quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Calendario do Advento

Franziska, a alemã fofa que estuda comigo, chegou toda contente na aula porque tinha acabado de receber pelo correio o Calendario do Advento que sua mãe havia lhe enviado.

- Calendario do que, Chica?
- Do Advento, oras! Vocês não têm isso no Brasil não?

Dai eu fui procurar saber e a resposta é: Não, infelizmente nos não seguimos a deliciosa tradição de ganhar chocolates durante os 24 dias que antecedem o natal! Por quê? Por queeê??? Eu-não-sei. Mas o Google me explicou que o Advento é o periodo que corresponde às quatro semanas que antecedem o natal. Um tempo em que as pessoas deveriam estar se arrependendo e promovendo a paz, mas que elas gastam contando as horas para comer um novo chocolate.

O Calendario do Advento, criado por um alemão (isso explica porque a tradição é tão forte na Alemanha - e na Europa - e porque a minha amiga, macaca velha de vinte e poucos anos, vira criança quando chega essa época de ganhar chocolates) é uma contagem regressiva para a noite de natal. Começa hoje, 1° de dezembro, e vai até o dia 24. O calendario tradicional tem 24 janelas, uma janela é aberta a cada dia e dentro delas os pais colocam agradinhos para as crianças, o que torna a espera pelo Papai Noel muito mais divertida, convenhamos. O mimo mais comum é o chocolate, mas também pode ser um brinquedinho. Hoje em dia ja tem calendario da Playmobil, da Hello Kitty, da Lego... Enfim, tem até calendario para o seu gatinho, com uma guloseima diferente para cada dia. Ou seja, perdemos o foco.

La no começo dessa historia, o que as crianças encontravam ao abrir as janelas eram versiculos da Biblia, mas ja faz uns 100 anos que a tradição tombou para o lado comercial. Dai, ja viu, né? A Chica criançada, que não sabe nem mais rezar o Pai Nosso, so quer saber de ir pra cama cedo para poder abrir mais uma janelinha ao acordar. Taih o Lucca, meu afilhado, que não me deixa mentir!

                                        
Os adultos também podem ganhar calendarios, viu, Léo? Nossa cumadi ganhou um de produtos de beleza. #ficaadica

43 comentários:

Leonardo disse...

Dez anos morando aqui e até hoje eu não conhecia este costume. Bem que me disseram que ter "criança" em casa faz a gente adquirir novos habitos. So resta saber se a minha criança prefere chocolate ou produtos de beleza. ;)

bjim

Oscar | MauOscar.com disse...

Mirelle

Desde que me entendo por gente temos esta tradição em casa.. Os primeiros eram imagens de Natal com janelinhas que ao abrir tinham um texto ou figurinha dentro.
Quando fiquei maior sempre que meu pai ia para Alemanha nessa época ele trazia ou pessoal mandava para nós os com chocolate..Era o máximo acoradr todo dia cedo e ir abrir a janelina
Mesmo adulto continuo a manter a tradição
Esse ano comprei um que foi feito na Canadá o chocolate é um horror, mas não encontrei outro melhor..
Bobiei de comprar um feito em madeira to tamanho de umas duas caixas de camisas que você poderia colocar as coisas dentro ..
Além do calendário sempre faço a coroa de advento com as 4 velas vermelhas que são ligadas uma a uma a cada um dos 4 domingos que antecedem o natal.. ë uma tradição bem germanica mas que eu acho linda!!!

Oscar | MauOscar.com disse...

Ahh antes que eu esqueça esse ano descobri esse Calendário de Advento Virtal na Internet super legal!!! http://www.studiofo.com/Germanyinfo_adventCalendar2011/

Mirelle Siqueira disse...

Mas sera que na sua casa vcs tinham a tradição do calendario porque seu pai viajava pra Alemanha e trazia de la? Pq eu nunca tinha ouvido falar e nem visto nas lojas do Brasil os calendarios pra vender. So depois que minha amiga falou da tradição eu eu entendi o que eram todos esses calendarios que sao vendidos nessa época aqui na França! Tem de tudo mesmo! Minha cumadre ganhou um da Body Shop, tem calendario pros animais de estimaçao, tem até calendario erotico, heheheh! Poxa, ano que vem eu mando um pra você então, com um chocolate melhorzinho.

