quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Retrospectiva 2012

Os franceses desejam feliz ano novo até o ultimo dia de janeiro, então ainda vale deixar por aqui os meus votos de um super 2013, né? Que você consiga diminuir aquela lista que todos nos temos de lugares para conhecer, declarações para fazer, amigos para visitar, antes de acrescentar novos itens. Que você realize mais, viaje mais e adie menos. Pelo menos é assim que eu costumo receber um novo ano, me comprometendo a viver ao menos um momento muito especial todos os meses. Foi assim em 2010, em 2011 e também em 2012.

Janeiro:  Não tem como passar o réveillon em Copacabana assistindo de camarote à queima de fogos e eleger algum outro evento como o mais marcante do mês.



Fevereiro:  Não estava frio o suficiente em Lyon, então fomos congelar em Paris. A unica tradição do nosso casamento é essa: visitar todos os anos a capital francesa, onde nos reencontramos e nos casamos.



Março: O marido romântico que eu tenho me levou para comemorar o dia francês dos namorados  na cidade de Romeu e Julieta, Verona.



Abril:  Nos encantamos com a Bélgica. Passeamos por Bruxelas, namoramos em Bruges e ainda demos um pulinho em Liège para visitar o nosso afilhado.



Maio: Recebemos a Paulinha e o Cris em Lyon. Foi rapido, mas intenso. Do passeio com a melhor amiga pela minha cidade saiu a primeira parte de um roteiro bem detalhado sobre o que fazer em Lyon, lembra?



Junho:  Ja contei aqui, de forma meio exagerada, a paixão doentia que eu tenho pelo Axl Rose. Pois não é que o cara veio tocar na minha cidade? Mais uma vez eu consegui ficar na primeira fila, perto dele. Pertinho mesmo! Da uma olhada:



Julho: Arrumamos as malas e fomos descobrir a terra de quem descobriu a nossa. Descemos do Porto até o Algarve comendo bem, gastando pouco, fazendo amigos. A melhor viagem que fizemos até agora. 



Agosto: O meu aniversario costuma ser solitario, pois é mês de férias aqui na França. Os amigos que vieram para um unico ano letivo (que começa em setembro e termina em junho), ja foram embora. Mas desta vez eu consegui reunir os que ficaram na cidade para um churrasco - com direito a parabéns!


  
Setembro: O Léo so tinha uma preocupação: terminar a sua tese de mestrado. Eu, boa esposa que sou, fui com a amiga para Veneza pra não atrapalhar.



Outubro: Reservamos o ultimo fim de semana agradavel do ano para viajar pela região onde moramos, o Rhône Alpes.

 

Novembro: Realizei o sonho de conhecer a Alsacia. O Marché de Noël de Strasbourg é o mais antigo e tradicional da França, a desculpa perfeita para conhecer a região e passear pela Rota do Vinho (post em breve) ao lado da Laetitia.



Dezembro: Festas de fim de ano no Brasil. Foram três semanas intensas de muita comilança e suor antes de voltar para este in(v/f)erno.


 
Encaixar alguma atividade diferente em todos os meses do ano é prioridade aqui em casa. Foi a maneira que encontramos de, na hora do balanço de dezembro, olharmos para tras e percebermos que o ano não passou em branco. As retrospectivas fotograficas me ajudam a manter o compromisso que eu fiz comigo mesma de ser feliz sempre. Faço pra mim, torcendo para que também inspire você.



Bonne année!

40 comentários:

Camila Navarro disse...

Ei, essa retrospectiva tem uma omissão grave! E quando você veio ao Brasil e teve a colega de quarto mais legal de todas??? ;-)

Seu ano parece ter sido lindo, Mi! E nos inspiram a deixar a vida mais bonita! :-)

Beijos!

Mari Hallak disse...

Se você queria inspirar pelo menos uma pessoa, conseguiu :)
Eu tinha acabado de fazer uma postagem inspirada na sua retrospectiva do ano passado e quando entrei no face você tinha acabado de divulgar a desse ano.
Espero que em 2013 eu consiga preencher todos os meses, é um trato que eu fiz comigo.
Um beijo e feliz ano novo!

Juliana disse...

