segunda-feira, 16 de julho de 2012

O que fazer em Lyon - dicas e roteiro, parte I

Montar um roteiro que incluisse os nossos cantinhos preferidos sem deixar de fora os principais pontos turisticos da cidade. Era este o nosso desafio para receber bem a Paulinha e o Cris, o casal de amigos que veio nos visitar.

Desculpa, mas não da para ser imparcial: Lyon é uma das cidades mais legais da França! So não leva o titulo porque tem a capital e, fala sério, disputar seja la o que for com Paris é sacanagem.


Como não falta coisa para ver e pra fazer por aqui, dois dias inteiros é o que eu recomendo para os aventureiros que ousam diminuir a estadia em Paris para conhecer a França de verdade os viajantes. Mas é claro que ritmo é que nem digital, cada um tem o seu. Abrindo mão dos museus e apertando o passo, da para ver o principal em um dia.


O melhor ponto de partida para descobrir Lyon é o metrô Vieux Lyon. De la, basta pegar o funicular para chegar até a Basilica Notre Dame de Fourvière (o ticket do metrô vale também para o funicular). Cinco minutinhos de uma subida ingreme sobre um trilho que existe desde 1900. Um charme.
 

Do mirante da basilica, construida no topo da colina, temos a vista mais legal da cidade: Lyon quase inteira e, sem precisar forçar muito a vista, o Mont Blanc la no horizonte. Mas a foto ai embaixo eu tirei do quintal do Albergue da Juventude. Não vai se hospedar la, nem tem a minha cara de pau de entrar so para fotografar? Então o bar do albergue é a sua salvação. Peça um bom vinho rosé para contemplar os telhados medievais da Velha Lyon.


Voltemos à Basilica de Notre Dame. Por ter sido construida numa colina, ela tem uma arquitetura imponente. Andar pelo centro da cidade sem se impressionar com o tamanho dela? Esquece, não vai rolar. Por dentro, é aquilo que a gente ja sabe: a Igreja Catolica querendo se mostrar. Mosaicos enormes pelas paredes, muitas imagens e também outras igrejas. Isso mesmo, outras igrejas! Além da principal, existe uma embaixo dela e outra logo ao lado.


A colina de Fourvière também é importante porque foi la que começou Lyon. Como eu ja contei no post dos museus, Lyon é muito velhinha, a cidade existe desde 43 a.C.. Um dos traços da civilização galo-romana que ainda esta por ali é o Teatro Romano, construido em 15 a.C..


Eu não sei o tipo de reação que essa informação provoca em você, mas eu fiquei bem chocada quando me dei conta de que aquelas rochas estão servindo de cenario para espetaculos ha mais de dois mil anos. O mais legal é que o teatro é aberto, então o publico pode interagir com o passado sem gastar um unico centavo. E quando eu digo interagir, não me refiro apenas aos picnics que da para fazer sentado ali. Olha so como fica o teatro durante as Nuits de Fourvière, ou Noites de Fourvière, um festival que rola no verão.


Colina visitada, é hora de descer para a Velha Lyon, o bairro medieval de Lyon e também um dos mais bem conservados da Europa. Invasões, crises politicas e a necessidade de viver mais proximos ao rio, fizeram com que os habitantes fossem abandonando a colina para se instalar por ali. São três partes construidas em periodos diferentes que formam o que é hoje a região mais visitada da cidade.


O bairro é medieval, mas também é renascentista. Não é a toa que Lyon é conhecida como a capital da renascença francesa, pois é na Velha Lyon que a gente percebe claramente a influência italiana na arquitetura. Andar por ali é como estar em Veneza, mas no lugar dos canais existem pavimentos da idade média.


Prédios bonitos não faltam, mas é a Tour Rose que faz sucesso de verdade. A torre faz parte de uma construção do século XVI e representa muito bem a renascença italiana. Os prédios que ficam ao lado dela, na Rue du Boeuf, são tão antigos quanto, mas a cor rosada e o jardim suspenso foram fundamentais para torna-la obrigatoria no roteiro de todo viajante que passa por Lyon.


