domingo, 5 de janeiro de 2014

Retrospectiva 2013

Cof cof, quanta poeira por aqui! Tanto tempo sem escrever, que os meus dedos enferrujaram.

Comecei este texto de diversas maneiras, sempre mal escritas, mas relaxei quando me dei conta de que não devo ter mais leitores a essa altura do campeonato. No maior estilo "meu querido diario" que este blog tinha quando foi criado, escrevo o primeiro post do ano para manter a tradição da retrospectiva fotografica que fiz em 2010, 2011 e 2012. O tempo passa, mas o foco continua o mesmo: viver pelo menos um momento importante em cada mês do ano.


Janeiro: O fim de semana na Suiça foi, além de romântico, a prova de que não existe viagem redonda quando se viaja com o meu marido. Com muito bom humor soubemos contornar situações que poderiam ter estragado o nosso passeio.
 



Fevereiro: Nosso reencontro (13 anos depois) foi em Paris, assim como o nosso casamento. Por isso temos pela capital francesa um carinho especial e fazemos questão de visita-la todos os anos. Desta vez, escolhemos o mês dos namorados aqui na França para seguir com a tradição.


Março: Para um expatriado, receber visitas costuma ser tão emocionante quanto o primeiro *insira aqui a sua comida preferida - eu escolho pão de queijo* que comemos ao desembarcar no Brasil. Dai, a minha alegria ao reencontrar o Nestor, que conheci anos atras graças ao blog e que, além de artista talentoso, é também um dos amigos mais queridos que Léo e eu temos hoje. (Clica no nome do rapaz para descobrir o trabalho incrivel dele. Você vai adorar!)


Abril: Voltar aos bancos de uma universidade depois dos 30 não é facil. Foram 2 anos conciliando esposa carente e monografia interminavel trabalho e estudos antes de ter nas mãos um diploma de MBA. A formatura do meu marido foi, de longe, o maior alivio orgulho que tive em 2013.


Maio: Pé na estrada rumo ao sul da França para descobrir as impressionantes calanques de Cassis. E ainda fiz um post completo com o caminho das pedras para quem quiser se aventurar.


Junho: Manifestações no Brasil. O orgulho transbordava em mim de tal maneira que decidi organizar a de Lyon. Mas junho também foi mês de festa por aqui, pelo aniversario tematico do marido. O presente? Iron Maiden em Paris.


Julho: Uma das minhas resoluções para 2013 era viajar mais pela França, e visitar os campos de lavanda da Provence estava no topo da minha lista. De brinde, ainda conheci Gorges du Verdon, o canyon mais bonito da Europa e presença garantida nas listas das paisagens mais bonitas da França.


Agosto: - Amor, o que você quer de aniversario? 
         - Felicidade.
         - De que tipo?
         - Do tipo que põe carne dentro e frita.

E então ele me levou para comer pastel em Lisboa (antes, ainda visitamos Madri).




Setembro: Quatro anos esperando para receber meu irmão amado e minha cunhada linda em Lyon. Além do tour pela cidade, os levamos para descer remando o rio Ardèche até passar sob o Pont d'Arc.


Outubro: Desde 2009, quando cheguei na França, fui 2x por ano ao Brasil. Em 2013 fiz uma detox forçada e consegui sobreviver sem ter ido uma unica vez. Mas so consegui porque recebi mais visitas que de costume e cada uma delas fazia eu me sentir la (embora tivesse sempre algum chato falando francês do meu lado para me lembrar que, na verdade, eu estava aqui). Em outubro foi a Hismênia quem veio aquecer meu coração. Batemos pernas juntas em Lyon, Pérouges, Genebra e Paris.


Novembro: Eu disse que 2013 foi o ano de viajar mais pela França. Também falei que foi o ano de estar mais perto dos amigos. Foi a junção dessas duas coisas que fizeram com que a visita ao Palacio Ideal do Carteiro Cheval (lugar maluco, vou fazer post!) fosse o momento mais especial de novembro.


Dezembro: Outro mês de reencontros. Veio um amigo greco-alemão para a Fête des Lumières e fomos, Léo e eu, passar o natal em Londres com meu irmão e minha cunhada.




Minhas resoluções para 2014? Continuar listando pelo menos um fato incrivel de cada um dos meses do ano para, no balanço do réveillon, me certificar de que não fiquei sentada vendo a vida passar. :)



B o n n e   a n n é e !

32 comentários:

Samara Brito disse...

Vc sempre terá leitores! A D O R O seu blog e me inspiro com as suas retrospectivas! Feliz ano novo!

manuella disse...

Adoro seus posts e suas histórias! Sempre terá leitores se depender de mim!

Nine Copetti disse...

