segunda-feira, 12 de março de 2012

Dica de Milão? Fuja para Verona!

O que tem de melhor em Milão? A estação central de trem, que nos permite chegar em lugares mais interessantes, como Verona - uma cidadezinha que te conquista logo que você coloca os pés nela. Patrimônio da humanidade pela Unesco graças a sua estrutura urbana e arquitetura, Verona é parada obrigatoria no roteiro de quem deseja encontrar na Italia, além de boa massa, cenarios de filme e muito charme. 


Chegar até la é facil, principalmente para quem esta em Milão ou em Veneza. Basta comprar uma passagem de trem da companhia Trenilatia (não precisa comprar com antecedência porque os trens saem de hora em hora, mas use o site para pesquisar tarifas e horarios). Uma hora e meia, é esse o tempo que te separa das ruelas historicas e do clima de interior da cidade.


Uma das principais atrações é a Arena de Verona, um anfiteatro romano com aquele mesmo estilão do Coliseu de Roma. Construida em 30 d.C, ela é uma das arenas mais bem conservadas da Italia e hoje em dia abriga um festival de opera, que acontece uma vez ao ano.


Verona é conhecida como a 'cidade dos apaixonados' porque la teriam vivido Romeu e Julieta - os famosos personagens da tragédia de Shakespeare. Foi por isso que Léo e eu decidimos viajar até para celebrar o dia dos namorados (que aqui na França se comemora dia 14 de fevereiro) nesse clima de romance. A casa onde Julieta teria vivido é o principal ponto turistico da cidade. Um palacio medieval construido nos anos 200, com uma pequena sacada, onde aconteciam (pelo menos na cabeça do senhor William) os encontros secretos do jovem casal. No patio interno tem, inclusive, uma estatua de bronze da Julieta. Diz a lenda que tocar o seio direito dela tras sorte no amor. O maridão, pelo visto, não estava precisando...


O que eu realmente gostei nesse lugar foi do clima de amor que a gente encontra nas paredes, rabiscadas com nomes de casais apaixonados, e nos cadeados, que esses mesmos casais usam para trancar o amor deles. Não é segredo para ninguém que nos aqui em casa somos chegados num cadeado. Lembra de Roma? Se esse negocio funciona ou não, ninguém sabe, e por isso mesmo não custa nada garantir, né? Sem falar que somos bregas mesmo, aproveitamos qualquer brecha para demostrar o nosso amor. 


A chave do cadeado nos jogamos no rio (como manda a tradição) quando passamos pela Ponte Pietra, que compõe um dos cenarios mais bonitos da cidade.


De la fomos conhecer o Jardim Giusti, criado no fim do século XV e que conserva intactas as suas caracteristicas originais: fontes, grutas, estatuas mitologicas e um labirinto de pequenas dimensões, que é um dos mais antigos da Europa. O passeio, que so vale a pena se o dia estiver bonito (fomos no final do inverno, como pode-se ver pelas cores das fotos), fica ainda mais interessante se você levar um lanchinho e subir até o topo do jardim para fazer um pic-nic admirando a vista panorâmica de Verona.


Verona é pequena e feita para ser descoberta a pé. Um dia inteiro caminhando por la é o suficiente, quem quiser ficar mais não vai ter problemas em encontrar o que fazer. Este é um passeio dispensavel para quem esta com poucos dias em Veneza, mas obrigatorio para quem visita Milão (mesmo que você tenha apenas dois dias inteiros para Milão, vale a pena deixar um para Verona).

60 comentários:

Yara disse...

Mirelle tudo bem?? Estou apaixonada pelo seu blog. Alias eu de vez em quando passo por aqui para ver as novidades. Ano retrasado fui a frança e este ano parece que vc colocou os posts exatamente que eu precisava. Em Setembro sigo para a Italia e adorei suas dicas.com certeza vou reler tudo de novo pra aproveitar mais meu passeio. Se puder me dar mais dicas eu adoraria. Blog lindo demais Abraços

Mirelle Siqueira disse...

Oi Yara! Eu ja estive algumas vezes em Roma e tb em Veneza, tem posts aqui no blog sobre elas, é so clicar na tag viagens. Vou tentar publicar mais um post de Milão com dicas da cidade pq até agora eu so falei do carnaval de la. Espero te ajudar um pouquinho. Boa viagem!

O Tabuleiro da Baiana disse...