Eu sei que brasileiro é chegado em visitar igrejas, mas não foi por isso que a Catedral Saint-Jean entrou no roteiro. Esta catedral, que começou sendo construida com um estilo romano em 1180 e so ficou pronta 300 anos mais tarde, com uma grande influência do estilo gotico, é a igreja mais importante de Lyon. E olha que por dentro ela nem é tão impressionante assim. Acontece que a sua historia é: durante as guerras de religião, ali por volta de 1560, ela foi totalmente danificada. Os santos que ornamentavam a fachada foram decapitados. Entre 1791 e 1793, durante a Revolução Francesa, o resto das estatuas foi destruido de vez. E, porque desgraça pouca é bobagem, em 1944, quando as tropas aliadas sairam bombardeando Lyon ao final da Segunda Guerra Mundial, alguns vitrais da catedral foram estraçalhados. O minimo que a gente pode fazer é passar para uma visitinha, né?


A recompensa é o relogio astronômico construido em 1383 (portanto, um dos mais antigos da Europa) que a catedral abriga. Uma época em que ainda acreditava-se que o sol girava em torno da terra. Como eu não quero ver ninguém frustrado por causa de relogio, como eu fiquei em Bruxelas, ja aviso que ele toca às 14h, às 15h e às 16 horas.


Cultura util: Quem for atencioso, vai reparar que na França existem muitos prédios com as janelas tapadas, como na foto abaixo. Durante a Revolução Francesa, foi criado um imposto sobre portas e janelas. Foi a maneira que os revolucionarios encontraram para fazer os mais ricos pagarem mais impostos. So que os proprietarios, nada bobos, fechavam as janelas para economizar uma graninha.


Traboules. Ja ouviu falar? Não é de comer. Os traboules são as passagens secretas que fazem a fama da cidade. A grande maioria esta na Velha Lyon, mas, como o divertido é encontra-los, eu não vou falar onde eles estão (mas deixo o link para quem quiser imprimir o mapa). Essas passagens secretas existem desde que os imoveis foram construidos, ou seja, desde a Idade Média, e servem para ligar os prédios de uma rua à outra. Gênio quem teve a ideia de abrir passagens para driblar os quarteirões imensos e os prédios coladinhos, caracteristicos da Velha Lyon.


Dificil é conseguir reconhecê-los. Alguns traboules são privados, mas muitos são publicos. Uma porta rustica pode ser o sinal de que atras dela existe um traboule. Outra dica é observa-la por alguns minutos para ver se entra ou sai muita gente. Tem certeza que não esta invadindo a propriedade alheia? Então entre, caminhe por eles e aproveite o ambiente misterioso para imaginar como era a vida por ali ha centenas de anos. Fotografe, admire, mas, por favor, fale baixo! Os apartamentos são todos habitados e os moradores so topam abrir as portas para os turistas porque recebem beneficios da prefeitura.

A palavra traboule é lionesa e serve para descrever algo que so existe aqui. Isto também vale para o Guignol, o mascote da cidade. Eh inevitavel não cruzar o bonequinho em algum lugar ao bater pernas pelo Vieux Lyon.


O Guignol foi criado por Laurent Mourguet em 1808. O cara era dentista e, como todos os dentistas da época, inventava historias para distrair os seus pacientes e diminuir a dor que eles sentiam enquanto lhes arrancava os dentes. A expressão francesa "mentir como um arrancador de dentes" vem la do século XVII. Foi neste clima que ele criou o Guignol, o personagem principal de um teatro de marionetes, dono de um humor tipico lionês. Ele fez e faz tanto sucesso na França e no mundo que tem até programa de TV inspirado na malandragem do bonequinho. Uma marionete de Guignol é uma das coisas mais tipicas que você pode levar de lembrança para casa.

Para continuar no vocabulario lionês, vamos falar dos bouchons - os restaurantes tipicos de Lyon. Ta sentado? Então la vai: Lyon é a capital mundial da gastronomia. Temos por aqui uma das maiores concentrações de restaurantes por habitantes na França. Muitas opções e também muita porcaria. A culinaria tipica lionesa (intestino de porco, estômago de boi e linguiça de miudos, por exemplo) é servida em restaurantes que chamamos de bouchons. A Velha Lyon esta cheia deles para você se deliciar. A dica é procurar pelo selo "Authentiques bouchons lyonnais", que reconhece os restaurantes mais tipicos e antigos da cidade. Ou va direto para o Le bouchon de l'opéra, o unico que eu tive coragem de experimentar e que recomendo de olhos fechados.


