segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Portimão e Lagos, dicas para curtir as praias lindas do Algarve


Desde que uma das pessoas mais queridas da minha vida passou a lua de mel no Algarve, eu vinha desejando visitar esse paraiso. Ah, eu sei, é clichê. Mas não existe definição melhor para a costa sul de Portugal, aquilo la é o paraiso mesmo! E olha que quem esta escrevendo é uma pessoa que so conheceu o mar aos 18 anos.


Talvez isto explique o meu desânimo com as praias. Sério, não faço questão. Mas com um marido carioca dentro de casa fica dificil não colocar no roteiro pelo menos um destino de praia nas férias de verão.


Não é que eu deteste praia, so acho chato. A gente senta ali na areia e faz o quê? Fica torrando embaixo do sol? Brigando com as ondas dentro do mar? Mineira que sou, cresci na beira de riachos, saltando das pedras e tomando banho de cachoeira. Não sei me comportar em praias. Quer dizer, não sabia, até conhecer o Algarve.


As praias de la são interativas. Juro procê! As falésias não apenas ajudam a formar um cenario paradisiaco, como também entretêm gente acelerada como eu. Nessas férias eu não precisei ficar apenas deitada lendo livros. Pude me divertir com a maré, que hora subia, cobrindo as passagens naturais entre uma praia e outra, hora baixava, deixando o mar perfeito para mergulhos. Foi a primeira vez que deixei uma praia querendo voltar no proximo ano.


O Algarve é um dos novos destinos da moda aqui na Europa. Por ali estão os traços mais fortes da dominação arabe, que Portugal viveu até 1259. Mas o povo vai mesmo é em busca de praias. 

Da para chegar na região de ônibus, trem e avião, mas fomos de carro (reservamos aqui). As estradas são boas e as praias, tão bonitas, que chega a ser pecado ficar no mesmo lugar.


Cruzar o Pais de norte a sul estava nos nossos planos, mas esquecer a carta de motorista na França, não. O perrengão desta viagem acabou reduzindo a nossa estadia no Algarve à Portimão e Lagos.


Portimão não é uma cidade bonita, mas tem uma super infraestrutura e praias para todos os gostos - além de uma orla movimentada, shopping e opções mais baratas de hospedagem. Viajamos na segunda quinzena de julho e, contrariamente ao que nos disseram, não encontramos praias lotadas. 


A Praia da Rocha, acima, é extensa e bem parecida com as do Brasil - com restaurantes e cadeiras para alugar. O lugar ideal para quem gosta de agito (e para quem precisa de banheiros por perto porque não consegue fazer xixi no mar). Prefere sossego? Então va para a Praia dos Três Castelos, que fica logo ao lado. 


Depois de olhar e fotografar outras praias de Portimão, acabamos fincando o nosso guarda-sol ali mesmo. A praia é uma delicia e o unico restaurante é uma mão na roda para comprar um salgadinho ou bebidas frescas. Até tinham algumas cadeiras para alugar, o que é raro na maioria das praias de todo o Algarve, mas preferimos comprar o nosso guarda-sol no supermercado (8 euros).


As outras praias acabam sendo parecidas porque ao fundo estão as falésias enormes, caracteristicas da região. O que diferencia uma da outra é a extensão e o tipo de gente que as frequenta. Tem o lugar dos nudistas, das familias, dos jovens procurando paquera... Enfim, rapidinho você percebe qual é a sua praia.


Nos hospedamos em Portimão, mas eu queria mesmo era ter ficado em Lagos. Os valores mais salgados da alta temporada atrapalharam os nossos planos, mas nem por isso deixamos de ir até la. A cidade foi capital do Algarve por quase 200 anos e é rica em historia. Na rua Senhora da Graça, por exemplo, tem uma placa indicando o lugar do primeiro mercado de escravos da Europa. Sem falar que o centrinho pega fogo depois das 20h!
 

Lagos carrega a fama de ter as praias mais bonitas do Algarve, dai você pode imaginar que não foi nada facil decidir em qual delas estender as nossas toalhas. Ficamos na Praia Dona Ana, com aguas cristalinas e calmas, de onde saem os barcos que fazem passeios pelas grutas e cavernas do litoral (25€ para duas pessoas).


Juliana, a fofa que teve a sorte de se casar com o cara especial citado no começo do texto, tem mais um monte de dicas sobre o Algarve no blog dela. Assim como a Carol, que também esteve em Lagos e constatou que a região é um dos maiores tesouros de Portugal. Tenho que concordar com ela, embora eu não goste de praia.

