segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Blogagem coletiva: Os 7 links do 13anosdepois...

Esses blogueiros de viagem vivem inventando alguma maneira de interagir, o que eu acho otimo, ja que isso me faz descobrir novos blogs, dicas e pessoas legais para seguir no Twitter (me segue ai!). Fico até com invejinha, porque essa turma é super unida e eu gostaria muito que os expatriados que escrevem sobre a cultura dos paises onde vivem fizessem o mesmo. Mas as rodinhas acabam se formando e, pior, se fechando demais. E é justamente por isso que a tal da blogagem coletiva me parece simpatica, porque assim, blogueiros e leitores se conectam, se descobrem, se ajudam. Bora cumprir então a missão que me foi dada.

Com a iniciativa da Claudia, do blog Aprendiz de Viajante, os blogueiros convidados tiram do bau dos arquivos os posts que melhor ilustram cada uma das sete categorias sugeridas por ela e depois listam outros sete blogueiros para dar continuidade à brincadeira. Sete parece ser o seu numero da sorte. Meu convite chegou através do Mauoscar, um dos blogs de viagem que eu mais gosto! Essa listinha também ajuda a fazer uma retrospectiva do que rolou por aqui nestes sete dois anos de blog.

1. O post mais bonito

Não fui eu quem o escreveu. O post mais bonito do blog é, sem sombras de duvidas, o que o meu irmão nos deu de presente de casamento. Perdi a conta de quantas pessoas me disseram que choraram lendo Das coisas que ninguém entende.

2. O post mais popular

Depende do que você entende por popular. O post mais comentado do blog tem so uma linha e me custou 10 segundos para escrever. O post que teve mais acessos/dia foi o do nosso casamento em Paris. O post que me traz mais visitas é o citado logo abaixo. Então depende do parâmetro. Pra mim, post popular é aquele que faz o leitor ter vontade de comentar, então seria o post do FIM.

3. O post que gerou mais discussão/controvérsia

O que não falta nesse blog é discussão, meu povo. Tem gente que usa da liberdade de poder comentar anonimamente para perder a linha rasgar o verbo. Mas acho que o post que mais divide opiniões é : Por que francês não toma banho?. Não é à toa que ele é até hoje o post mais lido do blog.

4. O post que ajudou/ajuda mais gente

Os posts sobre as tradições francesas ajudam muito, enriquecem. Os de viagem, por serem mais direcionados, também quebram um galhão! Mas nunca recebi tantos emails como quando escrevi Eu escolho você, no dia do aniversario do Léo. Acho que é um texto que tira as pessoas da inércia, fazendo com que elas tenham vontade de tomar as rédeas das suas vidas.

5. O post que o sucesso te surpreendeu

Eu diria que fiquei bem surpresa quando me dei conta de que eu não tenho poder nenhum de decisão sobre o fim do meu blog. Nunca um post meu teve tanta repercussão no Twitter, na caixa de comentarios (134!) e até em blogs alheios. Acabou sendo legal porque gente nova desembarcou por aqui e eu encontrei a motivação que estava faltando para continuar escrevendo.

6. O post que não recebeu a atenção que deveria

Atenção = comentarios, e os posts menos comentados aqui do blog são os de viagem. Acho que é por isso que eu morro de preguiça de escrevê-los. Sou uma blogueira carente que precisa de feedback, queridos. Ficar me matando para selecionar informações e fotos e não receber nem um obrigado depois é de lascar! Sim, porque vocês ai da turma de viagem podem até ser unidos, mas não são muito chegados nesse lance de comentar não, né? Acho que essa seção toda merece um chamego mais caloroso de vocês.

7. O post que você tem mais orgulho

Que item mais injusto! Vou ter que usar o clichê de que cada texto publicado é um filho parido, impossivel ter mais orgulho deste ou daquele. Mas vou citar o primeiro e o ultimo. O primeiro, porque me exigiu mais coragem do que todos os outros, afinal, é disso que a gente precisa quando tem uma necessidade enorme de assumir publicamente a maneira como (vi)vemos o mundo: de coragem! E o ultimo, porque também é de coragem que a gente precisa para não desistir no meio do caminho. E se tem uma coisa que me deixa orgulhosa nessa vida, meu amigo, é de não desistir nunca.



