domingo, 14 de agosto de 2011

Dica de seriado: "Fais pas ci fais pas ça" + sorteio

Lembra quando eu contei aqui que eu tinha pânico de atender o telefone na França? Pois é, passou. Na verdade eu tenho me sentido bem mais confiante em relação à lingua francesa. Vira e mexe recebo emails perguntando quanto tempo é necessario para aprender francês morando na França. Sempre dou a mesma resposta: depende. Tenho uma amiga espanhola que chegou aqui sem falar nada e no final do semestre teve as melhores notas da turma. Caxiona! Estudava 5 horas por dia, vivia para os livros. Também conheço um americano que mora em Lyon ha anos e compra baguete fazendo mimica porque se fechou em um circulo onde todos falam inglês. Realmente não da pra prever. 

Quando cheguei eu não falava nem mesmo bonjour. Fiz um ano de curso, tirando sempre notas altas, mas, confesso, so estudava para as provas. Se eu tivesse enfiado a cara nos livros como a Miréia fez, talvez eu falasse melhor hoje. Outra 'desvantagem' é ser casada com um brasileiro, porque falamos português em casa. A grande maioria dos estrangeiros que vem morar aqui, mantém de alguma forma um contato mais proximo e diario com os franceses, seja porque se casaram com um, seja porque moram com familias francesas ou em colocação com estudantes franceses. Essa é realmente a melhor maneira de aprender um idioma, falando. Vale até fugir de brasileiros para aprender mais rapido!

Como eu não vou trocar de marido, me viro como posso para aprender o idioma e também sobre os habitos desse povo. Além de ter feito bons amigos franceses - que se sentem super à vontade para responder as perguntas da "brasileira curiosa" aqui - vou muito ao cinema e assisto TV para "treinar os ouvidos". E como eu sei que muitos dos que passam por aqui estudam francês e também se interessam pelos habitos e cultura francesa, achei que seria legal dividir a minha mais recente descoberta no blog: o seriado "Fais pas ci fais pas ça" (não faça isso, não faça aquilo - tradução livre). Ele ja existe ha um tempão, mas so o conheci agora. Fez tanto sucesso que até os americanos copiaram a formula com o seriado Modern Family.

São duas familias complicadas e divertidas que acabam se relacionando. O primeiro casal, Denis e Valérie Bouley, são pais de duas crianças - daqueles que fazem de tudo para não repetir a educação autoritaria que receberam dos pais. Eles querem ser amados pelos filhos e acreditam que eles devam fazer as suas escolhas sozinhos, errando e crescendo. Mas a verdade é que eles nunca estão de acordo, mudam a todo o tempo o sistema de educação das crianças e vivem estressados. Renaud e Fabienne Lepic, o segundo casal, são o oposto. Pais de quatro, acham que a rigidez é a chave para o sucesso. Exigem que os filhos andem na linha e são controladores, so que explodem frente aos menores problemas. As relações entre os personagens retratam muito bem como vivem as familias francesas  hoje em dia, hi-la-ri-o!

Este ano foi lançado uma box com oito DVDs, que trazem as três temporadas completas (até agora so foram feitas três mesmo, infelizmente), e o blog vai sortear essa box no proximo domingo, dia 21/08, pelo Random. Para participar não precisa ser seguidor do blog, nem dar RT no Twitter. Também não precisa mandar Bolin-bola pra minha casa não, viu? (Essa historia merece um post!) Basta deixar um email valido (é através dele que vou entrar em contato com o ganhador) e preencher todos os dados corretamente. Boa sorte!

*Atualizando em 21/08: A sorteada foi a Erika Mota, ja entrei em contato para solicitar o endereço e enviar os DVDs. Valeu, pessoal! Logo mais pinta outro sorteio por aqui.



24 comentários:

Leonardo disse...

Amor,

Escolher um seriado ou programa favorito é uma otima idéia pra aprender melhor uma lingua. Quando eu cheguei na França a moda era Un gars et une fille (pra quem não conhece, é tipo Os Normais). No começo eu não entedia quase nada do que eles diziam, mas achava tão divertido que assisitia sempre que podia. Lembro da alegria que fiquei no dia que consegui entender todas as piadas de um dos episodios.

Outro que gostava também era o Camera Café. Eh como se tivessem colocado uma camera escondida na maquina de café de uma empresa. A gente fica acompanhando todos os rolos, fofocas, intrigas e armações entre os funcionarios durante a "pause café". Muito bom também.

Da pra encontrar os dois no youtube.

Bjim

Oscar disse...

Eba será que eu ganho?!?


Eu adoro Modern Family, assistir a versão francesa será divertido... Só uma pergunta.. Tem Subtitle em Inglês ou Alemão?!

Bjs

Valéria disse...

Oi Mirelle!
Adorei a sua idéia!
Já estou concorrendo, êba!rss
Adoro tudo que diz respeito a França!

Beijo!

Helen Harris disse...

Assistir programa em outra lingua é uma forma excelente de aprender. As vezes até coloco o DVD em francês/espanhol com a legenda em francês/espanhol, e ajuda bastante.
Não conhecia esse seriado, mas AMO Modern Family. Nem sabia que o original era francês. Gostei!
Beijinhos!

Anônimo disse...

Eba!!!!! Dedinhos cruzados!!! Depois que a gente volta pro Brasil fica mais complicadinho de exercitar o francês!!
Beijaooo
Mari/Fpolis

Patty disse...

Sempre tive vontade de aprender essa língua. Será essa uma oportunidade? Tomara!

