terça-feira, 20 de dezembro de 2011

(des)encontros

Fico aqui pensando o que é que nos liga, você e eu. Sim, porque esses 2 anos de blog me mostraram que o universo sempre da um jeito de aproximar as pessoas que, por um escorregão do destino, deixaram de se trombar em um outro momento. A Samira, por exemplo, que levou o netbook pra casa, descobri no encontro do blog que ela estudou na mesma universidade que eu, em Mogi das Cruzes - e na mesma época! Papo vai, papo vem, acabamos descobrindo outras coincidências, mas o que mais impressiona é a mãe dela ter o mesmo nome da cidade onde eu nasci: Uberlândia!


O encontro permitiu que eu soubesse mais de pessoas que sabem tudo sobre mim. Pude tornar real amizades que ja eram especiais no mundo virtual - e chocar todo mundo com o meu novo corte joãozinho e a minha voz que ninguém espera que seja tão grossa.





E, voltando a falar de coincidências, o CD da Zaz sorteado aqui no blog vai para a Elizabeth Guttler, uma leitora que encheu a cabeça da filha que esta morando em Lyon para entrar em contato comigo e me convidar pra um café. Julia me contou que a mãe entra aqui praticamente todos os dias para ver se tem textos novos e que fala de mim em casa com o maior carinho, como se eu fosse da familia. Talvez eu tenha sido em uma outra vida, não é mesmo, Beth? Parabéns para você e para a @dricota, que garantiu o CD dela no encontro do blog! 


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Musica francesa: Zaz

Atenção: este é um post musical! Dê play no video abaixo antes de começar a ler.



Um jeitinho meio riponga, completamente diferente da imagem chique que fazemos das mulheres francesas. Ar ingênuo e uma franja mal cortada, que me faz pensar que ela prefere gastar os 10 euros do cabeleireiro para tomar uma cerveja com os amigos - cerveja!, porque ela parece ser descolada demais para beber vinho. São esses os ingredientes que me fizeram cair de quatro pela nova queridinha da musica francesa (sem contar, é claro, o fato de ela ser dona da voz mais bonita que eu ja escutei). Zaz é a menina que te faz ter vontade de ser amiga dela porque ela representa, de alguma forma, o lado mais bacana do povo francês: a capacidade de ser feliz com aquilo que é simples, mas muito bem feito. 



Fui ao show dela na semana passada aqui em Lyon e fiquei ainda mais apaixonada quando ela entrou descalça no palco, conquistando com a sua voz poderosa a admiração de cada um daqueles franceses desanimados que ainda precisavam ser conquistados. Acho que todos sairam do show querendo comprar o CD da garota. Eu comprei logo três: um para mim e dois para vocês! Um para ser sorteado aqui no blog e outro no encontro de quinta-feira, em São Paulo (ta mesmo tão perto assim? Me belisca, me belisca!). O sorteio do blog vai ser na sexta-feira (se eu sobreviver à bagunça de quinta), combinado? Concorrem os que deixarem comentarios (não esqueça de colocar a cidade aonde mora). Aumenta o som e boa sorte!



Lembrando que o encontro é nessa quinta, dia 15/12, às 21h, em um restaurante japonês, o Zeni (que serve alguns pratos chineses como yaksoba e rolinho primavera - pra quem não gosta de peixe cru). Avenida Lavandisca, 648. Moema. Tel: 5055-7701

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Blogagem coletiva: Os 7 links do 13anosdepois...

Esses blogueiros de viagem vivem inventando alguma maneira de interagir, o que eu acho otimo, ja que isso me faz descobrir novos blogs, dicas e pessoas legais para seguir no Twitter (me segue ai!). Fico até com invejinha, porque essa turma é super unida e eu gostaria muito que os expatriados que escrevem sobre a cultura dos paises onde vivem fizessem o mesmo. Mas as rodinhas acabam se formando e, pior, se fechando demais. E é justamente por isso que a tal da blogagem coletiva me parece simpatica, porque assim, blogueiros e leitores se conectam, se descobrem, se ajudam. Bora cumprir então a missão que me foi dada.

Com a iniciativa da Claudia, do blog Aprendiz de Viajante, os blogueiros convidados tiram do bau dos arquivos os posts que melhor ilustram cada uma das sete categorias sugeridas por ela e depois listam outros sete blogueiros para dar continuidade à brincadeira. Sete parece ser o seu numero da sorte. Meu convite chegou através do Mauoscar, um dos blogs de viagem que eu mais gosto! Essa listinha também ajuda a fazer uma retrospectiva do que rolou por aqui nestes sete dois anos de blog.

1. O post mais bonito

Não fui eu quem o escreveu. O post mais bonito do blog é, sem sombras de duvidas, o que o meu irmão nos deu de presente de casamento. Perdi a conta de quantas pessoas me disseram que choraram lendo Das coisas que ninguém entende.

2. O post mais popular

Depende do que você entende por popular. O post mais comentado do blog tem so uma linha e me custou 10 segundos para escrever. O post que teve mais acessos/dia foi o do nosso casamento em Paris. O post que me traz mais visitas é o citado logo abaixo. Então depende do parâmetro. Pra mim, post popular é aquele que faz o leitor ter vontade de comentar, então seria o post do FIM.

