segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Presentes

Ela é o contrario de mim em quase tudo. Tranquila, meiga, abre mão das amenidades para agradar aos outros. A doçura da sua voz, somada ao sotaque de Belo Horizonte, me faz acreditar que vai ficar tudo bem - embora saibamos que não ha a menor chance. Somos também muito parecidas, temos a missão de inventar uma nova vida num lugar onde nunca desejamos passar os nossos dias. Mas ca estamos. Ela com as batalhas dela, eu com as minhas, e ambas mais leves por termos nos encontrado pelo caminho. Se eu pudesse, cortaria as suas asas, deixando sair de mim o lado egoista que eu finjo não possuir para não assustar os novos amigos.

Ja foram mais de mil dias vividos na França e o que mais me conforta são os encontros. Conheci lugares lindos, vi de tudo um pouco. A cada viagem percebo uma parte de mim se transformar, se construir. Mas lugar nenhum se compara às pessoas que cruzei desde que deixei o ninho. O menino ingênuo, que saiu de Aracaju para se descobrir mais forte em Lyon ao mesmo tempo em que me ensinava a comer pipoca com queijo e leite condensado. Os amigos talentosos do sul, tchê!, que me faziam acreditar, pelo breve momento de uma gargalhada, que os meus estavam aqui, e não la. O casal marrento que de amigos nos promoveu a membros da familia através de uma criança. A menina linda, capaz de tratar os animais como gente, mas incapaz de tratar o pior ser humano como um cachorro. Porque eu vim parar aqui, acabei entrando na vida deles todos. 

Muitos chegaram através do blog. "Bonjour, vous êtes Mirelle Matias?", me perguntou um deles na fila da cafeteria. "Sim, sou eu.", respondi, desconfiada do sotaque bonitinho que so brasileiro tem quando fala francês. "Pô, eu leio o seu blog!", continuou aquele que veio a se tornar um dos amigos mais queridos que tenho hoje. A Laetitia, a aniversariante desse 5 de novembro de quem eu falava no começo do texto, também chegou por aqui. Leu o post onde eu assumia a minha coragem de sair para tomar cafés com desconhecidos na esperança de fazer novos amigos e me mandou um email. Eu disse que temos muitas coisas em comum e coragem é uma delas - ou seria instinto de sobrevivência?

Me desculpe, amiga, era pra ser um post de feliz aniversario pra você, mas, pensando bem, vou rouba-lo pra mim. O blog faz 3 anos na proxima semana e por ter conseguido reunir tanta gente bacana graças a um diario virtual eu acho que também mereço os parabéns.

41 comentários:

Leonardo disse...

Sempre me surpreendendo!!!!

Parabéns pra Laetitia e parabéns pro/pelo bloguinho!

Te amo!

Ma Petite Lima disse...

Ai Mirelle... Como eu amo vir aqui te "escutar"..
Quando vc vem a Nice???
Grande beijo, Querida e muitos muitos muiiiitos parabéns pra vcs..
Joanna

http://mapetitelima01.blogspot.fr/

Jeh disse...

Amizade é muito importante, quando estamos em um lugar longe da nossa terrinha se torna algo indispensável. Lindo post e parabéns a Laetitia e ao blog que está se tornando um jovem blog.

Anote ai, quando eu chegar em terras francesas te chamarei para um "café com o desconhecido" também =)
Estou indo agora no Consulado deixar meu passaporte pra anexar o visto.

Beijos!

Natalia Itabayana Junqueira de Mattos disse...

Ha quem diga que a internet afasta as pessoas, pode ser verdade, mas eu prefiro ver como ela possibilita a aproximação entre as pessoas e constroi pontes que dificilmente seriam construidas de outras maneiras.
Feliz blogversario, como diz a Lucia Malla :)

Mirelle Matias disse...

Oi Joana, pretendo ir. Quem sabe na proxima primavera? Assim aproveito melhor os cenarios lindos de lavanda.

uhu! Cada vez mais proxima da viagem, hein, Jeh? Deve estar com aquele friozinho gostoso na barriga!