Agora fiquei curisosa, mais alguém ai no Brasil segue essa tradição, pessoal?

Beijos!

Natasha Ulmer disse...

Nao conhecia calendrier de l'avent pra gatos nao! E nem esse que ganhei da "The Body Shop"! Vi semana passada na vitrine e adorei, e Gustavo me deu de surpresa! Cada dia tem um produto de beleza, e o de hj, 1 de dezembro é um creme de menthe poivrée pros pés!

Adorei a foto do Lucca! Esse ano ele esta curtindo o calendrier, no ano passado ele também ganhou um mas so brincava de abrir e fechar as janelinhas (eu que comia os chocolates, mas tinha a desculpa de que ele bem ou mal também comia o seu chocolate enquanto mamava... rsrsrsrs). Acho tao legal essa tradiçao!

Oscar | MauOscar.com disse...

Mirelle

Em Joinville, Blumenal e Curitiba não é muito raro encontrar isso não.. É uma tradição totalmente germânica e lembro que em casa ja tinhamos o Calendário de papel antes mesmo de o meu pa ir para Alemanha com frequencia.

Se você procurar no Brasil nas livrarias alemãs ou nas feirinhas de natal do Goethe Institut você certamente irá encontrar.. Em Curitiba sei que você sempre encontra na Panificadora América

K∂riиє* Smith. disse...

Aqui na Irlanda tem.
E as minhas kids já ganharam, mas como o Breno não gosta de chocolate, o Rosinha ajuda (:

beijo

Anônimo disse...

Parece uma Páscoa durante o mês de Dezembro não é? Se fica dificil resistir ao chocolate só por uns dias em abril, imagine durante todo o mês de dezembro! Mas o que me encana no seu blog mesmo é esse descobrimento de coisas novas. bjs

Anônimo disse...

Desculpe, Mirelle aqui á a Márcia, admiradora do seu blog que pra variar escreveu encana quando o certo é ENCANTA!

Vanessa disse...

Ai que tradição mais gostosa, como vc descobriu isso hoje, eu aceito no dia 15/12, 24 chocolates
(atrasados e adiantados) serão muito bem vindos, te pago em bolin, não 24 caixas, 24 chicletes ta?
hahahhaa

ta chegandoooooooo

Mirelle Siqueira disse...

Amor, a criança quer creminhos! :)

Nat, tô morrendo de inveja de vc! Ja que eu nao gosto de chocolates, queria ganhar um igual ao seu... (oi, amor! :D) E a cara do nosso pequeno na foto ficou muito fofa! Ele ta tão grandao!!! Ai que saudade! Ah, e so deixa ele abrir o presentinho que mandamos na manhã do natal, ta? beijos nos 3!

Tadinho do Breno, Ka! Compra um de brinquedo pra ele!

Oi, Marcia! Entao vc tb nao conhecia essa tradição? De que parte do Brasil você é? beijos e obrigada pelo carinho!

Van, eu tinha absoluta certeza que esse serio o comentario. pq sera???
hohoho

beijos em todos!

Anônimo disse...

Oi, aqui no Brasil tem o tepo do advento sim, só que diferente celebrado pela igreja católica.O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os católicos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.BJ

Miller Manteiga. disse...

Delícia de calendário heim? Quero essa tradição no Brasil já.. somente pela magia de Natal, porque eu não sou fã de chocolate heim Mi.
Beijo =*

elizabeth guttler disse...

nirelle enquanto julia e marcelo estudaram na escola corcovado no rio alema eles traziam para casa no final do ano um trabalho de artesanato que era esse calendario eu melembro que tinha vinte e qautro caixinhas de fosforo coladas e enfeitadas num tecido formando uma arvore de natal e capaz de ainda estar nos meus guardados vou procurar deve estar no alto do armario era um calendario para as criancas
e na igreja catolicia e a epoca tb da novena de natal tenhoido menos a igreja mas e uma epoca muito bonita beijos beth ate dia 1

eas

Myria Cabanach disse...