Ou melhor, não gostava.

27 comentários:

Aline Siemionko dos Santos disse...

Oi Mirelle!
Cheguei ao teu blog por intermédio do José Guerreiro, que volta e meia compartilha teus links e com quem também tive o prazer de percorrer as encantadoras ruas de Lisboa.
Já li teus posts sobre a "terrinha", curti a página no Facebook e vim aqui comentar, hehe.
Tenho um blog no qual também falo sobre viagens (entre outras coisas mais) e, assim como você, tenho relatado minhas aventuras em terras portuguesas. Se quiseres aparecer para conferir, será um prazer! Meu endereço é
http://about-sweet-things.blogspot.com.br/.

Grande abraço,
Aline

Jeh disse...

Sou de uma cidade que tem uma estrada que cai pra praia em 30 minutos e mesmo assim conheci o mar aos 10 anos e na 2º vez que fui em diante nunca mais entrei na agua de tanto medo que tenho.

Seu post me fez ter vontade de entrar nessa água, que fotos lindas!

Grande beijo!

Leonardo disse...

Amor,

Eu ja tinha ouvido falar muita coisa boa do Algarve, mas por reflexo bobo de brasileiro eu não esperava tanto. Pois aquelas falésias, grutas e areia fina me surpreenderam e muito.

Vontade de largar tudo e voltar la antes do inverno chegar...Vamos?

Te amo

Glenda Dimuro disse...

Para mim o Algarve é um dos melhores destinos praieros da Europa (do tipo que dá pra pegar praia). Fora a água congelada, o resto é maravilhoso! O lado bom de só ter conhecido Lagos e Portimão é que vocês têm uma ótima desculpa para voltar. Cabo de São Vicente é lindo, Albufeira... todas as praias "quase desertas" até chegar a Faro, a Ilha de Tavira... hmmm... vou parar de falar que já me dá vontade de correr até lá!

CarlaZ disse...

A minha relação com a praia é exatamente o opsto da sua. Aqui no Rio a praia faz e sempre fez totalmente parte da minha vida. Minha relação com minhas melhores amigas ficou mais próxima na praia, algumas devo até ter conhecido na praia, onde conheci tanta gente e passei dias incríveis e (férias inteiras).
Hoje já não tenho muita paciência, prefiro andar na orla, andar de bicicleta, tomar uma água de coco, ver o por do sol...
Mas adoro conhecer praias novas! Essas praias do Algarve já tinham me chamado atenção. Durante sua viagem vc postou fotos lindas! E agora ainda vem esse post cheio de amor! O Algarve ta com cara de imperdível!

Camila Navarro disse...

Mirelle, também conheci a praia tarde (aos 16) e não sou nenhuma fã. Será que está aí o segredo? Não tenho uma boa relação com o sol, tenho que reaplicar o protetor trocentas vezes ao dia e aí vira aquela meleca de sal, creme e areia... Argh! Mas o Eduardo , que também é mineiro, é apaixonado por praia. Geralmente ele passa o dia na água e eu me refugio na sombra para ler um livro. Não faço nenhuma questão de entrar no mar, mas não dá para negar que as praias nos brindam com lindas paisagens, né? E pelas suas fotos de Algarve, acho que eu iria gostar. Mas na sombra, claro! ;)

Beijos!

Juliana Yonezawa disse...

Que delicia re-visitar esse paraiso com seu post!

Ao contrario de vc, eu sempre fui e continuo sendo apaixonada por praia. Acho que renova as energias!

Que bom que o Algarve te fez mudar de opiniao :)

Bjo

Mirelle Matias disse...

Oi Aline! Então você tb teve a sorte de conhecer Lisboa com a companhia do José? Ja passei la no seu blog e deixei comentario. As suas postagens sobre Lagos e também sobre a sua viagem de Portugal estão deliciosas!

Jeh, eu super te entendo! Nem depois que me mudei para SP, e, assim como você, estando ha 30 minutos do mar, eu me animava a pegar a estrada e curtir uma praia. Até hoje, quando estou na praia, eu também entro no mar so pra dizer que entrei e pronto. No Algarve foi assim, entrei bem rapidinho (mas la ainda se justifica porque a agua é muito gelada!). O marido passa o dia todo no mar, parece um peixinho!