Os 7 blogueiros que eu adoraria ver respondendo as mesmas perguntas (regras aqui):


Juliana - Mala ou Mochila

Glenda - Coisa Parecida


Camila - Viaggiando

Natalia - Ziga da Zuca

Karine - Ka.entre .nos


43 comentários:

K∂riиє* Smith. disse...

Adorei !
Normalmente não gosto de memês mas esse eu vou responder, mesmo que não seja essa semana!

beijos e fiquei mega feliz de vc me citar :)

Patty disse...

Pô, que bacana, curti.
Se soubesse, tinha comentado bem antes seus posts de viagem, mas e a vergonha?! Demorei para por a carinha pra fora, mas oh eu aqui outra vez! rs
Conheço e leio o blog desde o primeiro post. Daí por diante, só me apaixonei mais e mais por tantas dicas bacanas que dá e pela forma irreverente que escreve. Não é de papas na língua e como sou disso, curti de cara. Tá aqui meu feedback, já que não comentava antes.
Confesso que não leio outro blog a não ser o seu, mas com essas dicas que deu agora, nesse post, achei interessante e certamente passarei para conhecer outros ;)
Adorei a brincadeira e, 10 dias para o encontro do blog-ê! Na na na!

Luisa disse...

Oi Mirelle,

Bom, como você sabe, eu era uma leitora /fã que curtia muito cada texto seu, mas não interagia. Na verdade, acho que como acontece em vários momentos da vida, às vezes a gente esquece de pensar um pouquinho no lado de lá e se limita ao nosso próprio umbigo.

Como eu nunca tive um blog, apesar de ter vontade, nunca imaginei o quão gostoso deve ser para quem escreve receber um feedback ou até mesmo um obrigado.

Agora que eu entendi, prometo que deixarei meus comentários, não por obrigação, mas por prazer de retribuir o carinho e o entretenimento delicioso que você nos proporciona.

Obrigada e fiquei muito feliz ao abrir hoje o blog e "eba, tem post novo!!!"

E os blogs de viagem são excelentes e sempre uma delícia de ler. Já disse que às vezes nem tenho vontade de ir àquele destino, mas me divirto mesmo assim. Muito injusto eles serem os menos comentados!!!

Um beijão e até breve!
Luisa

Camila Navarro disse...

Mirelle, escolher o post que nos dá mais orgulho não é mesmo tarefa fácil. Eu estou aqui quebrando a cabeça com o meu... Quanto ao seu post mais bonito, eu fico em dúvida entre os que você citou como mais bonito, mais popular e o que ajudou mais gente. São todos lindos! :)

Vou ver se consigo fazer a minha listinha mais tarde!

Beijos!

Amanda disse...

Ótimo texto para recordar as memórias, e (re)ler tudo para perceber o que já sabíamos: que você escreve muito bem Mirelle! Parabéns.

Mirlene disse...

Filha,

Gostei muito dessa idéia de auto avaliaçao dos blogueiros. Cada post seu é, para mim, um diálogo com você porque suas palavras escritas eu as consigo ouvir como se estivesse falando comigo. Às vezes consigo até imaginar seus gestos ou expressões do rosto. Portanto, continue escrevendo muito ou melhor, falando muito comigo.
Beijo, te amo e não vejo a hora de vocês chegarem!

elizabeth guttler disse...

mirelle quando leio o que a tua mae escreve consigo entender muito bem o que ela sente
fiquei surpresa e feliz de ja ter um novo texto e diferente vou procurar esses blogs tb
bom acho que daqui a pouco vaces estaoviajando
vamos esperar nosso encontro no rio beijo beth

Mirelle Siqueira disse...

Caiu o acento de ideia, mãe! heheheh jaja eu tô ai e você vai cansar de me ouvir falar! te amo

Beth, entro com contato com vocês quando eu estiver no Rio, ta? Mando um email pra sua filhota.

Patty, fico toda feliz de saber que você não é de blogs mas nao me abandona! rs. e não tô nem contando os dias mais, tô confiando na sua contagem!

Ei, Luisa! Que comentario mais gostoso de ler! Obrigada por sair da concha! :)

Ahhh Camila, merci! Eu adoro todos os posts que escrevo, pelo menos no momento que os publico. depois da uma certa vergonha, tipo o primeiro. Eu era pessima! rs

Merci, Amanda!

Ka, não recusei o convite pq veio do Mauoscar, não va recusar o meu, hum?

Muitos beijos!

Andrea disse...