Eu sou do time que diz isso Natalia, que a internet separa as pessoas, ou melhor, que cria relações superficiais entre elas. O Twitter é a maior prova disso. Mas quando o virtual é so uma ponte para amizades que se formam no mundo real, ai sim, vale a pena. Escrever da um trabalhão, mas a recompensa vem em forma de gente. :)

beijos!

elizabeth guttler disse...

oi mirelle um beijo aqui de koblenz agora estamos perto do filho lindo o teu texto esta frio aqui tive que comprar um casaco aqui e a esquina da alemanha os dois rios se encontram o reno e o mosela vale a pena voce vir aqui com o leo beijos mirelle espero ter me tornado gente para voce tb

Nestor Jr. disse...

Sou o sr. "Bonjour, vous êtes Mirelle Matias?" :D
Sua linda!!! <3

Pauline disse...

Mirelle... adoro seu blog, você escreve muito bem (e deve ouvir isso toda hora), adoro os post de viagens cada lugar lindo nesse mundo heim?!
Mas como lendo aqui agente pega intimidade, eu fico feliz que essa tua experiência de bater papo nos café tenha te trago bons frutos, amigos e historias para nós =D
Sinto um pouco de falta quem em outras épocas tu falava mais da coisas, da rotina, das diferenças ai da França, talvez pq agora você já seja um pouquinho francesa...
Bisous

Anônimo disse...

Olà!
Em Portugal se utiliza a expressão "Bem Haja!", que significa, resumidamente: Muito obrigado por escrever tão bem, e deixar-nos voar nessas palavras, a sorrir, e a sonhar.
Eu sou uma portuguesa, que adora este blog, e, que acredita na amizade e na capacidade de desconhidos nos cativarem para o resto da nossa vida!
Muito obrigado Mireile pela leveza com beleza deste blog.
Parabéns e Felicidades!
Rosa Portuguesa

Mari Bento disse...

Parabéns Laetitia!
E parabéns Mirelle, mais uma vez um belo post, bem interessante e que retrata aquilo que eu, você, ela e muitas outras pessoas sentem aqui por essas e outras terras 'lejanas' do nosso saudoso Brasil.
Bitocas em vcs!

Ka Smith disse...

Awwww Que declaração linda aos seu amigos!
Acho que 80% das pessoas que conheço em Dublin foi por causa do meu blog também!
Só falta você!

Um beijo e parabéns!!!

P.s.:Para as duas...

Mirelle Matias disse...

Oi, Beth! Você é uma das que sairam do virtual para o real, né? Uma das leitoras mais fiéis e agora uma amiga muito querida também! Aproveite bem o restinho da viagem, o filhote, a Alemanha e dê um beijo na Julia quando voltarem para o Brasil.

Ah, Nestor, que saudades! <3!

Oi Pauline! Você tem razão, os posts de outras épocas eram diferentes. Mas eu também era diferente, então é natural que seja assim, né? Hoje ja não me surpreendo com algumas coisas como ter que colocar a gasolina no proprio carro, mas ja faz 3 anos que eu estou aqui, né? Os textos refletem os momentos que eu estou vivendo. As vezes tem mais viagens, as vezes são mais saudosos, outras, mais sarcasticos. Enfim, são momentos, mas não deixa de ser sobre a vida na França, né? :)

Oi, Rosa! Obrigada por escrever coisas tão bonitas! Se você acompanha o blog, ja sabe que eu fiquei apaixonada por Portugal, né? E no meio desses encontros lindos que acontecem graças ao blog, conheci um casal de portugueses ha pouco tempo e nos tornamos amigos. Eles agora vivem aqui em Lyon e são super divertidos! Mais um motivo pra não parar de escrever no blog.

Mari, lindona! Como eu escrevi no nosso grupo do Facebook, o post é pra Laetitia, mas também é pra você, outra querida amiga que me mandou email por causa do blog e que agora faz parte da minha vida; Muitos beijos!

Ah, Ka, falta mesmo a gente se conhecer, né? Ja me sinto tão intima de você! Bora corrigir esse desleixo em breve! Vou te usar como desculpa para levar o Léo pra Irlanda, fechado?

beijos em todas vocês!

Mirlene disse...

Filha,
Que bom saber que tem amigos de verdade! Parabéns a sua amiga e feliz aniversário de blog. Espero que ele continue por muito tempo pois me traz um pouquinho de você e de sua vida todos os dias, porque leio seus textos diariamente.
Beijo

Jackie e Rômulo disse...

