terça-feira, 22 de maio de 2012

O que visitar em Lyon? Os museus.

Abrir as portas dos museus durante a noite para que o publico possa visita-los fora do horario habitual. Não é genial? Começou na França e ja virou evento europeu. Estou falando da Nuit des musées, ou Noite dos museus, que rolou no ultimo sabado. Além de poder circular nos museus até a meia-noite, a entrada é gratuita.

A vantagem de visitar esses museus na Nuit des musées é que todos eles preparam algo especial para a data. Uma amiga organizou um desfile da época romana no Museu Galo Romano e o Museu Belas Artes convidou alunos de diferentes cursos para explicar ao publico as suas obras preferidas. E foi nestes dois que aproveitamos a nossa noite.


Musée Gallo-Romain

Lyon é uma cidade muito, muito antiga. Os primeiros a chegarem foram os gauleses, mas em 43 a.C os romanos fizeram aqui a mesma coisa que Israel esta fazendo com a Palestina atualmente: fundou colônias e ofereceu beneficios para que cidadãos romanos viessem se instalar aqui. Nessa época a cidade se chamava Lugdunum. O Museu Galo-Romano conta essa parte da Historia de Lyon mostrando resquicios da arquitetura que foi sendo descoberta ao longo dos anos e também objetos daquela época. Quem gosta de antiguidade e arqueologia não pode deixar de visitar.


Ele é tão bem organizado, que transporta para o passado até aqueles que não são tão chegados em velharia. Todo mundo sabe que os romanos inventavam coisas inimaginaveis para a época. No museu da para entender e visualizar algumas dessas invenções, como, por exemplo, o mecanismo que fazia a cortina subir ao final de um espetaculo. Isso mesmo, subir! Porque naqueles tempos a cortina não vinha de cima, como hoje, ela subia de um fosso construido entre o palco e a platéia - sistema que eles descobriram analisando o Teatro Romano construido em 15 a.C, situado bem em frente ao museu.




Musée des Beaux-Arts

O Museu Belas Artes é um dos meus lugares preferidos em Lyon. A sua localização é perfeita: no centro da cidade. As 70 salas que expõem coleções que vão da Antiguidade a Arte moderna ficam numa construção lindissima do século XVII. Tudo isso ja faria dele um lugar imperdivel, mas ainda tem um jardim tranquilo e a cafeteria que eu mais gosto de frequentar (se você passar por Lyon um dia e me convidar para um café, provavelmente é la que vamos nos encontrar).


Eu costumo dizer que o Beaux-Arts é o nosso pequeno Louvre, pois la também tem peças roubadas trazidas do Egito, da Grécia, do Oriente Médio, e tals. Na parte de esculturas tem Rodin e a coleção de pinturas é valiosa, com quadros de Monet, Van Gogh, Picasso, Renoir ou Matisse.


Meu conhecimento sobre artes se limita às aulas de desenho que fiz quando criança e ao curso de Historia da arte do ano passado, mas eu gosto de ver coisas bonitas. Não entender muito de técnicas de pintura e descrever quadros usando adjetivos manjados é meio chato, eu sei, mas é o que temos pra hoje. Os meus favoritos do Belas Artes são:

1. "Entrée du pont de la Guillotière par un temps de pluie", de Nicolas Sicard.


A pintura da entrada dessa ponte central de Lyon, feita em 1879, é a mais bonita do museu, na minha opinião. Ok, talvez eu esteja puxando sardinha pro meu lado porque o pintor é lionês. Fato é que eu gosto de ficar olhando e imaginando como era a vida em torno desse lugar por onde eu passo quase todos os dias.

2. "Portrait de femme", de Michiel Jansz van Mierevelt.


A maioria das obras desse pintor holandês (1567-1641) esta no Rijksmuseum, em Amsterdã. Olhe bem para a renda e para o vestido (preto num fundo preto) e me diz como é que não se impressiona com isso? A maneira como ele trabalhou a luz e a sombra é admiravel.

3. "Entreé de couvent", de Fleury Richard.


Perfeito, né? Richard (1777-1852) é outro pintor de Lyon e foi aluno de um cara que fez obras que eu gosto muito, o Jacques-Louis David (ja mostrei dois quadros dele aqui no blog, um esta no Louvre, em Paris e o outro, no Belas Artes de Bruxelas).

Em Lyon não existem tantos museus quanto em Paris, mas os que tem aqui são muito interessantes (o que me lembra que eu preciso escrever mais sobre o assunto no blog - se vocês concordarem, é claro).

25 comentários:

Jeh disse...

Rarissimas vezes tomo a frente de comentar em seu blog mesmo lendo ele assíduamente.
Hoje eu comento, pq olha....que post incrível!

e pode colocar um voto meu a favor de mais posts assim!

Sou do twitter que as vezes comenta sobre seu blog: @jeh_eths

abraços e sucesso sempre!

Jonas Vasconcelos disse...

