sexta-feira, 2 de março de 2012

Carnaval Ambrosiano: o alalaô animado de Milão

Quando um amigo gringo diz que esta indo passar duas semanas no Brasil e me pergunta se deve incluir São Paulo no roteiro, eu logo digo que não. Veja bem, Sampa ocupa o lugar mais quentinho do meu coração, mas não acho que ela é uma cidade interessante para um europeu visitar em poucos dias de Brasil. Acho São Paulo uma otima cidade para se viver, mas, para turismo? So se você conhecer alguém que mora la para te dar dicas de insiders. E é essa mesma impressão que eu guardei de Milão.


Sem saber, compramos nossas passagens para o fim de semana de carnaval. Não fosse o clima de festa, Milão teria entrado para a minha lista "cidades que eu não precisava ter visitado nessa encarnação", ao lado de Barcelona e de Amsterdã. Mas quem ta na chuva é pra se molhar, certo? Por isso entramos na bagunça de corpo e alma, da cabeça aos pés!


O carnaval de Milão dura quatro dias a mais que no resto do mundo porque segue o calendario ambrosiano ao invés do calendario romano. Santo Ambrosio era um bispo de Milão, que saiu em peregrinação e pediu aos moradores da cidade que esperassem pelo seu retorno para festejarem juntos o carnaval (que é uma data religiosa, dizem - brasileira que sou, eu tenho minhas duvidas). Ele se atrasou um pouco, mas chegou. E é por isso que o carnaval de Milão se chama Carnevale Ambrosiano e dura até o sabado posterior à quarta-feira de cinzas, quando tem desfile de carros alegoricos em frente à Catedral de Milão, a mais famosa da cidade.


O que eu mais gostei, além de ver as ruas cobertas por confetes, foi das crianças fantasiadas. Alguns adultos também se fantasiam, mas senti que a festa era delas! Piratas, princesas, personagens de desenho... uma fofura so.


Caiu por terra aquela minha ideia de que carnaval é patrimônio do Brasil. Até francês faz festa nessa época. Se tem uma coisa que eu acho que é so nossa, é o samba. Esse eu não ouvi na Italia. Mas, honestamente? Prefiro um carnaval singelo como o de Milão, onde a gente não paga para participar e basta um pacote de serpentina + uma mascara colorida para entrar no clima ao desfile lindo que o Rio de Janeiro faz e que a vida toda eu so acompanhei pela televisão porque não tinha dinheiro para bancar. Carnaval na Italia ainda é festa popular e, talvez por isso, foi tão gostoso de pular.


Então, se você me perguntar se Milão vale a pena, eu digo que vale se for época de carnaval ou se de la você seguir viagem para cidadezinhas charmosas do interior, como Verona - que vai dar as caras por aqui no proximo post.

34 comentários:

barb disse...

taí gostei, sinceridade, nao é pq é nas 'Zoropa' q tudo é deslumbrante, certo, bjs.

Ana Paula Gervason disse...

Que carnaval lindo e encantador!
Eu amei conhecer Verona foi uma cidade que me encantou muitooo!


Bjss e um maravilhoso final de semana!

http://toutlamour.blogspot.com/

Leonardo disse...

Depois de tantos anos sem pular carnaval, ter "encontrado" esse carnaval la foi muito bom mesmo.

Mas o ponto alto da viagem pra mim tb foi Verona! Ja to ansioso pelo novo post!

Bjim

Anônimo disse...

O Carnaval no Rio mudou muito nos últimos anos, agora temos vários (uns 400) blocos saindo em diferentes lugares da cidade, animadíssimos, com samba, muita gente fantasiada, e o que é melhor, de graça! Venha no próximo!

Ana Paula Bertarelli disse...

Gostei. E senti um ar de querer ser mãe nesse post, por você ter reparado nas crianças fantasiadas, afinal elas sempre estiveram assim aqui tb no carnaval hehe...

Fora isso, esse ano tb pulei um carnaval singelo aqui e outro bem menos que isso, mas que eu amei tb. Na verdade eu acho que aqui temos sempre a impressão de que carnaval é aquele caríssimo do Rio, mas existem muitos de rua ainda. Na faixa...

Mirelle Siqueira disse...

Eu citei o carnaval do Brasil pq a gente tem essa ideia de que carnaval so existe na nossa terrinha. Então é verdade que os desfiles como existem no Rio e em Sampa não tem em canto algum do planeta, so que aquilo la é uma realidade restrita, que poucos brasileiros podem pagar. Então aquele carnaval de rua, seja no Rio, no interior de Minas ou no nordeste tb existe aqui na Europa sim, em muitas cidades de paises diferentes.

