segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Cafés em Lyon - os meus preferidos

Os cafés franceses são emblematicos. Fazem parte da cultura e da historia dos franceses, que usufruem destes locais para ler os seus jornais pela manhã ou para roubar aquecimento alheio durante o inverno - acompanhados de um bom espresso, de preferência. Local de encontro nas pequenas cidades, extensão dos minusculos apartamentos parisienses, os cafés possuem um papel importante na rotina dos franceses. Eles são capazes de passar horas navegando na internet, lendo um livro ou conversando com os amigos na mesa de um café, sem jamais serem incomodados pelo garçom. Se pedir alguma coisa, você tem o direito de permanecer naquela mesa até o estabelecimento fechar. 

Morando aqui ha tanto tempo, é claro que eu também adquiri este habito. Esses são os meus lugares preferidos para tomar um café/cha/chocolate quente em Lyon:




O café do Museu Belas Artes é o meu preferido. Possui um terraço com mesas e poltronas que dão para o jardim do museu. Um oasis bem no meio da cidade. Perfeito para as tardes quentes do verão e também para o comecinho do outono, quando peço um chocolat viennois (uma espécie de chocolate quente com chantilly) para espantar o frio e ficar admirando as cores lindas da estação.

Les Terrasses Saint-Pierre
20, place des Terreaux, Lyon 1e
Todos os dias (exceto às terças): 10h - 17h30


Com proposta e publico completamente diferentes, Le Tasse Livre foi um achado! Eh café, mas também é livraria e espaço cultural. O terraço simples na entrada esconde o ambiente charmoso que so descobre quem ousa descer as escadas da cave para encontrar la dentro o cheirinho de café moido na hora e livros à disposição dos clientes. A localização é perfeita: bem em  frente à praça Sathonay - uma das mais autênticas de Lyon.

Le Tasse Livre
38, rue Sergent Blandan, Lyon 1e
De segunda à sabado: 10h - 21h 

A proprietaria do Chez Guillemette é uma blogueira que compartilha as receitas das tortas e doces que inventa. O blog fez sucesso e virou livro de receitas. O livro fez sucesso e virou um salão de cha no melhor estilo mulherzinha para cupcakes e bolinhos gostosos no meio da tarde.

Chez Guillemette
1, rue François Dauphin, Lyon 2e
De segunda à sabado: 10h - 19h 


Porcelana antiga, ambiente vintage e um extenso cardapio com diferentes tipos de chas, é o que encontramos quando empurramos a porta do Snob para o cha das cinco. Se sentir na Inglaterra bem no coração de Lyon.

Snob
31, rue de la Charité, Lyon 2e
De quarta à sabado: 8h30 - 18h


Você pode até pedir um chocolate quente ou um cha para acompanhar, mas a estrela do Little é o cupcake. O bolinho americano também invandiu a França, mas foi adaptado ao paladar francês: é mais leve, menos açucarado. Fornadas de cupcakes caseiros e sem conservantes saem todas as manhãs. O de pêra com mel é de comer rezando.

Little
30, rue des Remparts d'Ainay, Lyon 2e
De terça à sabado: 10h - 19h


O numero 226 da rue Rivoli, em Paris, ja foi um lugar refinado. Hoje, é tomado por turistas que desejam viver por alguns minutos a época onde senhoras bem vestidas da sociedade francesa tomavam cha com as amigas. A fila de espera por uma mesa é longa, mas compensa. O Angelina é famoso por ter o melhor chocolate quente de Paris, espesso e saboroso, como eu nunca consegui tomar em Lyon. Até agora. O Angelina abriu um espaço na Galeries Lafayette do Centro Comercial Part Dieu com decoração e cardapio idênticos aos da capital. Até o péssimo atendimento parisiense est au rendez-vous.

Angelina (no térreo da Galeries Lafayette)
17, rue du Docteur Bouchut, Lyon 3e
De segunda à sabado: 9h30 - 20h





Ja curtiu a nossa pagina no Facebook? Conteudo exclusivo e mais interatividade. Passa la!

25 comentários:

Bruna disse...

Post super bacana, especialmente para quem acompanha seu instagram. Assim conseguimos anotar os lugares das fotos lindas :)
Obrigada por compartilhar!

Glenda Dimuro disse...

É verdade, como os cafés franceses não existem. Aqui na Espanha pessoal tb adora o café, mas o glamour nem se longe é o mesmo!

Carina-Senzatia disse...

Eu quero ir te visitar e comer num destes lugares (ou em todos) com vc! :)

Beijos!