Nossos cantinhos preferidos. Lembra que comecei o post falando que eles também precisavam estar no roteiro? O Johnny Walsh é um destes lugares. Léo e eu somos fãs da banda RH+, que se apresenta nesse pub tipico irlandês (entrada gratuita). A região da velha Lyon é bem turistica, mas os pubs são frequentados por locais ou por estudantes estrangeiros que moram na cidade. Se o Cris, que é musico, também aprovou, você pode ir tomar a sua pint por la.


A Colina de Fourvière e a Velha Lyon foram apenas as duas primeiras etapas do nosso passeio, logo mais eu volto para terminar o roteiro. Com tudo mastigadinho, fica faltando juntar as informações de todos os posts e adequar os passeios ao tempo da sua viagem. 




MAIS SOBRE LYON:

Hotéis e transportes em Lyon

A festa mais tradicional de Lyon: Fête des Lumières

Restaurantes em Lyon

Como se locomover em Lyon usando bicicletas publicas, as Velov's

O que visitar em Lyon? Os museus.

Passeios em Lyon: Muros pintados

54 comentários:

gabebritto disse...

(Suspiro) Aiai...

=)

Gabriela disse...

Adorei saber mais de Lyon!

Isabela disse...

Adoro quando no começo dos seus posts tem PARTE I, porque sei que vem mais. Lyon, é lindo!

Leonardo disse...

Amor,

Vamos ver se agora o pessoal se convence de que Paris é muito legal, mas que a França vai muito além disso e que vale a pena dar uma passada pela nossa cidade.

Orgulho da nossa Lyon tão bem descrita por você, mesmo sendo este somente o comecinho! :)

Te amo

MUNDO DO ENZO disse...

Mi, que post adorável... Eu nem imaginava como seria Lyon, exceto por uma ou outra foto que vc coloca no Instagram... Fiquei encantada, e não vejo a hr dos próximos posts... Bjoooo pra vc

Jeh disse...

Que post INCRÍVEL! Passei 2 dias em Lyon em 2009 e ano que vem pretendo passear mto mais por ai!

Estou com vcs: tb amo Lyon!


beijos

Ana Paula Bertarelli disse...

Ai que saudadeeeeeeeeeeeeeee! Meu Deus, como foi perfeito esse roteiro que vcs fizeram pra nós! Difícil vai ser ir a Europa e resistir a não passar por aí. Paris é linda (muito muito), mas de fato Lyon é bem mais moderna e limpinha! Nos divertimos muito... Obrigada por tudo!

Muitos beijos!

Paulinha e Cris

Suélen Cabral disse...

Oiê Mirelle!! Menina, conheci seu blog através da Liana, "ela é americana, da américa do sul" lembra??? então, ela me falou de vc...Eu estou chegando em Lyon no fim desse mês, vou estudar um pouco de francês, fazer mestrado e pretendo me aventurar muito nesse mundão de Deus! KKKK! Adorei seu blog, e como eu mesmo disse pra ela, eu "encho o saco" dos meus amigos(as) blogueiras pra me darem dicas, trocar informações, e isso é o bom, é uma experiencia mt válida, conhecemos gente nova e mts vezes tornamos amizades virtuais em reais! Essa é a melhor parte! To começando meu blog agora, e claro ele vai ficar supinpa qdo estiver aí contanto minhas peripécias e meus micos!!! KKKKKK! Adorei seu blog e estou ansiosa por chegar nessa terra linda!!Espero que um dia possamos nos conhecer e sair pra tomar um café, ou almoçar em algum "bouchon lionnays" KKKK!
Bises!!

Milena F. disse...

A cidade é linda, merece sim no mínimo 2 dias!

Liana disse...

eu quero ir...

Carina-Senzatia disse...

Super post! Adorei!! :D

Mirlene disse...

Filha,

Suas palavras e as fotos me fizeram retornar a Lyon e me lembrar do passeio que fizemos por aqueles lugares. O seu texto ficou excelente e vamos aguardar o segundo.

Beijo

Camila Navarro disse...

Adorei, Mirelle! Eu já tenho uma certa tendência a gostar mais do interior, então não seria nenhum sacrificio me afastar um pouco de Paris na minha primeira visita à França. Mas me conta uma coisa: tem muito turista em Lyon? Com certeza uma cidade tão linda e rica em história não é desconhecida, mas dá para fugir das multidões e passear com calma aí?

Beijos!

Diego Paiva disse...

Que post SENSACIONAL, Mirelle!

Certeza que incluirei Lyon na minha próxima visita à França. Gosto demais de lugares que tem história para contar. ;)

Muito obrigado por partilhar o seu 'cantinho' conosco. Ainda bem que é só o começo... Parabéns pelo post!