Vamos, vamos, vamos, amor!!!? Eu topo voltar la a hora que você quiser! :)

A ideia é exatamente essa, Glenda! Voltar para curtir o que não deu para visitar dessa vez. Se bem que vai ser dificil não ir pra ficar em Lagos. Gente, o que é aquele lugar? Ano que vem quero alugar um apto por la e passar pelo menos uma semana! Vamos?

Imperdivel mesmo, Carla! Se você gosta de praia, vai adorar o Algarve. O lugar é lindo, e, pra vc que curte esse ambiente de praia, tem todos os elementos para deixar o viajante satisfeito. Acho que vc vai gostar de la.

Você é bem branquinha, né, Camila? Eu tb não gosto de tomar sol. ANtes eu até curtia, mas agora que a idade esta chegando, eu começo a ficar mais preocupada e me escondo no guarda-sol. Percebi nessa praia que muita gente vinha pela manhã e so voltava no final da tarde. O sol é mesmo muito quente quando é o pico do verão e acho que o pessoal voltava pros hoteis ou apartamentos para curtir a piscina. Estando em Lagos, outra boa opção é aproveitar esse tempo para conhecer a parte historica da cidade. Enfim, opções não faltam.

Vamos voltar no ano que vem então, Ju? Alugar uma casa bem grande e bonita, com piscina e passar uma semana por la? Topas?

beijos em vocês todos!

Ka Smith disse...

Amei o post apesar de não concordar que são as praias mais bonitas e tals..Mas apesar de carioca e neguinha também não tenho paciência para ficar deitada me torrando...meu negócio era frescobol, que infelizmente, só tem no Brasil....

Rosinha ia sempre ao Algarve jogar golfe...

beijinnn Mi

Helô Righetto disse...

assino embaixo, estive lá em julho 2010 (varias fotos parecidas com as suas), apaixonei e tbem nao estava abarrotado como me falaram q estaria.

Mirelle Matias disse...

Mais carioca é convencido mesmo, hein, Ka? Hahahaha. Acho que vc deveria pular na garupa do Rosinha e ir para o Algarve com ele no proximo verão. Havia muitas crianças se divertindo por la e eu pensava o tempo todo que aquela era a praia perfeita para levar os meus filhotes (quando eles chegarem). Mia, Breno e Chloe vão gostar. bjim!

Oi Hêlo. Fui procurar os links da sua viagem e vi que vc esteve tb em Albufeira, né? Na proxima eu quero conhecer! E vc teve mais sorte que eu no hotel, o nosso era bem simples e sem piscina...

Helô Righetto disse...

sim, foi albufeira! fizemos alguns passeios, e fiquei pensando q poderia passar 1 mês lá , fácil! aqui na inglaterra Algarve é sinônimo de férias em família, entao vc acredita q ouvi coisas do tipo "tenho horror ao Algarve"? bom, melhor pra nós, acho eu!

Mirlene disse...


Filha, as fotos e seu texto nos convidam a voltar ao Algarve. Estive por lá durante o inverno e somente admirei do alto sem pisar na areia..
Quem sabe irei lá em um verão..
Beijo

Patty disse...

Menina, que delícia!
Fiquei encantada com as fotos! Parece até que tirou de algum quadro pintado por algum famoso! rs.
Ótimas dicas tb :)
Ah, Portugal...Que encanto!
Bjs

Mirelle Matias disse...

Vamos passar o verão do proximo ano por la, mãe? Com o Gui? Sei que so gosta da Europa no inverno, mas pensa com carinho, vai.... :)

Patty, viu que lindeza? Foi dificil selecionar as fotos.

Beijos nas duas!

Patty disse...

Posso imaginar...Deve ter dado um lindo álbum.
Bjs

Nadja disse...

FOTOS MARAVILHOOOOOOOSAS!!!! Deve ter sido lindo demais!!!!

Babisenberg disse...

Também nao sou fã de praia não, mas por essas fotos essas parecem que seriam do tipo que eu gostaria de conhecer!!
bjs

Mr. Lemos disse...

E vc falou que as fotos nao ficaram incriveis... Francamente!! Sensacional, irma! Bom demais viajar de volta pra la, dessa vez pelos seus olhos e por suas palavras! Tomara que na proxima possamos ir juntos. Saudades de vc e do Algarve. Amo!!

Anônimo disse...