Oi Paulinha! Realmente criança se fantasia em todo canto, mas como em Milão eu nunca vi! Eles levam a sério demais! No sabado de carnaval não vi uma unica criança sem estar completamente fantasiada. Até os bebês de colo! Então acho que é uma tradição mesmo, que as crianças esperam ansiosas. Eu acho que nunca usei fantasia quando pequena, pelo menos não tenho lembrança alguma.

PS: O carnaval desse ano foi bom, mas o do ano passado foi melhor, porque eu tava com você!!!!:D

Glenda disse...

Eu amei Amsterdam e acho Barcelona uma cidade especial (talvez pelo Gaudi)... Mas nunca tive a mínima curiosidade de conhecer Milão. Talvez vá um dia pela oferta de voos baratos e pelos amigos Italianos que tenho vivendo ai do lado.
Na Espanha também se festeja o carnaval, mas eu acho meio xoxa a festa aqui em Sevilla (meia duzia de gato pingado fantasiado), mas aqui do lado tem o de Cadiz, um dos mais conhecidos da Europa depois do de Veneza (dizem...)
Eu me fantasiei e pulei carnaval a valer quando era pequena! Nossa, adora... lembro da fantasia de baiana, havaiana, odalisca, melindrosa, bailarina, coelinha... ótimas recordações dos bailes de carnaval da minha infância!

Mirelle Siqueira disse...

foi exatamente os preços baixos que nos fizeram comprar as passagens, senão eu tb não iria, Glenda. Mas da pra curtir Milão sim se vc tiver coisas especificas pra fazer la. O carnaval é uma boa época ou então aproveite que ta la para, como eu falei no texto, pegar um trem e passar um dia numa cidadezinha como Verona. ;)

bjoca!

Patty disse...

Amo carnaval de rua, já que também nunca tive grana para pular na Avenida do Anhembi ou Sapucaí, mas confesso que esse ano morri para o carnaval. Passei lá em Serra Negra (interior de SP) o feriado, mas não fui pra rua um dia sequer. Fui para dormir, e durmi!
Uma amiga relatou os blocos que saem no Rio, com gente fantasiada e tal. Fiquei com vontade de ir, mas ultimamente vejo só bebidas e as coisas girando em torno de sexo e drogas, que chego a perder o pique.
O de Milão me pareceu um clima mais familiar. Gostei.
Quero saber sobre Verona, a terra de Romeu e Julieta (suspiros).
Bjos e parabéns pelo post. Fiquei com vontade de conhecer.

Mirelle Siqueira disse...

Paty, eu, que ja sou meio velhota de espirito, tb tenho um pouco preguiça do ritmo do carnaval de rua de alguns lugares do Brasil. Ja passei o carnaval em Salvador e acho que é o tipo de coisa que todo mundo tem que fazer uma vez na vida -é insano! Mas eu era novinha. Hoje fico com um pouco de preguiça do pessoal bêbado, fazndo xixi nas ruas, mexendo com as mulheres solteira, querendo beijar todo mundo. Realmente, em Milão o clima é mais da festa mesmo, de alegria, curtição - mas sem muita putaria.

Bjim no seu nariz!

Leonardo disse...

O melhor foi o Michael Jackson e a Van do Scooby Doo! rs

Boas fotos, realmente São Paulo é bom pra quem conhece no meu caso... rs

Quando algum amigo vem aqui fico a cargo de levar ele nos "picos" irados da cidade!

Bom post! :)

Mirelle Siqueira disse...

Pô, Leonardo, valeu por avisar! Eu tava la, eu tirei a foto, eu publiquei a foto e so agora que vc falou que eu me toquei que aquela era a van do Scooby Doo! hahahahah! merci!

Anônimo disse...

Ah como eu queria que o Carnaval daqui de SP fosse assim...

Acho que já perdeu o sentido de diversão... é muita bagunça e falta de respeito.

Que demais as fotos das crianças!!

bj

Cida

Elis disse...

Lindo esse post! No Carnaval fui em uma festa de aniversário nesse tipo, com muito confete, máscaras e marchinhas! Pra mim esse é o Carnaval e não aquele que aparece na TV mostrando São Paulo, Rio ou Bahia... Aquilo virou um negócio, e bem lucrativo. Muito legal ver as crianças se divertirem, aqui ainda Carnaval é festa "de adulto", como um período para poder cometer qualquer tipo de abuso.
Espero seu post sobre Verona... Viajarei em junho e não sei ainda se coloco a Italia no roteiro.
Bjs!
Elis

luísa. disse...