Merece sim: um super parabens, "13anosdepois" =)

vinicius disse...

ah que lindo estar ali!
também sou muito agradecido pela amizade.
agora vcs precisam se programar e vir aqui!

grandes beijos

ilma disse...

Parabéns pelo blog e também para sua amiga. Santé!

Jonas Vasconcelos disse...

Aewwwwww.
Eu sou o cara da pipoca com queijo ralado e leite condensado!!!!!
:D:D:D:D

Fechou com chave de ouro:
vc roubando o post pra vc tbm. ahahahah
Olha, n tenho dúvidas q se eu voltar aí pra Lyon será mais por vc do q por qualquer outra pessoa. :*****

Evelyn Sampaio disse...

Como diria o poeta, muito embora haja tantos desencontros, a vida é mesmo a arte dos encontros!
Parabéns pra Laetitia e pro blog que nos faz tão bem :)

Nathalia disse...

Oi, Mirelle!

Ah, também quero virar sua amiga!!! rs
Pena que estou tão longe (Brasil), pois me identifico muito com você e se estivesse na França com certeza já teria te convidado para um café!

Quando morar fora vou fazer um blog também, uma ideia muito boa para atrair pessoas que se identificam!

Ah, só para criar um momento de intimidade com você, será que você pode me passar seu e-mail? Queria te contar um segredinho! É coisa boba, mas quero te falar!! :)

Beijos,
Nathalia

Samara Brito disse...

Vc merece mesmo, Parabéns! O seu blog é maravilhoso!!!!

Glenda Dimuro disse...

É verdade, a gente conhece tanta gente legal através do blog. Enjoei do meu, são já quase 7 anos... Acho que entrei definitivamente na crise dos 7 anos!!! Mas quando penso nas amizades que fiz através dele, me dá pena de deixá-lo tão abandonado. Mas é a vida, são os ciclos e o que fica são os bons momentos e as amizades. Parabéns!

Juliana Couto disse...

uau muito bom texto!

Ja dizia o ditado: "amigos sao anjos que Deus coloca em nossos caminhos para amparar os nossos coraçoes"... vc tem sorte, estou precisando desse imã que vc usa para atrair pessoas legais que te acrescentam algo de bom... conheço muita gente, mas vou te confessar que "brasileiros corretos" esta dificil de achar...

Parabéns ao Blog e parabéns tbm para a pessoa a qual o parabéns foi dedicado no inicio do texto rs

Ana Paula disse...

Mirelle, toda vez que leio os seus posts, gosto mais de você! Como pode hein?
Bjs

Mirelle Matias disse...

Você é um dos maiores incentivos pra eu continuar escrevendo, mãe. :)

Merci, Jackie!

Iremos, Vinicius! Prometo! Estou doida pra rever vocês!

Obrigada, Ilma! Santé!

Vem, vem, vem, vem, Jonas!! Volta, stp! Eu morro de saudades de você. :(

O blog também me fez conhecer você, Evelyn! viva!

Oi, Nathalia! Fiquei curiosa com esse segredo. Pode me escrever no blog13anosdepois arroba hotmail ponto com. (coloco assim pra evitar receber mais spams do que eu ja recebo). Se preferir, pode me mandar mensagem privada pela pagina do blog no Facebook. um beijo!

Obrigada, Samara!

Ah, Glenda, não para não! o szu blog é um dos meus preferidos! gosto tanto do que você escreve e também da maneira como escreve. Te admiro pelos 7 anos, viu? Realmente não sei se eu consigo escrever um blog por tanto tempo, mas não para não!!!!!

Ah, Juliana! Eu tenho sorte, mas também encontro gente descartavel pelo caminho, viu? Conheci uma brasileira logo que cheguei em Lyon que Deus me livre! Uma praga na minha vida até hoje. gente que não tem vida propria e vive da vida dos outros sabe? Enfim, tenho pena. Mas não desanimei e me abri pra conhecer outras pessoas. Alguns não ficam pra valer na minha vida, mas outros são pra sempre, como esses que eu citei no texto.

Ana Paula, beijos especiais pra você, por ter me feito sorrir!

beijocas em todos!

Pamela Yue disse...

Adoro seu blog!!! Escreve de forma leve, divertida e inteligente!! Fez da nossa passagem por Lyon ainda mais especial!! Obrigada ;)

Patty Gasperini disse...