Oi Mirelle, legal você ter aceitado a brincadeira...foi um exercício.

Prometo também sair do armário e comentar suas postagens.

O que você falou hoje é verdade...é muito frustante a gente escrever algo, buscar informações, fotos e ninguém comentar. As vezes, acontece comigo no trabalho e é chato demais...acaba com qualquer motivação!

Mas agora vamos te motivar...Boa viagem e esperamos você no dia 15!
Bj

Bloguinho do Enzo disse...

Mirelle, adorei o post!!!

Aproveitei para reler todos...

Quanto ao item 6, concordo!!! Principalmente pq, através dos seus posts de viagem, podemos viajar com vcs...

Tenho mta vontade de ir a Israel, e através do seu blog, me deliciei...

Bom, é isso...

Estamos felizes, faltam 9 dias!!! rs

Beijos!

Bloguinho do Enzo disse...

Ahhh... esqueci de dizer... tendo um tempinho, dá uma olhadinha no Blog... Enzo vestidinho de corinthians, pra comemorar o título! rs.. Coisa linda! rs...

Kizzy disse...

Oi Mirelle,
Pois eh, eu devo ser uma das muitas pessoas que lê teu blog e acaba nunca comentando.. Chato, eu sei.. Mas hoje, cá estou eu para te parabenizar e me redimir um pouquinho..
Vc, a cada publicação, faz com que eu viaje um pouquinho para essa terra maravilhosa, a qual escolheste para morar..
Enfim, obrigada por nos proporcionar momentos tão agradáveis, como hoje, relembrando alguns já lidos e até retornando para lê-los novamente..
Parabéns

Mr. Lemos disse...

Rá! Então era isso. Vimos no twitter ontem antes de dormir e não fazíamos ideia do que seriam os tais sete. Muito bom! Que honra, irmã! Penso o mesmo que a nossa Karine. Não sou dessas coisas, mas talvez entre na onda - mesmo que só daqui a alguns dias. A ideia é muito boa! Thanks por me botar na lista duas vezes. Bjoca

Ana Luiza (blog pelomundo.org) disse...

Realmente Mirelle, o post Das coisas que ninguém entende é muuuuito lindo!!! Me emocionei quando li!

Sobre o início do teu post, gosto também quando os blogueiros se ajudam. Mas às vezes, confesso que me sinto cair de paraquedas nas "conversas" sabe. Por isso fico sem graça de comentar em alguns posts. Parece que as pessoas estão tão integradas que é como se eu me metesse na conversa. Estranho!

Gosto do teu blog e também, os posts sobre viagem são os menos comentados no pelomundo.org. Fiquei bem feliz, como outras tantas pessoas, que vc continuou a escrever.

Abraços,

Fabi disse...

Mirelle,
Adorei esta "retrospectiva"... rs
Saiba que eu simplesmente adoro os seus blogs de viagem (mesmo com a preguiça de comentar!!).
bjs e Parabéns pelo fantástico blog!

Patty disse...

...E segundo a minha contagem, faltam (ainda) 9 dias. Chega logo!
Não abandono esse blog nem por decreto! Fui!

Danuza Ferreira disse...

Concordei total com a sua lista! rs
Fiquei me sentindo mega culpada de não ter comentado seus posts de viagem q eu adoro! Agora q eu perdi a inibição..rs, vc vai me ver sempre por aqui! :)
Beijão!

Valéria disse...

Oi Mirelle!
Legal esta brincadeira, faz você repensar seu blog. Quando acho o tema interessante estou sempre por aqui comentando.
Bjos!

Mirelle Siqueira disse...

Ei, pessoal! A intenção do post não era chamar a atenção de vocês não viu? (mas se acabou fazendo vcs sairem da toca, valeu tb!). hehehe

Mas é isso mesmo, Andrea, bom mesmo é escrever e ter resposta, né? eh como cartas, tem coisa mais chata que mandar uma pra um amigo e não receber resposta? Bom saber que vc vai estar no encontrinho!!!

Oi, Samira! Que bom saber que vcs tb curtem os posts de viagem, pq as vezes eu fico pensando que essa nao é a praia dos leitores do blog, que a galera vem aqui pra saber outras coisas, geralmente da França, e não pra ficar vendo as viagens que eu faço, dai da preguiça de escrever... Vou la ver o Enzo de corintiano!!! (menino inteligente!)