Adorei o "Dica de Milao, va para Verona" kkkkkkkkkk
Ja percebeu que rodo tanto a Italia e nao tenho nenhum artigo no meu blog sobre Milao? Agora vc vai saber pq adorei o a sua sacada kkkkkkkkk
Ai que charme Verona, ainda nao fui, tenho que ir!!
Vc ta uma coisinha linda com esse cabelinho curto! Ja fiz varias declaraçoes de amor a sua pessoa né? Vao ate pensar mal de mim. Mas eu nao ligo: AMO ESSA MULHER ELA é LINDAAAAAAAAA!!!!!! Beijo!!!!!!

S. W disse...

Tudo muito lindo Mirelle, lindas suas fotos e o seu cabelo esta uma graca com esse corte.

Vou ver se esse ano ainda consigo visitar Verona, quem sabe no aniversario de casamento :)

beijos

Ana Luiza disse...

Como é que vc conseguiu colocar o Léo pulando várias vezes naquela foto? Hahaha coitado, vai cansar !!
Parabéns pelo post.

Anônimo disse...

As fotos estão maravilhosas! Vocês formam um lindo casal! Muitas felicidades! ;)

Patty disse...

Fiquei ainda mais apaixonada depois deste post. Encantadora cidade...Uma pena não consiguir incluí-la no roteiro desta vez, mas quem sabe na próxima?!
As fotos da cidade fizeram meu pensamento transbordar.
Bj.

Leonardo disse...

Amor,

A cidade é linda e o dia tava lindo tb. Bom demais voltar a usar camiseta depois de tanto frio, né?

Visitar cidade grande é bom, mas tem certos ares que a gente so encontra em cidades menores como Verona (apesar de ser bem turistica).

Agradeço à leitora acima que reconheceu meus esforços. Rs.

Amo descobrir lugares assim com vc!

Te amo

Camila Navarro disse...

Tenho certeza de que também iria preferir Verona, simplesmente porque as cidades pequenas são as que mais me encantam. Adoro poder andar por todos os cantos a pé, sem depender de mapas ou transportes públicos. E uma cheia de história e romantismo como Verona deve ser ainda melhor!

Beijos!

Mirelle Siqueira disse...

Linda é você, Brenda! Linda e gentil! Menina, eu tava pensando nisso que vc falou , eu moro em Lyon e não tem um post falando da cidade aqui no blog, é não é pq Lyon não vale a pena, não! Eh que, sei la, preciso ver a minha cidade com olhos de turista e não consigo... vc mora onde mesmo, Brenda?

Oi, S.W! Se tiver vôo para Milão ou Veneza facil ai pra você, va sim! Cidadezinha ideal para comemorar essas datas.

hahahahah, ele adora pular, Ana Luisa! Por onde a gente passa um dos dois faz fotos pulando. dai descobrimos essa maneira de publicar as fotos em sequência e pronto: ele ficou ainda mais empolgado!rs

Obrigada, anônimo!

Oi Patty, querida! Não tem problema deixar Verona pruma proxima, afinal, você vai passar por Roma, né? Não sei nem se Verona fica interessante pra alguém que sai de Roma direto pra la, rs!

Nossa, amor, você achou Verona turistica? Eu achei tãaaao menos que Milão, Roma e Veneza, por exemplo. Em varios momentos a gente caminhava sozinhos e não viamos ninguém nas ruas. Lembra daquele trajeto que fizemos da casa da JUlieta até a ponte e de la pros jardins? So encontramos nativos nas ruas. Claro que ali perto da Arena ou da casa da Julieta so tinham turistas, mas, ai, o que eu mais gostei na cidade foi justamente de ver poucos turistas,hehehe. Fomos na mesma época? :*

Eu tb sou assim, Camila! Acho que é no interior que a gente sente de verdade o jeito de ser do povo de cada Pais. Aqui mesmo na França, quando resolvemos viajar pro interior, descobrimos outra França que a gente nem pensava que existia. Eu e Léo iamos so pras capitais mas estamos aprendendo que em paises como a Italia, França, Alemanha, enfim, lugares onde os trens funcionam bem, é melhor tirar um dia pra dar uma escapada. Pra Verona, por exemplo, saimos de Milão às 9h e voltamos no finzinho da tarde. As passagens nos compramos na hora mesmo, sem problema algum. Vale demais a pena!!!

Beijos em todos!

Anônimo disse...

Oi linda! Muito legal as fotos, deixam a gente com mais vontade de ir. O pulo ficou demais. Beijos, Fabi.

Ana Paula Gervason disse...

Eu fiquei encantada com Verona, me apaixonei pela cidade...
Lindas fotos...adorei!

Bjss e uma semana iluminada...

http://toutlamour.blogspot.com

CarlaZ disse...

