segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Introdução ao Porto (acredite, você vai precisar)

Não foi amor à primeira vista. Longe disso! Nos blogs que li, so encontrei elogios escancarados para uma cidade que é sim muito charmosa, unica, encantadora, mas que de linda não tem absolutamente nada. Se eu soubesse o que iria encontrar, talvez não tivesse ficado tão decepcionada. Precisei de algumas horas para entender que o Porto é uma cidade que vai te conquistando pelas beiradas, e que o choque inicial passa assim que você resolve dar uma chance para ela.


Você percebe, então, que no meio do caos tem poesia. Nos prédios aparentemente abandonados, vida. Ao pedir informações, presteza. Numa birosca qualquer, o bife prego mais gostoso da sua vida. Percebe também que mal terminou o segundo dia e você ja esta apaixonado.


Caminhar sem rumo, ou flanar, como diriam os franceses, é o minimo que você pode fazer nesta que é uma das cidades mais fotogênicas do mundo. Aproveite também a ausência da barreira da lingua para conversar com todos os nativos que te derem mole. Com a senhora de butuca na janela, com a cozinheira do seu hotel, com o garçom do bar. Em Porto encontramos as pessoas mais simpaticas de Portugal e, escreve ai, é também por causa delas que você vai querer voltar.


Não acho imprescindivel listar os pontos turisticos mais importantes da cidade. O que Porto tem de mais interessante é justamente o meio do caminho. Aquela ruela aparentemente sem graça que liga uma igreja centenaria à outra. A arquitetura maltratada do bairro mais antigo, que quase não recebe mais os olhares dos turistas. Os restaurantes pequeninos, ha gerações nas mãos da mesma familia. Tudo aquilo que, por pressa ou falta de delicadeza, muita gente não consegue enxergar.



33 comentários:

Jeh disse...

Amei as fotos! E trato feito! ;)

CarlaZ disse...

Porto é uma cidade muito legal sim, só não sei por quais motivos hehe Vou esperar os próximos posts
E como não dizer que da vista sa Ribeira! É linda sim.
Sabe que o primeiro quadro(foto) que escolhi da minha sala, foi do Porto.

Bjo

Leonardo disse...

Eu aceito o trato amor! Alias a proxima ida ja tem até data marcada! ;)

Nunca gostei tanto de uma cidade tão abandonada. Nunca gostei tanto de passar pelos mesmas ladeiras de madrugada. Nunca gostei tanto de repetir o mesmo sorvete de flocos. Acho que era a companhia...

Te amo!

Nine Copetti disse...

Nossa, Mi... Sonhei que visitava Portugal dia desses, desde que me conheço por gente, esta na minha lista de destinos favoritos, mais pela historia que por beleza... Ja vi amigos voltando completamente decepcionados, e mesmo assim ainda nutro uma paixao pelos portugueses! Agora esse olhar sobre o qual tu falaste aqui faz toda diferença e amo vir aqui e perceber essa paixao que voces dois conseguem transmitir por lugares e coisas que nao costumam agradar no geral!
Tuas fotos estao maravilhosas, tu conseguistes captar bem exatamente o que nos contou!

Ah, e dizem que os gatos irao dominar as terras portuguesas em breve, visse!!! Kkk

Beijo e obrigada por mais um post delicia!

ilma disse...

Voce descreveu muito bem a cidade Porto; eu gosto muito dela justamente por conta de poder caminhar e falar com as pessoas - eu adoro conhecer as pessoas que vivem nos lugares e gosto de trocar dois e tres "dedos de prosa" como se diz. Estou voltando agora em setembro para Lisboa, mas deixei "um tantinho" de dia para reviver o Porto.
Depois escrevo para voce o que achei (novamente)
Abçs e menos calor

Dot the I disse...

Nunca quis conhecer Portugal. Tinha até um preconceito bobo de achar uma das partes dispensáveis e desinteressantes da Europa, mas seus posts, aos poucos, estão me fazendo mudar de idéia.

Carina-Senzatia disse...

Post mágico! Adorei o Porto e suas docerias e biroscas, e adoro a forma como vc apresenta os lugares que ama. Pura poesia! Bjs!

Mirelle Matias disse...

Obrigada, Jeh! :)

Ah, Carla, eu te entendo. Também acho que o tal do "o que visitar" é super secundario no Porto, ainda assim, tem igrejas, bairros e monumentos que valem a pena. vou falar sobre eles nos proximos posts.

Ah, o sorvete de flocos! Tens razão, amor, eles são uma delicia! Sem falar em como era divertido chegar na sorveteria e o atendente ja saber o que iriamos pedir, né? Povo fofo!

Olha, Nine, gatos e gaivotas disputam cada milimetro do Porto. Estão por todos os lugares, por isso não podiam ficar fora do post, né? :)

Dois ou três dedos de prosa no Porto é meio dificil, hein, Ilma? Cada vez que parei para pedir informação, a conversa durava uns 20 minutos! Ô povo que gosta de conversar! O que, pra nos duas, que tb gostamos, é otimo, né?