Quem agradece sou eu Kizzy, e muito! Por virem aqui, por terem paciência de ler o que escrevo e principalmente por comentarem os posts! Merci merci merci! :)

Ta, irmão, vou ser honesta: eu tb nao curto essas correntes. Mas o convite veio de um cara especial e eu não pude negar. Mas, oh, não se sinta obrigado a fazer o post, viu? Na verdade eu não me importo muito com isso. Ra!

Oi Ana Luiza! To de acordo com vc, super caio de paraquedas nas conversas dessa turma viajante do Twitter, fico me sentindo de fora! ainda bem que nos duas estamos la pra bater papo, né? ;)

Obrigada, Fabi, preguiçosa! rs

Esta decretado que vc não pode abandonar o blog, Patty!

Não se sinta culpada, Danuza! O importante é que vc saiu da toca! Antes tarde do que nunca, né? :)

Pois é, Valéria, faz a gente repensar, reler textos antigos e consequentemente avaliar um pouco o que foi que aocnteceu na nossa vida nesse tempo... esse exercicio de retrospectiva é importante pra mim, acho gostoso.

beijocas, gente!

Mr. Lemos disse...

PS: é bom mesmo esse negócio de te ler de novo, irmã. Vc é porreta!!

Natália Gastão disse...

Adorei!!!! Ainda bem que só li depois de escrever o meu, senão ficaria ainda mais confusa... hahaha
E preciso confessar, sou uma das pessoas que desembarcou aqui no 13 anos depois com o seu post de uma linha! E fiquei chocada com os maluquinhos que resolveram lhe esculachar! Totalmente sem noção!
Me identifiquei com você, tb sou carente e adoro receber comentários nos meus posts, é estimulante!
Obrigada pelo convite e pela visita no Ziga da Zuca.

Danuza Ferreira disse...

A pessoa nunca deixa um comentário e quando deixa escreve besteira! kkkk
Escrevi pela metade! Ficou sem sentido! rs
Quis dizer que realmente acho que "Das coisas que ninguém entende" é o post mais bonito e o "Eu escolho você" realmente me ajudou muito!
Beijo!

Maria Antonieta Córdoba disse...

Mirelle! Saí da toca e resolvi comentar aqui que seu blog é muito bom, divertido e etc. Já me emocionei com alguns posts (principalmente "Eu escolho você"), já fiquei com lagriminha nos olhos. Já ri e me empolguei com muitos outros tb. Adoro o jeito que vc escreve e acredito que vc deve ser bem legal pessoalmente.
Gostaria de, um dia, te conhecer.
Vou à Paris dia 28/12 e pode ter certeza que vou levando muito do seu blog.
Um beijão!
Roberta

Juliana Yonezawa disse...

So apareci por aqui agora, nao tinha lido seu post ainda. Muito legal essa ideia e é gostoso mesmo lembrar dos posts antigos. Fiquei mega feliz pelo convite tambem ;) thanks!

Elaine Rose disse...

Com apenas 1 Real você pode me ajudar a pedir esse presente ao Papai Noel. Se quiser pode divulgar também para seus contatos. Apenas 1 Real!!!
http://saraiva.vakinha.com.br/Vaquinha.aspx?e=114321

Beijos no seu coração!!!

Priscila C. H. de Sá disse...

Olá! Bem, também saí da toca e já é a segunda vez que escrevo, rs. A vida ás vezes é tão corrida que é difícil parar e pensar no que escrever! Nem todo mundo tem seu dom para transmitir em palavras, coisas tão bacanas! O legal é que mesmo morando na França você não abandonou o que você ama fazer! Parece que você brinca com as palavras, mas acho que na verdade você só as deixa fluir... Deve ter sido difícil escolher 7 posts pra destacar... Lembro que quando comecei a ler seu blog, tinha que me segurar pra não virar a noite lendo. É uma leitura gostosa! Daquelas que não dá vontade de parar! Me pego voltando em alguns posts pra reler! Vou tentar escrever mais! Acho que aos poucos vou me soltando, rs. Só não posso me soltar muito senão acabo escrevendo um testamento aqui, hahahaha...
Abraços,
Pri.

Taís Coelho disse...

Mirelle, sou nova em blogs..então estou conhecendo aos pouquinhos e a cada descoberta de novos blogs fico cada vez mais APAIXONADA!!!
Amei a ideia de trocarmos figurinhas, experiências de viagens,gostos e o melhor..conhecer, mesmo que seja virtualmente tantas pessoas legais dispostas a compartilharem a
vida! Abraços e vamu que vamu!!!