Olha! Q surpresa me encontrar em uma das fotos! Eu tô ali na segunda foto du 'Musée Beaux-Arts de Lyon', ao seu lado, com o Leozão tirando a foto. :-p
Agradabilíssima a noite. De tantos bonitos quadros, fiquei na duvida entre uma dezena para dizer qual mais me tocou. Mas que é incrível morar em frente a um Amphithéâtre Romain , ah... Isso é!

Nestor Jr. disse...

Ahhh que maravilha! Que saudade! Nunca esquecerei que foi ai mesmo, depois de atravesar o lindo jardim do Musée des Beaux-Arts que eu vi o meu primeiro Courbet. Que eu amo! :) Lindo, lindo o post Mi!!!

Milena F. disse...

Não tive tempo de visitar o museu gallo-romano, mas o museu de belas artes é realmente uma excelente dica!!! Vc tinha comentado uma vez que o audioguide era incluso na entrada, e realmente vale a pena solicitar, muito interessante!!!

Mirelle Siqueira disse...

Oi, Jeh, obrigada! Pode deixar que vou me empenhar em fazer mais posts desse estilo.

Hahaha, Jonas, você tem um teatro romano no seu quintal! Isso é demais! (mostra esse post pra sua mãe pra ela ver que você não vai so em festas e bares, você também frequenta museus). hoho

Por que eu não fico admirada de saber que você ama Coubert, Nestor? E saudades tenho eu, de vocês.

Bom você ter lembrado, Milena! pegar o audioguia vale a pena mesmo. legal que você tb gostou do Belas Artes!

Roberta Maia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberta Maia disse...

Lindo passeio...Obrigada, Adorei!!

Beijinhos Iluminados!!
Bençãos Plenas!

cintia disse...

Cheguei de Lyon e Grenoble no domingo, que delicia de lugar... voce faz o que por ai? Fui visitar uma amiga que faz pos-PHD.
Beijos!

luísa. disse...

Mirelle, você não deve lembrar de mim, porque eu sou preguiçosa e só comento aqui de vez em nunca.. ;) Mas sou do Recife, te indiquei pra aquela matéria do JC sobre reencontros e tou morando em Lyon por dois meses pra estudar francês. Infelizmente, já vou embora na próxima semana. Tou arrasada, porque me apaixonei perdidamente pela cidade! Moraria aqui tranquilamente :) Até pensei em fazer um master por aqui, mas consegui uma bolsa pra um na Espanha, então vou pra lá... Pelo menos terei a oportunidade de voltar aqui de visita. Enfim, tou comentando pra dizer que essa semana um amigo do Recife está por aqui e há uma hora estava com ele na Croix-Rousse combinando o que faríamos nos próximos dias. Pensávamos em ir ao Musée Gallo-Romain na quinta-feira, quando a entrada é gratuita, mas depois do seu post não tenho mais nem dúvidas de que é isso que faremos :) Fiquei até com vontade de voltar ao Musée des Beux-Arts depois desse post, que foi ótimo. Beijos!

Mirelle Siqueira disse...

Obrigada você pela visita, Roberta. Beijo!

Oi, Cintia! tava pelas redondezas? Lyon é linda demais, não é? O que eu faço por aqui? Bom, acima de tudo, eu vivo. ;)

Ei, Luisa! Claro que me lembro de você, so não sabia que você tinha planos de vir estudar francês em Lyon. Legal! Sabe que eu sofro do mesmo mal que te atacou? Meu coração fica em pedaços quando penso em mudar de cidade. Acho que se eu não morasse num lugar tão bacana eu ja teria voltado para o Brasil. E muito bem lembrada essa dica de que o Museu Galo Romano tem entranda franca às quintas. Aproveitem o passeio! Beijo!

Nathalia disse...

Oi Mirelle!

Muito gostoso viajar pelas pinturas com você! Outros posts serão bem-vindos sim!!

Patty disse...

Me ousaria a falar um "vc é foda", mas tentarei ser mais sútil com um "amei esse post"!
Amo artes, mesmo sem entender de técnicas de pintura, escultura ou algo assim, arte é uma coisa que impressiona e faz vc voltar ao passado ou imaginar inúmeras coisas sobre tal quadro ou escultura ou mais o quê vc ver de interessante e que te chame a atenção de alguma forma.
Em Paris mesmo, fiquei viajando horas e horas em alguns quadros que me chamaram a atenção. Bom demais, né?
Viva a arte em toda sua plenitude!
P.S.: concordo em gênero, número e grau vc escrever mais sobre o assunto :)

Leonardo disse...

Amor,

Vai soar repetitivo mas realmente o post ficou excelente. Esses 2 museus realmente merecem a importância que vc soube dar. Tem que mostrar mesmo o quanto a nossa Lyon é interessante!

Vale lembrar que, além do museu galo-romano ser gratuito nas quintas-feira como disse a Luisa, o museu de belas artes é gratuito para estudantes com menos de 26 anos:

http://www.mba-lyon.fr/static/mba/contenu/pdf/infos-pratiques/Tarifs_mbal_2011-12.pdf

Bjim

Celinha disse...