Tenho muita vontade de ir em Verona. Adoro essas cidades fofas! Agora tenho que esperar uma viagem pra Itália. E tbm pretendo incluir Milão, por mais que muitas digam pra pular, tenho curiosidade.
E sabe que nunca coloquei cadeado em nenhuma ponte! Também quero!

Mirelle Siqueira disse...

Obrigada, Fabi!

A cidade é mesmo linda, Ana Paula.

Milão não é de toda ruim, Carla, até que tem muita coisa pra fazer la. La tem o melhor sorvete que eu ja tomei na minha vida, por exemplo... e eu sou capaz de voltar la um dia so para toma-lo de novo! e mais: cada um vê uma cidade da sua maneira né? pode não ter sido excepcional pra mim, mas pode ser o maximo pra vc. so indo pra descobrir mesmo!

beijos, meninas!

Nathalia disse...

Oi Mirelle,

Seus post são sempre uma delícia de ler!

Vou para a Europa em agosto e incluí Veneza no roteiro devido à Easyjet e ao seu post sobre esse destino.

Vamos ficar 2 dias inteiros em Veneza, será que vale a pena passar 1 deles em Verona?

Um beijão!

Mirelle Siqueira disse...

Oi Nathalia! Que delicia que vc vai pra Veneza! Não, na minha opinião não vale a pena se deslocar até Verona se vc so tem 2 dias em Veneza. Se fosse uns 3 ou 4 até valeria, pra ver algo diferente. MAs 2 dias pra Veneza é o minimo que a cidade merece. Não se inquiete, Veneza é tão mas tão mas tão diferente que você não vai se culpar por ter diexado Verona pra uma segunda vez.

Boa viagem!

Nathalia disse...

Obrigada! É uma pena que já está tudo organizado e pago, senão daria um jeitinho de ficar mais tempo e incluir Verona.
Ah, o seu blog é uma delícia!
Beijos

Anônimo disse...

Mirelle,

adoro a maneira q vc escreve!!!! As fotos estão lindas e vcs formam um belo casal!Vou p Europa em julho e graças a vc incluirei Verona no roteiro! Abs
Monica

Samira Guedes Giffoni e Abel Giffoni Neto disse...

Oi Mi
Que delícia de passeio, e que fotos lindasss!
Sempre fico super animada ao ver as fotos de vcs...
Essa tradição dos cadeados é demais, e se Deus quiser, eu e Abel ainda vamos a um desses lugares! rs
Ah... Sobre Lyon, lembro que publicou há tempos atrás sobre uns muros que são pintados dando um visual super bacana... Lembra? rs...
Beijos pra vc.
Ah.. tb achei o máximo a foto do Léo pulando, rs

Bloguinho do Enzo disse...

Oi Mi
Que delícia de passeio, e que fotos lindasss!
Sempre fico super animada ao ver as fotos de vcs...
Essa tradição dos cadeados é demais, e se Deus quiser, eu e Abel ainda vamos a um desses lugares! rs
Ah... Sobre Lyon, lembro que publicou há tempos atrás sobre uns muros que são pintados dando um visual super bacana... Lembra? rs...
Beijos pra vc.
Ah.. tb achei o máximo a foto do Léo pulando!

Nina disse...

Oie, as fotos estao encantadoras. Vcs formam um casal mt lindinho. Tudo bem, acho que ja falei isso aqui :-) A foto com o seu amor pulando ,ficou mt bacana tbm e seu cabelinho curtinho tá jóia! Adoro curtos. Faco sempre isso com os meus, mesmo que todo mundo fale: aaahhhh deixa cresceeeeer :-/

Entao vcs moram em Lyon? pensei que fosse em Paris. Nossa, acho Lyon tao, mas tao, mas tao mais agradável e diria, até mais bonita, que Paris. Estivemos la uma época e depois de Paris cidade bonita e tudo, mas que pode ser bem estressante, Lyon é um paraiso. A gente amou tudo, principalmente a cordialidade das pessoas, esquecida em Paris pelos parisienses normalmente. A catedral, o encontro dos rios representada por aquela construcao no centro, a beleza da ponte Lafayette, sobre o rio que agora esqueci o nome, até mesmo ver as pessoas andando e falando sozinhas, muitas! perto do hospital pra doentes mentais (ou algo assim). Até isso nós gostamos em Lyon. Ver franceses piradinhos é tao mais elegante :-)

Agora, vc tem toda a razao, estando em Milao, saia de lá. O que tem ali? fala serio! só lojas carissimas. Ta, algumas construcoes (sou loucas por elas) podem ate ser bacanas, e saindo ali daquele centro onde so tem lojas carissimas e peruas italianas, até que tem coisas bonitas, adoro p ex. o bonde velhinho e com cara de bem antigo que eles tem ali, gosto tbm da opera, p ex.,ou do palacio mais pra frente, o parque sempione, com seu jardim lindissimo, mas o basico de Milao nao me interessa mt. Pra quem gosta de gastar, deve ser bom ne?