Tambem só vim conhecer esse calendário quando cheguei em terras francesas! Acho a idéa interessante mas ainda acho cedo para empanturrar a minha pequena com chocolate todo dia...
Não sabia que tinha calendário no bodyshop vou lá hoje com certeza!!!!
Mas de toda a França, o melhor "coin" para se passar Natal é aqui na Alsace, tem o marché de noel, vinho quente, muitas guloseimas e o melhor de tudo, somos a única região a te feriado no 26 de dezembro o que estica consideravelmente o repouso de Natal :-) ho ho ho
Adoro Natal!!!!
Bjoca para ti Mirelle

Milena F. disse...

Eu conhecia o Advento da minha época de eucaristia, como o período que antecede o nascimento do Cristo, uma preparação nos católicos para esse evento.
Mas como néao sou praticante nem venho de uma família que o seja, nunca "comemoramos" essa data. Também via amigos que estudavam em escolas religiosas (geralmente com freiras alemãs ou de origem) que confeccionavam esses calendários de 24 dias com janelinhas e vendiam no final do ano (mas não tinha chocolate) e nunca pensei a respeito!
Foi chegando na França que comecei a ver esse calendário em todos os cantos... Até perguntei a Sylvain, mas ele disse que nunca teve na casa dele e não soube me explicar a origem ou nada do tipo... pessoa menos religiosa do que ele, impossível!

Ana Luiza (blog pelomundo.org) disse...

Eu já conhecia o calendário, pois minha sogra tinha um (ainda tem) que é num quadro e bordado com ponto cruz. Ela pendura um bombom em cada dia. E depois eu vi também na empresa que trabalhei em SC. Mas aqui na Suíça tem aos montes, em todos os lugares. Um mais lindo que o outro. Agora, só não sabia que tinha de cremes, maquiagens...estes que são bons, nunca vi aqui!! :(

Camila Navarro disse...

Eu não conhecia esse calendário, mas me renderia à tradição rapidinho para ganhar um chocolate por dia. Só fiquei com uma dúvida: o povo segura a ansiedade e não abre todas as janelinhas de uma vez? ;)

Beijos!

Mirelle Siqueira disse...

Isso mesmo, Camila! A ideia é abrir uma janelinha por dia para ter 24 surpresas diarias ate o natal! :)

Pro que veio aqui copiar do Google o que é Adevento, eu ja sabia que temos isso no Brasil, afinal somos um pais catolico (embora na teoria o Brasil é um pais laico) e o Advento faz parte do calendario da Igreja Catolica. O que eu nunca vi no Brasil foi essa tradiçao do calendario, da contagem regressiva para o natal, ganhando chocolates todos os dias.

Pelo que estou vendo, o calendario é mais conhecido no Sul do Brasil, onde a imigraçao alemã foi forte, né? Ou então em familias que de alguma forma tinha um contato com as tradiçoes alemãs, como a filha da Beth,que frequentava uma escola alemã.

Nada nos impede de importar essa tradição, né, pessoal? Da pra confectionar os calendarios em casa, as crianças iam gostar!! :)

Beijos!

Priscila C. H. de Sá disse...

Ah, eu vi essas janelinhas na loja "Cultura" e não tinha entendido. Agora sim! rs.

Bem, vou me apresentar...
Olá!!! Meu nome é Priscila, sou bibliotecária, tenho 33 anos. Morava em Niterói/ RJ. Agora moro em Toulouse, desde o dia 08 de agosto, com meu marido. Viemos pra cá, pois começou a fazer um mestrado em engenharia aeronáutica.

Li seu blog todo algum tempo atrás, mas é a primeira vez que comento. Gosto muito, pois ele traz informações de um jeito descontraído. Não sei porque nunca comentei, talvez preguiça? Ou timidez? rs. Acho que um pouco de cada... rs.

Encontrei seu blog numa busca por informações da frança. Não conheço nenhum blog sobre Toulouse, mas algumas coisas que você escreve se encaixam em qualquer lugar da França.

Seu blog é realmente muito bom! Parabéns!
Abraços,
Pri.

Anônimo disse...

Muito interessante, adorei!!
bjs,
kath.