Nossa, nem sei como dizer, mas, me identifiquei muito com esse post. Sei lá, essa sua amiga se parece muito comigo (com base na sua descrição) e vc se parece com uma amiga que tenho.
Por outro lado, acho que deveria tomar essa coragem de fazer novos amigos, como no post em que relatava um site que ajudava para tal, pois pelo que me lembro era algo como: o desconhecido quer aprender a falar português e vc francês, por exemplo, e daí vcs se encontram, estou certa?
Bem, de qualquer forma, é sempre muito bom poder compartilhar com pessoas que de alguma forma se identificam conosco.
Ao passar por aqui nesses três anos, sendo um deles dentro do armário (rs), sempre me identifiquei com pelo menos uma coisinha, ou procurava tornar o desconhecido como um aprendizado, e é por isso que a parabenizo pelo talento de saber falar com as pessoas.
À sua amiga com descrição parecida com a minha, os meus sinceros votos de um feliz aniversário :)

Laetitia Valadares disse...

Meu Deus!!!! Tem coisa mais gostosa que, depois deu uma viagem exaustiva, deixando pra tras um tanto de gente que amo, chegar em terras frias e ganhar um presente desses?!?! Todo o calor humano do Brasil chegou aqui na França quando fiz minha primeira amiga (dessas de verdade, nao de ir tomar café e pronto). Ela que briga comigo quando eu vou cumprimentar com dois beijinhos, à la française, ao invés de dar aquele abraço gostoso, que so brasileiro sabe dar. Ela que me faz morrer de fome, pegar chuva e ainda achar bom. Essa menina achou esses amigos nao é à toa. E ainda por cima ganhei votos maravilhosos de pessoas que nem conheço, mas que tenho certeza que iria gostar de conhecer. Obrigada Mi, obrigada aos desconhecidos que leem o blog. Parabéns para nos!

Vera disse...

Eu quero dar os parabéns especiais ao blog. Cheguei a Lyon há um mês, sem um único amigo ou referência e foi por ele que te conheci - que vos conheci.
Fomos recebidos de braços abertos, com um sorriso rasgado e um abraço apertado e isso fez-me pensar que aqui podemos ser felizes.
Obrigada por nos ajudares a fazer parte desta nova cidade e família.

Ao escrever estas palavras, só me ocorre um excerto do poema Amigo, do português Alexandre O'Neill:

"Mal nos conhecemos
Inaugurámos a palavra «amigo».

«Amigo» é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo,
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!
[...]
«Amigo» é a solidão derrotada!

«Amigo» é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
«Amigo» vai ser, é já uma grande festa!"

Mirelle Matias disse...

Que bom que gostaram de Lyon, Pamela! Você é a moça que me escreveu no Insta, né? Espero que tenham passado um bom momento aqui na minha cidade.

ô, Patty! Sabe que os leitores vão mudando com o tempo? Chegam, partem e alguns ficam. Você é uma dessas que chegou, se acomodou e ficou. Fiquei muito feliz quando te conheci pessoalmente no encontro do blog em São Paulo. E acho que tem mais é que fazer isso mesmo, se expor aos riscos, sair da zona de conforto, procurar amizades em pessoas que possuem coisas em comum com você, mas não tudo - porque senão a gente não aprende nada de novo, né? Se inscreva no site sim! além de aprender uma nova lingua, pode conhecer gente interessante. Um beijo enorme pra você, menina linda!

Lê, <3!!!

Cai como uma luva o poema, Vera! Foi muito bom te conhecer e saber que graças ao blog eu fiz mais alguns bons amigos. Espero que a sua vida em Lyon seja tão gostosa quanto a minha e que possamos dividir muitos momentos juntas de agora em diante.

Beijos!

Dayse Freitas Roumillac disse...

Parabéns!!! Mirelle cheguei ao seu blog ouvindo de minha amiga Samara (essa mocinha linda aí em cima que escreveu para vc) sua história de amor, curiosa entrei no blog e adorei cada post e a vontade maior de conhecer a França terra que um dia viveu os pais de minha avó, quem sabe um dia

Mr. Lemos disse...

Coisa linda essa viagem às coisas e pessoas boas que o blog te trouxe, irmã.
Acho que compartilho disso com vc. Ganhei grandes amigos na internet.
Parabéns pra vcs!! BJao

Pamela Yue Siqueira disse...