Do the I, não se sinta mal por isso. Eu pensava a mesma coisa antes de embarcar. Mas acabou sendo a melhor viagem que Léo e eu ja fizemos na Europa.

Ja eu, adoro quando vc passa por aqui e deixa comentario, Carina! Obrigada. :)

Beijos em cada um.

Anônimo disse...


Filha,
Seu olhar especial para as pequenas especialidades de Porto tornaram seu post uma delícia. Estive por duas vezes por lá a trabalho e não pude desfrutar de caminhadas e papos como você e Léo. Quem sabe um dia volto lá como turista...
Continue nos brindando com fotos e posts de Portugal. Estou ansiosa por ver o de Coimbra!
Beijo (e a surpresa da foto do email heim???)

Patty disse...

Acho muito válido numa viagem você aproveitar as entrelinhas, como disse. Ou seja, de você conhecer aqueles lugares longe dos flashs, sabe? Claro, vale a ida ao ponto turístico principal e tal, mas acredito que não tem nada como conhecer o oculto, onde os nativos/moradores se encontram, pois só assim conhecerá a essência do lugar.
A terceira foto com aquela ladeira e ruas de paralelepípedo me lembrou um tiquinho de Ouro Preto-MG.
Gostei!!!
Conte mais! Tô no trato contigo :)
Bjs.

Mirlene disse...

Filha, quanto você pagou para os três gatos posarem para a foto?
Incrível!
Beijo

Mirelle Matias disse...

Pois é, mãe, vc precisa mesmo aproveitar essas indas ao Porto à trabalho para turistar. So sei que quando a senhora for pra la de novo eu vou te encontrar, so pra matar saudade do sorvete de flocos, do melhor prego que ja comi e tb do povo gente boa daquela cidade. Sobre os gatos, ficou massa, né? Beijos!

Patty, eu ainda não conheço ouro preto, nem aquelas cidades historicas de Minas, mas acho que se parecem mesmo. ,Me senti em casa em portugal. o povo tem aquele jeitinho gostoso mineiro de ser, sabe? a vida passa devagar, enfim, bem interiorrrrrr. bjim nôce!

Nestor Jr. disse...

Nossa! Tão simples, lindo e verdadeiro esse teu post.
Ha muito não lia um tão bom!
Conta, conta mais que em 2013 quero ir a Portugal.
Adorei!

E vocês, venham sim pro sul. Nossa casa esta aberta a espera de vcs...

Beijos de saudades


Anônimo disse...

Pra variar post maravilhoso!!!!
Amo esta cidade e justamente pelo que vc escreveu: pelas pessoas! Para mim, o Norte de Portugal tem as pessoas mais abertas a te olharem e quererem te receber ali!
Por isso, concordo com vc, mais uma vez, as entrelinhas são tudo!!!!
Parabéns!
Bjs
Ana Brêtas

Anônimo disse...

Mirelle, tive a mesma sensação que você quando cheguei em Porto. Mas foi só a noite cair e sair para andar pelas ruas iluminadas que mudei totalmente de opinião.

Realmente é uma cidade que vai nos apaixonando aos pouquinhos.

Bjos e parabéns por mais um post delicioso de ler!!!

Vivian (São José dos Campos SP)

Mirelle Matias disse...

Ah, a alegria de entrar aqui e ver um comentario seu, Nestor! quantas saudades eu tenho de vcs!!! se vc esta planejando ir pra Portugal em 2013 quer dizer que vao passar por Lyon tb, né? Bom, se não vierem eu vou até Portugal encontrar vcs! muitos beijos!

Isso mesmo, Ana! Como são gentis os portugueses do norte, né? Da vontade de voltar muitas vezes.

Que legal saber que muita gente esta se identificando com o post, Vivian. Juro que no primeiro dia eu achei que fosse sair do Porto com a sensação de: pronto, ja vi e não volto nunca mais. Mas no dia seguinte eu ja estava encantada. Legal saber que com vc tb foi assim! :)

Beijos!

Fernanda Ornelas disse...

Lindo o post! As suas fotos dizem tudo! Pena que minha ida a Portugual esta programada so pro ano que vem...

O Tabuleiro da Baiana disse...

Mi eu adoro ler os teus artigos, são tão poéticos! Sou sua fã!!! Portugal está começando a me atrair...

Mirelle Matias disse...

O bom é que até la você pode ir planejando a viagem, Fernanda. Ainda vão pintar muitos posts por aqui de Portugal. :)

Obrigada, Brenda! Olha, te juro que Portugal é o maximo! Principalmente para nos, que moramos fora do Brasil. Eh como ir pra terrinha, sem cruzar o oceano, sabe? Da pra matar saudade de um monte de coisas! Tem que ir, acredite!

beijos nas duas!

Tati disse...

Não sou grande viajante mas tenho uma paixão por Portugal, que vem dos meus avós, que vieram de Foz do Arouce para o Brasil.

Só conheço França, Itália e Portugal e todos que conversam classificam Portugal como o país mais "sem gracinha" dos que visitaram. Porém a minha paixão vem justamente daí, do "se jogar" pelas ruas, da comida familiar e das velhinhas com cara de "tias" que encontramos pelas ruas!

