aqui deve ter essas piscinas sim, mas sempre acho q esses locais sao super lotados nos dias quentes, nunca tentei. Vou procurar saber.

Bjoks

Fernanda disse...

Lulu vem pro sudoeste da França...Montauban, onde eu moro, fez 41°(na sombra) no sabado, estamos derretendo...

Natasha Ulmer disse...

Aqui pro norte fez calor ontem, estava suando dentro de casa, mas é so abrir a porta da varanda que o vento refresca (aqui tem vento, diferente de Lyon, que é uma panela de pressao, nao venta...). Toda vez que via o jornal francês e a météo pensava em vcs, deve estar um inferno em Lyon!
Esse fds fomos para a praia, 23 graus, agua gelada mas gostosa... Meu primeiro fds de verao deste ano, todos os outros era tempo ruim, affff!

Mirlene disse...

Filha, ainda bem que vou para a França no inverno porque detesto calor. Adoro o frio europeu: ceu azul, sol brilhante mas sem calor e usar todos os complementos que o inverno permite: botas, luvas, casaco, etc, etc. Ontem, sábado, fez 10 graus em São Bernardo. Com o vento creio que caminhei aos 8 graus de sensação térmica.
Olha adorei a idéia de piscina pública que vocês foram. Parece coisa de brasileiro e copiado pelos franceses.
Beijo, te amo mas não invejo os seus 38 graus.Eu os terei, com certeza, em outubro, infelizmente.

Michelle D. disse...

Mirelle, eu te entendo perfeitamente. Nao sei o que acontece, mas o corpo se acostuma facil com a mudanca de temperatura. Agora aqui no Texas o calor ta feio mesmo... recorde de altas temperaturas acima dos 40 graus por dias consecutivos (eu ja perdi a conta de quantos). A cidade onde eu moro ja desligou todos os monumentos que utilizam agua e se nao chover ate essa sexta, na semana que vem todos water business da cidade, como lava rapidos, serao fechados. Eh... a coisa ta feia no mundo todo.

Vanessa à Paris disse...

Eu estava aqui na canicula. E posso te dizer que foi muito doido.
Ainda por cima, nesse ano durante a canicula, eu estava na Dordogne no final do mes, qdo teve alerta orange. Um temporal, que destruiu toda a plantaçao de tabaco. Td deitado no dia seguinte.
Agente quase morria na rua, na casa agente parado transpirava, no supermercado agente tremia de frio.
E a piscina so depois das 18h30.
Logo depois fui para o Brasil, e nesse ano no Rio 12 graus! Na semana antes de voltar para Paris.
Sai de 12 graus e cheguei a Paris com 41 graus.

Acho que o corpo pode até acostumar, mas a verdade que nao gosto de temperaturas acima de 25 graus na Fr.
E como vc disse, o clima é seco. Entao nao ajuda e muda mto.
Ja ouvi mto isso, mas vc é brasileira, ta acostumada. E eu saio minha listinha: clima diferente, tenho a brisa so mar e ar condicionado, rsss

Patty disse...

Detesto o calor insuportável que faz aqui, imagino o quanto estão sofrendo, já que se acostumaram com o clima e criaram certa resistência. Mas tb acho que o frio extremo deve ser ruim. Enfim, difícil achar o meio termo para nos contentar, né? O jeito é ir pra piscina, praia, tomar bastante água e se cuidar seja em qualquer estação do ano!

Bjos!

Ana Veloso disse...

Sabe que minha teoria é que o calor na França é mais quente? Não sei como explicar esse fenômeno, mas também já entrei na dos franceses. Acho que não é questão de costume, porque apesar de tudo ainda sou super friorenta! Mas ontem estava fazendo 14º de tarde aqui e eu de perna de fora, pensando "que dia agradável". Este ano tivemos que comprar um ar condicionado pro quarto do nosso filho porque durante uma semana estava fazendo 30ºC! Também não moramos nas melhores região pra isso, né! Já reparou que sempre no mapa da météo, em Dijon e Lyon é sempre onde está mais quente no verão e mais frio no inverno? C'est merveilleux!! ;)

Passando a Viagem disse...

Olá,

Só para avisar, fiz um post sobre como escolher o melhor mês para viajar para Europa em que cito o seu blog. Se interessar, está aqui o link:

http://passandoaviagem.blogspot.com/2012/02/primeiro-passo-descobrir-qual-melhor.html

mil abraços.

Junia disse...

Mi...imagino como deve estar... pois aqui nos Emirados Arabes o negocio e quente e fervendo... imagina voce sair na rua e a agua do seu corpo imediatamente vai embora, e se voce estiver na rua no Ramadan nao pode beber agua... mas como voce disse o corpo se adapta ao ambiente e voce passa a suportar. De qualquer forma ontem foi o ultimo dia do Ramadan e pelo menos uma garrafinha de agua e companhia inevitavel nesse verao...

ilma disse...

Sei que os franceses estao sofrendo muito, aliás o mundo todo "esta sofrendo" pois há um calor horrível em várias partes. Nao gosto de calor no Brasil, imagina na Europa que nao tem "a preparaçao" - ar condicionado nos ambientes etc. e tal". Se bem que acredito que ja estajam providenciando algo. Ou nao?

Stefano Angelo disse...

No Brasil, dizem que estamos no inverno. Está um calor terrível, venta muito e um ar seco de matar.
Acredito que essa loucura térmica está pelo mundo todo.

Leia também:

Related Posts with Thumbnails