segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Um dia muito especial

Nunca na historia dessa minha vida eu pensei que moraria na França. Nunca quis, nunca planejei. Mas hoje, quando paro pra pensar, vejo que a França, de uma forma ou de outra, sempre deu pinta na minha historia. A começar pelo meu nome: Mirelle - como a famosa cantora Mireille Mathieu. Eu ja tinha o Matias, então a minha mãe pensou: "vou colocar Mirelle porque dai fica bem parecido com o nome da cantora francesa". Pior é o meu irmão, que se chama Vandré por causa do Geraldo.

Durante os 29 anos em que morei no Brasil enchi a boca para responder com um orgulhoso "é francês" sempre que alguém dizia que o meu nome era bonito. Ai eu cheguei na França e descobri que Mirelle é tudo, menos francês. Faltou um i, mãe! Uma vogalzinha de nada que muda tudo! Não tem um so francês que não me chame de Miréie, que é como se pronuncia o Mireille por aqui. Ai, eu corrijo: "Miréie não, Mirrrrrrrélle - minha mãe esqueceu do i.". Acabam me chamando de Mi mesmo.

Se você for apegado aos detalhes, o resto desse texto não vai fazer nenhum sentido para você. Mas se, assim como a minha mãe, você ignorar essa problematica do i, pode considerar que hoje, dia 15 de agosto, é o meu dia aqui na França. Explico: na época que a França ainda era um pais catolico, as pessoas seguiam a tradição de dar aos seus filhos os nomes dos santos que morreram no dia do nascimento das crianças. Por exemplo, a filha nasceu no dia 15 de agosto? Então vai se chamar Mireille, que é o dia da morte da Santa Mireille, e assim por diante.

Ja faz muito tempo que os franceses deram de ombros para o catolicismo e suas tradições, mas eles continuam gostando de fazer farra com essa festa dos nomes. Existem até cartões nas papelarias desejando "boas festas, fulano de tal". E praticamente todos os nomes têm o seu dia especial. O do Leonardo, por exemplo, é dia 6 de novembro. Eu tive mais sorte, porque no meu dia é até feriado aqui na França (não por causa da tal Santa Mireille, que nem foi tão importante assim, mas porque é o dia da Ascenção de Maria). De qualquer forma, é otimo saber que no "Dia da Mirelle" eu sempre vou ficar de pernas pro ar. Se o seu nome não for muito esdruxulo, você também pode tentar descobrir qual é o seu dia na França, basta dar uma afrancesada nele e clicar aqui.

34 comentários:

Glenda Di Muro disse...

Na Espanha é igual! Só que parece que nenhuma Glenda foi santa nessa mundo!

Carla V disse...

Entao, parabens! Aqui na Italia tb se comemora o "onomastico". Todo dia na radio eles lembram que sao os santos do dia.

Kity disse...

Olá,
gostei do post e de saber que Dona Mirlene estava com fome e comeu o "i" do seu nome hihi.
Não sou católica, mas logico que a curiosidade bate em saber se tinha o meu nome. Como geralmente nunca tem "Cristiane", sempre tem "Cristiano" ou "Cristina" fui toda descrente procurar o meu, tudo bem q foi com "h" mas: "Le jour de la fête de la saint Christiane est le 24 Juillet." eeee \o/
Nem sabia que tinha santo com esse nome.
Vou contar pra todo mundo hihi
Pena que aqui não é feriado para eu ficar a toa igual a senhora =)
Bjs e boa semana!

Anônimo disse...

Oi Mirelle, parabéns pelo seu dia!
Queria te dar uma dica, não sei se você vê, mas no Fantástico está com um quadro chamado "O Cupido". E como a sua história com o Leonardo é tão linda e diferente, porque você não se inscreve e manda sua história para eles? Aposto que iriam gostar e fazer uma matéria com vocês! Enfim, boa sorte e um ótimo final de feriado. =)

Kity disse...

Concordo com a pessoa que deixou esse recado. Nunca vi o quadro e nem quem apresenta, mas se o Marcos Losekann que for fazer a matéria, vc está obrigada a tirar uma foto dele p mim hihihi
Bjs

Leonardo disse...

Eu so tenho a agradecer a minha sogra por ter colocado a França no seu caminho desde cedo.

Bonne fête chérie!

Te amo

Miller Manteiga. disse...

Uhul, parabéns pelo seu dia Mi!

Nine Copetti disse...

Mi! Viajei legal no teu post, não me apeguei aos detalhes e fui correndo verificar se meu nome constava da tal listinha dos santos... E não é que tem o dia de Saint Aline??? Adorei! Dia 20 de Outubro. E se me permite continuar a divagação... Amo outubro, é o mês de aniversário do meu marido, do nosso casamento, e de muitas pessoas que marcaram minha vida, e meu nome foi tirado da música francesa Aline, do Christophe. E minha mãe tem o disco de vinil até hoje, rsrsrs! E desde que entendi de onde ela tirou meu nome, pesquiso, viro do avesso as histórias e a cultura da França! E também por isso encontrei e gamei nesse blog!!!