Tou impressionada porque o Carnaval do Recife ainda não foi citado em nenhum comentário! hahaha afinal, bairrismos à parte, acho difícil achar um Carnaval desses "onde a gente não paga para participar e basta um pacote de serpentina + uma mascara colorida para entrar no clima" (ou nem isso) que seja mais lindo que o daqui e de Olinda :) Acho que é, também, uma daquelas coisas que todo mundo devia viver pelo menos uma vez na vida. realmente o ritmo é pesado se você quiser curtir tudo, dia e noite, mas tem programação pra todos os gostos e "piques", incluindo muita coisa mais tranquila frequentada por famílias, pessoas mais velhas, etc. Venha um dia, se puder! :)
Ah, e eu tou indo pra Lyon no final do mês passar dois meses, mas já não tinha vontade de ir pra Milão, mesmo sendo pertinho. Bom que você tirou qualquer restinho de dúvida que eu tinha. haha. beijo!

Cami V. disse...

Também achei a mesmíssima coisa de Milão -nao fui no carnaval , portanto sai com aquela impressão de que deve ser interessante morar , como sp , mas nao pra turismo ! Mas Barcelona e Amsterdã eu adorei !

Cami V. disse...

Também achei a mesmíssima coisa de Milão -nao fui no carnaval , portanto sai com aquela impressão de que deve ser interessante morar , como sp , mas nao pra turismo ! Mas Barcelona e Amsterdã eu adorei !

Cami V. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Monica Lima disse...

Exatamente o que achei de Milão: nada pra fazer. Não curti a cidade, não achei tão bonita assim e totalmente dispensável pra fazer turismo! Ainda mais que não me interesso por marcas famosas, lojas e moda, coisa que muita gente vai pra Milão pra ver. Não curto.
Mas as fotos do carnaval deram um colorido bonito à cidade, ficaram lindas!

Beijos

Miller Manteiga. disse...

Oi Mi.
Meus pais já foram a Milão e disseram que um dia é suficiente pra ver tudo, e disseram também que a cidade não está nos planos de ''viagens futuras''.
Mas eu vi fotos da cidade, parece ser bem fofa e bem histórica. Acho bacana isso, até tenho vontade de conhece-la.
Quanto ao Carnaval brasileiro, como você citou, por aqui, só se diverte quem tem dinheiro. Carnaval no Brasil deixou de ser festa popular há muito tempo.
Beijo.

Zoe disse...

Oi Mirella, adorei o post, como sempre, bem escrito e com fotos lindas! Depois de ter morado 4 anos na Holanda (em Amsterdam 2 anos heehhe, e concordo com vc que se fosse para escolher qualquer cidade para visitar, amsterdam estaria fora) essa foi a primeira vez que passei o carnaval no Brasil e em 4 anos, percebi que muita coisa mudou. O Carnaval de rua onde todo mundo pode participar está voltando. Na minha cidade, Campinas, SP tem vários blocos de carnaval que saem as ruas com fantasias, um carro de som e muita animação. Ouvi amigos dizer que o Rio também teve muito carnaval de rua de graça, assim como Sao Paulo. Ano passado, quando passei as férias no Brasil em Março, fui a Recife e Olinda no feriado de carnaval e foi o melhor carnaval da minha vida, tudo de graça, bem organizado, com familias inteiras, crianças, idosos, todos "brincando" o carnaval juntos nas ruas, não vi brigas, não vi gente enchendo o saco de outras.
Até o carnaval de escolas de samba do Rio e Sao Paulo está mais acessível, continua caro, obvio, pois é feito para celebridades e estrangeiros. Mas conheço gente que não tem muitas condições financeiras, mas parcelaram o pacote de Campinas - Rio e conseguiram assistir uma noite de desfile.
E o carnaval continua sim uma festa popular!! felizmente!

Mr. Lemos disse...

Baita fotos lindas, irmã! Deu uma vontade danada desse carnaval! Claro que eu tb não sabia que isso existia em Milão. Thanks por dividir! Quem sabe no próximo eu pinto por lá mascarado...
bjoca e valeu pelo cartão!!

Mirelle Siqueira disse...

Oi Cida! Era o que eu pensava, mas a Luisa e a Zoe apareceram mostrando que pelo visto esta acontecendo essa nova mudança no carnaval brasileiro e a festa esta recuperando os ares de antigamente. Acho que vale dar uma chance e procurar esse tipo de baguncinha no ano que vem, né? Valeu, meninas, pelas dicas!