Opa!!! Eu estava aqui, a postos, sem perder as esperanças, hahaha!
Tua retrospectiva foi pra lá de especial! Família, amigos e viagens (ou simples passeios) são um tesouro!
Que vocês tenham sempre essa alegria de viver, essa disposição e esse alto astral, pois é o que faz a vida mais leve, apesar de qualquer pesar! Os tropeços são só tropeços quando a vida é dividida e compartilhada dessa forma!

Um 2014 mais que especial pra vocês dois!!!
Beijo enorme!

Mom (Míriam) disse...

Os leitores continuam firmes e fortes por aqui... Feliz 2014!

Camila Navarro disse...

Você diz isso só para nos ouvir dizer que não te abandonaremos nunca, né? Mas a verdade é essa mesmo, estamos sempre aqui esperando seus posts! :)

Depois passa lá no blog e dá uma olhada no meu post sobre o livro do Uzbequistão. Fiquei com impressão de que é um livro do qual você iria gostar!

Espero que essa retrospectiva te dê ânimo para continuar tirando a poeira do blog! Estamos com saudade!

Beijos!

CarlaZ disse...

Como foi bom esse 2013 hein! E que 2014 seja ainda mais lindo, com momentos especiais a cada mês e muitos cantinhos da França (e do mundo!) pra ver e rever. Aproveitem!

Bjos

Renata Inforzato disse...

Uma coisa muito boa de 2013 foi ter conhecido vcs. Que 2014 nos proporcione mais encontros.
Um beijão e feliz ano novo!

Leonardo disse...

Amor,

Que 2014 seja um ano mais recheado ainda de boas lembranças, e que o blog não se empoeire mais! ;)

Bjim

Vera disse...

Muito bom poder ter partilhado este ano e algumas destas viagens convosco. Certamente o nosso ano ficou mais rico com a vossa amizade!

Desejo-vos muitas alegrias em 2014 e muitos posts sobre as mesmas!

Sandra Gustavo disse...

Parabéns! Que mensagem bacana você passa para todos nós, sempre inspirada e cheia de felicidade! Sei que também houveram momentos mais acinzentados mas o resumo da sua ópera de 2013 é lindo mesmo e suas palavras (do blog todo, hehe) são como o ronronar de um gatinho, o balanço do rabinho do cachorro, as palavras de Mireille :-) Continue assim, é tão bom ver alguém feliz! Abraços

Nathalia disse...

Vi no Instagram a notícia e vim correndo ler o post novo.

Coincidentemente estava contando ao meu marido enquanto jantávamos sobre sua ideia de fazer algo bem gostoso a cada mês e já começava a planejar algo para janeiro, inspirada em posts de anos anteriores, quando chequei o Instagram. Agora fiquei ainda mais inspirada!

Seu ano foi incrível! Que 2014 supere até mesmo as suas expectativas! Um ano excelente a vocês!

Beijos

Hismênia Keller disse...

Anota ai para 2014: aproveitar que seu chaveiro vai estar mais perto de você e que tal fazer uma viagem para um país que ainda não tenha ido? Obrigada por toda ajuda e por me mostrar a França que não é só Paris.

Hismênia Keller disse...

Anota ai para 2014: aproveitar que seu chaveiro vai estar mais perto de você e que tal fazer uma viagem para um país que ainda não tenha ido? Obrigada por toda ajuda e por me mostrar a França que não é só Paris.

Mala ou Mochila disse...

Feliz Ano Novo!! Espero que 2014 traga muitas alegrias e supresas na vida de voces :)

Foi uma delicia dividir alguns bons momentos de 2013 com voces!

PS - adoro essas retrospectivas!

Beijos

Laura Daisy Moretto Gasser disse...

Bonne Année pour toi!

Milena F. disse...

Recebendo a visita e o carinho dos amigos, até dá para ficar mais tempo sem ir ao Brasil!!!
Feliz 2014 para você e continue escrevendo!!!

Anônimo disse...

Li a retrospectiva de 2012 e em 2014 resolvi fazer o mesmo que você. Adorei a experiência e pode ter certeza que você continua tendo leitores. Adoro seus textos. Melissa.

Patty Gasperini disse...

Fazia tempo que não dava a cara por aqui e confesso, senti falta. Mas fazia um tempinho também que a Sra. nao escrevia, né Dona Mirelle? Rsrsrs.
Eu adoro essa parte, das retrospectivas, assim como os roteiros dd viagens regados a fotos lindíssimas.
Um pedido para 2014? Sim! Não fique tanto tempo sem escrever, por favor.
Posso fazer mais um? Outro encontro do Blog aqui em Sampa! Diz que sim, diz que sim!
Bjoooo

Patty Gasperini disse...

