Renovada! Eh assim que estou me sentindo nesta primeira segunda-feira do ano. Não, eu não perdi as folhas do meu calendario, o ano realmente acabou de começar aqui na França. Ja expliquei em outro post que o ano letivo francês começa em setembro, portanto, aquela sensação de inicio de um novo ciclo que temos nos primeiros dias de janeiro é sentida pelos franceses no começo de setembro. Por aqui, agendas e calendarios começam por setembro - uma maluquice que tem nome: la rentrée.
Faz uma semana que os jornais falam sobre o assunto, que tudo gira em torno dela. Eh a hora de retomar o trabalho, de entrar na academia, de se matricular em um curso de linguas, de preparar as crianças para uma nova etapa na escola. O ciclo se encerrou no final de junho e, depois de dois meses de férias, todo mundo se sente pronto para começar tudo de novo.
Quando falei sobre este assunto pela primeira vez aqui no blog, contei que eu tinha dificuldades para me situar no tempo. Era dificil falar do semestre passado chamando-o de ano passado, mas, agora que ja me acostumei, posso dizer que estou louca para encerrar o ano sabatico que vivi no ultimo ano.
Eu precisava parar. Desde o final de 2009, quando larguei tudo para vir morar na França com o Léo, eu vinha emendando um curso no outro para ocupar o meu tempo até descobrir como recuperar a minha vida profissional. A primeira etapa era aprender o francês, ja que cheguei aqui sem saber falar bonjour. Um ano de estudos depois, voltei para a faculdade para fazer uma especialização em Ciências Politicas. Em 3 anos eu me casei, me tornei fluente em mais uma lingua, adquiri conhecimentos em uma nova area, fiz amigos do mundo todo, viajei por mais de 15 paises, amadureci. Por outro lado, a minha vida profissional ficou em stand by mais tempo do que deveria.

Se no ultimo ano eu precisei de tranquilidade, é com o pé no acelerador que começo este novo ciclo, desejando que ele seja, além de muito desafiador, cheio de novidades. Novidades que, se tudo der certo (vai dar!), muito em breve devem começar a pipocar por aqui.
Bonne rentrée à tous!
29 comentários:
Parabéns Mirelle! Uma aventura e várias conquistas, mas não é para isso que a gente veio aqui? E se pudermos unir tudo com um lugar bem bacana vira o crème de la crème,não é mesmo?
Super te entendo! Também acordei hoje em total ritmo "feliz ano novo!" aqui em Madrid e cheia de ânimo para colocar novos projetos em pratica. Beijos e feliz ano novo!! ;)
eu li esse blog uma vez e me apaixonei. tão gostosa a leitura, curiosas as experiências. daí o tempo passou e esqueci dele. esqueci o nome e o endereço. outro dia lembrei, procurei e não achei. que desespero me deu. não é todo dia que encontramos um blog assim. daí algumas coisas que havia lido aqui da primeira vez e que me chamaram atenção começaram a vir à memória. pesquisei no google algo sobre ter croissant demais no prato.. rs.. nada. daí lembrei da história do nome de solteira na frança e hey, te achei de novo.
moça, adorei a sua história e continuo amando sempre. já me certifiquei até de incluir o seu blog no meu blogroll só pra não te perder de novo.
feliz ano novo pra vc! um beijo.
Sem ser intrometida, mas já sendo você conheceu o seu marido como? pela internet? Tenha um ótimo começo de ano.
Sorte!
Eh isso, Sandra! Viver em buscar de experiências e de conquistas! Que venha o novo ano! :)
Ai, Kelli, Madri! Estive ai no ultimo mês e gostei tanto, tanto! Que seu ano madrileño seja cheio de boas surpresas! feliz ano novo pra ti tb!
Oi Paula, obrigada! Que bom que me me encontrou novamente! :)
Não, Ester. Fomos namorados em 1996, quando tinhamos 16 anos. Nos conhecemos na cidade onde moravamos, Uberlândia, em MG. Mas depois de um tempo de namoro nos separamos e perdemos o contato. Nos reencontramos 13 anos depois (dai o nome do blog), quando fui para Paris para revê-lo e ele foi me encontrar. Resolvemos então continuar a nossa historia e eu deixei o Brasil para vir morar na França (onde ele ja morava desde 2002).
Obrigada, Carmem!
Olá Mirelle Matias
Puxa vida... a tua história é linda demais. Apesar de escreveres pouco... de passares meses sem nos escrever, é sempre um feliz momento quando te encontramos de novo aumentando o seu tempo de felicidade.
Essa aí de um novo recomeço em Setembro... não parece de verdade. Pois, no meu país, é em Janeiro que o ano novo se inicia... mas cada país o seu jeito, né?
Este ano visitei a Normandia... não sei se já lá foi... mas se não, aproveite! Porque, além de uma região muito bela, temos por lá semeado o sangue dos heróis da Segunda Guerra Mundial. E é bom que a memória permaneça para que os horrores desse tempo não se repitam mais.
Em Outubro, visitarei Marrocos pela primeira vez... aí uns 2 meses! Esta aventura do autocaravanismo está-me nas veias. Como alguém escreveu: «Mais que o destino, importa a viagem».