Já me inspirou!
Vou fazer isso em 2013!
Lindo seu ano.
abraço

Camila Navarro disse...

Ops! Nos "inspira", né? ;-)

Mirelle Matias disse...

Camila! Eh uma retrospectiva fotografica e eu não me perdôo por não ter tirado uma boa foto com você! snif...

Ah, Mari, fiquei feliz com o seu comentario! Certo mesmo era a gente ser feliz todas as semanas, todos os dias, ainda que por alguns minutos, mas nem semre da, né? Então que vc consiga preencher todos os seus meses com amigos, viagens, jantares, pinics, sorrisos, alegria!

Que bom, juliana! Volte pra contar! :)

Beijos em todas!

Anônimo disse...

Mirelle, como sempre, escrevendo perfeito! Um ótimo 2013 para vcs. E qnt ao feliz 2013,só agora, tá perdoada, afinal vç já é quase francesa.hehehe. Beijos!Lia

Daiana Azevedo disse...

Aih que linda a sua retrospectiva, sério. amei tudo e vc me inspirou acho que também vou me comprometer de viver uma experiência difernte á cada mês. Claro q as minhas naum serão esse luxo todo não é mesmo. rsrsrs

Um beijo e voltarei sempre aki pq eu amoo seu blog

http://www.vidaaposdezoito.com/

Juliana Leal Valera disse...

Delícia, cada foto mais linda que a outra, cada lugar maravilhoso... Que 2013 seja ainda melhor!

Natalia Gastão disse...

Concordo com a Camila!!! Hahaha

Que ano lindo Mi!!! Fico feliz da gente ter se encontrado duas vezes no mesmo semestre. =)

Que em 2013 a gente repita a dose e que viajemos muuuuito!

Beijinhos!

Jeh disse...

Olhaaaa, post novo! =)

Obrigada pela indicação de uma tradutora juramentada! Cheguei na terça em Gex, 16km de Geneve. E já corri atrás de roupa pra aguentar a neve que tem previsão de chegar aqui até sábado, brrrrr.

Adoro suas retrospectivas, me inspiram!

beijos

Inaie disse...

adorei a foto de março e a resolução de setembro!

elizabeth guttler disse...

BOM DIA MIRELLE ADOREI SEU ANO TODO MAS VOCE SABE QUE O QUE MAIS GOSTO E QUANDO VOCE FALA DE PORTUGAL MANDEI NOTICIAS ONTEM BEIJOS UM ABRACO NO LEO E EM LYON BETH

Juliana Dantas disse...

Uauuuuu, lindo o seu blog, lindos os seus posts, linda a sua história... tudo lindo!
Adorei a retrospectiva!
E que venha 2013!

Rosely disse...

Já estava com saudade dos seus posts... Interessante mais uma retrospectiva. De fato, se a gente não se impor certas coisas a vida passa e a gente fica com a impressão que não fez nada, que não viveu nada. E que legal que esteve no Brasil por 3 semanas aproveitando o calorão! Apesar de não nos conhecermos pessoalmente a gente acaba tendo uma proximidade pelo Blog. Mas entendo que as quase 600 pessoas que te seguem no BLOG te assediam, querem de conhecer,enfim se te sabem perto podem querer "te chatear", propondo um café, um encontro, forçando uma "amizade". Talvez eu seja uma delas... rs* Peço que não me leve a mal... beijinhos e que em 2013 vc continue compartilhando suas histórias que tanto nos inspiram e motivam! Ah, seria bacana um post sobre a região de Rhône Alpes ( fotos, comentários, dicas). Até

Leonardo disse...

Amor,

Retrospectiva me faz viajar tudo de novo e da mais vontade de pegar estrada com vc de novo. Que venham as proximas!

Um sacristain de Saint-Antoine tb iria muito bem agora!

Bonne année pra todos nos!

Vera disse...

É sempre bom fazermos uma retrospectiva para perceber que afinal tivemos um grande ano, cheio de coisas que nos marcaram.
Eu acabei de fazer a minha e só queria que 2013 fosse pelo menos metade tão bom como 2012.
Espero que a França ainda vos traga muitas coisas boas, porque daqui a pouco o frio passa e ficamos com vontade de viver outra vez!