Vou ficar de olho no seu blog para ler suas dicas!! Não conheço Porto, só Lisboa e a Ilha da Madeira. Mas planejamos voltar em 2013 e incluir mais de Portugal no roteiro e claro, suas dicas também!

Expedito Gonçalves Dias disse...

Pois não conheço! Mas ainda quero participar deste processo descrito de me encantar 'aos poucos', descobrindo os detalhes e as belezas que a cidade oferece,
Abraços!

Mirelle Matias disse...

Na verdade, Tati, eu não sei dizer até que ponto o fato de eu morar fora do Brasil influenciou para eu ter amado tanto Portugal. Não sei se é a saudade de casa ou se por ter encontrado la o acolhimento que tenho quando vou ao Brasil, enfim, acho que o fato de ter me sentido em casa sem precisar cruzar o oceano contou muito sim. mesmo assim, minha mãe é louca por Prtugal e muitas outras pessoas que encontramos por ai. Portugal pode não ser o melhor destino de viagem pra muita gente, mas de sem graça não tem nada, basta saber o que visitar e pesquisar antes de partir. :)

Que otimo, Expedito! Espero conseguir te fazer viajar comigo nos proximos posts sobre o porto então. :)

Juliana Yonezawa disse...

Mi, adorei saber que a experiência de vcs em
portugal foi ótima! Sou apaixonada por aquele país! Porto foi a primeira cidade que visitamos e tb ficamos pasmos com a gentileza e o carisma de todos que conversamos. A gente se sente em casa e dá p matar um pouquinho da saudade do Brasil ;)

Anamaria do Val disse...

Oi Mirelle! Adoro o jeito como você escreve. Vou para o Porto daqui um mes e vou me lembrar do que você disse aqui!!!

Mirelle Matias disse...

Ju, vc deve ter muito orgulho de tb ser portuguesa, né? :)

Que delicia, Anamaria! Espero conseguir escrever outros posts com mais dicas do Porto antes de vc viajar. Aproveite a cidade por mim!

Mr. Lemos disse...

Irmã, muitas vezes nós temos visões diferentes sobre os lugares, mas nesse caso elas são iguais. Eu já sabia, porque falamos por tel. no seu niver, mas foi bom ler aqui pra comprovar. Eu não descreveria o Porto de forma melhor. Well done! bjoca

Mari Bento disse...

Viajar é tao bom, pois aprendemos tantas coisas e nos conhecemos melhor. Valeu pelas lindas palavras sobre Porto e Portugal, soh me deu mais certeza de que o meu proximo destino sera por essas terras de além dos montes.

Anônimo disse...

Porto, minha cidade! Morei lá por quase um ano e acabei de voltar para o BR na semana passada.

Nunca cansava de andar entre os prédios abandonados e ruas estreitas. As baladas da cidade tbm são maravilhosas!

Deixei lá o meu amor escocês e estou voltando no começo do ano. Porto ficou marcada nas nossas vidas.

Mirelle Matias disse...

Valeu, irmão!

Posso ir na mala, Mari? :)

Ah, que lindo, anônimo! A cidade é linda mesmo, ainda mais quando é cenario de um grande amor!

Suely disse...

Mirelle
Estive em Lisboa em 2011 e me apaixonei por Portugal, foi uma volta as origens, a terra dos meus avós é linda. Volto agora em abril e vou conhecer o Porto, tenho certeza que vou amar, depois novamente Lisboa até o Algarve...quero me fartar de pastéis de Belem, travesseiros da Periquita, bacalhau e vinho...bjs

Tati disse...

Relendo todos os seus posts de Portugal feliz da vida porque dia 02 de julho vamos voltar e desta vez com meu filho de 3 anos a bordo!!! Louca pra apresentar Portugal pro nosso Léo!!! Bjus

Mariana disse...

Morei no Porto por 6 meses e nunca fiquei tão triste em partir.. Porto tem mesmo uma magia que poucas cidades tem, com uma carinha de vila misturada com o urbano, ela me cheira a queijo e vinho. A Ribeira é um lugar que eu tenho como um dos meus favoritos em todo o mundo, adorava ir lá e sentar na beira do rio, observando os barquinhos e aquela ponte maravilhosa, de dia ou de noite, quando iluminada. As pessoas do Porto são incríveis, com sua simpatia, e eu fui odiando o sotaque português e voltei apaixonada. Um dia eu voltarei para lá!

TVR disse...

Como você já sabe, vamos eu, Renata e Maria (\o/) em setembro para Portugal e tô querendo quebrar a hospedagem entre Lisboa e Porto.
E aí que eu estou (re)lendo tudo o que eu já li sobre os destinos.
Minha intenção é fazer exatamente como você: ir num ritmo bem slow (pensando na Maria) e sem pretensão de esgotar os pontos turísticos. Por isso esse seu post sobre Porto casou como uma luva.

Leia também:

Related Posts with Thumbnails