Verona, nao conheco. Mas meu filho esteve la, em excursao com a escola, ele que é todo emotivo, falou que a cidade transpira romantismo... tao novo e ja tao apaixonante :-)
Vc tbm falou sobre Veneza, hmm eu acho um luxo aquela cidade, mas tem que ir mesmo fora da alta temporada, é mt cheia ne? aquilo sim, é turistica demais...

Um bj pra vcs, casal fofo!
E continue mostrando suas viagens. Adoro tbm!

a-Paris-thing disse...

já sei que disse isso mil vezes, mas amo ler seu blog, vc está lindinha com essa cabelo!!! beijosss

Mirelle Siqueira disse...

Obrigada, Mônica! Espero que vc se divirta tanto quento eu em Verona! :) Qual o seu roteiro?

Oi Samira sumida! rs... vcs estão bem? Pois é, os muros em Lyon são demais mesmo! sera que um dia vc vem visita-los?

Eu tb prefiro Lyon a Paris, Nina. Principalmente pra morar. Falo pro Leo que damos sorte de morar na cidade mais gostosa do mundo. Td do tamanho certo, nem grande demais nem pequena demais...enfim, isso aqui é o paraiso! rs E que fofo seu filhote! bom, se ele tb gostou de verona é mais um sinal de que a cidade agrada a todo mundo, né?

Obrigada, a-Paris-thing (tentei olhar o seu blog mas ele é fechado pro publico), o cabelo ta naquela fase "capacete", nao fica bom de jeito nenhum e eu nao sei se corto ou se deixo crescer....rs

beijos, meninas!

Juju disse...

Oi, Mirelle. Adorei Verona também, a cidade é muito bonitinha. Mas o que gostei mesmo foi do seu blog, adoro a França e sempre leio blogs relacionados ao país. Gosto muito da forma como você escreve e as vezes discordo um pouco do seu ponto de vista. Mas é isso mesmo, né?! Um espaço aberto para trocar ideias.

Juliana

Milena F. disse...

Lindas fotos! E vcs pegaram um tempo maravilhoso, pelo que pude perceber! Em pleno mês de fevereiro e não tão frio!
Tenho amigos do tempo de escola que moram em Verona e nunca fui lá! Ainda quero, justamente por esse lado romântico... Mas uma coisa que me incomoda um pouco são justamentes essas construções criadas para os turistas, como a casa dos personagens de Shakespeare... São lindas, é certo, mas uma jogada de marketing da cidade, para aproveitar a notoriedade dos personagens... Mas se ao menos as contruções são restauradas de acordo com a época em que foram construídas, deve tb valer a pena para ver como se vivia na época!!!

Mirelle Siqueira disse...

Claro, Juju! a ideia é deixar o espaço aberto pra gente conversar, debater. so o que eu não gosto é de gente sem educação que não sabe defender o seu ponto de vista sem ofender os outros. apareça sempre (pra discordar ou concordar comigo!) :)

Oi Milena! Mas a casa não foi construida pra ser ponto turistico. Ela conserva a mesma arquitetura de quando foi construida e sofreu sim, algumas restaurações ao longo do ano, assim como acontece com o Coliseu e todas as grandes construções antigas do mundo. Afinal, se não restaurar elas se acabam, né? Mas nao tem como negar que a casa da julieta é o ponto mais turistico de Verona, onde o povo se aglomera pra tirar fotos e tal. como eu tava com o leo, a gente entrou logo no clima da historia de Shakespeare, mas tem gente que pode achar tudo meio forçado demais. Agora, a casa toma 15 minutos do seu tempo em Verona, então não é nada demais tb, a cidade vai muito além, existe ha mais de 2mil anos, então imagina né? Principalmente as construções, os prédios super diferentes...enfim, é incrivel!

Mr. Lemos disse...

Caralho, que fotos lindas! Gostei tb da foto-gif do cunhado pulando. Sobre Verona... bom, é claro que eu curti o post, mas já tinha recebido um texto particular de lá, diretamente pelo correio. E preciso confessar que aquele, pra mim, fez muito mais efeito... ;)
Bjoca

Mirelle Siqueira disse...