Fazia tempo que não dava a cara por aqui e confesso, senti falta. Mas fazia um tempinho também que a Sra. nao escrevia, né Dona Mirelle? Rsrsrs.
Eu adoro essa parte, das retrospectivas, assim como os roteiros dd viagens regados a fotos lindíssimas.
Um pedido para 2014? Sim! Não fique tanto tempo sem escrever, por favor.
Posso fazer mais um? Outro encontro do Blog aqui em Sampa! Diz que sim, diz que sim!
Bjoooo

Anônimo disse...

oi mirelle e leo tambem estou por aqui que bom que voce teve vontade de escrever
um beijo um abraÇO enORME EM LYON

Uldericobr disse...


FELIZ ANO NOVO !!!!!

Volte sempre a escrever ... Se possível + vezes ...

As suas descrições e narrações são tranquilas e nos conduzem a saborear cada palavra, foto e os locais que vc está nos levando a conhecer.

Grande ABRAÇO ....

Beth disse...

Que delícia saber que você não nos esqueceu.
Ótima retrospectiva para relembrar o ano e ver quantas pessoas queridas estiveram com você.
Beijos

Nadja disse...

Adorei a retrospectiva e as fotos!!! Este ano preciso caprichar para poder fazer uma também!!!! :)
beijos e um ótimo 2014

Aline Mello disse...

Amo seus post. Fica tranquila não te abandonamos.

Vê se não some...

Anônimo disse...

Oi, moça!
Acabo de descobrir o seu blog. Vi um comentário (seu?) em uma discussão sobre os picnics/farofas nas praias e cliquei no link. Grata supresa. Achei lindo o post e as fotos do seu casamento. Dá vontade de me casar de novo só para ter fotos tão lindas! Também adorei a ideia de fazer algo incrível todos os meses, mas pra mim, fica um pouco difícil financeiramente e em termos de tempo - vou tentar na base de 1 vez a cada semestre... Sabe: morei em Grenoble, fica aí tão pertinho - faz um post sobre lá, porfa. Iria me ajudar a matar as saudades...
Beijos e seja feliz.
Lu Xavier

Cristiano disse...

Olá,

Parabéns pelo blog. O vi navegando por aí e irei utilizá-lo como referência para minha futura viagem à França. Por favor, escreva mais posts com dicas do que fazer e do que não fazer nas demais cidades!

Posts desse tipo ajudam demais no planejamento de viagens! Sempre viajo sem guia, só eu e minha esposa... então essa informação é muito valiosa, ainda mais quando não parte de revistas ou agências de turismo tendenciosas, mas sim de habitantes brasileiros :)

Até o próximo post!

Merci beaucoup.

Eliane disse...

Depois de algum tempo sem visitar teu blog retorno hoje e vejo esses posts maravilhosos !
Vc é uma das minhas fontes de inspiração, Mirelle.
Gosto de tudo que escreves...é de uma simplicidade e de uma profundeza que arrebata. Gostaria de saber fazer descrições e relatos tão encantadores. E olha que tb sou jornalista - rs !.
Continuarei aqui, me deleitando com seu relatos e sonhando um dia conhecer Lyon !
Obs : Sou a que mora em São Luis e quando quiser vir conhecer os Lençóis Maranheses é só me dizer...Será uma alegria recebê-la.

Caixa MDF disse...

Belas imagens
Passei poraqui !!
ta lindo seu portal Abrass
Renato
http://renatoartesanato.com/

Brunna Bentes disse...

Buscando informaçoes sobre a Itália, achei seu blog!! Muito bom adorei!!

Brunna Bentes disse...

Buscando informações sobre a Itália, achei seu blog!! Muito bom, adorei tudo!!

lu disse...

ola, eu vim pra franca vai fazer um mês,estar muito difícil ainda pra mim,pois nao falo nada em frences mais meu namorado fala e traduz pra mim rsrsrsr embora gostaria muito de encontrar brasileiros pois nao me sinto bem nao entendo nada e ninguem me entende so meu namorado rsrsrs nao sei se fiz a escolha certa de vim morar aqui,e so meu namorado trabalha tbm quero trabalha mais como se nao entendo a lingua.

Melissa disse...

Oi Mirelle,

Quero dizer que tenho lido muitos blogs, pois pretendemos morar um tempo na França ano que vem e tenho tentando conhecer uma pouco de tudo para nos planejarmos, uma vez que temos duas filhas...uma com 18 anos e outra com quase 2. Bem...tudo isso para dizer que: de todos os blogs que encontrei e li (muuuuuuuuuuuitos) o seu foi o que mais me agradou e me vez ficar hoooooras lendo absolutamente tudo!!
Já coloquei como favorito, já mandei pata minha filha e meu marido lerem....enfim...vc é ótima escrevendo menina!! Mas, se a maternidade te afastar daqui um pouquinho(ou muito) vou entender...
Aproveite cada segundo!!
Bjs

Melissa

Leia também:

Related Posts with Thumbnails