Amei, amei, amei o post! Adorei suas impressões sobre os quadros, que são o retrato do que gosto de notar nos quadros também.
E gostaria muito que você escrevesse mais sobre esse assunto sim!
Beijos.

Lizzie - www.surtandoemfrances.wordpress.com disse...

Não precisa entender a fundo de arte pra apreciá-la, certo? Talvez até quem entenda menos e veja com olhar menos "especialista" enxergue melhor e aprecie mais do que alguns experts. Quando eu for pra Lyon tomamos um café nesse museu, fechou!

Mirelle Siqueira disse...

Vou providencia-los então, Nathalia! :)

hahahaha, Patty, vc sempre me mata de rir! E não é falta de conhecimento técnico que nos impede de achar um quadro bonito e ficar encantadas, né? Eu tb sempre tento colocar uns museus nos meus roteiros quando viajo. beijo grande pra vc!

Opa, bem lembrado, amor! :)

Celinha, você por aqui?! Que delicia! E que bom saber que vc b curte arte. Peninha que seu tempo em Lyon vau ser tão curto e não vou pdoer te levar pra ver todas essas coisas. :(

Vou cobrar, hein, Lizzie? Vem, vem!

Mr. Lemos disse...

Não tem um que não concorde! Pode escrever muitos outros, claro! Tá belíssimo, irmãzinha. Cheio de informações bacanas. Esse lance de vc admirar os artistas locais e as obras da cidade me lembra um pouco o que eu sentia em relação a Dublin. Lá o forte é a literatura e eu adorava ler o que os antigos escreveram sobre as ruas por onde a gente anda hoje... ;)
BJoca

Amanda disse...

Que post maravilho, arte e cultura unidos em torno de dicas genias de passeios. Adoraria conhecer as belezas de Lyon por você Mirelle! Pode escrever quando quiser sobre os museus e a cultura dessa cidade tão bonita porém pouco comentada.

Débora Costa disse...

Nossa! Que post lindo! Eu aqui super atrasada, mas precisei passar aqui pra agradecer por um post tão maravilhoso como esse! E também fazer coro com todos que desejam ler por aqui mais posts assim, recheados de arte e cultura...

Nossa, deu até uma pontinha de tristeza por viver tão isolada de programações culturais desse nível... rs Mas felizmente existe a internet e pessoas maravilhosas como vc, que dividem um pouco desse universo distante com a gente...

Mirelle Matias disse...

Irmão, descobri um outro museu por aqui que vc vai adorar conhecer: o do cinema. Vem logo me visitar, vem?!

Obrigada pela gentieza, Amanda. Deixa comigo, vou escrever! :)

Ah, obrigada Débora! Mas eu é quem agradeço por vocês me lerem e ainda conversarem comigo pela caixa de comentarios. Obrigada por continuar vindo!

Beijos!

Ana Jorge disse...

Eu concordo, claro.
Amo museus e amo arte, principalmente pintura mais antiga como esta do museu de belas artes, ou o Louvre ou o Neu und Alte Pinakothek em Munique ou tantos outros mais espalhados por tantas cidades do mundo, quem diz museus diz palacios ou castelos onde normalmente tambem existe mta pintura de seculos passados.. Estudei arte e adoro perder-me no tempo dentro de um museu cheio de telas..
Estive em Lyon uma vez mas so consegui visitar a cidade, as ruas, as praças, a opera e pouco mais, museus nada, e muita coisa q aí falaou nao vi nada, nem sabia...
Já vi q tenho de voltar. :)

Beijos de Lisboa!

luismmsantos@gmail.com disse...

Nós temos como plano de viagem ir a Lyon, e procurando pela net o que a cidade nos tinha para oferecer, facilmente surgiu o seu Blog.
Muitos parabéns,, pois está muito bom e com informação muito útil.
Luis Santos
http://documentaromundo.wordpress.com

Renio Veras disse...

Olá, meu nome é Renio, eu morei quando criança em Lyon durante uns 3 anos com minha familia mas aí voltamos pro brasil, minha tia casou com um frances e tenho 2 primos franceses tb, eu gostaria de saber se agora com 35 anos, consigo algum tipo de visto por ja ter morado aí ou por causa de parentes, mas meu passaporte com o visto que tinha
foi a muito tempo extraviado... aguardo um retorno...obrigado.

Caleb Guedes disse...

ola!!!! excelente blooog...Mega informativo!!!! vou viajar c seu blog debaixo do braço!!!

Vou em abril...to querendo reservar o citadines entre a primeira e a segunda regiaoo.... no entanto o estacionamento esta 20 euros!!!! tem uma sugestao p mim???

Gabriel de Sousa Jr disse...

Mais um VOTO a favor para seus comentários sobre os museus de Lyon, FR. Vou esperar. Abraços.

Leia também:

Related Posts with Thumbnails