segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dubrovnik, o xodozinho da Croacia

Nem vale a pena comparar Dubrovnik com outras cidades européias. O que existe la so existe la e ponto. Dubrovnik é unica porque é magica e alegre, e também porque tem as paisagens mais bonitas que a gente pode ver quando sai de férias.


Chegar em Dubrovnik é que da uma certa canseira. De Trogir até la foram seis horas de ônibus, rodando pelos penhascos da costa adriatica com um certo medinho de morrer (também existem vôos diretos, mas pra que voar se podemos passar perrengue na estrada, né?). Eh preciso atravessar um pedaço da Bosnia-Herzegovina e nas fronteiras de entrada e saida do pais, guardas entram nos ônibus para verificar os passaportes. Brasileiros precisam de visto para a permanência, mas como estavamos so de passagem, não tivemos problemas.

Dubrovnik é a cidade mais famosa da Dalmacia (a região de onde vem os cachorrinhos manchados do filme). O que mais encanta é o centro medieval rodeado por muralhas.  Um terremoto em 1667 danificou algumas construções, mas ainda assim a cidade conseguiu preservar monumentos, igrejas e palacios que podem ter um estilo gotico, renascentista ou barroco.


Nos anos 90, durante um conflito armado na região, a cidade foi bombardeada e quase 70% de tudo foi novamente danificado, mas a UNESCO coordenou uma grande restauração depois disso. Da para fazer um passeio pelas muralhas que cercam a parte mais antiga de Dubrovnik. A vista la de cima é incrivel!


So não considero Dubrovnik o destino perfeito porque não gostei das praias. A mais famosa é a de Banje (ao lado da cidade antiga), que tem uma faixa de areia muito pequena e pouquissima infra-estrutura se comparada à praia que mais gostamos em Trogir, a Okrug


Embora existam outras praias, preferimos não estender nossas toalhas em outro lugar. Acreditamos quando nos disseram que as melhores praias ficavam nas ilhas, por isso pagamos 30€ por pessoa para fazer um passeio de barco que passaria pelas três ilhas mais bonitas. O nosso azar é que estava um tempo horrivel e por isso a nossa experiência não foi nada legal. O barco balançava muito, a comida que eles serviram estava horrivel e as ilhas não são tão bonitas assim.


O passeio simplesmente não compensa! As ilhas não oferecem nada que o viajante não possa encontrar em terra firme.


Apesar dos pesares, Dubrovnik é um lugar que a gente deve voltar muito em breve. Um lugar onde come-se bem, onde as pessoas que lidam diretamente com os turistas conseguem ser simpaticas e atenciosas e que ainda não é caro, como os destinos mais badalados do verão europeu costumam ser.

17 comentários:

Leonardo disse...

Amor,

Eu tinha certeza que o dia do passeio na muralha de Dubrovinik seria o dia mais quente que passariamos no verão. Acho que subestimei demias o calor no inferninho que é Lyon. Nesta horas da mais saudade ainda da praia do Orkut, mas com sorvete de banana e caramelo de Dubrovnik.

Bora viajar de novo daqui a pouco?

Bjim

Fernanda disse...

Adorei as fotos lindo lugar!!! Eu tbm queria ter um marido animado pra viajar rsrsrs! Gostaria muito de conhecer esse outro lado da europa!

Simone Westerduin disse...

O que mais me impressiona em fotos da Croacia é esse mar azul lindooooooo. Como eu não sou muito chegada em uma area de praia, acho que vale a pena só pra ficar admirando a vista de longe.
lindas fotos.

beijos

Grazi disse...

Nossa as fotos são muito lindas !!!

Kath Mota disse...

Noooossa acho muito legal tudo no seu blogger!! Descobri semana passada, me encantei e não consigo parar de ler xD

P.S: Ammeeeeeeei as fotos do seu casamento, estou prestes a casar então já imaginou né?! Me emocionei ;)

Um beijo...
Ass: Kath - Manaus/AM

Viviane Prado disse...

Olá!
Não sei ao certo como cheguei ao seu blog, muito provávelmente um destes meus passeios virtuais em busca de histórias e viagens a França. Com certeza é o primeiro lugar que quero levar minha filha.Enquando não podemos fazer esta viagem por motivo de saúde ( que se Deus quiser em breve não será motivo)vou passeando com vocês por aqui mesmo, que também é uma delícia. Um grande abraço!