;)

Milena F. disse...

Mirelle, não falo de restauração não, mas é como a casa de Sherlock Holmes em Londres (a casa existiu, mas não o personagem). Prefiro quando as personalidades foram reais e viveram de fato naquele local, mesmo que obviamente tenha sido reconstruído ao longo dos séculos.
Mas não deixa de ser um local bem charmoso, até por ter conquistado tantas visitas! :)

Milena F. disse...

O post foi pela metade! Como em Roma queriam me fazer acreditar que uma das grutas teria sido o local onde a loba amamentou Rômulo e Rêmulo... Muito forçado para mim, entende?

Mirelle Siqueira disse...

hahahaha. mitologia, oras! as vezes a gente tem que entrar na historia, brincar de acreditar pro local ficar magico mesmo?

mas eu te entendo pq sou meio como vc tb. adoro passar por lugares que foram cenarios de historias reais. livros, por exemplo, eu so leio de historias, guerras, etc. jamais li ou lerei um livro de romance ou ficção pq eu nao consigo entrar na historia, acreditar no mimimi.

Franciane Barbosa disse...

Estreando meu comentário no blog (apesar de já ter lido quase todos os posts) só pra dizer tudo que todo mundo já disse: Verona é coisa linda de Deus :))

Não dei sorte de pegar um dia ensolarado como o seu mas, como era época natalina, a cidade tava toda linda iluminada, com crianças se esbaldando nas pistas de patinação no gelo e tudo mais.

Minha única má recordação da cidade foi a de um troco falso, entregue em uma lanchonete pequena e nem um pouco turística. Acho que o rapazinho sacou, quando me viu tremendo, que qualquer coisa que ele me desse eu colocaria de imediato na bolsa só pra poder agasalhar as mãos no casaco e novo. E assim o fez. Bonito mesmo foi quando eu, desavisada, tentei abastecer o carro com os benditos 50 euros falsos...hahahaha...paguei de brasileira caloteira!! O bom é que depois de tudo explicadinho o moço do posto foi até bem simpático e me deu uma mini aula de reconhecimento de euros falsos e verdadeiros (já posso dizer que o troco serviu pra alguma coisa :D).

Enfim, com ou sem dinheiro falso, Verona vale sim a visita. E só pra constar, compartilho da tua breguice amorosa, não coloquei cadeadinho mas deixei o típico post it meloso no muro da casa da Julieta.

Bj

Mirelle Siqueira disse...

Oi Franciane! Inaugurou bem os comentarios aqui! Esse negocio de nota falsa pode acontecer em todo lugar e com qq um mesmo, principalmente quando eles percebem que somos turistas. fui comprar uma agua aqui em lyon logo que cheguei e falava muito mal o francês e a mulher me deu de troco uma moeda chinesa, aparentemente muito parecida com a de 1 euro. eu nem vi ne, afinal ela me deu quase 9 euros de troco. dai, pouco depois eu fui comprar sei la o que e vi que a moeda era chinesa e voltei fula da vida la reclamando em ingles mesmo. a mulher ficou jurando que ela nao tinha me dado a moeda, que eu tva querendo passar a perna nela mas eu fiquei la batendo boca ate receber meu 1 euro certo. enfim, ngm ta livre disso nao.

acredita que os bilhetinhos e post its nao estao mais por la? foi por isso que apelamos para o cadeado de novo...

beijos!

Ma Petite Lima disse...

Mirelle, simplesmente fiquei fascinada com o Post.. Ja fui a Milão algumas vezes, mas Verona sempre ficou na ideia.. Acho lindo.. Ja assisti filmes com essa linda cidade, e amooo td aquilo!
Obrigada por compartilhar conosco..
Bjus
Joanna

Anônimo disse...

Oi Mirelle

Leio todos seus posts e gosto muitissimo. Vcs formam mmo um casal lindo! A foto de seu marido pulando está genial.
Abçs
Marcia

Juliana Yonezawa disse...

Mi, desculpa a demora para aparecer por aqui :(

Adoro essas cidades inspiradoras e descobri com vcs que Verona tem vários cantinhos lindos e que deixam com vontade de expressar o amor e o carinho que sentimos por outras pessoas.

Foi uma honra mesmo vc ter lembrado da gente e só posso desejar que vocês dois sigam descobrindos lugares assim e continuem se descobrindo também!!

Beijão, Ju

Ana Paula Oliveira disse...

Estou apaixonada pelo seu blog! Uma foto mais incrível que a outra! Os textos são ótimos. Quase não comento por falta de tempo. Vou passar por aqui mais vezes com certeza!