Bóia Paulista disse...

Oi, Mirelle. Tudo bem?
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Natalie - Boia Paulista

Babisenberg disse...

Mais uma postagem que me deixou com muita vontade de viajar!!

isabellafs disse...

Estava com saudade...

Jonas Vasconcelos disse...

Roteiro muitíssimo bolado! Pelo tantos lugares que descobrimos em Lyon, acho q vc terá que escrever mais uns 5 posts. ahahahah
Pena eu n ter visto sequer um show na Nuits de Fouvière.

Nossa, Mirelle, mas vc descreveu cada canto de forma impecável. Se eu te lesse antes de visitar os locais, acho q veria muito e muito mais coisas q passam despercebidas no momento.

Oscar | MauOscar.com disse...

Adorei o post...

Espero ter a chance de visitar sua cidade alguma horas dessas..

Patty disse...

Se arrependimento salvasse, certamente teria ficado pelo menos dois dias em Lyon. Mas nem posso falar de arrependimento quando me deparei com Paris pela primeira vez. Que lugar incrível, mas...Como sou doida por coisas do interiorrrr, acho que teria a-ma-do Lyon, assim como amei Galway, por exemplo. Por enquanto, fico amando platônicamente sua cidade, graças às perfeitas descrições e fotos!
Falando em foto, a primeira foto deste post eu vi a ponta de um torre. Seria uma réplica da Tour Eiffel?
Mi, parabéns pelo post! Amei (nem é novidade que amo seus posts, né?)
Conte-nos mais!
Ah, vc havia dito que em julho estaria na terra do "ora-pois". Tá mesmo? Conte-nos depois tb ;)

Anônimo disse...

Ótimo post (gosto demais qdo descreve suas viagens), e felizes pq teremos a segunda parte.
Abçs
marcia

Nestor Jr. disse...

"Ô Ô saudade. Saudade tão grande. Saudade que eu sinto..." <3

Mari Bento disse...

Bem bacana Mi!
Vou indicar esse post para meus amigos!
Abraços,

Gabriela disse...

Olá Mirelle, tudo bem?? Embarco para a França dia 1 de Setembro e Lyon será um dos meus destinos!! Ficarei 6 dias na região e já separei 2 para conhecer Pérouges e Annecy e mais 3 para Lyon. Sobrou 1 dia livre!! Vc tem sugestão de algum passeio bate-volta??

Obrigada!!!

Gabriela

Fernanda Silva disse...

Gente Parabéns tens um roteiro para as pessoas que vão a França, genial. bjim da Fê.
Irei compartilhar seu blog no meu face.

elizabeth guttler disse...

oi nnirelle beijos para voces dois lyon e linda nnesnno esse albergue e nnuito bonn nao conno os de portugal nnas ja fiquei duas vezes e valeu vou indicar a padaria le garcon boulanger 37 rue de la charite que delicia beijos beth

Mr. Lemos disse...

Bom demais, irmã! Engraçado ler isso... outro dia estive pensando sobre como vc manda bem nesses posts de turismo e achei que faltava um texto juntando tudo o que Lyon tem de melhor... tipo... Lyon Ultimate Tourism Guide by Mirelle Siqueira! Finalmente saiu. Pelo menos o primeiro capítulo... ;) Um dia eu devo ter passaporte de novo, daí vou tentar aproveitar tudo isso. Thanks, lindona! Bjoca

Atena Pontes de Miranda disse...

noooosa: meu buraco preferido em lyon eh o seu tb!
walsh!

Christian disse...

Super obrigado pelas dicas neste post... estou indo para Lyon e não poderia ter achado dicas melhores.
:-)

Maria Clara disse...

Oi semPre tenho lido os seus texto e assim incluo mais um lugar na minha lista para viajar. Gostaria de saber qual a melhor época para visitar Lyon? bjos

Milena Schneider disse...

Olá
Estou indo à Lyon em outubro para estudar francês e preciso de dicas sobre que roupas usar nessa época do ano, pois até hoje só peguei inverno na América do Norte e por isso fico insegura sobre o que comprar. Poderia me ajudar?
Beijos,

Milena

Crestomanci Tássio Sam disse...