Oliva disse...

Chocolate quente! Já tomei nota! Eu vou para o Lyon em fevereiro... Saludos desde Caracas:)

Juliana Yonezawa disse...

Adorei todos! Espero que em breve a gente possa se reunir em um desses cafes ;)

Vera disse...

Conheci alguns deles pela tua mão e posso garantir que valem a pena. É bom quando os leitores têm oportunidade de se tornar amigos e explorar a cidade em conjunto. Vamos pensar nos próximos?

Milena F. disse...

Excelentes dicas! Nada melhor do que um bom "Café", meu companheiro inseparável quando faço passeios principalmente nos períodos frios! Uma excelente oportunidade de roubar aquecimento alheio, como você disse, descansar a perna para rever o roteiro, e de quebra observar um pouco as pessoas que frequentam! A gente só tem a ganhar!

Mirelle Matias disse...

Com prazer, Bruna! :)

Vocês estão precisando voltar em Lyon pra gente tomar um café juntos, Glenda. Aquele dia foi tão rapidinho!

Venha, Venha, Venha, Carina!

Agora ja sabes onde ir, Olivia! Que a sua viagem seja inesquecivel e que Lyon te surpreenda!

Conhecemos alguns deles juntas, né, Vera? Graças às suas procuras por cafés charmosos pros nossos encontros de senhoras para tomar cha! hahahha.

Esse é um habito francês que a gente adquiri com muito prazer, não é mesmo, Milena? :)

Beijos em vocês!

Camila Navarro disse...

Tô com a Carina! Quero ir conhecer todas! :)

Eu quase não bebo café, mas amo cefeterias, principalmente se elas forem assim, cheias de estilo. E se a gente pode ficar lá à vontade, batendo papo sem receber olhares feios por ocupar a mesa por horas, é ainda melhor. ;)

Beijos!

Raquel M.B.G. disse...

Adorei o post, quem não ama cafezinho e delicinhas! Abraços, Raquel
www.saladagrega.blogspot.com

Leonardo disse...

Amor,

Ir num café francês é igual a ir num safari na africa. Da pra observar o "bicho" francês interagindo com seu habitat natural. Rs

Tb to doido pra conhecer o tal cupcake de pêra.

Bjim

Mirelle Matias disse...

Eu tb não tomo café, Camila - so com pão de queijo - então acabo pedindo um cha ou um chocolate quente quando vou encontrar as amigas. E charme é o que não falta pros cafés franceses, tem um mais fofo que o outro! Vem pra Lyon que eu te mostro todos esses! :)

hahahahhahhaha! Ri muito quando li seu comentario, amor! O pior é que é verdade mesmo, e tb é uma boa dica pros viajantes que gostam de observar os "nativos". Passar um tempo sentado num café observando os franceses ja ajuda a conhecê-los um pouco.

Bjim nos dois!

Anônimo disse...

Oi Mi,
Sempre tive duvidas quanto a cegonha emaconhada que me trouxe a esse mundo, mas hoje lendo esse post percebi que estava certa a cegonha perdeu a bussola e me deixou cair aqui no Brasil, mesmo assim tenho certeza que há alguma parte de mim francesa....Eu faço isso todos os dias pego meu livro e vou no café e fico lá o tempo suficiente para estar disposta pra enfrentar o dia. Adri dridri machado

Mirelle Matias disse...

hahahahah! Você é muito engraçada, Dri! Vejo pelas fotos que você coloca no Face e no Insta que vc gosta mesmo de um café no meio da tarde. Vi tb que vc gosta de reunir as amigas nesses lugares, né? Eu acho muito agradavel! Vem tomar um café comigo em Lyon, vem?

bjim!

Anônimo disse...

Pode deixar esse convite em aberto!
Eu vou!! Ainda não sei quando mas pode ter certeza que vou...Um grande abraço, estou ansiosa pra ver o novo poste da suiça com as dicas do trem e tudo mais.bjus
Dridri Machado

akasha de veronyka disse...

Mirelle bonjour, je serai en France un peu plus de deux semaines, je vis à bordeaux La terrasse en face de la place des Quinconces, souhaitez organiser pour nous de rencontrer ici ou à lyon, faites le moi savoir et nous allons programmer, je suis aimer les parents, mais une curiosité qui J'ai remarqué ces quelques semaines, c'est que «je ne suis pas au Brésil" ce "bouchon" juste "tomber"!
besoin de quelqu'un pour m'aider à présenter à la France, mais quelqu'un qui comprend mon regard brésilienne! travailler au consulat, et d'organiser notre rencontre alors que je peux faire une demande spéciale pour passer un week-end au consulat de lyon bien, mais nous pouvons faire avec commodité pour vous.
J'ai adoré la liste des cafés, et tout le monde était déjà le 5 et mon préféré était les Arts Museum Café-Arts.
baisers et des étreintes et bonheur à vous et beaucoup de bonheur dans votre vie; attendent votre contact à combiner.