Miller Manteiga. disse...

As fotos como sempre lindas né?
Mas acho que nesse passeio o que encantou mais foi a cidade, certo?
Esse lance de praias com uma faixa pequena de areia deve ter sido um tanto quanto frustrante, já que nós brasileiros estamos acostumados com uma extensa e larga faixa de areia nas praias.
Beijo Mi.

Isabela disse...

Mirelle fico algumas dias sem passar por aqui no seu blog e ja tem varios post maravilhosos. Adoro esse seu ritmo.
E com todo respeito "roubei" a sua primeira foto desse post, pq esta linda ela.

Beijos!

Celinha disse...

Ah, seus posts...que vontade de viajar pra lá agora!
Beijos.

Alice disse...

Adorei a descricao do blog,pois estou nos Estados Unidos e sinto muita falata do teclado brasileiro !
Muito linda as fotos agora em outubro e minhas ferias aqui to pensando em algum lugar bom e barato pra ir alguma dica?

natasha.sheeny disse...

Oi Mirelle
Há tempos que acompanho seu blog, e adoro tudo o que escreve.
Sempre tive um sonho que era de vir estudar na França e junto com ele, sempre tive o sonho de ter alguém legal e que pudesse vir para dividir tudo comigo.
E graças a Deus tive sorte de realizar meus dois sonhos. Passei para um Master na Universidade de Montpellier (pertinho de vc...rs) e daqui a um mês meu namorado (que em breve será meu namorido) estará vindo morar comigo!
Vou aproveitar muito desses seus Posts de viagens, pois quero viajar muito com ele! Sempre imaginei que a vida a dois de quem mora em outro pais, é mais gostosa (claro que tem suas dificuldades) vc depende muito do outro e Vice-versa, vcs se conhecem mais e ainda viajam para vários lugares juntos!
Estou muito ansiosa (e tbm ja com Mta saudade da família) para começar essa vida européia!
Estou aqui apenas 20 dias, mas já sinto muita diferença para tudo, desde a cultura, o jeito das pessoas, as comidas...enfim, sou uma carioca européia agora....rsrs
Sei que as coisas pela internet nao são lá mto confiáveis, mas gostaria de um dia ir passear em Lyon e se possível te conhecer! Já sinto que te conheço um pouco pelo seu blog, mas enfim...rs
Meu email é natashasheeny@gmail.com e meu Facebook é Natasha Sheeny. Caso vc tenha e queira me adicionar.
Continuarei te acompanhando por aqui!
Bjos
Natasha

Patty disse...

Adorei, mas fiquei triste que alguns passeios não foram tão bons.
As batatas fritas me deram água na boca. Putz, quero matar vcs qdo falam de comidas...Ai, que delícia! Quero tb, pô! hehehe. Só para constar, meu apelido é Magali. Daí já viu, né?
As fotos ficaram lindas, como sempre.
Adorei tudo!
Bjoooo!

Mirlene disse...

Filha, que lindas fotos! A cidade parece perfeita para eu morar futuramente... Suas fotos estão lindas. Você e Léo estão otimos e com cara de gente que curte muito as férias. Continuem assim.

Beijo, te amo.

Mr. Lemos disse...

Pô, irmã! Vc falou que o tempo não tava bom, mas o que é esse céu aí? Já ouvi falar muito bem de Dubrovnik - e agora confio mais ainda pq foi vc quem falou - mas a cor desse céu já vale mais do que qualquer construção bonita...
Amo! Vc, não a Croácia!

Anônimo disse...

Muito legal o teu blog! Concordo com as impressões da Croácia, amei Dubrovnik mas as ilhas deixaram muito a desejar! Fizemos um cruzeiro em barco local e foi a maior furada. Aproveito para enviar o linck para dares uma olhada www.clicrbs.com.br/viajandocomarte
Abraços
Mylene Rizzo

Lizzie - www.surtandoemfrances.wordpress.com disse...

Fui lendo aqui e achei que você tinha ido agora! Croácia definitivamente está num roteiro futuro. Vou ter que mudar pra Europa pra poder viajar pra esses lugares lindos todo fim de semana tbem.
Beijo!

Stefano Angelo disse...

Vida boa!!!
E o Leonardo fazendo sinal de negativo?...
heheh

Leia também:

Related Posts with Thumbnails