Oi, Mirelle! Como acho seu blog interessante, você está recebendo neste instante o selo Adorável Vício! Espero que goste ^^! Mais informações em: http://disneycastbr.blogspot.com.br/2012/07/selo-adoravel-vicio.html

Lina disse...

Adorei esta página ... aos pouco irei lendo o blog todo.
Voces são sensacionais nas descrições dá para dizer que se tem uma bela ideia da cidade. Parabéns. Pretendo voltar à Europa (a passeio) e vou utilizar muito suas descrições.
Um grande abraço cá de Porto Alegre.

Anônimo disse...

Amei as fotos, o texto e fiquei com saudade de um lugar que nunca vi, pode isto? Há tempos estou com vontade de conhecer "sua" cidade, e se Deus quiser iremos compartilhar desas belezas que você nos mostra.

Mirelle Siqueira disse...

Ei, pessoal! Peço desculpas por não ter respondido um por um, mas estavamos de férias, viajando e com acesso limitado à internet.

Oi Suélen, Lyon é linda e vou torcer pra voc$e ter boas experiências por aqui - e conta-las no seu blog, claro.

Oi Camila! Tem na velha Lyon, no resto da cidade a gente quase não percebe. Nesse sentido é que Lyon acaba ganhando quem tb passa por Paris. Os turistas de Lyon passam desapercebido fora dos lugares de pico. Acho que vc vai gostar daqui.

Patty, você é esperta! Eh uma torre sim. Eh imitação da de Paris, mas funciona como torre de comunicação e é beeem pequenininha. Tb acho que vc devia ter passado pro aqui, mas, enfim, pelo menos vc tem motivos pra colocar a França no roteiro da proxima vinda à Europa, né?

Oi Gabriela! Na verdade, não. Ainda não conheço muito da França pq sempre gasto nossas férias para viajar para outros paises. Mas não se preocupe, onde vc for vai se dar bem. tudo por aqui é lindo de viver!

Maria Clara, eu gosto muito da primavera e do outono, a cidade fica linda nas duas epocas! o verão é quente e em agosto fica bem vazia por causa das férias (os lioneses fogem pra praia) e no inverno faz muito muito muuuuito frio! mas tem neve e tem a festa das luzes em dezembro, que é a festa mais bonita da cidade. enfim, lyon é linda todos os meses do ano ( e eu juro que não tô exagerando!).

Oi Milena. você fica so outubro mesmo? Ou chega em outubro e fica mais tempo? em outubro ja esta bem friozinho por aqui. Quer dizer, pra quem ja esta acostumado com o inverno europeu é o comecinho do frio, mas pra quem vem do Brasil ja é um frio mais forte. Eh dificil falar de roupas e temperaturas, pq depende. Ainda não é o friozão do inverno, mas traga roupas quentes. Em outubro eu ainda nao constumo usar luva, cachecol, essas coisas...


Beijos em todos!

Celinha disse...

Tenho lido e relido esse post, e só agora me dei conta que não tinha comentado.
Vou ser uma privelegiada (e o ogrinho também) por conhecer Lyon junto com você. E, apesar de não ficarmos muito tempo, vamos ter muitos e muitos motivos pra voltar. Te visitar vai ser sempre o primeiro.
Beijos.

Patty disse...

Oi Mi!
Que legal, deve ser bonitinha.
Ah sim, sem dúvida. Da próxima vez dou um pulo aí com certeza ;)

Gabriela disse...

Oi Mirelle!! Pois é, vc está cobertíssima de razão!!! To fazendo o planejamento e realmente quando vejo q tenho q cortar alguns lugares dói o coração pq tudo é mto lindo!!! Planejei alguns destinos por aí, mas com possibilidade de mudanças!! Vamos ver no q vai dar!!! ;) Será q em Setembro eu pego neve em Chamonix?? Nem sonhando né?? Ai esses turistas!! Rsrs

Mas obrigada pela atenção!! Vou continuar revirando seu
blog em busca de mais dicas e tramando minhas aventuras!!! :)

Bjinhos!!

Daiana Azevedo disse...

Magnifico. Realmente França é mais do que Paris. Parabéns pelo post e por nos mostrar isso, nunca encontrei um blog tão legal assim, com roteiros de viagens completo. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiii

Mirelle Siqueira disse...

Eu é que vou ter o privilégio de mostrar a minha cidade pra gente tão querida como vc, Celinha! Venham logo!

Tb tô esperando por vc, Patty!