Desculpe o abuso...
Beijoooo

Grazi disse...

Mirelle,
Esse seu post me fez lembrar da minha avó ( que já faz muito está no céu ), ela tb fazia isso com os nomes dos filhos, inclusive do meu pai.
Verifiquei a lista e vi que também tem um dia da santa Graziella, é dia 21/08 ( aout é agosto né? ).
A única coisa é que meu nome não se escreve com dois "L", uma pequena diferença de detalhes como o seu mas que, sim, faz toda a diferença, não é mesmo?
Abraços.

Celinha disse...

E não é que graças a você descobri que tem Santa Célia? E o dia é 22 de novembro! (Faço aniversário no dia 28 de novembro, minha mãe até que passou perto!). Tenho mais um motivo para comemorar o "meu dia", quem sabe algum ano eu não comemore por aí? Beijo grande!

Viviane disse...

ja já vou olhar no link dia da Viviane huhuhuhuhuhhu!!!!!!

Brenda Tavares disse...

Na Italia isso tb existe. Se chama Onomastico. As pessoas comemoram, dao os parabens e trocam presentes como se fosse um segundo aniversario, o niver do nome. Me dei mal q nao tem Santa Brenda, mas sogra deu a soluçao, pega o dia de tdos os santos pra ti :D
Bjo!!

Mirelle Siqueira disse...

Então o negocio é meio que europeu mesmo, né meninas? Eu me dei foi mal, Léo não me deu nenhum presentinho ontem...

:(

Lulu disse...

hehe eu tb fui premiada com um nome "frances", mas faltou um N q me complica muito a vida aqui na França. Luciene aqui é com dois N's, e ja tive problemas com documentos errados na OFii (vc deve lembrar).

Mas o mais chato foi descobrir q na França meu nome é "démodé", ou seja, fora de "moda". Meu marido fala q provavelmente sou a mais jovem Luciene da França kkkkk
é uma sacanagem...rsrs... um nome tao bonito desses rs. Acontece o meso com Giselle, por exemplo. NO Brasil facilmente vc encontrarà jovens com esse nome, mas na França nao!

Mas ja reparou como eles repetem nomes? SOh o meu marido tem uns 15 amigos chamados Julien, e uns 9 chamado Nicolas. é muito engraçado rsrs... eles colocam nos filhos oq ta na "moda" no momento, nao ligam pra originalidade.

Bom, fui ver se tinha o dia do meu nome, e tem o 13 de dezembro :P rs, mas claro, com dois N's.

Bjinhos

Atena e Lilica disse...

Aqui vai, como vc sempre pede um testemunho. Se vc viver numa familia francesa tradicional, digo isto pq a familia que trabalho eh franco-japonesa e nao verifiquei neles esta loucura com esse dia do santo e do nome. Me refiro tb as familias tradicionais no sentido de serem catolicas e darem sentido a este dias dos santos e dos nomes... Para mim isso eh uma loucura, pq p eles eh tao importante quanto o dia do aniversario, e ainda vc tem que "felicitar" a pessoa, mandar cartao, ligar etc... tudo isto para deseja "Boa festa". Para mim eh mais uma complicacao francesa, pq ja eh dificil lembrar do dia do aniversario, e ainda ter que lembrar desse bendito dia do santo que tem o nome... Eu morro de dizer para eles que isso nao entra da minha cabeça, isso ate me encomoda pq eh uma tradicao deles da qual eu nao vejo sentido e nao consigo me inserir... e olhe que ja consigo levar a baguete na mao e nao ficar tao "enojada" com isso...

Luciana disse...

Ah, de primeira achei que você tava grávida!! =)

Cristina disse...

Mirelle! Estive na Franca em 2009,no mês de fevereiro, e achei tudilindooo!! Paris eh uma graça e a região do Vale do Loire eh uma paixão!! Abraço!!

Mirlene disse...

Filha dei muita risada com seu texto e com os comentários dos leitores. Meu pai tinha o hábito de colocar nos nomes dos filhos os nomes dos santos que se comemoravam na data do nascimento. Eu fui uma excessão. Você tem tio que se chama Mario Lucio Pedro Matias(29 de junho) e outro Marley Natal Matias (25 de dezembro). Meu nome não foi escolhido assim. Aliás, aos 11 anos de idade descrobi que não era registrada. Meu pai pedia a meu tio que trabalhava no Fórum de Patrocínio para registrar cada um dos 8 filhos que teve sem se dar ao trabalho de ir verificar o registro. Quando precisei de certidão de nascimento para entrar no primeiro ano do colegial foi quando descobri que " eu não existia" nos registros oficiais do país. Fiquei triste naquela época porque não fui incluída nos Censos. Teve uma vantagem: eu pude escolher meu nome e resolvi que queria ser Mirlene Maria em homenagem à Virgem Maria, padroeira de Patrocínio, cidade onde nasci.
Adorei saber que engoli o i do seu nome.
Beijo, te amo e tenho saudades...