Cintia MaSa disse...

Passei por Verona super rápido na viagem que fiz à Europa, era verão estava lotada, mas o pouco que vi fiquei encantada. Tem um clima de romance no ar. Vale muito a pena.

Ah está linda, com esse corte. Adorei.

Abçs!

Cintia Masa

Vanessa disse...

É por isso que a Itália é meu sonho de consumo...hehehe!
Lindo post! lindas fotos!
Me ensina fazer isso que fez na foto do Leonardo...kkkk
ficou mto bom

ps:. seu cabelo ta LINDO!!

Anônimo disse...

Oi Mirelle! Tudo bem? Farei uma viagem à França em julho e iremos dormir uma noite em Lion. Estaremos de carro. Tens alguma sugestao de hotel? beijos e agradeço desde já!
Juliana

Mirelle Siqueira disse...

oi Juliana. dica especifica de hotel aqui eu não tenho pq nunca fiquei hospedada em nenhum, mas eu fiz um post aqui no blog falando sobre hospedagem em lyon.

http://www.13anosdepois.com/2010/08/hoteis-e-transporte-em-lyon.html

boa viagem!

Anônimo disse...

Muito obrigada!
bjs
Juliana

Monica disse...

Oi Mirelle!
Desculpa a demora pra responder!
Meu roteiro ainda esta meio indefinido ,pois ficarei um ano na Europa,mas chego em Zurich ,depois Bern, ai sigo para Roma,Veneza,Verona(graças a você!!!)
Depois Salzburg,Viena, ai Paris e Lyon! Depois pretendo fixar residência em Berlin!Ai oque vier depois disso é lucro ! Bjs!

Tata disse...

Olá! Acabei de ler seu post "troca linguistica" e adorei! Ja me inscrevi no site e nao vejo a hora de praticar meu pobre frances. Alias, parabens pelo blog, muito legal, estou adorando ler sobre os franceses! Comecei a ler desde o começo faz uns...3 dias eu acho. Estou viciada! Infelizmente ja estou em 2011, entao daqui a pouco acaba =/ Mas gostei muito mesmo! Devo dizer que invejo sua vida, mas eh uma inveja boa, mais como uma inspiracao! Por uma grande coincidencia, acabei de me formar em jornalismo, na puc sp, e mais, adoraria trabalhar com esportes, adoro principalmente tennis (acho que ja tenho um pezinho de frances rs).
Bom, so queria te parabenizar! Seu blog é muito bom, ainda nao consegui ir para a França, mas seu blog ja me da um gostinho pra la de empolgante!
(PS: nao desiste do blog nao, serio mesmo, é muito bacana)

Tata disse...

Bonjour encore!
Não sei se vc le comentario de post antigo, entao resolvi escrever neste aqui, mas o comentario eh referente ao post "Ano II + sorteio". Nao que eu esteja comentando pra ganhar o computador (que se ainda não foi sorteado, seria muito bem vindo) mas porque voce convidou, e assim fiquei com vontade de compartilha o motivo pelo qual leio suas aventuras.
Descobri seu blog atraves de um outro blog que sigo, http://www.nafranca.blogspot.com.br, da Lorena. Conheci o blog dela porque estava procurando algo sobre au pair. Logo li o blog inteirinho dela, e agora parece serie americana, como os posts acabaram, tenho que entrar todos os dias pra ver se ela coloca algo de novo. Assim, obviamente, tive que procurar outra coisa pra ler, e vi que ela acompanhava o seu blog. Confesso que entrei no seu pela curiosidade sobre os tais "13 anos depois".
Seu blog logo me conquistou, por 2 motivos. Primeiro, porque voce escreve muito bem, tambem, jornalista, nao podia ser diferente ne?. (Li outros blogs que pareciam interessantes, mas tinham uma linguagem tao ruim que logo desisti). Em segundo porque eu adoro uma historia de amor (da vida real), adoro ver filmes de romance (no geral as comedias romanticas bobas que toda mulher adoora) mas no final sempre penso "aaah, que lindo, pena que na vida real nao é assim". Mas o seu é! Vida real! E isso é o que mais me encantou. Dai junta isso ao fato dos posts serem sobre a franca e seus habitantes e pronto, nao saio mais daqui.
Ta ai! Me conquistou! Alias, tenho passado seus posts pra amigos que estao na franca neste momento, passei aquele sobre o dia da mentira, e eles adoraram (qm sabe nao ganhou mais alguns fas).
Agora a pergunta é outra. Sera que eu encontro a minha historia de amor por ai? Metade eu vou encontrar quando eu chegar nessa terra e ouvir td em frances (sem legenda). Mas ate que isto aconteça, continuo lendo seu blog e me divertindo com suas descobertas.