Ih, Gabriela, não sei dizer. Mas não é impossivel, viu? Tem montanhas aqui na França que tem neve até mesmo no verão. Vai que da, né?

Que bom que gostou, Daiana! :)

beijos, meninas!

elizabeth guttler disse...

oi mirelle meus parabens atrasado sei que voce deve ter tido um dia lindo nessa linda cidade um beijo para voce e para o leo julia esta ai de novo pelo menos ate dia 16 depois nao sei beijos fico muito feliz de ver que voce gostou de portugal passamos uma semana em lisboa mas acho o porto muito melhor beijos beth

Mirelle Matias disse...

hahahaha. eu não saberia dizer se gostei mais de lisboa ou de porto, cada uma é tão especial, né Bet? Obrigada por nos fazer companhia! beijos!

Anônimo disse...

Mirelle, seu blog é realmente uma delícia!!! E, melhor ainda, um guia que a gente consulta e revê para pegar ótimas dicas de uma visão tão singular da cidade!

Como muitos comentaram, também estou esperando a parte II, III... rs! Ainda mais que agora tô morando aqui e suas dicas fazem toda a diferença!

Beijo,

Evelyn

CarlaZ disse...

Acredita que ainda não tinha lido esse post de Lyon? Em algum momento ela passou sem eu perceber.
Nem preciso dizer que adorei! Que vc apresentou Lyon da melhor forma possível!
Eu morro de vontade de ir e esse ano foi por pouco, bem pouco. Mas vendo pelo lado bom teria ficado só um restinho de um dia e agora posso me planejar pra ficar mais tempo, porque afinal eu quero conhecer!
Bjos

Luíza disse...

e que fotos bacanas, menina... uau!!

Luiza Villar disse...

Coloquei no google, "O que fazer em Lyon?" e cai no seu blog, maravilhoso por sinal. Segundo meu filho, já conheço Lyon melhor do que ele que esta morando aí desde janeiro! EStou indo em abril, e como estou montando o roteiro, gostaria de saber se você tem sugestões de vinhedos para visitar .....

Martha disse...

Olá!
Estava pesquisando sobre Lyon, porque irei em outubro e encontrei aqui dicas que despertaram ainda mais meu interesse em conhecer. Achei realmente lindo. obrigada.

Pedro Nicácio disse...

Olá, irei a Lyon em dezembro próximo (2013) e creio que você me convenceu que a viagem será magnífica. Sua descrição é perfeita, com detalhes enriquecedores. Muito obrigado.
Pedro Nicácio (taiting@uol.com.br).

Marcelo Toscano disse...

Mirele. Parabens pelo excelente texto. Blog não pode ser um simples relato com dicas da cidade, tem que ser gostoso de ler. E o seu é.
Estaremos em Lyon em Dezembro, dos dias 22 a 24, eu, minha esposa e minhas filhas de 11 e 9. Se tivesse lido o seu blog antes eu teria marcado a passagem de volta para depois. Vou fazer o roteiro destes dois dias com base nas dicas que vc deu. mas, se for possível a sua colaboração,vc tem alguma dica especial para a Lyon avec les enfants?
Muito obrigado.

juliana pacheco disse...

OI não estou achando a parte II deste post!Obrigada

Reinaldo Cardenuto disse...

Olá. Estou indo para Lyon na próxima segunda e adorei conhecer o seu blog. Textos ágeis, divertidos e muito informativos. Fiquei empolgado com as possibilidades que a cidade oferece. Parabéns pelo site. Continue escrevendo sempre. Abraço, Reinaldo Cardenuto.

Paulo Mosqueira disse...

Boa tarde,
Vou morar em Lyon a partir de agosto/2014 e gostaria de dicas de bairros para morar.
Pretendo alugar um apto de 1 quarto por 3 meses.
Grato,
Paulo Mosqueira

marciorrmatos@gmail.com disse...

Mirelle
Parabéns pelo bloq. Estou em Lyon (Pl D'Alban) e curtindo muito a cidade. Ficarei aqui 10, 12 dias, por conta de compromissos na Universidade Lyon 2. Seus textos estão me ajudando muito no que fazer e não fazer em Lyon. Ficarei 2 meses viajando pela França e seus roteiros vão me auxiliar muito. Abraço
Márcio Matos

Thamires disse...

você vai postar a continuação do roteiro?? vou passar dois dias em Lyon e gostaria de ajuda de alguém que mora no local…
obrigada!!

Leia também:

Related Posts with Thumbnails