Anônimo disse...

Quando veio ao Porto, poderia ter avisado e dar um pulinho a Braga. É uma linda cidade ... de certo não se iria arrepender.
Para a próxima, já sabe, ok?
Felicito-a pela excelente vida que tem... e pela felicidade que transpira na sua prosa.
Até sempre.
Carlos da Gama

Patty Gasperini disse...

Assim como nas festas de casamento, onde o que mais gosto é aquela parte da retrospectiva com fotos e tudo o mais, aqui no blog não é diferente. Amo essa parte onde vc relata a sua retrospectiva com essas fotos lindíssimas!
Claro que os posts também sempre agregam coisas boas e positivas, e é isso que me faz vir até aqui.
Um excelente ano a todos vcs!!!
Bjos

Mr. Lemos disse...

Porra, irmã! Tava na hora! Saudades de te ler. Sempre gosto dessas retrospectivas, mas não só pelo seu compromisso. Gosto porque vejo as fotos e lembro que, de um jeito ou de outro, te acompanhei um pouco em cada um dos seus meses passados. Saudades! Bom ano!!!

CarlaZ disse...

Legal seu ano em fotos! Mas faltou eu vc e Camila no Arpoador ;)
Tem que aproveitar mesmo e to vendo que ta conseguindo. Aqui seguimos bem nessa linha. Aproveitar muito e lembrar das coisas boas. Eu faço a minha retrospectiva em fotos todos os anos e adoro ver durante o ano.
Feliz 2013!
Beijo

Miller Manteiga disse...

Bom ano Mi, muita saúde e sorte!
Será que vocês voltam nesse ano? Hehehehe.
Beijão!

António Jesus Batalha disse...

Vim à net para encontrar novos amigos e ao mesmo tempo divulgar meu blog, encontrei o seu blog, e estive a ver algumas postagens e achei o seu blog muito bom, tenho de lhe dar os parabéns, pois é um blog que dá sempre vontade de vir aqui mais vezes.
O meu blog é o Peregrino E Servo, se tiver tempo ou se desejar pode fazer-lhe uma visita e se gostar faça o sentir no seu coração, saiba porém que nunca deixei alguém ficar mal.
Desejo paz e saúde para si e para o seu lar.
Sou António Batalha.

ilma disse...

Maravilhosa retrospectiva e ótima idéia. Um feliz 2013 com mais coisas bacanas para serem lembrandas.

Lisa Cristine disse...

Que retrospectiva maravilhosa de curti. Parabéns também pelo blog, eu gostei muito e pretendo realmente acompanhar.

Juliana Yonezawa disse...

Essa idéia de retrospectiva é ótima. Acompanhei todos os anos que vc fez! É muito gostoso ver tudo de bom que vc já fez e saber que ainda tem um tanto mais de coisa boa pra fazer neste ano que acabou de começar :)

Que vcs tenham inúmeros momentos marcantes em todos os meses do ano!!

Beijão, Ju

Milena F. disse...

Muito legal esse compromisso, para mim tb é importante, já que me ajuda a olhar para trás e ver que o tempo não têm passado em vão! E quando eu reclamo da vida Sylvain vem me lembrar de quanta coisa bacana que a gente fez e que a gente não pode reclamar de barriga cheia! feliz 2013 para você tb!

Mariana disse...

Puxa Mirelle, você me inspira sempre! Cada lugar lindo, textos igualmente incríveis! Te desejo belos momentos nesse ano que começa! Só não esquece de escrever pra gente ;)

Fernanda Ornelas disse...

Mi Feliz ano novo a la française...atrazado. Final de ano foi duro passei natal no hospital com o BB, Stella. Mas agora ta tudo bem! Adorei a retrospectiva e espero que esse ano vc viaje bastante, tenha muita saude e muitas alegrias! Beijos

Anônimo disse...

É sempre bom ler suas postagens, esta sentindo falta!

Flor disse...

AAAAAAAAI Mirelle inspirou sim sim sim! Com certeza farei como você, um super acontecimento ao mês para garantir um ano bem lindo! Bem-vindo 2013, que Deus te abençoe e que feliz fiquei ao ver esse seu post! Bjs e feliz ano novo!