Oi Elis! Não sei qual o seu roteiro, mas não deixe de incluir a Italia não! Aquilo la é lindo demais! Claro que Milão não é prioridade, mas Roma e Veneza é obrigatorio para quem ainda não esteve no Pais. Se puder, coloque as duas cidades. ;)

Ai que bom saber que eu não sou a unica que acha Milão dispensavel, Miller, Monica e Cami. Acho que quem gosta viajar curte cada lugar novo que descobre, mas acho que Milão não tem espaço no roteiro de gente que conhece pouco da Europa. Tanta coisa mais interessante para ver!

Eu tb não sabia, irmão! E o bom é que as temperaturas la aumentam antes que na França e na Inglaterra. FOmos pra la e alem de curtirmos a folia, curtimos tb um calorzinho que não viamos ha tempos! Acho uma boa escapar pra Italia no carnaval( ano que vem devemos ir de novo, mas para Veneza ou outras cidades). Bora?

beijos em todos!

Miller Manteiga. disse...

Ô Mi, tu poderia fazer um post sobre Amsterdam né? E nos contar o porque que tu não voltaria lá. Fiquei curioso :p

Milena F. disse...

Ainda não conheço Milão e sempre ouvi opiniéoes muito contraditórias a respeito! Provavelmente um dia ainda vou!!! Mas Amsterdam eu adoro, queria ainda voltar esse ano para visitar cidades ao redor mas não vai dar, e desta vez queria voltar em abril para aproveitar as tulipas. Barcelona tb não conheço mas está na minha lista de prioridades e espero não me decepcionar, pois minhas expectativas são muito altas!

Juliana Yonezawa disse...

Nossa, nunca ouvi falar do carnaval em Milao. Pra mim, carnaval italiano se resumia a Veneza. Que bom que não é assim!!

Que delicia ir viajar pra um lugar chato e descobrir uma festona dessas!! Sortudos!!

Mirelle Siqueira disse...

Vou fazer, Miller! Te prometo ;)

Pois é, Ju! E ja tô empolgadona pra no ano que ver curtir o de Veneza mesmo. pq se o de milão é bacana, imagina o de la? Vamos?

Oi Milena! Essa coisa de gostar ou não de um destino é muito particular né? Depende de cada um, do jeito de ser, do que gosta de ver, de fazer... pra mim Milão e Bracelona ocupam o mesmo lugar que São Paulo: otimas cidades pra viver mas que, para quem mora na Europa, não acrescentam nada. Mas sei, por exemplo, que a vida noturna nas duas cidades é INCRIVEL! o que não me interessa muito pq Leo e eu somos super caseiros, além disso, quando viajamos, acordamos super cedo e passamos o dia todo batendo perna, entao chega à noite nos estamos mortos e sem pique pra curtir baladas. Agora, Amsterdã, a expectativa era uma e a realidade que eu vi foi outra. Mas vou fazr um post explicando melhor. De qualquer maneira, a melhor maneira de saber se um destino vale ou não a pena é indo até la conferir, né?

Bjoca!

Live from Germany disse...

Menina, q fotos fantásticas!!!
Adorei a fantasia e a animacao do pessoal! E que criancas lindas!
Eu também nao curti nem um pouco a cidade de Milao. Fui acompanhando parentes visitando a Europa e, percebi q nunca "desgostei" de uma cidade como Milao. Especialmente pq ficamos lá 4 dias e, em 2 já nao tinha mais nada pra fazer a nao ser ver lojas. Nao recomendo pra ninguém!

Nathalia disse...

Mais um post bem gostoso de ler e uma surpresa boa saber que na Europa tbm tem carnaval divertido.

Eu não sou uma carnavalesca assídua, mas em alguns aspectos gosto muito do carnaval do Brasil, em outros não.

Acho os desfiles sensacionais e, pelo menos em São Paulo, não é tão caro assistir. Já assisti, já desfilei, já assisti ao de Salvador, já saí em blocos de rua tbm. Este ano só acompanhei o carnaval pela televisão e fiquei surpresa com a criatividade e beleza de algumas escolas, mesmo pela televisão!

O carnaval de Milão me pareceu bem o estilo que gosto, um clima bem familiar. Mas ainda acho os desfiles do Brasil algo que deveríamos nos orgulhar. Para quem duvida que o Brasil é capaz de produzir um grande evento, este é um espetáculo difícil para qualquer outro país nos bater.