(pertgunta (2): conhece a Lorena?)

Mirelle Siqueira disse...

Oi Tata! Obrigada! fico contente que tenha gostado tanto do blog. não conheço a Lorena nem o blog dela mas ja vou la dar uma olhadinha.

Sobre o amor, não é a gente que o acha, é ele que acha a gente. :)

beijos e volte sempre!

Tata disse...

Oi novamente Mirelle.
Finalmente (ou infelizmente) cheguei ao ultimo posto do blog, este aqui, mas cheguei com duvidas. No post anterior "Hoje não é o dia da mulher" não entendi porque servir a mulher primeiro é deixar o homem comer o prato dele quente. ´

Também não entendi esse machismo todo que você disse ter aprendido nas aulas. Não que eu não presencie muito disso em casa, mas queria ver o ponto de vista de alguém da SciencePo.

Mais uma coisa, no final do post você escreveu que quem educa os homens (machistas) são as mulheres, de fato, mas você não pode acreditar que a educação dos homens (e de todos) venha somente das mães (e dos pais). Vejo o meu irmão por exemplo, minha mãe sempre o educou a tirar a mesa, lavar a louça, arrumar a casa, e até os 15 (se não me engano) ele fazia tudo isso, hoje não faz mais P* nenhuma, mas veja, ele aprendeu, creio que os homens aprendem a ser machistas mais com a sociedade, com os filmes, com o trabalho...
(Mas isto é só um detalhe para se pensar...)

Ainda queria agradecer por mostrar o site Conversation Exchange. Graças ao seu post conheci o site, e graças a isso, hoje a tarde vou conversar com um canadense pelo skype, e devo dizer, estou com um medo...(medo porque meu francês é péssimo, mas um pouco ansiosa porque pelo menos vou poder praticá-lo, e como dizem, a prática faz a perfeição).

Mirelle Siqueira disse...

Oi Tata,

Sobre as refeições, é que naqueles banquetes de centenas de anos atras (e ainda nos banquetes dos paises que possem monarquia hoje me dia) as mesas eram enormes e os convidados, muitos. Os criados serviam primeiro todas as mulheres da mesa (lembrando que na epoca a entrada mais tradicional era uma sopa) e os homens eram servidos depois,para que degustassem seus pratos ainda quentes. Esse habito se mantem até hoje, mas com a ideia de que servir a mulher primeiro em um restaurante, por exemplo, faz parte de uma educação de uma gentileza. Se você procurar o nascimento da tradição, vai ver que não é exatamente por isso que as mulheres eram servidas primeiro.


Sobre educação, todas as pesquisas mostram que, porque em mais de 90% das casas, é o homem quem trabalha mais tempo (quando não é o unico que trabalha), a mulher fica mais em casa cuidando da familia, ou seja, da criaçao dos filhos. Não que os homens não participem ou que não cuidem totalmente da educação dos filhos, mas é raro. Na França menos de 2% dos homens pararm de trabalhar pra cuidar dos filhos, enquanto esse numero explode no caso das mulheres.

Sabemos que a educação dos filhos depende dos pais então e que cabe à mãe, mulher, a responsabilidade de não passar para o filho homem (e tb pra filha mulher) os pensamentos e comportamentos machistas de outras épocas.

Sua mãe fez o papel dela ensinando o seu irmão as tarefas de casa, mas enquanto ele vê que é so ela, é não o seu pai, quem faz as tarefas, ele não vai fazer tb. Enfim, é um circulo dificil de ser quebrado -mas felizmente não impossivel.

Te dou uma exemplo: minha sogra teve 4 filhos homens, nenhuma menina. ela sempre colocou os meninos para lavar louça, lavar banheiros, ajudar nas tarefas domesticas. o pai do meu marido tb fazia a parte dela, embora fosse o unico que trabalhasse fora. os meninos viam que o pai tb limpava a casa e não so a mãe e cresceram entendendo que aquilo tb era "tarefa de homem". hoje, aqui em casa, marido faz mais coisas do que eu. não existe tarefa de homem, nem de mulher, existem duas pessoas cuidando juntas de tarefas do lar - lar esse habitado por essas duas pessoas.

se um dia tivermos filhos, eles vão crescer vendo isso dentro de casa. que papai lava louça, faz comida, passa orupa. e que mamae trabalha, joga futebol, enfim. exemplos que começam desde cedo.

por que por exemplo sempre damos bonecas para as meninas quando elas são pequenas? pq não dar tb para meninos? ou pq não dar para os meninos uma cozinha de brinquedo? uma vassoura? meu afilhado tem um ano e meio e ganhou uma vassourinha e fica varrendo a casa com o pai.

boa sorte na sua conversa de hoje! espero que o cara seja legal!