Na Primavera de 2014 visitarei a Provence... motivado pelo seu lindo «post» passado. Dá uma vontade enorme de visitar aquelas pequenas vilas meio misteriosas...
Continue a escrever, Mirelle. Até sempre.
Carlos da Gama
Boa sorte nos seus novos projetos, com certeza em breve você vai conseguir o que deseja, após essa bela preparação!
Bonne rentrée!
Amor,
Pra mim, ser brazuca e morar aqui na França acaba dando pra gente a oportunidade de mais de um recomeço por ano! Bora aproveitar o de setembro que no outro ja é pra gente estar colhendo os primeiros frutos! ;)
Bjim
"Caminhante, não há caminho, / se faz o caminho ao andar. / Ao andar se faz o caminho..." (António Machado, poeta sevilhano)
Da forma que você tem feito o caminho, as coisas vão continuar dando certas.
Obrigada por compartilhar com os leitores de todo o mundo.
Saludos desde Caracas :)
Que linda esta história...realmente ninguém separa ninguém! beijos e boa semana!
Parabéns por mais um recomeço. Feliz Ano Novo e que bela história de voces.
Vai dar certo, sim! Bonne chance, ma chérie! Bisous!
Courage et bonne rentrée, Mi!
É claro que agora eu estou super curiosa para saber a que decisões esse seu ano sabático de diversões e reflexão te levou! Vou aguardar as novidades torcendo para que tudo dê certo nesse seu novo ano!
Beijos!
Olá, tudo joia?!
Está lindo seu blog, já estou te seguindo...
Segue o meu tbm, eu iria adorar!!!
http://manyelly.blogspot.com.br/
Sucesso para você!!!
Bjo
Oi Mi, tudo bem?
Olha só:
"A ausência de expectativas é um mundo de possibilidades"
Com certeza você já as encontrou!!
Um beijo grande!
Que tudo dê certo então!!! Que mais posts benham por aí!
Boa sorte !!! Estarei torcendo por você . Beijinhos
Ai que susto!
Como eu não consegui abrir o blog esses dias, fiquei preocupada! Adoro demais tudo que você escreve!
Muito sucesso nesse novo projeto!
Aguardando ansiosa pelos próximos posts!!rs
Beijos!
Primeira vez que leio o blog e já amei.
Cheguei em Paris no meio de julho de 2013, sem saber falar NADA de francês, fiz um curso de francês por 1 mês mais ou menos e já fui pra faculdade!!
A cada dia um novo desafio, tenho que estudar com uma língua nova para mim por isso a dificuldade dobra. Ficarei 2 anos e espero me adaptar bem a vida francesa, já me acostumei a vários hábitos mas minha maior dificuldade ainda é a língua.
Que saudades eu estava das suas postagens! E por um acaso do destino resolvi visitar seu blog hoje, um mês depois do seu 'feliz ano novo'. Que esse ano seja cheio de desafios, e que a cada nova conquista você se sinta bem e realizada! E não esqueça do blog por favor, seus leitores desde 2009 - como eu - agradecem! Feliz ano novo Mirelle, muitas realizações! Beijo! =)
Mirelle, só li um pouco do teu blog e sinto uma enorme sincronia com os teus pensamentos. Tanto no início do ano ser em Setembro, talvez por ter nascido e vivido em França na infância, como na vida dos amores e desamores, e as opções, e os caminhos, e o que acontece quando duas almas se encontram após uma longa e silenciosa ausência...Sê feliz!
...outro dia recebi um email, dizendo: "Grá, conheça o blog dessa mineira, como vc, vai gostar"!
E cá estou, amei seu blog, simplesmente porque ao ler alguns de seus posts, eu me identifiquei de cara! Também sou mineira, larguei tudo em MG, vim pro PR, para caminhar junto do meu grande amor, e sinto uma solidão imensa, pq mesmo estando no brasil, estou a 1200 KM da minha família, e pra quem morava pertinho...vê-los 2 vezes ao ano, dói..
Estou aqui, há 3 anos e meio, sinto a dificuldade em fazer novas amizades...mas tá valendo, feliz com o homem que escolhi e que me escolheu, pra juntos caminharmos! Estarei sempre te espiando agora! bjcas
Tenho saudades... Nunca mais escreveu nada... :) Muitas saudades, gosto muito quando partilha as suas viagens. Beijinhos e tudo de bom!
Quero mais... :) tenho saudades de novos posts. beijinhos
Mirele, vc não está mais escrevendo por aqui???? Esse é o último post que aparece no Google Chrome.
Amo seu Blog.
Beijos
Oi li seus posts e me identifiquei muito, tenho uma historia parecida encontrei o meu amor aqui, comecei do zero e estou lutando para me estabelecer profissionalmente!!!Bonne chance et surtout bonne courage!!! Bisous!!!
Adorei o post!
Estou me mudando para acompanhar meu namorado em breve. Vamos para Grécia e não sei falar quase nada em grego.
Ao mesmo tempo que tenho medo de estagnar minha vida profissional, estou esperançosa de que serei mais feliz longe do Brasil.
Beijos
Postar um comentário