3. O post que gerou mais discussão/controvérsia

O que não falta nesse blog é discussão, meu povo. Tem gente que usa da liberdade de poder comentar anonimamente para perder a linha rasgar o verbo. Mas acho que o post que mais divide opiniões é : Por que francês não toma banho?. Não é à toa que ele é até hoje o post mais lido do blog.

4. O post que ajudou/ajuda mais gente

Os posts sobre as tradições francesas ajudam muito, enriquecem. Os de viagem, por serem mais direcionados, também quebram um galhão! Mas nunca recebi tantos emails como quando escrevi Eu escolho você, no dia do aniversario do Léo. Acho que é um texto que tira as pessoas da inércia, fazendo com que elas tenham vontade de tomar as rédeas das suas vidas.

5. O post que o sucesso te surpreendeu

Eu diria que fiquei bem surpresa quando me dei conta de que eu não tenho poder nenhum de decisão sobre o fim do meu blog. Nunca um post meu teve tanta repercussão no Twitter, na caixa de comentarios (134!) e até em blogs alheios. Acabou sendo legal porque gente nova desembarcou por aqui e eu encontrei a motivação que estava faltando para continuar escrevendo.

6. O post que não recebeu a atenção que deveria

Atenção = comentarios, e os posts menos comentados aqui do blog são os de viagem. Acho que é por isso que eu morro de preguiça de escrevê-los. Sou uma blogueira carente que precisa de feedback, queridos. Ficar me matando para selecionar informações e fotos e não receber nem um obrigado depois é de lascar! Sim, porque vocês ai da turma de viagem podem até ser unidos, mas não são muito chegados nesse lance de comentar não, né? Acho que essa seção toda merece um chamego mais caloroso de vocês.

7. O post que você tem mais orgulho

Que item mais injusto! Vou ter que usar o clichê de que cada texto publicado é um filho parido, impossivel ter mais orgulho deste ou daquele. Mas vou citar o primeiro e o ultimo. O primeiro, porque me exigiu mais coragem do que todos os outros, afinal, é disso que a gente precisa quando tem uma necessidade enorme de assumir publicamente a maneira como (vi)vemos o mundo: de coragem! E o ultimo, porque também é de coragem que a gente precisa para não desistir no meio do caminho. E se tem uma coisa que me deixa orgulhosa nessa vida, meu amigo, é de não desistir nunca.



Os 7 blogueiros que eu adoraria ver respondendo as mesmas perguntas (regras aqui):


Juliana - Mala ou Mochila

Glenda - Coisa Parecida


Camila - Viaggiando

Natalia - Ziga da Zuca

Karine - Ka.entre .nos


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Calendario do Advento

Franziska, a alemã fofa que estuda comigo, chegou toda contente na aula porque tinha acabado de receber pelo correio o Calendario do Advento que sua mãe havia lhe enviado.

- Calendario do que, Chica?
- Do Advento, oras! Vocês não têm isso no Brasil não?

Dai eu fui procurar saber e a resposta é: Não, infelizmente nos não seguimos a deliciosa tradição de ganhar chocolates durante os 24 dias que antecedem o natal! Por quê? Por queeê??? Eu-não-sei. Mas o Google me explicou que o Advento é o periodo que corresponde às quatro semanas que antecedem o natal. Um tempo em que as pessoas deveriam estar se arrependendo e promovendo a paz, mas que elas gastam contando as horas para comer um novo chocolate.

O Calendario do Advento, criado por um alemão (isso explica porque a tradição é tão forte na Alemanha - e na Europa - e porque a minha amiga, macaca velha de vinte e poucos anos, vira criança quando chega essa época de ganhar chocolates) é uma contagem regressiva para a noite de natal. Começa hoje, 1° de dezembro, e vai até o dia 24. O calendario tradicional tem 24 janelas, uma janela é aberta a cada dia e dentro delas os pais colocam agradinhos para as crianças, o que torna a espera pelo Papai Noel muito mais divertida, convenhamos. O mimo mais comum é o chocolate, mas também pode ser um brinquedinho. Hoje em dia ja tem calendario da Playmobil, da Hello Kitty, da Lego... Enfim, tem até calendario para o seu gatinho, com uma guloseima diferente para cada dia. Ou seja, perdemos o foco.

La no começo dessa historia, o que as crianças encontravam ao abrir as janelas eram versiculos da Biblia, mas ja faz uns 100 anos que a tradição tombou para o lado comercial. Dai, ja viu, né? A Chica criançada, que não sabe nem mais rezar o Pai Nosso, so quer saber de ir pra cama cedo para poder abrir mais uma janelinha ao acordar. Taih o Lucca, meu afilhado, que não me deixa mentir!

                                        
Os adultos também podem ganhar calendarios, viu, Léo? Nossa cumadi ganhou um de produtos de beleza. #ficaadica

Leia também:

Related Posts with Thumbnails