Anônimo disse...

Às vezes me pergunto se vc não é chegada a uma deprê. Sinceridade, Milão é uma belíssima cidade cosmopolita e datada nos dias atuais, e isso ela se deferencia das demais cddes italianas, mas não a diminui e sim a diferencia. Viva a diferença! A Itália toda é piu bella.
Yara.

Mirelle Siqueira disse...

Posso não gostar de certas diferenças, Yara? Obrigada.

Roberta Maia disse...

Adorei seu Blog!!
Obrigada pelo passeio MARAVILHOSO!!

Muita Luz!!

Nathalia disse...

Pq será que algumas pessoas só sabem opinar com uma certa dose de desrespeito? Haja paciência para alguns comentários, hein!
Bom, eu adoro seus textos e adoro a elegância com que você replica a estes comentários! Beijos e parabéns!

elizabeth guttler disse...

mirelle vou seguir sua dica de barcelona vamos tomar um chocolate quente no farggi estou bem perto das arenas tb e ja vi que tem um la dentro hoje a noitge pegamos o onibus para lyon amanha te ligo bjs beth

Fe disse...

Oi Mirelli,
acompanho seu blog faz um tempinho e gostaria de te pedir umas dicas ja que vejo que vc viaja sempre pra Italia, etc e tem planos bacanas e nao tao caros..Eu moro no sul da Frnça, chama Pau e mes que vem faço um ano de casada e pensamos em ir pra Italia porque tem um voo ryanair por aqui que vai para Milao. So que nao tenho muita vontade de Milao, queria mesmo ir para Florença, Verona e Veneza..entao pensei um dia em Milao, 1 dia em verona,2 em Veneza e 2 em Florença e voltaria para Milao. O que vc acha desse trajeto, tem como fazer em trem?? vale a pena alugar um carro smart?E mais importante ainda, vc tem dicas de hoteis DIGNOS pero nao tao caros nessas cidades??

se puder me ajudar agradeço demais!!
bjs fernanda

Anônimo disse...

Mirelle,

Muito doce e agradável seu blog. Tirei um sábado pra lê-lo inteirinho.

Quanto mais que vou fazer um curso em Lyon em julho.
-Mandei um e-mail para 13anosdepois@hotmail com umas perguntas sobre essa viagem, pode me ajudar?!

Valeu!
Eddie

Helena disse...

Boa tarde Mirelle!

Talvez eu retorne este ano à Itália e como irei ficar em casa de parentes em Milão, estou com vontade de fazer um bate e volta a Verona.
Pergunto: é possível ter uma visão boa da cidade em 01 manhã e 01 tarde? Ao chegar na estação de trem, dá pra ir a pé pros pontos turísticos?
Aceito dicas pra quem vai chegar de manhã em Verona e retornae fim da tarde pra Milão.
Muito obrigado e amei as fotos.
Fico no aguardo.
Helena

Helena disse...

Sou a Helena q fez uma postagem ainda pouco, mas esqueci de mencionar meu email:
letacunha@gmail.com

Se preferir, pode enviar suas dicas pro email

Obrigada e bom fds
Helena

Anônimo disse...

Querida, desculpe a indelicadeza, mas que casaco lindo! De onde é? Ficou lindo demais em você, que já é linda. Elegantérrima! :)
Adoro seu blog. Bjs, Louise

Fernanda disse...

Olá Mirelli,
Irei da Suiça para Veneza, e terei algumas horas em Verona. Lendo sobre a cidade, gostaria muito de conhecer os seguintes pontos turísticos:
- Arena (só por fora)
- Casa da Julieta (só por fora)
- Castelvecchio
- Piazza Delle Erbe
- Jardim Giusti.
Sei que é bem relativo, mas saberia me dizer mais ou menos quanto tempo demoraria para conhecer (claro que superficialmente)estes lugares?
Qual a ordem de visitação que eu deveria adotar para conseguir aproveitar melhor o tempo?
Qual o meio de transporte utilizar entre as atrações (ou é possível fazer o trajeto a pé)?

Altrevis A. disse...

Olá, tudo bem?
estou na dúvida em ir para Itália em fevereiro. É muito frio? Meu sonho é conhecer Verona.
Obrigada!

Leia também:

Related Posts with Thumbnails