Claro que a festa popular, aberta a todos, democrática e acessível, é fundamental. E claro tbm que seria ótimo se o Brasil voltasse seus esforços com a mesma tarimba com que promove o carnaval em outras questões mais importantes e necessárias ao país.

Mas o carnaval ainda é uma festa bonita e diversificada por aqui. Temos tantos jeitos diferentes de celebrar o carnaval que só não se diverte quem não quer. Mas sim, seria legal se fosse uma festa mais familiar.

Gostei bastante das suas fotos e fiquei curiosa para ouvir as músicas que tocam por lá durante o carnaval!

Não vejo a hora de ler sobre Verona! :)

Beijos

Mirelle Siqueira disse...

Oi Ana, obrigada! E foi justamente essa a sensação que tivemos, que 4 dias la é muito. Mas, tem coisas pra fazer sim, vou tentar mostrar um pouco num outro post.

Vc tem toda razão, Natalia, não da pra tirar o mérito do Brasil na sua forma de fazer carnaval. Alias, festa né? Reveillon, festa junina, festa do de parontins... a gente é fera no assunto. Sobre as musicas, olha que engraçado, no carnaval de Milão não tem musica! Passa uma bandinha ou grupos tocando uma fanfarra ou com caixas de musicas, mas é uma farra sem musica. Estranho imaginar né?

beijos, meninas!

Anna disse...

Poxa Mirelle, acho que foi um pouco dura com o Carnaval do Rio. O melhor do carnaval do rio é justamente os bloquinhos que passam pelas ruas e são de graça... Quanto à Milão... é verdade que não tem tanta coisa turistica como Paris (ok, essa comparação foi injusta), dois dias na cidade são suficientes, mas é uma cidade linda, com um dos Duomos mais bonitos que vi na vida (esse da foto)! Além disso, a cidade respira design, e como fiz um curso lá e fiquei 2 semanas na cidade eu tenho um carinho super especial por ela.
Obs: É verdade que quando visitei Verona eu queria ficar para sempre na cidade.
Beijinhos.

Renata disse...

Mirelle, em primeiro lugar, cada cidade só tem uma catedral, ou seja, Il Duomo é A catedral da cidade. Mas se você só ficar ali na praça, vai achar a cidade pouco interessante mesmo.
Você visitou Il Cenacolo, ou A Última Ceia, um dos quadros mais famosos de Leonardo da Vinci? Conheceu Navigli, a rede de canais também desenhada por Da Vinci? E o Castelo Sforzesco, com afrescos de da Vinci e a última Pietà, inacabada, de Michelangelo?
E Brera, com a Pinacoteca, várias lojinhas de design e restaurantes muito charmosos?
Se cultura não é o seu forte, tem ainda o estádio San Siro, casa de 2 dos maiores clubes italianos: Inter e Milan.
Se ainda assim você achar que passar um fim de semana em Milão é muito tempo, poderia ter feito um passeio aos lagos de Como ou Maggiore, dois lagos lindos e muito famosos, bem mais perto do que Verona e típico refúgio de férias dos milaneses.

Mirelle Siqueira disse...

Oi Renata, obrigada pela informação sobre as catedrais, é verdade que eu nunca tinha me tocado que cada cidade so tem uma. (quando eu disse "a mais bonita da cidade" eu quis dizer igreja, mas, enfim, valeu!).

Sobre suas dicas de turismo, sim, vi quase tudo o que você citou, mas ainda continuo achando Milão uma cidade dispensavel. Eu e muita gente que comentou nesse post, alias.

Não se trata de cultura, se trata de gostar ou não da cidade. Eu não curti Milão mas eu não disse que foi pq não tinha coisa pra fazer - afinal, eu a comparei com São Paulo, e em São Paulo o que não falta é coisa pra fazer.

Acho que tenho o direito de não gostar muito de uma cidade e falar sobre isso no meu proprio blog. Ou não?

ESTILO e CLOSET: estilo, moda e universo feminino disse...

Olá Mirelle! Conheci seu blog hoje, fazendo uma pesquisa sobre o tema uniforme...O fato é que me tornei fã e amei a forma como escreves e descreves lugares, coisas e sensações! Sua descrição me remete ao lugar e a história, como se eu estivesse aproveitando ao lado de vocês essas viagens maravilhosas! Parabéns! Virei presença cativa.
Rosa Catalani

PS: você poderia me informar que tipo e marca (dados) tem essa máquina que fotografaste o carnaval em Milão, Dordogne e Collonges la Rouge? Grata!

Leia também:

Related Posts with Thumbnails