Milena F. disse...

Esse exercício de auto-avaliação não é mesmo fácil, mas acho que você se saiu maravilhosamente. Não cheguei a ler todos os posts que vc citou, mas em relação aos que li, tenho a mesma opinião sobre as reações aos temas!
Engraçado como um blog pode proporcionar tantas emoções!

Patty disse...

Pega essa: exatamente 7 dias para o encontro!

Bloguinho do Enzo disse...

obaaa!!! 7 dias! rs.. Tb to na contagem, Patty!

Fernanda Ornelas disse...

O Miiiii! Leio todos os seus posts sobre as viagens, mas verdade que quase não comento. Mas fico sonhando quando eu leio e desejando que um dia eu faça uma destas viagens. Mas pode deixar que os próximos vou comentar!
Adorei sua auto-avaliação! Essa ideia foi muito bacana. Beijos

Patty disse...

6 dias tchurminha!

luísa. disse...

Oi, Mirelle! Gostei do post-retrospectiva :) Leio teu blog há um bom tempo e adoro os posts de viagem! Também gosto muito quando você fala de Lyon e da cultura francesa. Não costumo comentar porque leio os posts no Google Reader, mas já compartilhei muuuita coisa sua pros meus amigos :)

Muito provavelmente eu vou pra Lyon em abril de 2012, estudar na Alliance Française daí por uns dois meses. Você conhece alguém que estudou lá? Queria ter algumas referências pra saber se vale mesmo a pena, se é tudo organizadinho, se as turmas não são cheias demais, se há muitos brasileiros, etc. Estudo na Aliança daqui e imagino que o padrão deve ser pelo menos razoável em todas as unidades, mas nunca se sabe... :P

Parabéns pelo blog e continue postando, seja sobre viagens, seja sobre seu dia a dia. Adoro! Espero poder te conhecer pessoalmente ano que vem, quem sabe? :)

luísa. disse...

Oi, Mirelle! Gostei do post-retrospectiva :) Leio teu blog há um bom tempo e adoro os posts de viagem! Também gosto muito quando você fala de Lyon e da cultura francesa. Não costumo comentar porque leio os posts no Google Reader, mas já compartilhei muuuita coisa sua pros meus amigos :) Já até te indiquei pra ser personagem de uma matéria do Jornal do Commercio do Recife sobre reencontros... ;)

Muito provavelmente eu vou pra Lyon em abril de 2012, estudar na Alliance Française daí por uns dois meses. Você conhece alguém que estudou lá? Queria ter referências sobre a escola antes de me matricular... Estudo na Aliança do Recife e imagino que o padrão deve ser bom especialmente aí na França, mas queria saber se as turmas são muito cheias, se há muitos brasileiros, etc... Ah, e espero poder te conhecer pessoalmente :) hehe.

Parabéns pelo blog, continue postando sobre viagens, seu dia a dia, o que for. A gente adora!

Patty disse...

Atenção, 5 dias para o encontro!

pensandoemfamilia disse...

Muito interessante, pois faz-se uma reavaliação do espaço.
Parabéns pelo conteúdo do seu blog.
bjs

Patty disse...

4 dias. #prontofalei

Patty disse...

Alô, alô, alô, 123 chamando, 123 chamando...Faltam 3 dias para o encontro!

elizabeth guttler disse...

mirelle boa viagem para voce e leo nao sei que dia e mas esta na hora eu acho um beijo ate o encontro na linda cidade o rio de janeiro beth

Lu Francesa disse...

Meus posts menos populares tb são os de viagem, e como vc acho que seria bacana se as pessoas comentassem mais, com certeza daria muito mais vontade de criar outros bacanas, mas acaba nos desanimando muito :(

Adorei ler suas respostas ;)

Beijocas,Lu.

alikiribas disse...

Engraçado os seus posts sobre viagens não serem os mais populares, apesar de não comentar muito por, são os que eu mais espero encontrar quando apareço por aqui!

=]

Aliki

Patty disse...

Em 3, 2, 1! 1, eu disse 1! Um dia para o encontroooooo!!!

Patty disse...

Partiu Patricia rumo ao encontro mais esperado do ano! É hoje minha gente, é hoje!

Leia também:

Related Posts with Thumbnails