Elis disse...

O meu problema foi um pouco parecido com o seu, faltou uma vogal mas no fim (Elise)... Ao que parece a pronúncia é a mesma.
Agora meu segundo aniversário é 17/11, hahahaha. Fiz o caminho inverso também, pesquisei a santa do dia em que eu nasci (14/03) e deu Mathilda. Fico com Elis mesmo :)
Abraço!

Patty disse...

Mi, adorei ler sobre esta curiosidade que eu desconhecia, mas ao entrar no site, vi que o meu já foi, dia 17 de Março. Acho, pois não entendo bulhufas de francês, mas vi lá uma tal de Saint Patricia, rs. O bom disso tudo é que agora eu posso dizer pra minha mãe que sou santa, hehehe.

Adorei o post ;)
Bjokas e um feliz aniversário aí pelo seu dia santo!

Mirelle Siqueira disse...

Pô, mãe, fiquei com doh de vc agora. Eu não conhecia essa historia do seu nome, tadiiiiiiinha!

:(


te amo!

ps: tô boba de ver como o pessoal é curioso! todo mundo que chega nesse texto sai pra procurar seus santos na lista (obrigada aos que voltaram para comentar!)

bjim!

Isabela disse...

Vc me fez rir heeheh com esse post, uma graça ele. E seu nome é lindo mesmo, mas vc quase não usa o Matias né? só o Siqueira.
E o mais proximo do meu nome é Isabelle.
Curtii muito esse post.

natalia - rj disse...

gente, tô arrasada... não tem nenhuma saint natalie! tentei com 2 ll tb e nada... acho que não nasci pra ser santa mesmo...rs

Leandro Wirz disse...

Estou desapontado... existe um Leandro (Léandre) que foi santo. Isso é uma mácula para os leandros do mundo! Ah, o dia é 27 de fevereiro.

Mirrah disse...

Ai to me sentindo ... uhahuahuaahu
Meu dia é 18/05 !!! Saint Erika

Obrigada pela dica Mirelle ...
A-D-O-R-O seu blog!!!

Beijos brasilienses .... Erika

P.S. .. lembra que a muito tempo tinha pedido informações sobre casar em Paris ... pois é ... o mundo dá voltas e não pude ir até a Europa por questões familiares ... Mas consegui meu destination wedding e me casei em Las Vegas ... foi lindo .. casamento tradicional, viu .. nada de Elvis .. rs .. perfeito!! Quem sabe as bodas ficam pra Paris, né?! rs! Beijos

Mirelle Siqueira disse...

Pô, Leandro! Até vc virou santo, é? hahahah

Parabéns pelo casorio, Mirrah! E sim, tentem festejar o primeiro aniversario em Paris, sera inesquecivel!

Beijocas!

izabelle lessa disse...

o meu dia e 22 de fevereiro,olha lá em portugal o nome de todo mundo é joao,antonio ,josé,maria,ana,katia,paula,e vasco..todo mundo com nomes iguais,.,e um caos...qual seu nome ? maria joao..e o seu ? maria josé..e o seu ah o meu é antonio josé,e o seu ahhh o meu tbm..hehehhehehehhe prazer...
q tedio e eles nao aceitam os bbs serem registrados com nomes fora dos padores da lingua portuguesa..porq eles falam q os nomes brasileiros sao estranhos...é cada nome......
beijos e feliz aniversario...

Anônimo disse...

Mirelle! Adorei a dica do seriado! Passa em qual canal e a que horas? Mas de toda maneira me inscrevi pra tentar ganhar!!! Dezembro a gente volta pro Brasil de mala e cuia e gostaria de ter algo que nos lembrasse desse povo tão...como dizer...tão igual a gente mas tb tão diferente! rsrsrs dificil explicar! Beijão, Emiliana.

Fernanda disse...

Mirelle parabéns atrasado "pour ta fête". E a festa tbm de mainha MARIA Giulia. Como vc disse nao sei qual utilidade que tem, mas ela ganha muitos presentes da familia do meu marido rsrsrs e o telefone toca o dia todo pq todo mundo liga pra ela rsrs tadinha rsrs

Vanessa disse...

Saint Vanessa, 4 février!
nem lembro se era assim mesmo que estava escrito.
Mudou minha vida!!
só por isso mereço ganhar esse sorteio mesmo sem me inscrever... hahaha

Mr. Lemos disse...

Se ernani foi santo eu não sei. Até onde me consta, nem existe outro além de mim. Humpf!

Darlana Godoi disse...

Quase...Tem uma Santa Diana, mas o dia dela é um dia depois do meu aniversário hehe

gabebritto disse...

Que massa, não sabia que a França tinha essa história de nome do dia. Na República Tcheca, meu "name day" é 24 de março. =) Feliz dia!

Kelli Machado disse...

Rá! Vou me mudar pra França! Aí tem a Sta. Kellian :)

Leia também:

Related Posts with Thumbnails