Carol C Packer disse...

oiii, olha só que coincidência. Tava eu vendo blogs sobre França tralálá.. e cai aqui no seu blog, ( no artigo sobre franceses e seus "poucos" banhos) enfim.. leitura aqui outra acolá, me dou conta que vc mora em Lyon, e que seu marido se chama Leonardo.. vou olhar paras fotos, putz que sensação de que eu conheço esse cara, e não é que conheço mesmo? Me explico, meu marido Fábio, ou packito trabalha na msm empresa q o seu.. só que aqui no Br, eles se conhecem e então numa dessas eu já vi o Leonardo dando pinta por aqui, não reconheci pq o bixo ta magrinho agora. MAs ai eu mostrei pro Fábio que confirmou que é ele mesmo...Mundinho pequeno não? enfim né? Adorei o seu blog, vc escreve muito bem e as fotos são lindas! e parabens pelo casório tb... ahhh o Fábio ta mandando um abraço pro Leo. bjo!!!

Nadja disse...

acho que sou francesa!!! AHAHAHAH Eu dou bom ano novo até o fim de janeiro... e todo mundo me olha estranho por aqui!!!!

Oliva disse...

Feliz Ano Novo! Adorei o sua retrospectiva...Comecei a seguir você porque minha filha mudou-se para Lyon e eu queria saber como era viver lá ... e depois, porque você escreve muito bem e suas fotos são muito boas!
Muy bien Mirelle! Saludos desde Caracas!

barbara carolino disse...

Ola MI e Bonne année!
Aguardo ansiosa pelo poste sobre a Alsace, espero que vc tenha gostado de conhecer esta região na época do natal, que é época mais linda. Meu esposo é alsacien e este ano passamos no Brasil, e eu já estou morrendo de saudades da Alsace.
Beijos

Daphne disse...

Oi Mirelle, me chamo Daphne, encontrei seu blog agora e estou achando o maximo! Moro na Italia e tbm divido minhas experiencias atravès dos meus blogs.
Jà estou seguindo vc esperando por mais novidades!
Bjs, atè a proxima!

Carla Conatti disse...

Olá Mirelle,
Amei a sua retrospectiva, que o ano de 2013 tenha novos lugares, novas fotos e que quando vc vier novamnete ao Brasil, me ligue para eu te ver..........
Saudades.....
Carla

Anônimo disse...

Olá Mirelle, há uns 2 anos atrás uma amiga minha mandou umas fotos do seu casamento que ela achou na net, e eu achei tão lindo que guardei nos meus arquivos, pois tinha um grande sonho de conhecer Paris. Casei ano passado e fomos de lua de mel. Mas vamos direto ao ponto, que hj, do nada, pesquisando sobre Paris, encontro seu blog e nossa, vc existe!!! kkk brincadeiras a parte, mas é que as fotos do seu casório parecem de editorial sabe...e na época eu procurei muito para ver se achava a dona das fotos...rss

Estou devorando seu blog e adorando, cativaste uma fã aqui de Santa Catarina.

Beijos e felicidades
Rafaela Spindola
rafamakeup@gmail.com

Nely L. disse...

Que post lindo! Me inspirou muito a lembrar de viver uma coisa especial a cada mes.
Quem sabe a vida fica mais feliz assim, né? Pequenos planos, pequenos prazos, fazendo uma vida mais feliz e mais ricas lembranças.
Também tenho um blog e também vivi uma historia de amor linda, tive um casamento (na verdade 2! rs com o mesmo marido, hehe, um em um castelo no sul da Italia e outro no meu Rio de Janeiro) de conto de fadas e seu blog vem inspirando o rumo que eu quero tomar com minhas postagens no blog.
Um beijo e prazer te conhecer,
Nely
http://oquetemmemantidovivahoje.blogspot.it/

Ingrid Lourenço disse...

Que fotos lindas!
Paris, Bélgica e todos os lugares que pretendo um dia conhecer! Ahahaha
Parabéns pelas fotos e pelo blog.
Beijos,

http://utopianuvem.blogspot.com.br/

Ana Paula Bertarelli disse...

Você está tão linda nessas fotos! Não canso de ver...

Leia também:

Related Posts with Thumbnails