Denise disse...

Que delicia Mirelle, adorei todos principalmente o
Le Tasse Livre. Café e um bom livro, combinação perfeita
Bom pelo menos aqui tenho o pão de queijo quentinho para acompanhar. Já é um consolo nê ? Bjs.



Mr. Lemos disse...

Irmã, gostei desse post principalmente porque já trabalhei num café e de certa forma vou ter sempre um carinho especial por esses lugares. Mas acho que não faço muita questão de ir a um desses quando chegar aí (em breve). Tenho certeza que vc vai me levar a lugares interessantes, mas o importante é ficarmos falando da vida... nem que seja embaixo da ponte.
Beijoca

Daphne disse...

Me lembrei quando estive em Viena em uma doceria(super charmosa!)e tinha um senhor lendo seu jornal tranquilo da vida, café terminado e o relògio passando..chegamos e jà estava là;fomos embora e ele continuava lendo seu jornal...acho que realmente faz parte da Europa essa cultura e também a privacy de cada um ser ser importunado nem mesmo pelos responsàveis do local.
Adorei as fotos!

Mirelle Matias disse...

Oi Veronyka! Vamos marcar esse café sim. :)

Ah, Denise.... que falta me fazem os pães de queijo! Boa mineira que sou, eu sofro!

Irmão, que tal trocarmos o café por um bar, hum? Acho que tem mais a ver contigo! :D Vem logo, vem?!

Essa coisa de usar os espaços publicos e também os cafés como extensão das suas casas é mesmo uma caracteristica bem francesa, Daphne. em outros paises europeus tb vemos isso, mas alguns (onde existiu comunismo, por ex) é um pouco mais raro que as pessoas se sintam tão a vontade fora de casa. No Brasil também nao temos o habito de ir so por ir, né? Sempre vamos pra encontrar alguém.

Bjocas!

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog!¨Conheci ele ontem através de uma busca no google sobre a Croácia e confesso q estou adorando, já li vários posts e acho bacana o seu jeito simples e inteligente de escrever. Além claro, de vc morar em Lyon. Essa cidade é encantadora demais, em 2011 duas primas moraram em Lyon para estudar francês e tive oportunidade de visitá-las umas 4 vezes e adorei essa cidade. Bom, eu moro em Zürich, se um dia aparecer por aqui quem sabe a gente não toma um café, ou então em qq outro lugar desse mundão. Parabéns mais uma vez!! Bjs Thaísa Carneiro

Evelyn Sampaio disse...

Lyon é realmente linda!!! e com seus cafés, então...

De todos esses, o que mais ganhou lugarzinho no meu coração foi esse da caverna - é um dos mais aconchegantes e, pelo que me lembro, não funcionava o celular direito! rs Melhor ainda pra conversar sem ver a hora passar... adorei!

Bisousssssss

Mirelle Matias disse...

Oi Thaisa! Lyon é linda mesmo! Sou apaixonada pela cidade! E pode deixar que pintando em Zurique eu aviso! Bisou!

Evelyn, cafés legais são importantes, mas bom mesmo é a companhia. <3!

Luíza disse...

Vou experimentar cada um! ;)

Raissa Giusti disse...

Mirelle, estou planejando uma viagem a França a toque de caixa (decisão de supetão e c zero antecedência) e comecei a navegar até PARALISAR em seu blog. Gostaria de parabeniza-la pela escrita, pela transmissão de sentimentos, pelo bom gosto aparente e pelas INCONTÁVEIS BOAS DICAS que pude absorver.
Meu maior desejo agora era poder ter seu blog OFFLINE salvo no celular pra consultar enqto estiver aí semana que vem... Mas sei q esse desejo e mais difícil.
Enfim, parabéns de verdade. Sou viajante apaixonada pelas novas experiências e gostei bastante do q lli.
Tenho uma menina de 2a aqui no Brasil e desejo que esteja sendo feliz e realizada em sua recente maternidade.
Um abraço com admiração.
Raissa Giusti

Leia também:

Related Posts with Thumbnails