Sou sim =) ! Conheci seu blog fazendo o planejamento da viagem e peguei muuuuitas dicas! Foi o nosso guia de Lyon!! Desde entao sempre acompanho seus posts e suas fotos lindas no Insta!! Bjs

MUNDO DO ENZO disse...

Mi, assim como eu, muitos dos seus leitores, dos mais de 1000 dias de existência do blog, devem ter passado por aqui pelo menos por uns 900 deles, ansiosos por novas histórias, viagens, fotos... O presente de aniversário, acaba sendo de todos nós!!! Obrigada, e parabéns!!!

Patty Gasperini disse...

É, na verdade me acomodei em outros blogs também, o qual curto muito e cada qual com seu encanto e jeito único de falar com seu leitor. Contudo, vejo vc mais próxima e mais carinhosa do que os outros para com seus leitores. Vou fuçar no site, quem sabe tenho sorte ;) beijão!

Louizy disse...

Mirelle, tudo bem?
Leio seu blog há seculos - exagerada pouco -, quando senti que meu lugar não era aqui no Brasil, de novo, eu comecei a buscar inspirações. Seu blog é uma inspiração, um modelo e uma motivação acima de tudo!

Morei em Suresnes em 2006/2005 e voltei ao Brasil para fazer faculdade, agora formada só quero deixar novamente BH e correr para meus amigos e meus sonhos daí.
Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Boa Tarde Mirelle,
Parabens pelos 3 anos do blog...Só conheci o blog hoje e até agora tenho adorado, não só a maneira como escreves mas em particular a forma como expões a tua forma de ver Lyon ao mundo!
Eu ando a planear uma viagem pela Europa com a minha namorada onde, se tudo correr bem, vamos passar por 21 paises e outras tantas cidades de carro!O roteiro que escolhemos foi um bocado pelas cidades que gostavamos de conhecer e acabamos por escolher outras que ficavam a meio do caminho e...porque não?
A nossa Viagem começa em lisboa, passamos por algumas cidades em espanha, a primeira cidade que vamos visitar em França é Toulouse e depois seguimos para Lyon(devemos chegar a lyon por volta das 10 da manha), vamos dormir ai e na manhã seguinte seguimos para milão!Estive a ver o teu roteiro para uma dia e pareceu-me muito interessante, há algum cuidado especial a ter em Lyon?alguma recomendação?Sobre os Museus...Ela é Estudante de Design de Moda, então a passagem pelo museu de belas artes é obrigatória e eu vi algumas referencias sobre um museu dos tecidos...aconselhas?
A viagem ainda não é certa(até porque é apenas para agosto de 2013), nos só decidimos os destinos ha 2-3 dias então ando a reunir o máximo de informações possiveis sobre todas as cidades...até para tentar convencer os pais de ambos a financiar uma parte da viagem(vida de estudante universitário =P).
Se puderes dar uma ajudinha com estas duvidas agradecia=)

Igor Fernandes

Flor disse...

Parabéns pelo aniversário do blog Mirelle! Vivo super inspirada pelos teus relatos! Fica com Deus! Beijos!

Amanda Pessoa disse...

Mirelle,
Meu comentário é só para avisar que mandei email para você e gostaria muito de que o lesse. Beijo,
Amanda

eduarda disse...

mirelle, não sei se já te perguntaram.. qual câmera vc usa? adorei suas fotos! são todas lindas! tô indo pra frança e quero levar uma câmera decente, vc tem indicação? bjs e parabéns pelo blog.

devircigano disse...

Oi Mirelle! Hoje vim para desejar Boas Festas e parabenizar pelos 3 anos do blog. Não vou se repetitiva,mas é que seu blog fez parte de um momento ímpar na minha vida que foi o tempo de expatriada na Espanha e até hoje é um deleite vir e ler suas palavras tão espontâneas quanto cuidadosas. Oxalá que 2013 venha cheio de vida, com muita energia boa e coragem para seguir o caminho. Um abraço forte e carinho sincero de uma leitora que admira muito esse seu cantinho.

Inaie disse...

que post "mais fofo do mundo!".
Essa blogsfera foi uma das minhas grandes descobertas. Conheci pessoas maravilhosas, fiz amigos incriveis...
Feliz natal!!

Leia também:

Related Posts with Thumbnails