Sobre o post com Bolin-Bola, ia ser maneiro ver meu nome lá! Uhu!

Ah, e sobre o encontro dos leitores aqui em SP, A-D-O-R-E-I a ideia ;)

Bjo, bjo, bjo!

Grazi disse...

Mirelle,

Oba! Já me cadastrei !!!

Então, eu gostava de um seriado que passava na TV5, aqui pela SKY, o nome é Septième Ciel, mas acho que é belga, mas de qq maneira é em francês. A história se passa em uma edição de uma revista, é recheado de tramas e super legal!

Eu adorava, pena que os episódios se repetiam demais e acabei desistindo de assistir.

Mas estou torcendo para ganhar !!!

izabelle lessa disse...

tudo bem já pesquisei...mais com certeza nao eh a mesma...ahahah nao tem problema ano q vem quando for a paris eu pergunto=) ahahah mais obrigada por responder....eu já quero ganhar os dvd's....adoro o idioma,e breve estarei fluente nele=) beijos

Kity disse...

Olá,
adorei esse sorteio!
Creio que como a maioria, adoro um seriado. Na verdade acompanho vários.
Esse que a Grazi comentou eu também já vi vários episódios (Septième Ciel) realmente muito engraçado.
Não sei como funciona ai, nem sei se é feio falar isso, mas tem algum site que vocês baixam séries ai? Seria uma boa alternativa se o "Random" não me escolher.=)
PS: Ahhhh nem, se fosse p escolher pelo Bolin-bola, eu ia competir de frente com a Patty kkkk
Bjs e que bom que passou menos tempo entre um post e outro (sem cobranças hihihi)
Bjs p vc e o Léo

Juliana Yonezawa disse...

EEEEEE!! Adoro sorteio!! ainda mais quando o premio é bom assim. To doida pra ver esse seriado :) Preciso ouvir e praticar, senao vou esquecer tudo...

Celinha disse...

Vou querer saber a história do Bolin Bola!
E já preenchi o formulário...apostando na sorte!
Bjs.

natty disse...

Adooooro seriados! E em francês é perfeito porque preciso praticar para o ano que vem! Me inscrevi tb mas caso não ganhe :(, tb gostaria de saber com a Kity, qual o site que vc costuma usar para baixar filmes e seriados.

Natasha Ulmer disse...

Nao conhecia esse seriado nao!
Ja prenchi o formulario, vamos ver se estou com sorte (e vc economiza no La Poste, hihihi)...
Beijoca!

Fernanda Leitão disse...

Adoro seu blog. Seriado franceses não conheço muito, gosto mais dos filmes. Tomara que eu ganhe esse box dai começo a me interessar pelos seriados franceses também. :D

nestor jr. disse...

Tem um que é tão sem graça que chega a ser engraçado. "Mes colocs" - são mini episodios que rolam na internet...:)
primeiro é esse> http://www.youtube.com/watch?v=e0F8fiFsQAY

bjus - sdds das gargalhadas

Elis disse...

Olá... Acompanho e adoro seu blog... Seus posts são sempre interessantes. Com relação aos seriados franceses, não conheço nenhum, costumo acompanhar mais os filmes. Mas quem sabe essa seja uma oportunidade pra conhecer? hahaha. Mesmo assim, agora fiquei curiosa e vou pesquisar alguns pra assistir pela internet. :)
Beijos

Kity disse...

Olá Natty,
pra filme eu pego picado, mas seguro mesmo são esses (Mirelle, se quiser deletar esse comentário depois, tranquilo)
http://filmeshunter.com/
São poucos, mas qualidade boa
http://laranjapsicodelica.blogspot.com/ Muitos clássicos e tem alguns filmes em francês =)
http://www.seriestvix.net/
só séries.
Bjs

Mirelle Siqueira disse...

Oi meninas!

Aqui na França tem uma lei que proibe que a gente baixe filmes da internet, então o jeito é procurar videos no youtube mesmo. mas ai no Brasil pode, não pode? se pode não tem erro deixar o comentario não, Kity.

beijocas!

Claudia disse...

Oi Mirelle
Acabei de conhecer seu blog, vim pelo blog da Celia na Italia e adorei!
Acabei de chegar e ja me inscrevi no sorteio, pode?!
Vou acompanhar vcs tbe.
Super beijo

http://blogdaclauo.blogspot.com/

natty - rj disse...

Obrigada Kity! vou dar uma olhada nestes que vc indicou.
Bjs.

Fernanda disse...

Eu tbm adoro assistir "Fais pas ci fais pas ça" é super engraçado!!! Acho que quem ganhar vai adorar! Mas...espero que seja eu rsrsrs
O sorteio do livro OS FRANCESES, como eu nao ganhei, acabei comprado e adorei.
Beijos e mais uma vez obrigada pelo carinho que vc tem com os seus leitores!

Vanessa disse...

GANHEI...hahaha.

Mr. Lemos disse...

Óia só! Eu não vou participar pq já tô atrasado e tb porque seria injusto... eu sou família, iria ganhar e depois teria que ouvir reclamação da marmelada. Mas tenho muito, muito, muito orgulho de vc!!! ;)
bjocaaaaaaa

Anônimo disse...

Olá, sei que cheguei muito tempo depois, mas você sabe me dizer se tem com legenda em português?
Se você puder me mandar alguma dica de seriados que dê pra usar legenda em português, ficarei muito grata.
Obrigada.
Meu email: lucianasantosoliveira@gmail.com

Leia também:

Related Posts with Thumbnails