Vamos ver se é desta que o comentário entra!
Antes de mais deixe-me dizer que o seu blog é maravilhoso e faz parecer o meu país ainda mais fantástico! :)
Quanto ao Algarve, há muitas zonas que vale a pena descobrir, apesar de você já ter escolhido visitar algumas das melhores praias. Em Portimão, vale a pena tentar a Prainha e uma volta pela zona de Alvor (tem restaurantes óptimos!)
No outro lado do Barlavento Algarvio estão as praias e vilas mais calmas (e também com a água mais fria!). Numa próxima vez tente achar a praia do Zavial, numa terra chamada Raposeira. Ande mais um pouco e, em Sagres, a Praia do Martinhal vale uma visita, é linda! Sagres é também onde vai encontrar peixe e marisco fresquinho. Nessa zona começa a Costa Vicentina: Aljezur, Arrifana, Carrapateira, Odeceixe e, mais acima, Zambujeira do Mar, Vila Nova de Milfontes e Porto Covo são uma delícia e com praias quase desertas!
Já a zona mais perto de Espanha tem a água um pouco mais quente. Aí tem que visitar a ilha de Tavira e a de Faro, as ilhas de Olhão, Cabanas de Tavira e Cacela Velha. Vai ver que vai ser um passeio fantástico!
Portugal está neste momento a eleger as 7 maravilhas das praias. A página dá para conhecer um pouco mais: http://www.7maravilhas.sapo.pt/#/home
Espero que aproveitem muito deste cantinho da Europa!

Vera

Anônimo disse...

Oi Mirelle

O seu blog é dos preferidos pq além de escrever c mta proximidade ao leitor(a) e de uma maneira saborosa,completa o texto c belas fotos. Sou como vc p praia, talvez pelo tipo de pele - super clara - mas gosto do clima alegre, descontraido e da culinaria. Acho q o Algarve deve valer a pena sim; está na "lista".
Abç
Marcia

Renata Inforzato disse...

Aproveitando a insônia pra ler vc.
Tb não gosto de tomar sol, ainda mais que tenho tendência a ter sardas e manchas.
Menina, vc acredita que meu aluno de português me convidou em junho pra passar a temporada de verão na casa dele com a família em Albufeira? E vc sabe como esse povo é difícil convidar pra alguma coisa, né? E eu não pude ir porque estou de rattrapage.
E lendo vc me deu tanta vontade de ir a Portugal. beijos

Mirelle Matias disse...

Obrigada, Nadja! :)

Acho dificil alguém não gostar do Algarve, Babi.

Ama eu ou o Algarve, irmão? Ja sei, os dois né? Eu tb! :)

Ta tudo anotado, Vera! Obrigada por compartilhar as informações de quem conhece a região.Vou ter que voltar em todos esses lugares pra ver se são bonitos mesmo. Acho que sera um grande prazer, rs!

Marcia, eu achava que eu era a unica maluca a não gostar de praia! Na minha vida real eu não conheço ninguém que tenha a mesma opinião, mas aqui apareceu um monte de gente concordando comigo! Tô confortada agora.

Poxa, Rê, deu bobeira! Tinha que ter ido! Ainda mais um convite feito por um francês (eles são dificeis mesmo pra essas coisas, ne?). Se pintar de novo a oportunidade, va e me conta se gostou, ta?

Beijos!

Aline Siemionko dos Santos disse...

Oi Mirelle!
Adorei receber tua visita lá no blog, até deixei um recadinho respondendo à tua mensagem, mas não sei se chegaste a vê-lo. Em todo caso, aproveitei a tua sugestão para (começar a) organizar melhor meus papos de viagem. Agora Algarve (Lagos, Faro, Olhão e Ilha da Armona) receberam uma tag só para elas. Se quiseres conferir, o link é : http://about-sweet-things.blogspot.com.br/search/label/Algarve.
Vou continuar acompanhando teu blog, adorei os outros posts sobre Portugal! Abraços!

Ana Jorge disse...

Ola, sou portuguesa, vivo em Lisboa e conheço o Algarve desde miuda e gosto muito, sao praias magnificas!

Conheceu Albufeira? Muito bonito tambem, e mto virado para o turismo e os turistas. :)

Anônimo disse...

Oi, vivo em Lagos, Volte sempre.

Tânia Barreira disse...

Que bom ver Portugal conquistar admiradores! Mas também é mais que normal, temos turismo para todo o tipo de turistas! temos praia, serra, mar, rio, lagos, campo, cidade, historia, cultura, arquitectura, TEMOS de TUDO!!!!

Leia também:

Related Posts with Thumbnails