Karina disse...

Esse blog também é cultura rs. Nunca tinha ouvido falar disso, mas bem que gostaria de cultivar essa tradição também! Uma dúvida, a gente pode ter 2? Eu quero o de chocolate e o de cremes!

Tania Ziert Baião disse...

Aqui no sul, com várias cidades com colonizações alemãs e com fiéis das igrejas Luteranas o calendário é bem conhecido.
Pode ser de chocolates, brinquedinhos, lembranças...
Abraços
Tania

Camila. disse...

Olá, Mirelle..
Dei uma sumidinha do seu blog, estava em época de vestibular!
Vejo que continua com tudo em cima, parabéns! Seu blog continua uma delícia de se ler! :D
Gostei dessa ideia do calendário, viu.. dá pra aproveitar melhor o natal (que parece estar perdendo a tradição por aqui..)!
Se for possível, manda uma receitinha de natal como fez em 2009!
Abraços.

Patty disse...

Nossa, não sabia disso não, e nem que existia em alguma parte no Brasil. Poxa, queria um calendário desse com produtos de beleza, livros ou perfumes - tudo que amo! hehehe
Achei interessante a parte da história que diz que, antigamente, eram passagens bíblicas.



Só pra constar: 14 dias para o encontro ;)

Mr. Lemos disse...

Boa, irmã. Também não conhecia essa. Nem imaginava, pra ser sincero. Curti pelo lado cultural, que é sempre bom conhecer. Sobre natal e presentes, minha opinião é bem menos doce do que chocolate, vc sabe... ;)
bjo

maitê Oliveira disse...

nem fale de chocolate estou em crise de abstinência...só por que não como chocolate a alguns (uns 3 )dias...vicio é uma coisas terrível hahaha... conheci essa tradição através de um outro blog (sobre a Dinamarca) mais nele eram pequenos presentes nas janelinhas...

beijos

Luisa disse...

Oi Mirelle!

Escrevi um comentário ontem aqui, mas vi que "não entrou"!

Aqui vai de novo, mais ou menos como escrevi ontem:

Eu também nunca tinha ouvido falar nesse tal de calendário, mas eu achei a ideia ótima! Pena que não tive isso na minha infância, mas com certeza quando tiver filhos o farei! Achei muito divertido!

Muito obrigada por mais esta novidade!!!

Um beijão!
Luisa

Isabella Santos disse...

Sobre calendários e chocolates eu não sabia, mas a Igreja católica também "guarda" os dias do advento com a mesma intenção. Intenção!!! Beijinhos

Mirlene disse...

Filha,

Adorei a novidade sobre o calendário, os presentinhos e a contagem regressiva para o Natal! Pena que não existe este costume no Brasil porque eu ia adorar acordar todos os dias e comer um chocolate. Brincadeira...
Beijo te amo.

Débs disse...

AHHHHHHHHHHHHH , agora tudo faz sentido. Moro com uma familia de accueil francesa e as meninas ganharam isso, não tinha entendido nada. Bacana ler isso e entender

Valéria disse...

Oi Mirelle!
Gostei desta tradição;rsss
É uma contagem regressiva beeem interessante. Bom saber!
Bjos!

Inaie disse...

todos os anos eu compro pras minhas filhas e mando pras minhas sobrinhas no Brasil. E adulto tambem come chocolate, nao precisa ser de produtos de beleza nao...

Fernanda Ornelas disse...

Maria Giulia ganhou o "Calendrier de l'avent". Cada dia um chocolate, como vc disse! Ela acorda pra ir a escola, mas ja vai direto pra ver qual é a surpresa do dia! Acho muito fofo! So nao gosto muito da começão de chocolate todo dia rsrsrs coisa de mãe chata rsrsrs

Annna Beatriz Friedl disse...

Salut, Mirelle!
Aqui em casa eu ainda (afinal já conto 26 primaveras) ganho meu calendário!
Eu concordo com vc: acho q é uma tradição presente nas famílias brasileiras de ascendência alemã, como é o meu caso.
Além disso, eu estudei em um colégio alemão aqui no Rio (Colégio Cruzeiro q esse ano foi secundo lugar no enem! uhu!) e aí q a tradição não foi abandonada msm!
Ah! Falando nisso, aqui em casa não tem nada disso de panetone, o Stollen reina absoluto!

bjs!

PS: adoro seus pots culturais!
PS2: encontrinho no Rio! Qnd vier, te guio pela cidade =)

Milena F. disse...

Estava lendo por aqui e resolvi dar o meu palpite, desculpe :)
Quando cheguei na França tb fiquei espantada com as crianças comendo chocolate todos os dias... Na minha casa no Brasil era praticamente só na Pascoa, e tudo controladinho...
Mas aqui, mesmo os nutricionistas recomendam o chocolate para as crianças. Mesmo nas escolas, com frequencia o lanche da tarde é constituído de pão E um pedaço de chocolate (nada a ver, é claro, com o pain au chocolat), e tudo isso orientado pelos especialistas...
Acontece que existem chocolades E chocolates... mesmo uma amiga que é engenheira de alimentos aqui na França e que trabalha para uma grande marca, me disse que não tem nem comparação a qualidade dos ingredientes utilizados nos produtos que são fabricados no Brasil para essa marca eos produtos que são fabricados aqui na europa e que levam o mesmo nome. No Brasil exagera-se na "grodura ruim", aquela que faz mal para a saude, etc, e aqui existe toda uma outra preocupação com a saúde e qualidade dos alimentos, e o resultado é um chocolate com excelentes valores nutricionais...
Claro que não se pode exagerar, e a quantidade de chocolate vai depender da idade da criança...
Mirelle, sabia que Sylvain é capaz de comer 12kg de chocolate em 2 semanas? esse foi o recorde da última vez que voltamos da Suiça, ele com a mochila pesando 12 quilos a mais do que no trajeto de ida... Mas como resultado: nem mesmo uma grama a mais na balança, e nem uma dor de barriga!!! hahahah

Thatá disse...

Acabei de perguntar pro meu marido sobre o calendário, já que nunca tinha escutado nadinha, durante meus 10 meses de França. Perguntei se ele conhecia (ele é frances)e claro que sim, ele respondeu. E veio me explicando tudo direitinho, mostrando fotinhas no google, mas na minha cabeça tava só uma pergunta: Pq que eu não recebi um?
E a resposta foi simples: Pq estamos no Brasil, amor. Talvez ano que vem, se estivermos em casa.
Bem, mas bom conhecer esse costume, Obrigada moça! Como sempre, aprendo muita coisa por aqui, mesmo eu morando na França.
Só que nesse momento, tô de férias no Brasil, 3 meses curtindo a comidinha de mamãe e o calor (não tão querido) da minha cidade, São Luís - MA.

Beijão!

Vanessa disse...

sabia nada, quem sempre sabe das coisas sou eu...hahaha!
a questão é, vou ganhar??

Mirelle Siqueira disse...

Nao

Unknown disse...

Bem que aqui no Brasil podia ter essa tradição.

PS: Seu blog é muito bom. Começei a ler há pouco tempo, mas tô adorando. Acho muito interessante conhecer esses costumes dos outros países.

:)

Ingrid disse...

Agora sim eu entendi!
Estava lendo outros sites e blogs falando sobre o Advento e estava completamente perdida ... OSKKOKOS

Anna disse...

Se tem uma coisa que eu adoro é desculpa para comer... juntando chocolate e presente... por 24 dias!!! Pronto! Eu nem preciso ganhar o presente de Natal! Amei a descoberta e eu conheço uma criança (o meu marido) que vai amar também. Adoro tradições, elas acabam unindo ainda mais as pessoas e essa é, sem dúvida, uma forma gostosa de unir família e amigos.
Beijos.

Obs: Leio o seu blog, mas só comentei uma vez até agora... vou ver se apareço mais, até porque somos praticamente "vizinhas", também moro aqui em Lyon.

Anônimo disse...

Pois sou nordestina, e já conhecia o Calendário do Advento, Lembro dele quando era pequena, tanto que quando vim morar na Bélgica já conhecia.....

Carmen

Leia também:

Related Posts with Thumbnails